Foram divulgados quarta-feira,17, os nomes dos dez ganhadores do Prêmio “Educador Nota 10”, importante ação da educação básica brasileira. E a lista dos finalistas traz o projeto “Um sorriso negro, um abraço negro”, da professora Nilma Sladkevicius Castellani, que leciona na EMEF Luiz Bortolosso, no Jardim Rochdale, zona Norte de Osasco.
Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/photos/search/educa%C3%A7%C3%A3o/
Do total de 4.876 inscrições, foram selecionados 50 projetos que contemplam da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo a EJA (Educação de Jovens e Adultos), realizados em escolas públicas e privadas de 17 estados. Todos os inscritos passaram pelo olhar criterioso da academia de selecionadores no último mês.
Os trabalhos contaram com a avaliação dos especialistas em didáticas específicas, pesquisadores das principais universidades do país, orientadores de graduação e pós-graduação, além de formadores de gestores e de professores em suas respectivas disciplinas.
O prefeito de Osasco, Rogério Lins, ressaltou a importância do trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas municipais. “Nossos 69 mil alunos estão bem representados com a equipe de profissionais que atuam em nossas unidades escolares. A professora Nilma Sladkevicius Castellani está de parabéns. Fez um trabalho valoroso, em sintonia com o trabalho de alfabetização desenvolvido por todos os nossos educadores em sala de aula. Parabenizamos todos os professores que trabalham em nossa cidade”.
Durante o ano letivo, Nilma Castellani trabalhou com os estudantes da EJA o projeto vencedor, que contém as observações dos educandos com idades entre 24 e 71 anos, a maioria migrante do Nordeste, e relatos em suas histórias de vida, como a forte presença do preconceito, das diferenças raciais e dos estigmas que surgem a partir deles.
Em torno desse tema, Nilma organizou uma variedade de atividades para manter o interesse de todos e, ao mesmo tempo, gerar incentivo de escrita e leitura entre os estudantes.
Na sequência, os preconceitos grafados pelo grupo formaram listas de palavras, que levaram à discussão de relações sonoras com outras conhecidas, como seus nomes próprios. Anotações em palestras e durante uma peça teatral serviram para reflexão sobre o sistema de escrita.
A professora propôs a leitura coletiva de biografias de personalidades negras e estimulou a produção de autobiografias, considerando os saberes e possibilidades de cada aluno e aluna. O sucesso do projeto foi tanto que aumentou a procura pela EJA na escola, motivando a abertura de uma segunda turma multisseriada.
Cada um dos dez vencedores do Prêmio Educador Nota 10 ganhará um vale presente no valor de R$ 15 mil, além de todas as despesas pagas para participar de uma semana de imersão e da cerimônia de premiação, marcada para setembro, em São Paulo.
O educador do ano, escolhido pela academia de jurados, recebe outro vale-presente no valor de R$ 15 mil. As escolas dos professores vencedores também ganham uma verba para a celebração.
Rogério Lins frisou ainda que o governo continuará priorizando a educação municipal em seu governo: “Nossa equipe não medirá esforços para garantir em todas as escolas da rede municipal uma educação de altíssima qualidade. Esse ano sancionamos o plano de carreira dos profissionais da educação e funcionários de apoio. Temos investido em tecnologia, alimentação de qualidade, segurança, reformas e ampliações das escolas. Tivemos o maior índice do IDEB, 6.1. Essa nota mostrou que nossos alunos estão aprendendo. Continuaremos avançando, pois esses resultados têm mostrado que estamos no caminho certo”.
Segundo o secretário de educação, José Toste Borges, o trabalho dos professores da cidade é sempre motivo de muito orgulho. “Os profissionais da educação que trabalham nas escolas municipais são altamente capacitados e comprometidos com a educação de qualidade. Além disso, realizamos todos os anos o Concurso Professor Inovador, que busca valorizar a ação dos docentes. Na edição anterior, a professora Nilma foi uma das vencedoras”.
Sobre o Prêmio
O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita que, desde 2014, realiza a premiação em parceria com a Editora Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. Reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino Médio, bem como os coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país.
A premiação tem o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef, e patrocínio da Fundação Lemann e SOMOS Educação. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, prêmio global de Educação.
Fonte: https://correiopaulista.com/professora-de-osasco-esta-entre-as-finalistas-de-premio-nacional-de-educacao/?fbclid=IwAR2bJwq44J_vwPjOOk-42jqCKIjArHCzNCfvmC2IjddRbW2KeGphw69URL4
Programa Fátima Bernardes: https://gshow.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/episodio/2019/07/17/videos-do-episodio-de-encontro-com-fatima-bernardes-de-quarta-feira-17-de-julho.ghtml
Fonte: Rede Globo Internet
Programa Fátima Bernardes: https://gshow.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/episodio/2019/07/17/videos-do-episodio-de-encontro-com-fatima-bernardes-de-quarta-feira-17-de-julho.ghtml
Fonte: Rede Globo Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário