Matemática Nonos Anos

2021


Sejam todos bem-vindos!

Turmas: nonos anos A, B e C. 





Turmas: primeiras séries do E.M. A e B.

NUMEROS RACIONAIS

Numero racional é todo o numero que pode ser escrito na forma a/b (com b diferente de zero)

 Exemplos :

a) 5 = 5/1
b) -2 = -2/1
c) 0,7 = 7/10
d) 2,83 = 283/100
e) 0,444... = 4/9
f) 0,7272... 72/99

Observe que:

- todo o número inteiro é um número racional
- toda decimal exata é um número racional
- toda decimal periódica é um número racional



 
NÚMEROS IRRACIONAIS

 Os números que não podem ser escritos em forma de fração são chamados de números irracionais , os números irracionais têm infinitas casas decimais e não são periódicas.

Exemplos

 a) 0,4137128.....
b) 7,1659314....
c) -0,4837616...
d) -2,8283541....

As raízes quadradas de números que não são quadrados perfeitos são também exemplos de números irracionais.

a) √2 = 1,4142....

b) √3 = 1,7320....

c) 5 = 2,2360...

d) 6 = 2,4494...


ATENÇÃO !

 

 Observe que :

 

4 é um número racional, pois 4 = 2

 

9 é um número racional pois 9 = 3



EXERCICIOS


1)      Quais destes números são racionais?

a)      4

 

b)      8

 

c)       0

 

d)      -7

 

e)      0,3

 

f)       2,9

 

g)      -3,8

 

h)      0,473

 

i)        1,845



2)      Classifique em racional ou irracional cada número seguinte:

a)      0,777..

 

b)      4,1212...

 

c)       5,1318..

 

d)      0,1465..

 

e)      2,8181...

 

f)       4,845845...

 

g)      3,476582...

 

h)      0,193238...

 

i)        6,123123...

 

j)        1,234576...


1°. Anos A e B .



Projeto de Vida – nova disciplina

Professora: Suzete

Turmas: 6º. Anos C e D.

 

O que é Projeto de Vida? É o traçado entre o “ser e o querer ser”. Um processo de autoconhecimento, identificação dos desejos, desenvolvimento das potencialidades e revisão pelos valores dos alunos, “o que ele pretende ser”.

Para fazer um plano de vida se deve seguir uma série de regras:

1-    Conhecer a si mesmo;

2-    Fazer uma avaliação da realidade pessoal;

3-    Decidir por um caminho para alcançar os objetivos desejados.

Sejam bem-vindos, espero que tenham muitas expectativas com essa disciplina, pois vocês poderão refletir sobre o que querem  ser no futuro e traçar metas para que consigam os desejos e alcançam o sucesso.

 

Nessa primeira atividade vocês irão escrever ou desenhar sobre a situação em que ainda estamos passando, a pandemia, o que estão pensando a respeito, como estão convivendo com essa situação difícil e o que vocês esperam quando tudo isso passar.

Espero que caprichem, pois valerá nota.

Se cuidam, abraços.

 

Observação: Usar papel sulfite, lápis de cor, escrever nome e sala.

 








Professora Suzete - Matemática - Oitavos Anos: A/B/C/D - E.E. "Professor Orlando Geribola"


Instruções:

  •  Ler com atenção o roteiro da aula até o final;
  •  Siga as orientações, leias os exemplos, acesse os links e assista as vídeo aulas e faça os exercícios propostos;
  •  Registre as atividades no caderno, pois serão vistas no retorno;
  •   Atividades avaliativas.

·         Enviar os exercícios resolvidos e dúvidas para o meu e-mail: suzefani@hotmail.com

E aí, tudo bem com vocês? Como estão se adaptando aos estudos em casa? Espero que estejam todos bem!

1º PASSO: Se não assistiu a video aula do dia 27/04 no aplicativo do Centro de Mídias SP. Se você perdeu, o link está abaixo. 


2º PASSO: Resumo do que foi explicado.

Podemos dizer que porcentagem significa “partes de cem” e pode ser representada de três formas diferentes:
·         Razão centesimal: uma fração cujo denominador é 100.
·         Número decimal.
·         Símbolo percentual %.

Dizer 13%, quer dizer 13 em cada 100, ou seja, .
  

Acompanhe os exemplos!!!

Exemplo 1: Dizer que 83% dos alunos do 8º ano têm irmãos ou irmãs significa que a cada agrupamento de 100 alunos do 8º ano, 83 possuem irmãos ou irmãs. Observe as outras representações:

83% =  83  = 0,83
           100


Observação: 100% significa o todo, o total, pois seria 100 em cada 100. Exemplo 2: Complete a tabela com as representações das porcentagens abaixo:


 

Observações:

·         Quando uma porcentagem possui vírgula para escrevê-la na forma de razão centesimal, a vírgula permanece.


·         Para escrever uma razão centesimal ou uma porcentagem na forma decimal, basta dividir por 100.
47%  =  47 : 100 = 0,47

6,8% = 6,8 : 100 = 0,068

                            


 = 9 : 100 = 0,09 (lembre-se que uma fração é uma divisão)
                            100
Caso você não se recorde como dividir por 100, me escreva para tirar dúvidas!!!
Caixa de texto: Para calcular uma porcentagem podemos utilizar as três representações, mas cada uma tem seu cálculo específico, vou mostrar duas formar de calcular, por regra de 3 e através de uma multiplicação usando ou a forma decimal ou a fracionária.

Exemplo 3:


Veja na tabela o número de alunos ingressantes e concluintes de um curso de informática.

Ano
Número de Alunos Ingressantes
Número de Alunos Concluintes


2018

1200

960



a) Qual foi o percentual de alunos ingressantes que concluíram o curso?

Resolução: Vamos resolver pela regra de 3. (tem esse nome porque sabemos 3 informações e queremos saber o quarto valor que está faltando)
O total de alunos ingressantes 1200 representa o 100%, agora o problema quer saber qual a porcentagem dos alunos que concluíram, ou seja, como posso representar esses 900 alunos que concluíram o curso de informática em porcentagem...
Vamos montar a regra de 3. Cuidado que os valores devem estar separados por categoria, na coluna Alunos tem a quantidade de alunos, na coluna porcentagem os valores em porcentagem.
Alunos                         Porcentagem 1200                                    100%
960                                       x%


Agora vocês precisam fazer uma multiplicação cruzada, montar a equação e resolver.

                                                                      1200 = 100%
                                                                        960 = x%

                                                                1200.x = 960.100
                                                                1200.x = 96000

                                                                        X = 96000 : 1200
                                                                        X = 80%


Resposta: O percentual de alunos que concluíram o curso de informática é 80%.

Isso quer dizer que 20% não concluíram o curso, que são os 1200 – 960 = 240 alunos.



Exemplo 4: Em um torneio de basquete, a equipe do 8º ano fez um total 150 pontos.
Ana que é uma jogadora desse time marcou 18% dos pontos. Quantos pontos Ana fez durante o torneio?
Resolução: Vamos resolver utilizando a forma decimal e fracionária. Queremos saber quanto é 18% do total de pontos, isto é, 18% de 150. Essa palavra de se transforma em uma multiplicação. Assim:
18% de 150 é igual a:

                         18/100 . 150=   2700 : 100= 27 pontos


                    ou             0,18 . 150 = 27 pontos

Atenção!!!!

Cuidado com a multiplicação de um número por uma fração e com a multiplicação de decimais!!! Caso tenham dúvidas me enviem um e-mail!!
Para mais exemplos e explicações você pode se quiser assistir a vídeo aula abaixo.




3º Passo: Exercícios para resolver no caderno.

1)  Complete a tabela com as formas de representação da Porcentagem.




2)  Uma loja está com seus produtos em promoção para o pagamento à vista.




Determine o valor de cada produto após o desconto.

Atenção: Para encontrar o valor do produto com desconto você precisa subtrair o valor do desconto encontrado do valor do produto.


4º Passo: Exercícios do Caderno do Aluno (apostila vermelha).

Resolva os exercícios da Situação de Aprendizagem 3 sobre Porcentagem localizado nas páginas 27 e 28 do caderno do aluno.
Dica!!!

Exercício 1.2: Observe que a pergunta é quantos alunos NÃO tem acesso a internet, se o exercício diz que 64,7% tem acesso a internet, então o que falta para 100% é a porcentagem dos que NÃO tem acesso à internet.
Exercício 1.4: Resolva esse pela regra de 3 é mais fácil.

Sabemos que o total 100% são os 600 alunos. O exercício quer a porcentagem dos estudantes que preferem amigos virtuais, estudantes que não opinaram e estudantes que preferem amigos presenciais. Para isso você vai precisar olhando na tabela saber o total de estudantes que responderam esses itens independentemente da idade.

É necessário calcular uma regra de 3 para cada um desses itens!

Observação: Façam a lição para que possamos fechar o bimestre!

#FiqueEmCasa


Observação: Atividades postada de acordo com o enviado pela Professora Suzete.

Professora Suzete - Nono Ano B - E. E. "Professor Orlando Geríbola"

Projeto de Vida - Professora Suzete - E.E. "Professor Orlando Geríbola"


Observações: esta atividade será publicada nas páginas Projeto de Vida e Roteiro de Atividades do BLOG: https://matematicaef2.blogspot.com/








Mês de Junho/2020












Atividades de Matemática

Professora: Suzete  - 2º bimestre

Alunos: 8º A, B, C e D        

Habilidades: Efetuar Cálculos de Potência com expoentes inteiros e representação em notação científica (EF08MA01).




Exemplos: 






Atividades de Matemática

Professora: Suzete  - 2º bimestre

Alunos: 9ºB   

Habilidades: Resolver problemas com Notação Científica (EF)(MA04) 




Saúde e Paz.



JULHO/2020


Atividades de Matemática: Álgebra- 2º Bimestre.
Professora: Suzete TurmaS: 8.anos: A, B, C, D.
Habilidades: EF08MA10 e EF08MA11
Entrega da atividade: até 10/07/2020.
Exercícios: Sequências numéricas.

1. Que numero corresponde a seqüência a seguir: 1, 3, 5, 7, 9, 11...
2. Que numero corresponde a seqüência a seguir: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8...
3. Que numero corresponde a seqüência a seguir: 1, 0, 2, 1, 3, 2..

4. Em uma sequência numérica, o primeiro termo é igual a 2, e os seguintes são
obtidos pelo acréscimo de três unidades ao termo imediatamente anterior.
Sendo assim, responda: 
a) quais são os cinco primeiros termos? 
b) qual é o termo a10?
 c) qual é o termo a20? 
d) como se pode determinar um termo an qualquer? 
An = a1 + (n – 1) . 2

5. Observe a seguinte sequência dos números pares positivos: 0, 2, 4, 6, 8, 10, ...
Nessa sequência: a) qual é o 10o termo? 
b) qual é o 15o termo? 
c) qual é o termo a35? 
d) qual é o termo a101? 
e) qual é a posição do termo que é igual a 420? 
f ) como se pode determinar um termo an qualquer? 
An= a1 + (n -1) . 2

6. Escreva os cinco primeiros termos da sequência dos números ímpares
positivos.

7. Observe a seguinte sequência numérica: 1, 4, 9, 16, 25, ... Nessa sequência,
responda: É recursiva ou não recursiva.

8. Determine os três próximos números da sequência 0, 5, 10, 15, 20, …


Atividades de Matemática: Álgebra – 2º Bimestre
Professora: Suzete
Turma: 9.ano B Habilidades: EF09MA09 – Expressões algébricas
Entrega da atividade até 10/07/2020.


Exercícios:
1- Represente cada item a seguir na forma de expressão algébrica
correspondente (Obs.: utilize x como variável): 
a) ao triplo de um número. 
b) ao quíntuplo de um número. 
c) à metade de um número. 
d) à quarta parte de um número. 
e) a dois quintos de um número. 
f) à diferença entre um número e a terça parte dele.

2- Determine o coeficiente numérico e a parte literal de cada um dos
termos algébricos a seguir. 
a) 15ab 
b) 47xy 
c) -15 xy2k4

3- Indique as afirmações verdadeiras:

( ) 3x + 4y + 6z possui seis termos
( ) x 2 é a parte literal do termo 6x 2 .
( ) 4x é a parte literal do termo 4x + 4.
( ) 5 é o coeficiente numérico do termo 5x 3 y 6 .
4- O perímetro de um retângulo é calculado usando a fórmula:
P = 2b + 2h
Substituindo as letras com os valores indicados, encontre o perímetro dos
seguintes retângulos

a) Um retângulo de h= 2cm e b= 3cm
b) Um retângulo de h= 2,5cm e b= 4cm
c) Um retângulo de h= 3cm e b= 5cm


Atividades de Matemática

Expressões algébricas

Professora: Suzete - 3º bimestre

Turmas:  8ºA, 8ºB, 8ºC e 8ºD.                       

Habilidades: EF08MA06 

 

Exercícios:

 





Atividades para o Nono Ano








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