E.E. "Professor
Orlando Geríbola"
Atividades
de Geografia 1º anos do Ensino Médio
Professora
Carmen
FLUXOS E REDES
GEOGRÁFICAS
ATIVIDADE
1 – LEITURA E ANÁLISE DE MAPA
Diariamente,
usamos as redes sociais para receber e transmitir informações. Essa prática
produz,
constantemente, fluxos imateriais contendo diversos tipos de informações. Será
que foi sempre assim? Para refletirmos sobre essa e outras questões, propomos a
análise do mapa . Com base no mapa, nos seus conhecimentos e pesquisas
adicionais, responda às questões no seu caderno.
a) A década de 1990 marca um período de grandes transformações no Brasil,
caracterizado pela globalização econômica e pelo neoliberalismo.
Com o apoio dos recursos pedagógicos disponíveis, explique o que significam os
dois termos grifados.
b) O mapa apresenta o
percentual da população mundial que possui acesso à internet em 2016. Qual a
variável visual que está sendo usada nessa representação?
c)
O que o mapa indica sobre o fenômeno das redes de comunicação? Em quais países
e/ou
regiões ele é mais representativo? E em quais é menos representativo? Por que
isso
isso
acontece?
d)
O acesso à internet está relacionado aos fluxos de informações, que perpassam
as redes geográficas. Cite outros três exemplos de fluxos, que são organizados
em redes, dentro do espaço geográfico.
ATIVIDADE 2
Leitura e
analise de textos
Em nossa rotina diária,
o uso das tecnologias está cada vez mais enraizado nos hábitos das pessoas.
Assim, faz-se necessário analisar a finalidade pela qual a internet está
presente em nosso cotidiano. Para contribuir com o diálogo sobre o tema, leia
os textos a seguir:
Texto 1:
Não dá para pensar em
um mundo sem internet - O impacto das novas tecnologias digitais sobre a vida
das pessoas tende a crescer ainda mais até 2022.
Tornou-se
impossível pensar no dia a dia sem a internet. “O impacto das novas tecnologias
digitais sobre a vida das pessoas, das economias e de todas as sociedades pelo
mundo afora aumenta de forma muito rápida”, constata o professor Glauco Arbix.
E essas transformações devem se aprofundar ainda mais em um curto prazo de
tempo, uma vez que as pesquisas sobre a rede internacional de computadores
preveem que, nos próximos quatro anos, o mundo vai saltar de 3,4 bilhões de
usuários para 4,8 bilhões, o que representa 1,4 bilhão de pessoas a mais
utilizando a internet, ou 60% da população global conectada à rede em 2022.
Claro que em algumas regiões – sobretudo América do Norte e Europa – o
percentual de usuários é bastante alto (cerca de 90% da população). No entanto,
para que tudo funcione a contento, a tecnologia precisa ser melhorada. E isso
já está acontecendo. “Os impactos sobre a produção, sobre a vida industrial,
sobre a manufatura, na verdade apontam para aquilo que se chama ‘a internet das
coisas’.”
Fonte: Rádio USP/Jornal da USP (Prof. Glauco
Arbix). Não dá pra pensar em um mundo sem internet.: o impacto das novas
tecnologias digitais sobre a vida das pessoas tende a crescer ainda mais até
2022. 2018. Disponível em: . Acesso em: 06 nov. 2019.
Texto 2:
Pesquisa revela relação do brasileiro com a
internet - Especialista comenta pesquisa do IBGE e como o brasileiro lida com o
acesso à internet.
A Pesquisa Nacional por
Amostra de Domicílios Contínua, em seu suplemento de Tecnologias da
Informação e Comunicação (TIC) referente a 2016 (divulgado no fim de
fevereiro pelo IBGE), trouxe dados interessantes a respeito do uso da internet
dentro das residências brasileiras. Segundo a pesquisa, o Brasil tem 116
milhões de pessoas conectadas à internet, valor que corresponde a 64,7% da
população. Além disso, outro dado interessante é o de que o celular foi o
equipamento de acesso à internet mais usado, estando presente em 97,2% dos
domicílios com acesso à rede, sendo que em 38,6% das residências o equipamento
móvel era o único utilizado. Segundo Luli Radfahrer, professor de Comunicação
Digital da Escola de Comunicações e Artes da USP, a transição do computador
convencional para os dispositivos móveis é fruto do modo como o brasileiro usa
a internet, majoritariamente atrás de entretenimento. Os únicos computadores
que devem permanecer são aqueles usados para atividades específicas. Além
disso, o professor também ressalta que não basta apenas dar acesso à população,
mas também é preciso que ela tenha mais informações acerca da rede, e que possa
usufruir de um conteúdo que auxilie no seu dia a dia.
Fonte: Rádio
USP/Jornal da USP (Prof. Luli Radfahrer). Pesquisa revela relação do
brasileirio com a internet: Especialista comenta pesquisa do IBGE e como o
brasileiro lida com o acesso à internet. 2018. Disponível em: . Acesso em: 06
nov. 2019.
Atividades
1-) Qual a importância
da internet nesse período de Pandemia para a nossa população?
2-) Em que momento a
internet deixa de ser útil e passa a ser prejudicial?
Observação: as respostas são de ordem pessoal.
Observação: copie as perguntas no caderno, responda e me envie por
e-mail ou pelo WhatsApp no particular até 24/08/2020. e-mail: carmenlizete@uol.com.br Fiquem com Deus! |
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