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Avaliação de
Aprendizagem em Processo
"Para que as ações se concretizem
conforme planejado, é importante monitorar o processo de organização e
realização das avaliações diagnósticas e formativas. Antes da aplicação, você
deve conferir os participantes previstos em Estudantes selecionados.
Depois, em Participação,
confira se esses participantes foram efetivamente avaliados.
Para todas as etapas
de organização e aplicação, avalie se os objetivos foram alcançados e, além
disso, se foram atingidos dentro do período previsto. Não deixe de pensar em
ações e estratégias para que você e a sua equipe possam contribuir para o
sucesso desta e de novas experiências de avaliação.
Analise:
As avaliações
atingiram os alunos previstos?
Há etapas e
disciplinas com maior participação?
Como esses estudantes
podem ser alcançados em novas avaliações?
O que essa experiência
pode dizer sobre as novas práticas e atividades propostas?
Como você pode
contribuir para que elas sejam cada vez mais abrangentes?
Sequências Digitais de
Atividades
O sucesso das
sequências digitais de atividades não depende somente dos registros e dos
materiais disponibilizados na plataforma. É preciso acompanhar todo o processo
de organização e planejamento.
Primeiramente, você
deve conferir os participantes em Estudantes selecionados. À medida
que as sequências digitais de atividades forem sendo realizadas, é fundamental
monitorar a Participação. Afinal, quanto mais estudantes
envolvidos, mais completo o diagnóstico.
Ao observar os
indicadores, analise se as sequências digitais atingiram o público previsto e
se houve regularidades na participação dos estudantes. O monitoramento de uma
ação hoje pode e deve se converter em maior abrangência na realização da
seguinte.
Como você e a sua
equipe podem contribuir para que isso aconteça?
Depois que as
sequências digitais de atividades foram disponibilizadas, é preciso verificar
se elas foram respondidas pelos estudantes previstos. Utilize os recursos desta
página para observar o percentual daqueles que iniciaram e concluíram as
atividades.
Lembre-se de conferir
a última atualização para saber até quando a participação atual foi
considerada. Não se preocupe: sequências digitais de atividades iniciadas ou
concluídas após a data apresentada serão computadas na próxima atualização.
Você deve iniciar a
sua consulta indicando uma sequência digital de atividade no filtro disponível
e, em seguida, analisar os dados por disciplina. A organização é a mesma. Nos
cards, você confere o quantitativo geral de estudantes previstos e o total
daqueles que iniciaram e concluíram as avaliações. Nas barras, você visualiza
as taxas de início e de conclusão por etapa. A tabela navegável complementa e
detalha esses dados até o nível do estudante, é só clicar nos valores da
primeira coluna.
Ao olhar para estes
dados, analise:
As sequências digitais
de atividades atingiram os alunos previstos?
Há etapas com maior
participação?
Os estudantes
concluíram as atividades?
Houve muita
desistência?
Como esses alunos
podem ser alcançados em novas sequências digitais?
O que essa experiência
pode dizer sobre as novas práticas e atividades propostas? Como você pode
contribuir para que elas sejam cada vez mais abrangentes?
Como estão
organizadas as habilidades?
Nas
sequências digitais de atividades, as habilidades avaliadas estão organizadas
em dois grupos: habilidades relacionadas aos marcos de desenvolvimento anteriores
à etapa de escolarização a qual se destina a sequência; e habilidades
relacionadas aos marcos de aprendizagem da etapa de
escolarização a qual se destina a sequência. No caso do currículo para Língua
Portuguesa, essas últimas estão descritas, no currículo de São Paulo, assim
como na BNCC, de modo a envolver vários níveis de complexidade em que a
habilidade pode ser manifestada, razão pela qual a resolução do item aponta
esse nível de complexidade ou recorte da habilidade na dimensão em que o item a
avalia, o que constitui classes específicas de itens. Nas resoluções
justificadas dos itens, é apresentada uma descrição do nível de complexidade em
que a habilidade está sendo avaliada pelo item.
O que são
os Marcos de Desenvolvimento?
A concepção que
orienta a definição dos marcos de desenvolvimento é a de que as habilidades
envolvidas na formação do leitor/escritor apresentam uma progressão ao longo do
processo de escolarização. A aprendizagem de novos tópicos do currículo conduz
ao desenvolvimento de habilidades que contribuem para a formação de
leitores/escritores cada vez mais proficientes. Tais aprendizagens requerem,
por sua vez, que outras, previstas para etapas anteriores de escolarização,
tenham sido desenvolvidas. Os marcos de desenvolvimento se constituem numa
descrição dessas habilidades, que são foco de etapas anteriores de escolarização
e cujo desenvolvimento é condição necessária para o desenvolvimento de
habilidades de leitura e escrita mais sofisticadas. A definição dos marcos de
desenvolvimento é fruto de uma análise do currículo da educação básica para
Língua Portuguesa nos eixos leitura, escrita, oralidade e análise linguística e
do desempenho dos estudantes em avaliações em larga escala de Língua
Portuguesa, por meio das quais é possível identificar como se dá a progressão
na aprendizagem desse componente curricular pelos estudantes."
Atividade: Construir
um Mapa Conceitual relativos as duas questões acima.
Quantos são os marcos
de desenvolvimento de Língua Portuguesa?
Do que basicamente
tratam os marcos de desenvolvimento de Língua Portuguesa?
Quantos são os marcos
de desenvolvimento de Matemática?
Do que basicamente
tratam os marcos de desenvolvimento de Matemática?
Lúcio Mauro Carnaúba –
E.E. “Professor Orlando Geríbola” P.E.I.
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