Assuntos do ATPC da Escola:
"Em 2019 passaram a ser avaliadas também habilidades em ciências da natureza e ciências humanas no 9º ano do ensino fundamental."
"O novo Saeb propõe que todos os anos da Educação Básica tanto da rede pública quanto da rede privada sejam avaliados anualmente, contemplando todas as áreas do conhecimento.
Segundo o artigo 10 da Portaria: “O Saeb terá como público-alvo todos os alunos de escolas públicas e privadas, localizadas em zonas urbanas e rurais, que possuam estudantes matriculados na educação básica, em todos os seus respectivos anos e séries”.
As mudanças para a reformulação serão elaboradas a partir de um programa de residência em avaliação educacional, formado por professores das redes estaduais e municipais, que serão capacitados para elaborar e transmitir os conhecimentos adquiridos com as escolas. Eles atuarão com o Inep e terão apoio das secretarias de Educação, de acordo com a colaboração prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
As matrizes de referência da avaliação serão alinhadas às competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O novo Saeb terá as provas padronizadas, assim, os resultados poderão ser comparados entre cada ano de aplicação e entre as instituições de ensino, gerando estatísticas importantes para mapear a qualidade de ensino no país.
Quanto ao formato, as provas serão aplicadas em papel até o 4º ano do Ensino Fundamental e em dispositivos eletrônicos a partir do 5º ano, mudanças essas que serão efetivadas até o final do período de implantação do novo Saeb.
As provas digitais serão adaptativas, desse modo, a cada questão que o aluno responder, o equipamento apresentará a próxima com base na resposta dada no item anterior. De acordo com a Assessoria de Comunicação Social do Inep, “cada avaliação, portanto, será única para o estudante. O exame realizado pelo computador permitirá ter estimativas mais precisas da proficiência dos alunos, assim como redução no tempo da coleta de dados e da divulgação dos resultados”.
A partir de 2021, a proposta é que a aplicação da avaliação seja em formato digital, ou seja, todos os alunos do 1º ano do Ensino Médio realizarão a prova do novo Saeb em tablets, para simplificar a logística da aplicação.
As provas do novo Saeb terão o mesmo sistema do Enem, que é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), mas a testagem será diferente, já que por ser aplicada on-line pode ser feita na própria prova. Outra importante mudança é a ampliação da avaliação, que possibilitará uma nova oportunidade aos estudantes para ingressarem no Ensino Superior com a implantação do Enem Seriado.
Segundo a Portaria nº 458, o Ministério da Educação decreta que os resultados do Saeb deverão possibilitar, segundo o artigo 9: “VI — sua utilização como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior, especialmente a ofertada pelas instituições federais de educação superior.”
"A grande novidade do novo Saeb é o Enem seriado, que se trata de uma avaliação seriada dos alunos em cada ano letivo com a proposta de ser uma alternativa ao Enem. Será aplicado aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, a partir de 2021, e os resultados obtidos a cada ano possibilitará avaliar as escolas e o desempenho dos alunos para o ingresso no Ensino Superior. Desse modo, os dados fornecidos pelas provas servirão de base para os gestores escolares e professores desenvolver estratégias de intervenções pedagógicas pontuais.
O Enem seriado poderá ser usado como mais uma possibilidade de acesso ao Ensino Superior. A partir das notas obtidas nas provas em cada ano do Ensino Médio, o aluno formará uma pontuação final que poderá ser utilizada para a seleção. Assim, os alunos que realizarem a prova do 1º ano em 2021 já estarão concorrendo às vagas nas universidades quando concluírem o Ensino Médio em 2023.
É importante ressaltar que o Enem tradicional continuará sendo aplicado normalmente nas versões impressa e digital, pois o modelo seriado é uma oportunidade a mais para o ingresso no Ensino Superior."
"As mudanças serão implementadas de forma gradual a partir de 2021. A primeira mudança a ser efetivada será a inserção do 1º ano do Ensino Médio na avaliação. Na sequência, as implementações serão graduais ao longo de cinco anos, acrescentando a cada ano outras séries para realizarem as provas. Assim, em 2022 será o 2º ano do Ensino Médio que passará a realizar a avaliação."
Fonte: https://sae.digital/novo-saeb-e-enem-seriado/
Análise de algumas questões para construção de um simulado do SAEB;
Análise da Matriz do SAEB e seus descritores;
Conhecer mais sobre as mudanças previstas para o SAEB/2021 e se possível assistir um vídeo explicativo desse assunto.
Fonte: http://portal.inep.gov.br/educacao-basica/saeb/matrizes-e-escalas;
Nenhum comentário:
Postar um comentário