Data: 05/05/2020
Pautas e percursos formativos em rede
... Competências gerais e específicas das Ciências Humanas e Competências específicas de História e Geografia.
Professor Coordenador Pedagógico Lúcio mauro Carnaúba
Estarei enviando para leitura os seguintes documentos: Pauta referente as Ciências Humanas; Pauta referente especificidade das disciplinas de História e geografia; Quiz para responder e devolver se possível digitalizado; Competências de História; Competências de Geografia; Competências Gerais do Currículo Paulista; Competências específicas de Ciências Humanas e um Anexo com palavras que serão utilizadas para desenvolvimento de uma das Pautas.
Nas duas Pautas constam Avaliações que a distância será interessante que cada Professor da Área de Humanas entregue por e-mail sua consideração.
Aceito sugestões para dinamizar nossas Pautas.
PODCAST é uma possibilidade bastante interessa
Objetivos desta pauta formativa
Aprofundar os estudos e as reflexões sobre as competências gerais do Currículo Paulista e articular com as competências específicas da área de Ciências Humanas.
Compreender as competências específicas das Ciências Humanas como elementos que possibilitam a formação integral.
Vivenciar por meio de atividades estruturadas a compreensão das competências.
Materiais e recursos necessários para desenvolver esta pauta
Competências gerais do Currículo Paulista;
Competências específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental;
Atividades sugeridas
Atividade 1: Quiz das competências
Conceito de competências definido no Currículo Paulista:
"O Currículo Paulista define competência como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais). atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho." (SÃO PAULO, 2019, p. 35)
Os anexos 1 e 2 foram enviados por e-mail, observem as instruções para execução na Pauta também enviada por e-mail. O resultado desta atividade poderá ser digitalizado ou enviado como imagem de celular.
Atividade 2: Associação - Competências da área de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental
Com as associações feitas na atividade 1, agora façam a associação correta entre as palavras e as competências específicas da área de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental constantes no anexo 3.
Em relação às competências específicas de Ciências Humanas do Currículo Paulista, alguns pontos podem ser elencados, por exemplo:
A primeira competência enfatiza o compreender a si e ao outro como
identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito.
Na segunda competência, pode ser verificado o mundo social, cultural e
digital e o meio técnico-científico-informacional.
A terceira competência pondera sobre a intervenção do ser humano na
natureza e na sociedade.
è A quarta competência refere-se às crenças e dúvidas com relação a si
mesmo, aos outros e às diferentes culturas.
Na quinta competência, o foco será comparar eventos ocorridos
simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados.
Na sexta competência, o estudante é levado a construir argumentos, com
base nos conhecimentos das Ciências Humanas.
Na sétima competência, os estudantes aprendem a utilizar as linguagens
cartográfica, gráfica e iconográfica e diferentes gêneros textuais e tecnologias
digitais.
É importante relacionar as competências das Ciências Humanas com a formação integral dos estudantes, no que diz respeito ao desenvolvimento cognitivo, ao protagonismo e à autonomia.
Atividade 3: Considerações finais
O feedback será comentado neste BLOG.
Avaliação
A avaliação deve ser realizada de forma reflexiva e dialógica.
Desdobramentos para as aulas
Esse processo contribui para o planejamento de ações didático-pedagógicas articuladas com os princípios curriculares trabalhados nas pautas anteriores (quando os fundamentos dos componentes de História e Geografia foram objeto de estudo). Desta forma, busca-se favorecer o planejamento de estratégias didáticas que contemplem as prioridades educacionais explicitadas nas competências de Ciências Humanas do Currículo Paulista.
Pautas e percursos formativos em rede
Competências específicas de História e Geografia
Competências dos componentes de História e Geografia que buscam contribuir para que o estudante possa intervir de forma crítica, ética, empática e responsável no meio em que vive.
Objetivos desta pauta formativa:
Analisar as competências dos componentes de História e Geografia no Currículo Paulista.
Refletir e buscar, a partir das competências explicitadas no Currículo Paulista, procedimentos que envolvam métodos investigativos articulados entre os componentes.
Vivenciar por meio de atividade de quiz (jogos mentais) a compreensão das competências.
Materiais e recursos necessários para desenvolver esta pauta:
Competências específicas de Geografia para o Ensino Fundamental.
Competências específicas de História para o Ensino Fundamental.
Atividades sugeridas
Atividade 1: Quiz das competências
Relembre o conceito de competências definido no Currículo Paulista.
Os Professores devem observar o Anexo 1 e o Anexo 2, com as competências específicas dos componentes Geografia e História, e o Anexo 3 com o quiz das competências. Preencher os campos em branco, associando as competências de Geografia e História, de acordo com os argumentos propostos.
Identifique as competências
* relacionadas ao agir pessoal e coletivamente e as que se referem ao respeito interpessoal e à diversidade.
* que tratam dos conceitos de tempo, espaço e das transformações
estabelecidas entre eles.
* que se relacionam com questões de ordem política, econômica e social.
* que tratam dos diferentes tempos e espaços e das transformações que
ocorrem em virtude da relação entre eles.
Atividade 2: Socialização
Exposição dos trabalhos.
Atividade 3: Considerações finais
Quais competências podem ser viabilizadas em sua prática pedagógica, a partir das análises desenvolvidas no quiz?
Considerando os planos já apresentados, em que medida o estudo das competências contribui para a efetivação do trabalho em sala de aula?
O objetivo desta pauta é que os professores percebam, nas competências, conceitos e noções fundamentais de História e Geografia.
No componente de História, as competências norteiam a consciência histórica; a compreensão de acontecimentos históricos; a historicidade no tempo e no espaço; a problematização; a elaboração de questionamentos; a compreensão das transformações e manutenção das estruturas sociais, econômicas e culturais; a abrangência e o respeito às diversas culturas e o uso e a produção de tecnologias.
No componente de Geografia, a partir do raciocínio geográfico, é proporcionado o exercício do pensamento espacial; a compreensão do mundo natural, social, econômico, político e meio técnico-científico; a atividade crítica sobre questões socioambientais, bem como a responsabilidade pessoal e coletiva. Considerando as competências dos componentes que integram o currículo de Ciências Humanas no Ensino Fundamental e associado a um trabalho articulado, os estudantes exercitem o interesse e o espírito de investigação, a resolução de problemas e principalmente as condições para o desenvolvimento de uma formação escolar integral.
Avaliação
Como forma de avaliar a formação, sugira que os professores apresentem exemplos de possibilidades de desenvolvimento didático de algumas habilidades que integram as competências discutidas, com base na área de conhecimento em que trabalham.
Desdobramento para as aulas
Agora com mais afinidade em relação às competências, os professores poderão construir planos de aula que tenham vínculos expressos com as competências definidas no Currículo Paulista, assim como tenham condições de ampliar o conjunto de habilidades que venham a contribuir com o “saber fazer” que embasa as competências estudadas, resultando em objetivos mais definidos para as aulas.
Data: 06/05/2020
Pautas e percursos formativos em rede
O compromisso com o desenvolvimento de competências - Área de Linguagens 1
Foco, reconhecimento da importância das competências da área de linguagens do currículo Paulista para a promoção do desenvolvimento integral dos estudantes nas escolas, conectando essas competências de forma articulada entre os componentes.
Organizar visualmente em painel/mapa mental as competências para facilitar uma discussão.
Objetivo desta pauta formativa
Conhecer, compreender e reconhecer a relevância das seis competências da área de linguagens no contexto da implementação do Currículo Paulista.
Discutir a importância das competências para o desenvolvimento integral dos estudantes.
Atividade 1: Mapa mental das competências da área de Linguagens
Confecção de um painel/mapa mental a fim de que o tempo de execução da atividade seja otimizado.
O que fazer?
Deve ser selecionado palavras que representam cada competência, podendo ser palavras do texto ou sugeridas.
Registrar as impressões.
Cada professor deve enviar por e-mail seus registros e o Professor Coordenador deve organizá-los.
Algumas questões sobre o gênero mapa mental:
Conhecem?
Para que serve?
Quando é feito?
Que ferramentas podem ser usadas?
Já usaram com os estudantes?
Como isso pode ajudar como os nossos objetivos para esta pauta?
Outras questões e Feedback:
Quais são as semelhanças entre as competências?
Como já trabalham com essa competência em sala de aula?
O que acham mais desafiador para trabalhar com essa competência no componente curricular?
Quinta-feira - 07/05/2020 - Matemática e Ciências
Investigação Científica
Investigação científica
Avaliação
Para uma avaliação da formação, solicite aos professores que respondam à questão:
- De que forma os conteúdos abordados nesta formação podem contribuir para minhas aulas?
Atividades complementares
Convide os professores a refletirem sobre as seguintes questões:
- Qual é a importância e quais são os impactos sociais de se ensinar Ciências na escola?
- As aulas de Ciências podem contribuir para a aprendizagem de outras disciplinas? Dê exemplos.
- Como minhas aulas de Ciências podem favorecer o letramento científico?
Próximas Semanas
Essa Pauta será destinada a todos os Professores. Pautas e percursos formativos em rede ...
Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva: aspectos gerais.
Os estudantes considerados público-alvo da Educação Especial são aqueles portadores de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades e/ou superdotação.
Identificar a natureza das necessidades educacionais especiais possibilita ao professor realizar adaptações e/ou intervenções adequadas, que facilitem a aprendizagem do estudante.
A pauta propõe discutir as características gerais desse público-alvo e refletir sobre a importância da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva.
Objetivos desta pauta formativa:
Reconhecer as características gerais do público-alvo da Educação Especial.
Discutir a importância de enfrentar as práticas discriminatórias, bem como a criação de propostas pedagógicas para superá-las.
Importante
É indispensável que se destaque que essa inclusão também é benéfica para os estudantes que não são público-alvo da Educação Especial Inclusiva, uma vez que se reconhece a importância dos ambientes heterogêneos na promoção da aprendizagem.
As definições e os usos de classificações devem ser contextualizados, não se esgotando na categorização atribuída a um quadro de deficiência, transtorno, síndrome ou aptidão, isto é, nem sempre um comportamento que se enquadra na sintomatologia que o estudante seja portador de alguma deficiência, síndrome ou superdotação.
Classificação do público destinado ao atendimento especializado:
Pessoa com deficiência: aquela que tem impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental ou sensorial que, em interação com diversas barreiras, pode ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade.
Transtorno globais do desenvolvimento: são aqueles estudantes que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Incluem-se nesse grupo estudantes com autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil.
Altas habilidades e/ou superdotação: aqueles que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, objetivo: orientar os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais, garantindo:
Atendimento educacional especializado;
Continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino;
Formação de Professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar;
Participação da família e da comunidade;
Acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, e na comunicação e informação;
Articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.
Atividades sugeridas
Atividade 1: Sensibilização - Quem são os estudantes da educação especial?
O que fazer?
A Educação Especial refere-se ao atendimento dos estudantes com deficiência?
Registrar as impressões.
Atividade 2: Leitura individual - Somos iguais ou diferentes?
Identificar os seguintes pontos:
Quais foram os objetivos do projeto "Somos iguais ou diferentes?"
Quais etapas de realização foram observadas neste projeto?
Quais foram os principais resultados alcançados pela escola após a realização do projeto?
Registrar as impressões.
Atividade 3: Sistematização
Outras observações:
Qual a importância de se ter uma perspectiva de educação inclusiva dentro da escola?
Quais os benefícios que a inclusão do público da Educação Especial traz para a formação integral de todos os estudantes?
É possível adaptar o projeto "Somos iguais ou diferentes" à sua realidade?
Qual a importância de enfrentar as práticas discriminatórias, bem como a criação de propostas pedagógicas para superá-las?
Quais são os principais desafios para trabalhar esta temática dentro da escola?
Registrar as impressões.
Avaliação
Como as atividades contribuíram para alcançar os objetivos da formação?
Para saber mais:
Brasil. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. MEC. 2014.
Brasil. Decreto Federal Nº. 7.611/2011.
São Paulo (Estado). Deliberação CEE 149/2016.
São Paulo (Estado). Resolução SE Nº. 68/2017.
Brasil. Lei Federal 13.146/2015.
Primeira Pauta em AVA
Fonte das Informações: SEE/SP
E.E. "Professor Orlando Geríbola" - ATPC por Área de Conhecimento
Fonte das Informações: SEE/SP
Atividade solicitada durante o ATPC da Área de Humanas - 05/05/2020
Atividade solicitada durante a ATPC da área de Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza
Segunda semana de ATPC Virtual
12/05/2020
Google Meet:
Link: meet.google.com/pzn-ztor-dyc
13/05/2020
Aplicativo: adk-wgso-tkp
14/05/2020
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