domingo, 31 de julho de 2022

Planejamento ATPCG - - - Das 14h15 às 15h45 - - - 01/08/2022

 

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Avaliação de Aprendizagem em Processo

"Para que as ações se concretizem conforme planejado, é importante monitorar o processo de organização e realização das avaliações diagnósticas e formativas. Antes da aplicação, você deve conferir os participantes previstos em Estudantes selecionados.

Depois, em Participação, confira se esses participantes foram efetivamente avaliados.

Para todas as etapas de organização e aplicação, avalie se os objetivos foram alcançados e, além disso, se foram atingidos dentro do período previsto. Não deixe de pensar em ações e estratégias para que você e a sua equipe possam contribuir para o sucesso desta e de novas experiências de avaliação.

Analise:

As avaliações atingiram os alunos previstos?

Há etapas e disciplinas com maior participação?

Como esses estudantes podem ser alcançados em novas avaliações?

O que essa experiência pode dizer sobre as novas práticas e atividades propostas?

Como você pode contribuir para que elas sejam cada vez mais abrangentes?

 

Sequências Digitais de Atividades

 

O sucesso das sequências digitais de atividades não depende somente dos registros e dos materiais disponibilizados na plataforma. É preciso acompanhar todo o processo de organização e planejamento.

Primeiramente, você deve conferir os participantes em Estudantes selecionados. À medida que as sequências digitais de atividades forem sendo realizadas, é fundamental monitorar a Participação. Afinal, quanto mais estudantes envolvidos, mais completo o diagnóstico.

Ao observar os indicadores, analise se as sequências digitais atingiram o público previsto e se houve regularidades na participação dos estudantes. O monitoramento de uma ação hoje pode e deve se converter em maior abrangência na realização da seguinte.

Como você e a sua equipe podem contribuir para que isso aconteça?

Depois que as sequências digitais de atividades foram disponibilizadas, é preciso verificar se elas foram respondidas pelos estudantes previstos. Utilize os recursos desta página para observar o percentual daqueles que iniciaram e concluíram as atividades.

Lembre-se de conferir a última atualização para saber até quando a participação atual foi considerada. Não se preocupe: sequências digitais de atividades iniciadas ou concluídas após a data apresentada serão computadas na próxima atualização.

Você deve iniciar a sua consulta indicando uma sequência digital de atividade no filtro disponível e, em seguida, analisar os dados por disciplina. A organização é a mesma. Nos cards, você confere o quantitativo geral de estudantes previstos e o total daqueles que iniciaram e concluíram as avaliações. Nas barras, você visualiza as taxas de início e de conclusão por etapa. A tabela navegável complementa e detalha esses dados até o nível do estudante, é só clicar nos valores da primeira coluna.

Ao olhar para estes dados, analise:

As sequências digitais de atividades atingiram os alunos previstos?

Há etapas com maior participação?

Os estudantes concluíram as atividades?

Houve muita desistência?

Como esses alunos podem ser alcançados em novas sequências digitais?

O que essa experiência pode dizer sobre as novas práticas e atividades propostas? Como você pode contribuir para que elas sejam cada vez mais abrangentes?

 

 

Como estão organizadas as habilidades?

 

Nas sequências digitais de atividades, as habilidades avaliadas estão organizadas em dois grupos: habilidades relacionadas aos marcos de desenvolvimento anteriores à etapa de escolarização a qual se destina a sequência; e habilidades relacionadas aos marcos de aprendizagem da etapa de escolarização a qual se destina a sequência. No caso do currículo para Língua Portuguesa, essas últimas estão descritas, no currículo de São Paulo, assim como na BNCC, de modo a envolver vários níveis de complexidade em que a habilidade pode ser manifestada, razão pela qual a resolução do item aponta esse nível de complexidade ou recorte da habilidade na dimensão em que o item a avalia, o que constitui classes específicas de itens. Nas resoluções justificadas dos itens, é apresentada uma descrição do nível de complexidade em que a habilidade está sendo avaliada pelo item.

 

O que são os Marcos de Desenvolvimento?

 

A concepção que orienta a definição dos marcos de desenvolvimento é a de que as habilidades envolvidas na formação do leitor/escritor apresentam uma progressão ao longo do processo de escolarização. A aprendizagem de novos tópicos do currículo conduz ao desenvolvimento de habilidades que contribuem para a formação de leitores/escritores cada vez mais proficientes. Tais aprendizagens requerem, por sua vez, que outras, previstas para etapas anteriores de escolarização, tenham sido desenvolvidas. Os marcos de desenvolvimento se constituem numa descrição dessas habilidades, que são foco de etapas anteriores de escolarização e cujo desenvolvimento é condição necessária para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita mais sofisticadas. A definição dos marcos de desenvolvimento é fruto de uma análise do currículo da educação básica para Língua Portuguesa nos eixos leitura, escrita, oralidade e análise linguística e do desempenho dos estudantes em avaliações em larga escala de Língua Portuguesa, por meio das quais é possível identificar como se dá a progressão na aprendizagem desse componente curricular pelos estudantes."

 

Atividade: Construir um Mapa Conceitual relativos as duas questões acima.

 

Quantos são os marcos de desenvolvimento de Língua Portuguesa?

Do que basicamente tratam os marcos de desenvolvimento de Língua Portuguesa?

 

Quantos são os marcos de desenvolvimento de Matemática?

Do que basicamente tratam os marcos de desenvolvimento de Matemática?

 

Lúcio Mauro Carnaúba – E.E. “Professor Orlando Geríbola” P.E.I.

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