quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Professora Carmen - - - - - - - Disciplina de Geografia - - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

E.E. "Professor Orlando Geríbola"

Atividades de Geografia 1º anos do Ensino Médio

Professora Carmen

 

 

                                FLUXOS E REDES GEOGRÁFICAS

ATIVIDADE 1 – LEITURA E ANÁLISE DE MAPA



Diariamente, usamos as redes sociais para receber e transmitir informações. Essa prática

produz, constantemente, fluxos imateriais contendo diversos tipos de informações. Será que foi sempre assim? Para refletirmos sobre essa e outras questões, propomos a análise do mapa . Com base no mapa, nos seus conhecimentos e pesquisas adicionais, responda às questões no seu caderno.

 

a) A década de 1990 marca um período de grandes transformações no Brasil, caracterizado pela globalização econômica e pelo neoliberalismo. Com o apoio dos recursos pedagógicos disponíveis, explique o que significam os dois termos grifados.

b) O mapa apresenta o percentual da população mundial que possui acesso à internet em 2016. Qual a variável visual que está sendo usada nessa representação?

c) O que o mapa indica sobre o fenômeno das redes de comunicação? Em quais países

e/ou regiões ele é mais representativo? E em quais é menos representativo? Por que isso

isso acontece?

 

d) O acesso à internet está relacionado aos fluxos de informações, que perpassam as redes geográficas. Cite outros três exemplos de fluxos, que são organizados em redes, dentro do espaço geográfico.

 

 

 

ATIVIDADE 2

 

Leitura e analise de textos

Em nossa rotina diária, o uso das tecnologias está cada vez mais enraizado nos hábitos das pessoas. Assim, faz-se necessário analisar a finalidade pela qual a internet está presente em nosso cotidiano. Para contribuir com o diálogo sobre o tema, leia os textos a seguir:

Texto 1:

Não dá para pensar em um mundo sem internet - O impacto das novas tecnologias digitais sobre a vida das pessoas tende a crescer ainda mais até 2022.

Tornou-se impossível pensar no dia a dia sem a internet. “O impacto das novas tecnologias digitais sobre a vida das pessoas, das economias e de todas as sociedades pelo mundo afora aumenta de forma muito rápida”, constata o professor Glauco Arbix. E essas transformações devem se aprofundar ainda mais em um curto prazo de tempo, uma vez que as pesquisas sobre a rede internacional de computadores preveem que, nos próximos quatro anos, o mundo vai saltar de 3,4 bilhões de usuários para 4,8 bilhões, o que representa 1,4 bilhão de pessoas a mais utilizando a internet, ou 60% da população global conectada à rede em 2022. Claro que em algumas regiões – sobretudo América do Norte e Europa – o percentual de usuários é bastante alto (cerca de 90% da população). No entanto, para que tudo funcione a contento, a tecnologia precisa ser melhorada. E isso já está acontecendo. “Os impactos sobre a produção, sobre a vida industrial, sobre a manufatura, na verdade apontam para aquilo que se chama ‘a internet das coisas’.”

 Fonte: Rádio USP/Jornal da USP (Prof. Glauco Arbix). Não dá pra pensar em um mundo sem internet.: o impacto das novas tecnologias digitais sobre a vida das pessoas tende a crescer ainda mais até 2022. 2018. Disponível em: . Acesso em: 06 nov. 2019.

Texto 2:

 Pesquisa revela relação do brasileiro com a internet - Especialista comenta pesquisa do IBGE e como o brasileiro lida com o acesso à internet.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, em seu suplemento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) referente a 2016 (divulgado no fim de fevereiro pelo IBGE), trouxe dados interessantes a respeito do uso da internet dentro das residências brasileiras. Segundo a pesquisa, o Brasil tem 116 milhões de pessoas conectadas à internet, valor que corresponde a 64,7% da população. Além disso, outro dado interessante é o de que o celular foi o equipamento de acesso à internet mais usado, estando presente em 97,2% dos domicílios com acesso à rede, sendo que em 38,6% das residências o equipamento móvel era o único utilizado. Segundo Luli Radfahrer, professor de Comunicação Digital da Escola de Comunicações e Artes da USP, a transição do computador convencional para os dispositivos móveis é fruto do modo como o brasileiro usa a internet, majoritariamente atrás de entretenimento. Os únicos computadores que devem permanecer são aqueles usados para atividades específicas. Além disso, o professor também ressalta que não basta apenas dar acesso à população, mas também é preciso que ela tenha mais informações acerca da rede, e que possa usufruir de um conteúdo que auxilie no seu dia a dia.

Fonte: Rádio USP/Jornal da USP (Prof. Luli Radfahrer). Pesquisa revela relação do brasileirio com a internet: Especialista comenta pesquisa do IBGE e como o brasileiro lida com o acesso à internet. 2018. Disponível em: . Acesso em: 06 nov. 2019.

 

Atividades

 

1-) Qual a importância da internet nesse período de Pandemia para a nossa população?

2-) Em que momento a internet deixa de ser útil e passa a ser prejudicial?

Observação: as respostas são de ordem pessoal.

 

 

 

Observação: copie as perguntas no caderno, responda e me envie por e-mail ou pelo WhatsApp no particular até 24/08/2020.

e-mail: carmenlizete@uol.com.br

Fiquem com Deus!

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