2021
NUMEROS RACIONAIS
Numero racional é todo o numero que pode ser
escrito na forma a/b (com b diferente de zero)
Exemplos :
a) 5 = 5/1
b) -2 = -2/1
c) 0,7 = 7/10
d) 2,83 = 283/100
e) 0,444... = 4/9
f) 0,7272... 72/99
Observe que:
- todo o número inteiro é um número racional
- toda decimal exata é um número racional
- toda decimal periódica é um número racional
NÚMEROS IRRACIONAIS
Os números que não podem ser escritos em
forma de fração são chamados de números irracionais , os números irracionais
têm infinitas casas decimais e não são periódicas.
Exemplos
a) 0,4137128.....
b) 7,1659314....
c) -0,4837616...
d) -2,8283541....
As raízes quadradas de números que não são
quadrados perfeitos são também exemplos de números irracionais.
a) √2 = 1,4142....
b) √3 = 1,7320....
c) √5 =
2,2360...
d) √6 = 2,4494...
ATENÇÃO !
Observe que :
√4 é um
número racional, pois √4 = 2
√9 é um
número racional pois √9 = 3
EXERCICIOS
1) Quais destes
números são racionais?
a) 4
b) 8
c) 0
d) -7
e) 0,3
f) 2,9
g) -3,8
h) 0,473
i) 1,845
2) Classifique em
racional ou irracional cada número seguinte:
a) 0,777..
b) 4,1212...
c) 5,1318..
d) 0,1465..
e) 2,8181...
f) 4,845845...
g) 3,476582...
h) 0,193238...
i) 6,123123...
j) 1,234576...
1°. Anos A e B .
Projeto de Vida – nova disciplina
Professora: Suzete
Turmas: 6º. Anos C e D.
O que é Projeto de Vida? É o traçado
entre o “ser e o querer ser”. Um processo de autoconhecimento,
identificação dos desejos, desenvolvimento das potencialidades e revisão pelos
valores dos alunos, “o que ele pretende ser”.
Para fazer um plano de vida
se deve seguir uma série de regras:
1-
Conhecer a si mesmo;
2-
Fazer uma avaliação da realidade pessoal;
3-
Decidir por um caminho para alcançar os
objetivos desejados.
Sejam bem-vindos, espero que
tenham muitas expectativas com essa disciplina, pois vocês poderão refletir
sobre o que querem ser no futuro e
traçar metas para que consigam os desejos e alcançam o sucesso.
Nessa primeira atividade
vocês irão escrever ou desenhar sobre a situação em que ainda estamos passando,
a pandemia, o que estão pensando a respeito, como estão convivendo com essa
situação difícil e o que vocês esperam quando tudo isso passar.
Espero que caprichem, pois
valerá nota.
Se cuidam, abraços.
Observação: Usar papel
sulfite, lápis de cor, escrever nome e sala.
Professora Suzete - Matemática - Oitavos Anos: A/B/C/D - E.E. "Professor Orlando Geribola"
Instruções:
- Ler com atenção o roteiro da aula até o final;
- Siga as orientações, leias os exemplos, acesse os links e assista as vídeo aulas e faça os exercícios propostos;
- Registre as atividades no caderno, pois serão vistas no retorno;
- Atividades avaliativas.
E aí, tudo bem com vocês? Como estão se adaptando aos estudos em casa? Espero que estejam todos bem!
1º PASSO: Se não assistiu a video aula do dia 27/04 no aplicativo do Centro de Mídias SP. Se você perdeu, o link está abaixo.
2º PASSO: Resumo do que foi explicado.
Podemos dizer que porcentagem significa “partes de cem” e pode ser representada de três formas diferentes:
· Razão centesimal: uma fração cujo denominador é 100.
· Número decimal.
· Símbolo percentual %.
Dizer 13%, quer dizer 13 em cada 100, ou seja, .
Acompanhe os exemplos!!!
Exemplo 1: Dizer que 83% dos alunos do 8º ano têm irmãos ou irmãs significa que a cada agrupamento de 100 alunos do 8º ano, 83 possuem irmãos ou irmãs. Observe as outras representações:
83% = 83 = 0,83
100
Observação: 100% significa o todo, o total, pois seria 100 em cada 100. Exemplo 2: Complete a tabela com as representações das porcentagens abaixo:
Observações:
· Quando uma porcentagem possui vírgula para escrevê-la na forma de razão centesimal, a vírgula permanece.
· Para escrever uma razão centesimal ou uma porcentagem na forma decimal, basta dividir por 100.
47% = 47 : 100 = 0,47
6,8% = 6,8 : 100 = 0,068
100
Caso você não se recorde como dividir por 100, me escreva para tirar dúvidas!!!
- Ler com atenção o roteiro da aula até o final;
- Siga as orientações, leias os exemplos, acesse os links e assista as vídeo aulas e faça os exercícios propostos;
- Registre as atividades no caderno, pois serão vistas no retorno;
- Atividades avaliativas.
Exemplo 3:
Veja na tabela o número de alunos ingressantes e concluintes de um curso de informática.
Ano
Número de Alunos Ingressantes
Número de Alunos Concluintes
2018
1200
960
a) Qual foi o percentual de alunos ingressantes que concluíram o curso?
Resolução: Vamos resolver pela regra de 3. (tem esse nome porque sabemos 3 informações e queremos saber o quarto valor que está faltando)
O total de alunos ingressantes 1200 representa o 100%, agora o problema quer saber qual a porcentagem dos alunos que concluíram, ou seja, como posso representar esses 900 alunos que concluíram o curso de informática em porcentagem...
Vamos montar a regra de 3. Cuidado que os valores devem estar separados por categoria, na coluna Alunos tem a quantidade de alunos, na coluna porcentagem os valores em porcentagem.
Alunos Porcentagem 1200 100%
960 x%
Agora vocês precisam fazer uma multiplicação cruzada, montar a equação e resolver.
1200 = 100%
960 = x%
1200.x = 960.100
1200.x = 96000
X = 96000 : 1200
X = 80%
Resposta: O percentual de alunos que concluíram o curso de informática é 80%.
Isso quer dizer que 20% não concluíram o curso, que são os 1200 – 960 = 240 alunos.
Exemplo 4: Em um torneio de basquete, a equipe do 8º ano fez um total 150 pontos.
Ana que é uma jogadora desse time marcou 18% dos pontos. Quantos pontos Ana fez durante o torneio?
Resolução: Vamos resolver utilizando a forma decimal e fracionária. Queremos saber quanto é 18% do total de pontos, isto é, 18% de 150. Essa palavra de se transforma em uma multiplicação. Assim:
18% de 150 é igual a:
18/100 . 150= 2700 : 100= 27 pontos
ou 0,18 . 150 = 27 pontos
Atenção!!!!
Cuidado com a multiplicação de um número por uma fração e com a multiplicação de decimais!!! Caso tenham dúvidas me enviem um e-mail!!
Para mais exemplos e explicações você pode se quiser assistir a vídeo aula abaixo.
3º Passo: Exercícios para resolver no caderno.
1) Complete a tabela com as formas de representação da Porcentagem.
2) Uma loja está com seus produtos em promoção para o pagamento à vista.
Determine o valor de cada produto após o desconto.
Atenção: Para encontrar o valor do produto com desconto você precisa subtrair o valor do desconto encontrado do valor do produto.
4º Passo: Exercícios do Caderno do Aluno (apostila vermelha).
Resolva os exercícios da Situação de Aprendizagem 3 sobre Porcentagem localizado nas páginas 27 e 28 do caderno do aluno.
Dica!!!
Exercício 1.2: Observe que a pergunta é quantos alunos NÃO tem acesso a internet, se o exercício diz que 64,7% tem acesso a internet, então o que falta para 100% é a porcentagem dos que NÃO tem acesso à internet.
Exercício 1.4: Resolva esse pela regra de 3 é mais fácil.
Ano
|
Número de Alunos Ingressantes
|
Número de Alunos Concluintes
|
2018
|
1200
|
960
|
Sabemos que o total 100% são os 600 alunos. O exercício quer a porcentagem dos estudantes que preferem amigos virtuais, estudantes que não opinaram e estudantes que preferem amigos presenciais. Para isso você vai precisar olhando na tabela saber o total de estudantes que responderam esses itens independentemente da idade.
É necessário calcular uma regra de 3 para cada um desses itens!
Observação: Façam a lição para que possamos fechar o bimestre!
#FiqueEmCasa
Observação: Atividades postada de acordo com o enviado pela Professora Suzete.
Professora Suzete - Nono Ano B - E. E. "Professor Orlando Geríbola"
Projeto de Vida - Professora Suzete - E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Observações: esta atividade será publicada nas páginas Projeto de Vida e Roteiro de Atividades do BLOG: https://matematicaef2.blogspot.com/
Professora: Suzete
- 2º bimestre
Alunos: 8º A, B, C e D
Habilidades: Efetuar Cálculos de Potência
com expoentes inteiros e representação em notação científica (EF08MA01).
Exemplos:
Atividades de Matemática
Professora: Suzete
- 2º bimestre
Alunos: 9ºB
Habilidades: Resolver problemas com Notação Científica (EF)(MA04)
Saúde e Paz.
JULHO/2020
Atividades de Matemática: Álgebra- 2º Bimestre.Professora: Suzete TurmaS: 8.anos: A, B, C, D.Habilidades: EF08MA10 e EF08MA11Entrega da atividade: até 10/07/2020.Exercícios: Sequências numéricas.
1. Que numero corresponde a seqüência a seguir: 1, 3, 5, 7, 9, 11...2. Que numero corresponde a seqüência a seguir: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8...3. Que numero corresponde a seqüência a seguir: 1, 0, 2, 1, 3, 2..
4. Em uma sequência numérica, o primeiro termo é igual a 2, e os seguintes sãoobtidos pelo acréscimo de três unidades ao termo imediatamente anterior.Sendo assim, responda: a) quais são os cinco primeiros termos? b) qual é o termo a10? c) qual é o termo a20? d) como se pode determinar um termo an qualquer? An = a1 + (n – 1) . 2
5. Observe a seguinte sequência dos números pares positivos: 0, 2, 4, 6, 8, 10, ...Nessa sequência: a) qual é o 10o termo? b) qual é o 15o termo? c) qual é o termo a35? d) qual é o termo a101? e) qual é a posição do termo que é igual a 420? f ) como se pode determinar um termo an qualquer? An= a1 + (n -1) . 2
6. Escreva os cinco primeiros termos da sequência dos números ímparespositivos.
7. Observe a seguinte sequência numérica: 1, 4, 9, 16, 25, ... Nessa sequência,responda: É recursiva ou não recursiva.
8. Determine os três próximos números da sequência 0, 5, 10, 15, 20, …
Atividades de Matemática: Álgebra – 2º BimestreProfessora: SuzeteTurma: 9.ano B Habilidades: EF09MA09 – Expressões algébricasEntrega da atividade até 10/07/2020.
Exercícios:1- Represente cada item a seguir na forma de expressão algébricacorrespondente (Obs.: utilize x como variável): a) ao triplo de um número. b) ao quíntuplo de um número. c) à metade de um número. d) à quarta parte de um número. e) a dois quintos de um número. f) à diferença entre um número e a terça parte dele.
2- Determine o coeficiente numérico e a parte literal de cada um dostermos algébricos a seguir. a) 15ab b) 47xy c) -15 xy2k4
3- Indique as afirmações verdadeiras:
( ) 3x + 4y + 6z possui seis termos( ) x 2 é a parte literal do termo 6x 2 .( ) 4x é a parte literal do termo 4x + 4.( ) 5 é o coeficiente numérico do termo 5x 3 y 6 .4- O perímetro de um retângulo é calculado usando a fórmula:P = 2b + 2hSubstituindo as letras com os valores indicados, encontre o perímetro dosseguintes retângulos
a) Um retângulo de h= 2cm e b= 3cmb) Um retângulo de h= 2,5cm e b= 4cmc) Um retângulo de h= 3cm e b= 5cm
Atividades de Matemática
Expressões algébricas
Professora:
Suzete - 3º bimestre
Turmas: 8ºA, 8ºB, 8ºC e 8ºD.
Habilidades: EF08MA06
Exercícios:
Atividades para o Nono Ano
Atividades de Matemática
Expressões algébricas
Professora:
Suzete - 3º bimestre
Turmas: 8ºA, 8ºB, 8ºC e 8ºD.
Habilidades: EF08MA06
Exercícios:
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