LP/Inglês

2021 

Sejam todos bem-vindos!

E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora Izabel - - - Língua Portuguesa - - - MMR/AAP/2021

 



Fonte: e-mail da Professora Izabel.



E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora Izabel - - - Língua Portuguesa e Língua Estrageira Moderna (LEM)

Atividades 2 . Bimestre - Língua Portuguesa

Apostila Currículo em  Ação


SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2

´´POR DENTRO DOS ACONTECIMENTOS´´

Páginas 35 até 43

 

Atividades 2 . Bimestre - Inglês 6 A e B

Apostila Currículo em  Ação


Lesson 2  pg 70

Complete o formulário com seus dados pessoais (New York public Library)

pg 72 (4) Relacione as colunas com as repostas corretas.

pg 72 Language Focus . Leia os números em voz  volta , copie em seu caderno e

circule o dia do seu aniversário.

pg 73 - (2) Relacione as colunas com as respostas corretas.

pg 73 (3) Resolva as continhas e escreva o resultado em inglês.


E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora Izabel - - - Língua Portuguesa - - - Primeiro Bimestre

 E.E.  Professor Orlando Geríbola

Prof Izabel Cortês  - Língua Portuguesa

Atividade de Recuperação  1.Bimestre

 

Leia o texto e responda.

Atraso nos aeroportos

 

Não chegou a ser um teste para a Copa 2014, mas quem viajou para curtir o Rock in Rio confirma: os aeroportos são

mesmo o calcanhar de Aquiles da infraestrutura brasileira. Antes de encarar as mais de 10 horas diárias de shows,

quem foi para o Rio de Janeiro no fim de semana teve de enfrentar filas e atrasos nos terminais do país. O grande

fluxo para o megaevento repetiu cenas comuns nos feriados de fins de ano. De acordo com a Infraero, o fluxo de

pessoas no saguão dos dois aeroportos da capital fluminense – Galeão e Santos Dumont – teve aumento considerável,

refletindo também nos demais terminais do país. Hoje, o órgão e as companhias aéreas divulgam balanço com o

número total de passageiros que voaram para o Rio de Janeiro desde sexta-feira.

Pedro R. Franco – Estado 26 set.2011.de Minas. P. 7

 

1- Qual título do texto?

2- Qual Principal assunto do texto ?

3- Quais aeropostos citados no texto ?

4- Procure na internet ou dicionário . O que siginifica a expressão ´´ calcanhar de Aquiles ´´?

5- Qual  local ocorreu o show de rock ?

6 - Localize no texto dois substantivos próprios.

7-Localize no texto um adjetivo.

8- Quando esse texto foi publicado ?

 

Receita de olhar

Nas primeiras horas da manhã

desamarre o olhar

deixe que se derrame

sobre todas as coisas belas

o mundo é sempre novo

e a terra dança e acorda

em acordes de sol

faça do seu olhar imensa caravela.

(MURRAY, Roseana. Receitas de olhar. São Paulo: FTD,1997.p.44)

 

O texto acima pertence ao gênero:

A) receita poética.

B) receita culinária.

C) receita médica.

D) receita caseira.

 

 Fonte: enviado por e-mail. 


Avaliação Diagnóstica - - - Professora Izabel - - - Sextos Anos A e B - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"


 E.E. Professor Orlando Geríbola   - Sextos A e B

Name :                                                  Class :

Teacher:                   

 English test             

1 - Complete the sentences:

My full name is ________________________.

My last names is ______________________.

My middle name is ____________________.

My first name is ______________________.

My mother´s name ___________________.

My father´s name ____________________.

Today is ___________________________.

I am ____ years old.

I have ___________broher (s).

I have ____________ sister(s).

I like eat ____________________.

my eyes are_________________.

Do you have a pet ? __________.

What pet do you have ?________________.

2 - After and Before

_______ __________four _________________.

______________ eleven_____________.

___________________twenty one ________________________.

______________________________fifty three__________________________.



Avaliação Diagnóstica -Língua Portuguesa   - Sextos Anos

1- Leia a cantiga e responda a questão abaixo :

“O cravo brigou com a rosa

Debaixo de uma sacada

O cravo saiu ferido

E a rosa despedaçada [...]

 Qual alternativa correta em relação ao termo destacado na cantiga ?

a - Substantivo

b - Adjetivo

c- Pronome

d - Artigo

2 - Leia  a tirinha do Chico Bento e responda :





Qual linguagem empregada nessa tirinha ?

a -  Variedade Urbana  (Cidade) 

b- Rural ( Caipira)

c-  ´´ Gíria ´´

d- ´´ linguagem virtual ´´

 

3-Analise o último quadrinho e responda:

a- Chico Bento não gosta de histórias

b- Chico Bento gosta de histórias curtas, para não dormir sem saber o final.

c- Chico Bento gosta de histórias longas .

d-Chico Bento gosta de inventar o final das histórias .

 

Os preguiçosos

Dois preguiçosos estão sentados, cada um na sua cadeira de balanço, sem vontade nem de balançar.

Um deles diz:

- Será que está chovendo?

O outro:

- Acho que está.

- Será?

- Não sei.

-Vai lá fora ver.

- Eu não. Vai você.

- Eu não.

- Chama o cachorro.

- Chama você.

- Tupi!

O cachorro entra da rua e senta entre os dois preguiçosos.

- E então?

- O cachorro tá seco...

Luis Fernando Veríssimo.

4- Qual frase nos revela como  ́ ́ Os preguiçosos  ́ ́ descobriram se estava chovendo ?

a- Vai lá fora ver .

b- Chama o cachorro.

c- O cachorro tá seco...

d- O cachorro entra da rua e senta entre os dois preguiçosos.

 

5- Em  ́ ́ - O cachorro tá seco...  ́ ́ . Qual das alternativas está correta em relação ao uso da reticências ?

a- Para indicar o fim da frase.

b- Para indicar continuidade de uma ação ou fato.

c- Para indicar surpresa.

d- Para indicar início de um parágrafo.

6- Observe a escrita das palavras abaixo e marque as que estão escritas corretamente:

A) (    ) sessemta

B) (    ) noventa

C) (    ) cinquemta

D) (    ) setenta

 

7-) Marque um X na palavra que está escrita de maneira incorreta:

A) (    ) adolescência

B) (    ) paralisação

C) (    ) democracia

D) (    ) felisidade


E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora Izabel - - - Roteiros de Língua Portuguesa e Língua Inglesa

 Prof. Izabel Cortês -  Língua  Portuguesa

Apostila Currículo em Ação.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – QUEM CONTA CONTOS AUMENTA PONTOS.

Nesta situação de aprendizagem, propõe-se o estudo de gêneros textuais narrativos.

Contos e Fábulas

Pg 26,27,28 e 29 ( Até o exercício 6).

 

Prof. Izabel Cortês -  Língua  Inglesa 6 A e B

Apostila Currículo em Ação.

Pg 67 -Responda nos balões

Pg 69 -LANGUAGE FOCOS

1- Leia os números em voz alta e circule sua idade.

2- Escolha a melhor resposta para cada pergunta .

3- Responda as perguntas.

 





2020

E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Língua Portuguesa - Professora Izabel - Sextos Anos


Professora Izabel Cortês
Língua Portuguesa 6. Anos
Conteúdo -  Variação Linguística

1- Pesquisar ´´O que é Variação Linguística?
2- Quais são os tipos de variação linguística?
3- Pesquisar ´´O que é linguagem culta e linguagem coloquial?
4- Tendo em vista que “as gírias” compõem o quadro de variantes linguísticas ligadas ao aspecto sociocultural, analise as frases abaixo e explique o significado das palavras em destaque.
a – Possivelmente não iremos à festa. Lá, todos os convidados são patricinhas e mauricinhos!
b - Nossa! Como meu pai é careta! Não permitiu que eu assistisse àquele filme.
c – Os namoros resultantes da modernidade baseiam-se somente no ficar.
d – E aí mano? Está a fim de encontrar com uma mina hoje? A parada vai bombar!
e – Aquela aula  foi péssima, não saquei nada daquilo que o professor falou.  

5-Leia o texto abaixo e assinale a única alternativa correta: 
“Iscute o que to dizeno,
Seu  dotor, seu coroné:
De fome tão padeceno
Meus fio e minha muiér.
Sem briga, questão nem guerra,
Meça desta grande terra
Umas tarefas pra eu!
Tenha pena do agregado
Não me dexe deserdado
Daquilo que Deus me deu”.
(Patativa do Assaré)
Qual tipo de variação linguística identificamos no texto lido acima?
a- Urbana
b- Rural ou Caipira
c- Gírias
d- Norma culta
Realizar todas as atividades no caderno.

E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Professora Izabel - Língua Portuguesa - Sextos Anos


Professora Izabel - Língua Portuguesa - E.E. "Professor Orlando Geríbola"



Junho/2020

Escola Estadual Professor Orlando Geríbola

Professora Izabel - Sextos Anos

     Língua Portuguesa      

   Plano de aula 08-06-2020 à 30–06-2020

 

Habilidades : EF67LP08, EF69 LP17e EF69LP55

Variação e Preconceito Linguístico

Livro Didático ´´ Se liga na língua

Páginas 63 à 71 d

Fazer a leitura dos textos explicativos e realizar às atividades.

Sugestão de vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=6fBOVygtNoU


ELETIVAS


Secretaria de Estado da Educação

Diretoria de Ensino   Região Osasco

Escola Estadual Professor Orlando Geríbola

Professora Izabel – Sextos

Eletivas – Por trás das câmeras   

   Plano de aula 08-06-2020 à 30–06-2020

 

Atividade: Produção de três manchetes a partir da pergunta abaixo:

 Manchete - É o título da notícia. Pode ser encontrada na capa de revistas ou jornais.

 

QUE NOTÍCIAS VOCÊ GOSTARIA QUE FOSSEM REALIDADE NO FUTURO?

 

Assistir o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=0HF1EXd5Qes (you tube- Centro de Mídias 19-06).

 

O aluno vai precisar de folha sulfite ou outro tipo de folha, revistas, jornais e ou livros usados (Para recortar imagens). Tesoura, cola, régua e canetinha.



JULHO/2020











Fonte: https://www.jornaljoca.com.br/

 


Professora Izabel - - - - Língua Portuguesa - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - - Atividades de Julho

Secretaria de Estado da Educação

Diretoria de Ensino   Região Osasco

Escola Estadual Professor Orlando Geríbola

Professora Izabel – Sextos -Língua Portuguesa

Atividade 15-07  à  31-07

     

O que é crônica?

A crônica é um gênero textual caracterizado por textos curtos, de linguagem simples e que retrata os aspectos da vida cotidiana, geralmente com toques de humor ou ironia.

Publicadas em jornais e revistas, as crônicas são um gênero textual que está entre o estilo jornalístico e o literário e que tem como ponto de partida os acontecimentos daquele tempo e lugar.

 

Leitura da Crônica : Onde já se viu ?

Uma tarde de inverno, estava eu lá, na Rua Barão de Itapetininga, mexendo nas estantes de uma livraria. (Não consigo passar por uma sem entrar para fuçar no meio dos livros. Desde que eu tinha quatro anos de idade - o que já faz muito tempo - livro para mim é a coisa mais gostosa do mundo. A gente nunca sabe que surpresa vai encontrar entre duas capas. Pode ser coisa de boniteza, ou de tristeza, ou de poesia, ou de risada, ou de susto, sei lá. Um livro é sempre uma aventura, vale a pena tentar!)

Pois bem, estava eu ali, muito entretida, examinando os livros, quando de repente senti que alguém me puxava pela manga. Olhei para baixo e vi um menino - um garotinho de uns nove ou dez anos, magrelo, sujinho, de roupa esfarrapada e pé no chão. Uma dessas crianças que andam largadas pelas ruas da cidade, pedindo esmola. Ou, no melhor dos casos, vendendo colchetes ou dropes, essas coisas. Eu já ia abrindo a bolsa para livrar-me logo dele, quando o garoto disse:

- Escuta, dona ... (naquele tempo, ninguém chamava a gente de tia: tia era só a irmã do pai ou da mãe).

- O quê? - perguntei. - O que você quer?

Eu ... dona, me compra um livro? - disse ele baixinho, meio com medo.

Dizer que fiquei surpresa é pouco. O jeito do menino era de quem precisava de comida, de roupa, isso sim. Duvidei do que ouvira:

- Você não prefere algum dinheiro? - perguntei.

- Não, dona - disse o garoto, mais animado, olhando-me agora bem nos olhos. - Eu queria um livro.  Me compra um livro?

Meu coração começou a bater mais forte.

- Escolha o livro que você quiser - falei.

As pessoas na livraria começaram a observar a cena, incrédulas e curiosas. O menino já estava junto

à prateleira, procurando, examinando ora um livro, ora outro, todo excitado. Um vendedor se aproximou, meio desconfiado, com cara de querer intervir.

- Deixe o menino escolher um livro - falei. - Eu pago.

As pessoas em volta me olhavam admiradas. Onde já se viu alguém comprar um livro para um molequinho maltrapilho daqueles?

Pois vou lhes contar: foi exatamente o que se viu naquela tarde, naquela livraria. O menino acabou se decidindo por um livro de aventuras, nem me lembro qual. Mas me lembro bem da minha emoção quando lhe entreguei o volume e vi seus olhinhos brilhando ao me dizer um apressado obrigado, dona! antes de sair em disparada, abraçando o livro apertado ao peito.

Quanto aos meus próprios olhos, estes se embaçaram estranhamente, quando pensei comigo:

"Tanta criança rica não sabe o que perde, não lendo, e este menino pobre - que certamente não era um pobre menino - sabe o valor que tem essa maravilha que se chama livro!"

Isso aconteceu há vários anos. Bem que eu gostaria de saber o que foi feito daquele menino ...

Tatiana Belinky. Onde já se viu? In: __ o Olhos de ver.

3. ed. São Paulo: Moderna, 2004. p. 19-21. (Veredas)

Atividades  (Responda em seu caderno)

1. Releia a seguinte fala da narradora da crônica.

"Tanta criança rica não sabe o que perde, não lendo, e este menino pobre - que certamente não era um pobre menino - sabe o valor que tem essa maravilha que se chama livro!"

Com esse comentário, a narradora faz uma crítica em relação ao hábito de leitura entre crianças de diferentes realidades sociais. Explique como se dá essa crítica.


2. Em um trecho da crônica, é dito que o menino pediu o livro meio com medo. Analise a situação e explique o porquê de ele ter tido essa reação.

3. Você concorda com a afirmação de que "Um livro é sempre uma aventura"? Justifique.

4. Para você, por que as pessoas da livraria ficaram admiradas ao observar a cena do menino escolhendo um livro?

5. A crônica é um gênero textual curto e com poucos personagens, inspirado em uma situação ou fato do cotidiano, real ou imaginário.

a) Qual fato ou situação foi o ponto de partida da crônica de Tatiana Belinky?

b) Em sua opinião, a narradora realmente vivenciou o fato (ou situação) ou ela o criou?

c) Quando e onde o fato aconteceu?

Fonte : https://atividadesdeportugueseliteratura.blogspot.com/2016/05/interpretacao-de-cronica-para-6-ano.html

 

         Concordância Nominal e Verbal


Observe os exemplos:

A indústria oferece localização e atendimento perfeito.
A indústria oferece atendimento e localização perfeita.
A indústria oferece localização e atendimento perfeitos.
A indústria oferece atendimento e localização perfeitos.

Tudo concorda,sujeito,adjetivo e verbo. Singular e plural. Feminino e masculino.

Atividade:

Assinale a alternativa que completa corretamente os espaços:

A entrada para o cinema foi…, mas o filme e o desenho… compensaram, pois saímos todos….  

1.      a) caro – apresentado – alegre

2.      b) cara – apresentado – alegre

3.      c) caro – apresentados – alegres

4.      d) cara – apresentados – alegres

5.      e) cara – apresentados – alegre

Fonte: https://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint59.php

https://blog.professornoslen.com.br/concordancia-nominal-regras-exemplos-e-exercicios/


Professora Izabel - - - - - - - Disciplina de Língua Portuguesa - - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Secretaria de Estado da Educação

Diretoria de Ensino   Região Osasco

Escola Estadual "Professor Orlando Geríbola"

Professora Izabel - Sextos Anos

Língua Portuguesa

        

                                  Atividades - 01-08-2020 à 15–08-2020

Tipologia: Descrição

A descrição é o relato de um objeto, pessoa, cena ou situação estática, ou seja, não depende do tempo. Descrever é desenhar com palavras determinada imagem, de modo que a mesma possa ser visualizada pelo leitor em sua mente. Utilizar linguagem clara, ser direto e dinâmico.

Exemplos:

·         O homem era alto, magro e parecia preocupado.

·         Carolina estava empolgada e nervosa ao mesmo tempo.

·         O clima do local era frio chuvoso.

 

Descrição de pessoas - Na descrição de uma pessoa, observamos:

1. Aspectos físicos: características do cabelo, olhos, nariz, dos lábios, estatura, peso, idade, etc.

2. Aspectos psicológicos: gestos, comportamento, caráter, preferências, etc.

Descrição de objetos - Várias características de um objeto podem ser mencionadas:

1. O formato, a cor, o material, o tamanho, o peso, a largura, o comprimento, a altura, textura, etc.

2. O local onde se encontram e em qual posição estão.

Descrição de lugar (ambiente e paisagem)

1.Ambiente (local fechado) observamos: cor das paredes, do teto, o piso, o formato e a cor das portas, as janelas, os tapetes, as cortinas e a luminosidade. E também os objetos.

2. Paisagem (local aberto) observamos: a localização, o plano de fundo e os elementos que a formam.

 

Atividade 1: Crie um título para a imagem abaixo:



 

 

Atividade 2 – Responda as questões:

Quem são os personagens?
Como é o cenário (local)?
Que roupas usam?
Como está a expressão do rosto dos personagens?
O que estão fazendo?
A imagem é triste, engraçada ou estranha? Por quê?

 

Atividade 3- Agora, abaixo do título, monte seu texto descrevendo a imagem. Utilize as informações das questões acima para ajudá-lo a montar seu texto. (Faça no caderno).

 

Atividade 4-Leia o texto abaixo:

 A casa de Vinícius de Moraes

  Era uma casa
Muito engraçada
Não tinha teto
Não tinha nada
Ninguém podia entrar nela, não
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque penico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos
Número zero

a. O texto “A casa” é estruturado em prosa (parágrafos) ou em verso? Justifique sua resposta.
b. Qual, então, é a tipologia desse texto?
c. Volte ao texto, se necessário, e observe bem as descrições presentes nele. Depois faça (no caderno) o seu desenho a partir das descrições.

Atividade 5-  Orientações:
- Escolha uma imagem (paisagem, fotografia, desenho, etc.);
- Cole no caderno;  Escolha um título bem interessante e;
- Faça um poema descrevendo sua imagem.
- Para ficar bem criativo o seu texto, utilize rimas.


Fonte :

https://www.atividadesdeportugues.com/2017/07/atividade-para-iniciar-texto-descritivo.html

https://br.images.search.yahoo.com/yhs/search?p=criancas+brincando&fr=yhs-avast-securebrowser&hspart=avast&hsimp=yhs-securebrowser&imgurl=https%3A%2F%2Fpixnio.com%2Ffree-images%2Fpeople%2Fchildren-kids%2Ftwo-caucasian-and-two-african-american-children-playing-together.jpg#id=15&iurl=https%3A%2F%2Fstatic.vecteezy.com%2Fsystem%2Fresources%2Fpreviews%2F000%2F446%2F065%2Foriginal%2Fvector-many-children-playing-hopscotch-in-the-park.jpg&action=click

https://www.sabernarede.com.br/a-descricao/


https://pt.slideshare.net/CludiaSantosSantos/descrio-atividade-2708


Mês de Setembro


Professora Izabel - - - - - - Língua Portuguesa - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Secretaria de Estado da Educação

Diretoria de Ensino   Região Osasco

Escola Estadual Professor Orlando Geríbola

Professora Izabel - Sextos Anos - Língua Portuguesa

Atividades: 01-09-2020 à 15–09-202

                                         

                                       Gênero Textual: Roteiro

Roteiro é um gênero textual descritivo que serve como base para os textos dramáticos. Diferentemente dos gêneros narrativos, em um roteiro predomina a DESCRIÇÃO e, portanto, apresenta marcas textuais específicas deste gênero. É um documento utilizado como diretriz para espetáculos de cinemateatro,programas televisivos ou jogos eletrônicos. Roteiros de ficção contêm a íntegra de um filme ou de um capítulo de novela ou seriado, divididos em cenas numeradas que descrevem os personagens e os cenários. Inclui todos os diálogos, com indicações para os atores quanto à entonação da voz e à atitude corporal.

 

Responda em seu caderno:

*Você já participou de alguma peça de teatro? Oque achou?

*Se sim, lembra o nome da peça?

*Você vai pesquisar na internet algum roteiro, pode ser de filme ou peça de teatro e copiá-lo.

 (Não precisa ser longo e pode ser um trecho).

*Agora chegou sua vez! Você vai criar um Roteiro. Use a imaginação!

Deve ter título e no mínimo 10 linhas.

 

Bibliografia:

https://prezi.com/r8rxmvivsapi/genero-textual-roteiro/#:~:text=Roteiro%20%C3%A9%20um%20g%C3%AAnero%20textual,marcas%20textuais%20espec%C3%ADficas%20deste%20g%C3%AAnero.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Roteiro

Aulas do centro de mídias :

https://www.youtube.com/watch?v=UBFARV59mRs&list=PLAdEu5NtlLkaNoajKl7xSC4JlK9PDePYh&index=36

https://www.youtube.com/watch?v=fdhCnBjRELk&list=PLAdEu5NtlLkaNoajKl7xSC4JlK9PDePYh&index=37


Professora Izabel - - - - - - Língua Portuguesa - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

Secretaria de Estado da Educação

Diretoria de Ensino Região Osasco

Escola Estadual Professor Orlando Geríbola

Professora Izabel - Sextos Anos - Língua Portuguesa

Atividades: 15-09-2020 à 30–09-2020

 

Gêneros Textuais: Notícia e Reportagem

A notícia tem como função principal divulgar um acontecimento no meio jornalístico. O conteúdo da notícia, em geral, retrata fatos políticos, sociais, econômicos, culturais, naturais, entre outros assuntos atuais significativos para a sociedade. Além disso, a organização de uma notícia requer não só informações sobre o fato, como também onde, como e quando ele ocorreu (lugar e tempo), e quem participou dele (pessoas envolvidas). O fato é, geralmente, relatado com tempos verbais do pretérito, mas o presente também pode ser usado.

A reportagem contém mais informações, uma vez que apresenta causas ou desdobramentos do fato noticiado, com certa liberdade do jornalista para criar interpretações sobre o tema, incluir fontes de informação e expandir a pesquisa. Para elaborar uma reportagem, o jornalista conta com maior tempo. Assim, pode-se fazer apuração do fato no local onde ocorre, isto é, a pesquisa de campo, em contato direto com o cenário, as personagens envolvidas e outros aspectos ligados ao tema da reportagem. O texto da reportagem reúne mais informações que o texto da notícia - quanto mais detalhes, melhor. Além disso, outros recursos como fotos, ilustrações e gráficos podem ser utilizados na reportagem.

Leia o texto abaixo:

Um jogo, duas viradas. Por: Mara David Publicado em 08 de março 2020 20h45min

A partida acontecida nessa tarde de domingo, no Parque Solar, entre o dono da casa, Solário Futebol Clube, e o time visitante, seu principal rival, Esporte Clube Avante, foi marcada por viradas; de tal forma que o placar foi definido, apenas no último minuto de jogo.

O dono da casa, até aos 10 minutos do segundo tempo, tinha uma vantagem no placar de 2 pontos, gols feitos por Andrezinho (aos 5 minutos) e Paulão (aos 9 minutos). Aos 11 minutos, o time visitante diminui a diferença; dois minutos depois, há o empate; os dois gols feitos por Palito. Aos 30 minutos, o time da casa, com Estefaninho, volta a ficar à frente. Aos 44 minutos, novo empate, 3 a 3, mais um de Palito, o artilheiro da partida; e cravado os 45 minutos (não haveria desconto no tempo), o último gol da partida.

Para quem estava acompanhando o jogo pelo rádio, não tinha como saber quem era o vencedor da partida. O comentarista ainda estava fazendo observações sobre o empate. Qual torcida ia comemorar a vitória? Resposta: era a torcida do time visitante com a segunda virada no jogo, pelos pés de Xande. Final de jogo: Solário Futebol Clube 3, Esporte Clube Avante 4. Siga-nos nas redes sociais.

 

Responda as questões em seu caderno:

1- O texto acima pertence ao gênero ´´ Notícia ou Reportagem ´´ ? Justifique sua resposta.

2-Quais as principais características do gênero ´´ Notícia ´´?

3- Quais as principais características do gênero ´´ Reportagem´´?

4- Quem escreveu a notícia ´´Um jogo, duas viradas´´ ?

5- Qual foi o resultado da partida de futebol?

 

Fonte :

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2020/07/SPFE%206%20ano%20EF%20vol%20_%20versa%CC%83o%20estendida_%20versa%CC%83o%20preliminar.pdf

Aula do centro de mídias:

https://www.youtube.com/watch?v=6YPecAyE19k&list=PLAdEu5NtlLkaNoajKl7xSC4JlK9PDePYh&index=29 


Professora Izabel - - - - - - Disciplina de Eletiva - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Secretaria de Estado da Educação

Diretoria de Ensino   Região Osasco

Escola Estadual Professor Orlando Geríbola

Professora Izabel - Sextos Anos A e B

Eletivas  🎥📺📷📞

        

                                  Atividade 01-09-2020 à 15–09-2020

                                             Meios de Comunicação

Você já parou para pensar sobre a importância e o espaço que os meios de comunicação têm em sua vida?
Quantos minutos do dia o seu smartphone passa em suas mãos?
Quantas postagens você fez nas redes sociais nos últimos tempos e quantas curtidas recebeu?
Quantas horas você passa na frente de um computador, seja a trabalho, para se informar ou por lazer?
Se pararmos para refletir, veremos que a realidade é impressionante.
Isso sem falar no tempo dedicado às séries favoritas na televisão, aos programas esportivos e às músicas favoritas que ouve no rádio.
Podemos dizer que, hoje em dia, somos dependentes de toda essa conectividade e informação e que a ausência delas poderia provocar uma sensação de vazio existencial.
Mas será que sempre foi assim?
É isso que vamos descobrir.

Faça uma pesquisa e responda as seguintes perguntas:

1- O que são meios de comunicação?

2-Quais são os principais tipos de meios de comunicação?

3-Em sua opinião qual importância dos meios de comunicação e a tecnologia?

Professora Izabel - - - - - - Língua Portuguesa - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Secretaria de Estado da Educação

Diretoria de Ensino   Região Osasco

Escola Estadual Professor Orlando Geríbola

Professora Izabel - Sextos Anos - Língua Portuguesa

Atividades: 01-09-2020 à 15–09-202

                                         

                                       Gênero Textual: Roteiro

Roteiro é um gênero textual descritivo que serve como base para os textos dramáticos. Diferentemente dos gêneros narrativos, em um roteiro predomina a DESCRIÇÃO e, portanto, apresenta marcas textuais específicas deste gênero. É um documento utilizado como diretriz para espetáculos de cinemateatro,programas televisivos ou jogos eletrônicos. Roteiros de ficção contêm a íntegra de um filme ou de um capítulo de novela ou seriado, divididos em cenas numeradas que descrevem os personagens e os cenários. Inclui todos os diálogos, com indicações para os atores quanto à entonação da voz e à atitude corporal.

 

Responda em seu caderno:

*Você já participou de alguma peça de teatro? Oque achou?

*Se sim, lembra o nome da peça?

*Você vai pesquisar na internet algum roteiro, pode ser de filme ou peça de teatro e copiá-lo.

 (Não precisa ser longo e pode ser um trecho).

*Agora chegou sua vez! Você vai criar um Roteiro. Use a imaginação!

Deve ter título e no mínimo 10 linhas.

 

Bibliografia:

https://prezi.com/r8rxmvivsapi/genero-textual-roteiro/#:~:text=Roteiro%20%C3%A9%20um%20g%C3%AAnero%20textual,marcas%20textuais%20espec%C3%ADficas%20deste%20g%C3%AAnero.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Roteiro

Aulas do centro de mídias :

https://www.youtube.com/watch?v=UBFARV59mRs&list=PLAdEu5NtlLkaNoajKl7xSC4JlK9PDePYh&index=36

https://www.youtube.com/watch?v=fdhCnBjRELk&list=PLAdEu5NtlLkaNoajKl7xSC4JlK9PDePYh&index=37


Professora Izabel - - - - - - Língua Portuguesa - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Secretaria de Estado da Educação

Diretoria de Ensino   Região Osasco

Escola Estadual Professor Orlando Geríbola

Professora Izabel - Sextos Anos - Língua Portuguesa

Atividades: 15-09-2020 à 30–09-2020

 

Gêneros Textuais: Notícia e Reportagem

A notícia tem como função principal divulgar um acontecimento no meio jornalístico. O conteúdo da notícia, em geral, retrata fatos políticos, sociais, econômicos, culturais, naturais, entre outros assuntos atuais significativos para a sociedade. Além disso, a organização de uma notícia requer não só informações sobre o fato, como também onde, como e quando ele ocorreu (lugar e tempo), e quem participou dele (pessoas envolvidas). O fato é, geralmente, relatado com tempos verbais do pretérito, mas o presente também pode ser usado.

A reportagem contém mais informações, uma vez que apresenta causas ou desdobramentos do fato noticiado, com certa liberdade do jornalista para criar interpretações sobre o tema, incluir fontes de informação e expandir a pesquisa. Para elaborar uma reportagem, o jornalista conta com maior tempo. Assim, pode-se fazer apuração do fato no local onde ocorre, isto é, a pesquisa de campo, em contato direto com o cenário, as personagens envolvidas e outros aspectos ligados ao tema da reportagem. O texto da reportagem reúne mais informações que o texto da notícia - quanto mais detalhes, melhor. Além disso, outros recursos como fotos, ilustrações e gráficos podem ser utilizados na reportagem.

Leia o texto abaixo:

Um jogo, duas viradas. Por: Mara David Publicado em 08 de março 2020 20h45min

A partida acontecida nessa tarde de domingo, no Parque Solar, entre o dono da casa, Solário Futebol Clube, e o time visitante, seu principal rival, Esporte Clube Avante, foi marcada por viradas; de tal forma que o placar foi definido, apenas no último minuto de jogo.

O dono da casa, até aos 10 minutos do segundo tempo, tinha uma vantagem no placar de 2 pontos, gols feitos por Andrezinho (aos 5 minutos) e Paulão (aos 9 minutos). Aos 11 minutos, o time visitante diminui a diferença; dois minutos depois, há o empate; os dois gols feitos por Palito. Aos 30 minutos, o time da casa, com Estefaninho, volta a ficar à frente. Aos 44 minutos, novo empate, 3 a 3, mais um de Palito, o artilheiro da partida; e cravado os 45 minutos (não haveria desconto no tempo), o último gol da partida.

Para quem estava acompanhando o jogo pelo rádio, não tinha como saber quem era o vencedor da partida. O comentarista ainda estava fazendo observações sobre o empate. Qual torcida ia comemorar a vitória? Resposta: era a torcida do time visitante com a segunda virada no jogo, pelos pés de Xande. Final de jogo: Solário Futebol Clube 3, Esporte Clube Avante 4. Siga-nos nas redes sociais.

 

Responda as questões em seu caderno:

1- O texto acima pertence ao gênero ´´ Notícia ou Reportagem ´´ ? Justifique sua resposta.

2-Quais as principais características do gênero ´´ Notícia ´´?

3- Quais as principais características do gênero ´´ Reportagem´´?

4- Quem escreveu a notícia ´´Um jogo, duas viradas´´ ?

5- Qual foi o resultado da partida de futebol?

 

Fonte :

https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2020/07/SPFE%206%20ano%20EF%20vol%20_%20versa%CC%83o%20estendida_%20versa%CC%83o%20preliminar.pdf

Aula do centro de mídias:

https://www.youtube.com/watch?v=6YPecAyE19k&list=PLAdEu5NtlLkaNoajKl7xSC4JlK9PDePYh&index=29


Professora Izabel - - - - - - Disciplina de Eletiva - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Secretaria de Estado da Educação

Diretoria de Ensino   Região Osasco

Escola Estadual Professor Orlando Geríbola

Professora Izabel - Sextos Anos A e B

Eletivas  🎥📺📷📞

        

                                  Atividade 01-09-2020 à 15–09-2020

                                             Meios de Comunicação

Você já parou para pensar sobre a importância e o espaço que os meios de comunicação têm em sua vida?
Quantos minutos do dia o seu smartphone passa em suas mãos?
Quantas postagens você fez nas redes sociais nos últimos tempos e quantas curtidas recebeu?
Quantas horas você passa na frente de um computador, seja a trabalho, para se informar ou por lazer?
Se pararmos para refletir, veremos que a realidade é impressionante.
Isso sem falar no tempo dedicado às séries favoritas na televisão, aos programas esportivos e às músicas favoritas que ouve no rádio.
Podemos dizer que, hoje em dia, somos dependentes de toda essa conectividade e informação e que a ausência delas poderia provocar uma sensação de vazio existencial.
Mas será que sempre foi assim?
É isso que vamos descobrir.

Faça uma pesquisa e responda as seguintes perguntas:

1- O que são meios de comunicação?

2-Quais são os principais tipos de meios de comunicação?

3-Em sua opinião qual importância dos meios de comunicação e a tecnologia?

Professora Izabel - - - Língua Portuguesa - - - Mês de Outubr/2020 - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Secretaria de Estado da Educação

Diretoria de Ensino   Região Osasco

Escola Estadual Professor Orlando Geríbola

Professora Izabel - Sextos Anos

Língua Portuguesa

   01-10-2020 à 15–10-2020


Tipologia  Expositiva

tipologia expositiva tem como função principal INFORMAR. Quem escreve um texto expositivo tem como objetivo EXPLICAR um tema para o seu interlocutor. Usamos a tipologia expositiva para: esclarecer um conceito, apresentar um problema e soluções, analisar diferentes explicações e implicações sobre um fenômeno. Podemos citar, como gêneros pertencentes à tipologia expositiva: verbetes de enciclopédia, o artigo científico, matérias de divulgação científica em jornais, palestras, seminários, conferências, aulas expositivas, monografias, dissertações e etc.

A exposição utiliza linguagem CLARA e OBJETIVA para que o leitor possa entender. Os recursos mais utilizados na tipologia expositiva são: definição e contextualização do tema, enumeração (citação de uma série de fenômenos sobre o tema), causa e efeito (as causas e as consequências de um fenômeno), comparações e analogias (comparações com outros fenômenos para que o leitor possa criar uma ideia melhor do que está sendo explicado) e contrates e distinções (ressaltando as diferenças entre os fenômenos).

Veja um exemplo de texto expositivo:

O telefone celular

A história do celular é recente, mas remonta ao passado e às telas de cinema. A mãe do telefone móvel é a austríaca Hedwig Kiesler (mais conhecida pelo nome artístico Hedy Lamaar), uma atriz de Hollywood que estrelou o clássico Sansão e Dalila (1949).
Hedy tinha tudo para virar celebridade, mas pela inteligência. Ela foi casada com um austríaco nazista fabricante de armas. O que sobrou de uma relação desgastante foi o interesse pela tecnologia.
Já nos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, ela soube que alguns torpedos teleguiados da Marinha haviam sido interceptados por inimigos. Ela ficou intrigada com isso, e teve a ideia: um sistema no qual duas pessoas podiam se comunicar mudando o canal, para que a conversa não fosse interrompida. Era a base dos celulares, patenteada em 1940.

 

Atividades

1 - Por que o texto lido pertence a Tipologia Expositiva ?

2- Quais exemplos de textos Expositivos?

3-Quais características dos textos Expositivos?

4- Faca um resumo de um parágrafo do que você entendeu do texto ´´ O telefone celular´´.

 

Fonte:

https://profpamela.wordpress.com/2012/04/15/tipologia-expositiva/#:~:text=A%20tipologia%20expositiva%20tem%20como,e%20implica%C3%A7%C3%B5es%20sobre%20um%20fen%C3%B4meno.

https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/texto-expositivo.htm


Professora Izabel - - - Língua Portuguesa - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Outubro/2020

 

Secretaria de Estado da Educação

Diretoria de Ensino   Região Osasco

Escola Estadual Professor Orlando Geríbola

Professora Izabel - Sextos Anos

Língua Portuguesa

 

Atividade 16-10-2020 à 31–10-2020

Enigma, Charada e Advinha

 

1- Você sabe o que é um enigma?

2- Você sabe o que é uma esfinge?

3- Qual relação que existe entre enigmas e esfinge?

4-Você sabe o que é uma charada ou advinha?

 

Responda as charadas abaixo:

O que tem boca, mas não fala?

O que só trabalha se lhe batem na cabeça?

O que tem capa, mas não é herói, tem folha, mas não é árvore?

O que mexe para todos os lados, pode ter várias cores, mas não sai do lugar?

O que é, o que é? Sobe quando a chuva desce?

O que é um pontinho amarelo no oceano?

O que é que não tem cabelo, mas fica careca?

O que é, o que é? Quando se tira o R, fica leve como uma pena?

Que é que anda com os pés na cabeça?

Qual é a Lua que nunca está com fome?

O que quanto mais seca, mais úmida fica?

Qual é o animal que anda de quatro patas de manhã, de duas ao meio-dia, de três à tarde?

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=V4i26MUXNRI&list=PLAdEu5NtlLkaNoajKl7xSC4JlK9PDePYh&index=35  (Aula do centro de mídias em caso de dúvidas).

https://www.geniol.com.br/charadas/infantis/


Professora Izabel - - - Eletiva - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Outubro/2020

 

Secretaria de Estado da Educação

Diretoria de Ensino   Região Osasco

Escola Estadual Professor Orlando Geríbola

Professora Izabel - Sextos Anos A e B

Eletivas – Outubro

70 anos da TV brasileira

 

Há exatos 70 anos, em 18 de setembro de 1950, acontecia a primeira transmissão de televisão na história do Brasil. De novelas a jornais, de reality shows a programas de auditório, os mais diversos programas tomaram conta das telinhas desde então — e é exatamente isso que torna a história da TV brasileira tão rica.

 

1- Faça uma pesquisa sobre a história da TV brasileira

2- Na sua opinião qual importância da invenção da TV?

3- Quais canais você gosta de assistir?

4- Em algum momento sua família se reúne para assistir algo todos juntos?  O quê?

 

Fonte : https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Historia/noticia/2020/09/70-anos-da-tv-brasileira-10-curiosidades-que-marcaram-historia-da-telinha.html



Professora Izabel - - - Língua Portuguesa - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Quarto Bimestre

 



Professora Izabel - - - Resumo/Conteúdo Letivo - - - Apostila Volume 4 - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

E.E. Prof. Orlando Geríbola

Prof. Izabel Cortês

Língua Portuguesa – 4º. Bimestre

Resumo de todo conteúdo letivo - Apostila volume 4

 

Conto - É uma narrativa curta que contém poucas personagens.

Contém um enredo: é o que acontece na história, sequência de ações.

Possui apresentação, conflito, clímax e desfecho.

Pode conter elementos descritivos.

A narrativa pode ser real ou fictícia.

Possui marcadores espaciais e temporais.

O foco narrativo pode ser em primeira ou terceira pessoa.

 O tempo pode ser cronológico ou psicológico.

 Pode haver o discurso direto, discurso indireto ou discurso indireto livre

 

O desfecho de uma história é o mesmo que o final.

Final aberto – é aquele em que o leitor é convidado a inventar seu próprio desenlace na história. Final fechado – é aquele em que todos os elementos da trama são resolvidos de maneira definitiva.

 

Conto de Enigma é uma narrativa composta de mistérios em que, ao desvendar o enigma, o protagonista torna-se o herói.

Você sabe o que é escrita enigmática? A escrita enigmática é uma escrita que mistura a linguagem verbal e não verbal (códigos, símbolos, desenhos) e pode estar presente em bilhetes, cartas ou cartões de aniversários ou felicitações.

 

Tipos de Narrador

Narrador-personagem: conta e participa da história. No foco narrativo predomina a 1ª pessoa. Narrador-observador: descreve os fatos sem se envolver com eles, predomina o uso da 3ª pessoa no foco narrativo.

Narrador onisciente: é aquele que sabe todos os fatos da história, mesmo que não participe dela. Narra os pensamentos e sentimentos dos personagens, sem que eles precisem se expressar claramente. Predomina a 3ª pessoa.

Frase: é todo enunciado significativo capaz de estabelecer comunicação. Pode ser formada por uma só palavra ou pela combinação de várias delas sem necessariamente haver um verbo.

A frase pode ser de dois tipos: Nominal: não possui verbo.

Verbal: possui verbo ou locução verbal.

 

Oração: é a frase ou a parte de uma frase que se estrutura essencialmente em torno de um verbo ou de uma locução verbal. Cada verbo ou locução verbal corresponde a uma oração.

 

Conectivos são as conjunções que ligam as orações dentro de uma frase.

Tipos

Conjunções

Exemplos

Aditivas

e, mas ainda, mas também, nem...

Gosta de chocolate, mas também de vegetais.

Adversativas

contudo, entretanto, mas, não obstante, no entanto, porém, todavia...

Correu muito, no entanto não consegui chegar.

Alternativas

já…, já…, ou, ou…, ou…, ora…, ora…, quer…, quer…

Não ouvia ou fingia não ouvir.

Conclusivas

assim, então, logo, pois (depois do verbo), por conseguinte, por isso, portanto...

Farei todos os exercícios, logo terei bom desempenho.

Explicativas

pois (antes do verbo), porquanto, porque, que...

Venci porque sou a melhor cozinheira.

 

 

O que é crônica?

crônica é um gênero textual curto escrito em prosa, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc.

Além de ser um texto curto, possui uma "vida curta", ou seja, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.

Relata fatos do cotidiano das pessoas, situações que presenciamos e já até prevemos o desenrolar dos fatos. Pode conter elementos descritivos. Mescla a tipologia narrativa com trechos reflexivos e, em alguns casos, argumentativos. A crônica também se utiliza da ironia, humor e, às vezes, do sarcasmo. Possui marcadores espaciais e temporais. O foco narrativo pode ser em primeira ou terceira pessoa. O tempo é cronológico. Pode haver o discurso direto, discurso indireto ou discurso indireto livre.

 

Denotação: é o emprego da palavra em seu sentido usual, próprio. Éo significado real.

Ex:  O doce estava muito gostoso!

Conotação: é o emprego da palavra fora do seu sentido normal; a ela é atribuído um significado novo. Precisamos interpretar o que a pessoa quer dizer. Ex : Ela é uma flor!

Sinônimos: palavras de som e grafia diferentes, mas de significados semelhantes.

Ex: Belo – Bonito    Inteligente – Esperto      Destemido – Corajoso

Antônimos: palavras de significados opostos. Ex: Bonito – Feio    Cheio- Vazio   Chato – Legal

 

Homônimos são palavras que possuem a mesma pronúncia, e em alguns casos a mesma escrita, mas que apresentam significados diferentes. Eles podem ser divididos em: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos.

Homônimos Perfeitos – Possuem o mesmo som e a mesma escrita, mas têm significados diferentes.

Ex: Esta caixa está leve. (adjetivo – com pouco peso);

Você quer que eu leve estas caixas? (verbo levar)

Homônimos homófonos - Possuem a mesma pronúncia, mas com significados diferentes.

Ex:   Cela/sela
Ele está preso em uma cela. (Prisão)

Não vou cavalgar pois estou sem sela. (assento acolchoado).

Os homógrafos são palavras que possuem a mesma escrita, mas que apresentam pronúncia e significados diferentes.

Aprendi um novo jogo. (substantivo – divertimento);

Eu jogo futebol vôlei todas às quartas. (verbo jogar).

 

Autor: Pessoa que cria uma obra. Pode ser um conto, uma crônica, um poema, uma música, um desenho, uma história em quadrinhos, uma fotografia, um livro, um artigo científico, um artigo de opinião etc.

 Narrador: É um ser do qual o autor se utiliza para contar uma história.

 

Elementos da Narração

Narração é o relato de acontecimentos, reais ou fictícios, com a participação de personagens cujas ações são contadas por um narrador.

 

 

O texto narrativo apresenta um enredo, formado por uma sequência de fatos dos quais participam personagens, em determinado lugar e em determinado tempo.

 

 

Em geral, o enredo de um texto narrativo apresenta as seguintes partes:

 

Introdução ou apresentação: começo da história em que se situam os fatos iniciais;

 

 

Conflito: acontecimento que altera a situação inicial e complica o enredo;

 

 

Clímax: momento de maior tensão, quando o conflito atinge seu ponto máximo;

 

 

Conclusão ou desfecho: solução do conflito, que pode ser feliz, cômica, trágica, surpreendente.

 

 

 

Numa narrativa costuma haver os elementos a seguir:

 

 

Fatos: conjunto de acontecimentos encadeados que constituem o enredo ou a trama.

 

 

Personagens: pessoas ou seres personificados que vivem os fatos narrados, podem ser protagonistas, antagonistas ou personagens secundários.

 

 

Tempo: época em que a história se passa, quanto tempo duram os fatos.

 

 

Lugar: espaço ou cenário onde ocorrem os fatos.

 

 

Narrador: aquele que conta os fatos: pode ser personagem ou observador.

 

 

 

Poema

Verso é cada linha do poema. Eles podem ser regulares ou livres.

Versos regulares apresentam o mesmo número de sílabas poéticas.

 Versos livres não obedecem à regularidade no número de sílabas poéticas.

Estrofe é um conjunto de versos.

E a rima? Rima é a identidade ou a semelhança de sons entre palavras no meio ou no final do verso.

 

As figuras de som destacam os efeitos sonoros obtidos nas frases ou nos versos.

Aliteração - É uma figura de linguagem que consiste na repetição de consoantes.

Ex: brisa do Brasil beija a balança.

Assonância - É a repetição de vogais.

Veja o exemplo:

[…] Sou um mulato nato

No sentido lato

Mulato democrático do litoral […]

A reportagem de divulgação científica apresenta informações aprofundadas sobre fatos de natureza científica. A finalidade deste gênero é a divulgação de pesquisas e estudos, portanto sua linguagem deve ser clara e objetiva, utilizando a norma-padrão da língua. Conforme você já estudou, em uma reportagem o jornalista tem certa liberdade para criar interpretações sobre o tema, incluir fontes de informação e expandir a pesquisa. O mesmo acontece em uma reportagem de divulgação científica, a qual pode conter infográficos,esquemas,imagens,etc.

 

Você sabe o que é uma carta de leitor? Carta de leitor é um texto veiculado, geralmente, em jornais e revistas, no qual o leitor pode apresentar suas opiniões, sugestões, críticas, perguntas, elogios e reclamações. Ele pode interagir, expondo seu ponto de vista sobre uma notícia, reportagem, pesquisa ou qualquer outro assunto atual. Além disso, pode sugerir algum tema a ser abordado. Por isso, é uma importante ferramenta de produção de pauta para os veículos de comunicação. A carta de leitor possui um remetente (emissor ou locutor) e destinatário (receptor ou interlocutor). Antes de ser publicada, ela passa pela equipe de revisão, que adaptará o texto e corrigirá possíveis erros, mas nem sempre sua publicação é feita na íntegra na seção destinada.

 

Notícia é um gênero textual jornalístico e não literário que está presente em nosso dia a dia, sendo encontrada principalmente nos meios de comunicação.

 

Mas o que é sinopse? Sinopse é uma síntese de uma obra literária, científica, um filme, uma peça teatral, uma exposição, um evento etc. Ela é essencial porque faz as pessoas se interessarem ou não pelo que vão ler, assistir ou visitar.

O Preconceito linguístico.  Conforme você já estudou, o preconceito linguístico é a discriminação que existe entre as pessoas que falam o mesmo idioma, sem respeitar as variações da língua como os sotaques, os regionalismos, as gírias, as variantes mais informais da língua, atribuindo a quem faz uso dessas variações um juízo de valor negativo como repulsa, desrespeito, entre outros. Dessa forma, é importante entender a prática social da linguagem para não correr o risco de cometer um preconceito linguístico.


Professora Izabel - - - Eletiva - - - Sextos Anos A e B - - - Quarto Bimestre - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Secretaria de Estado da Educação

Diretoria de Ensino   Região Osasco

Escola Estadual Professor Orlando Geríbola

Professora Izabel - Sextos Anos A e B

Eletivas – 4. Bimestre

 



Leia a matéria disponível no site

http://redeglobo.globo.com/pi/redeclube/noticia/2015/04/por-tras-das-cameras-saiba-como-e-producao-de-uma-reportagem-de-tv.html

'Por trás das câmeras': Saiba como é a produção de uma reportagem de TV.

 

Agora responda as questões abaixo:

1 – Onde, quem e quando foi escrita esta matéria?

2- Quais são as etapas de produção de uma ´´ Reportagem ´´?

3- Qual função de uma reportagem?

4- Como são escolhidos os temas das reportagens?

5-De acordo com a matéria lida, quais qualidades um repórter precisa ter?

6- Como é feita a edição de imagens?

7- Pesquise. Qual diferença entre Noticia e Reportagem?

8- Em sua casa você e sua família costumam assistir algum telejornal? Se sim, qual?

 

     


 

Imagens da Plataforma Bing.

Site: http://redeglobo.globo.com/pi/redeclube/noticia/2015/04/por-tras-das-cameras-saiba-como-e-producao-de-uma-reportagem-de-tv.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário