sexta-feira, 15 de abril de 2016

Atenção Professores Coordenadores e Professores de Matemática!

Diretoria de Ensino Região Osasco

Observem alguns erros existentes nas Recomendações Pedagógicas da Avaliação de Aprendizagem em Processo dos Sextos Anos com relação ao Gabarito Inicial. 

Cuidado com o Gabarito inicial! 

Questões: 11; 13 e 15. Aguardar ERRATA da SEE/SP.


Observem também a questão: 03 do Nono Ano. 

A questão 03 apresenta erro no Gabarito, sendo correta a alternativa ? (Muito obrigado professora Ana Carolina pelo e-mail enviado). Somente a afirmação ? é a correta. Aguardar ERRATA da SEE/SP.

A questão 01 do nono ano não será anulada, por mais que não seja uma representação adequada, ela é utilizada em outros materiais didáticos. Portanto não haverá ERRATA desta questão. 

A questão 02 também não sofrerá alteração.

A questão 05 também não sofrerá alteração.   

Observação: Há um erro no comentário da questão 05 referente a notação científica. Não compromete a questão, pois é destinada a nós professores.

Na AAP do Oitavo Ano é interessante observarmos o erro conceitual, nas questões: 04 e 05, onde devemos ler semirreta e não reta. Não haverá de qualquer forma o comprometimento da questão. Vocês concordam?

Observação: Há um erro no comentário da questão 01 referente a fração equivalente. Não compromete a questão, pois é destinada a nós professores.

Aguardo mais interações por e-mail, luciocarnauba@ibest.com.br e lciomauro.carnaba@gmail.com. 


Os números irracionais são representados pela letra I (maiúscula). Estes números não admitem serem escritos na forma de fração, pois em suas formas decimais, consistem em números infinitos não periódicos. 

Exemplos:


Os números acima são infinitos, não formam períodos, portando não são dízimas periódicas.

Estudos em Geometria reforçam a criação dos números irracionais, principailmente quando estamos referindo ao Teorema de Pitágoras: “A soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa”.
Considerando um quadrado 1 x 1, vamos calcular a medida de sua diagonal.
A diagonal de um quadrado de lado mediano 1 é igual a √2.
O número √2 é um número irracional, pois ao extrair sua raiz quadrada, obtemos o seguinte resultado: 1,414213562373... (infinito não forma período).

Outro número irracional muito usado na Geometria é o π (pi), descoberto por meio da divisão do comprimento de uma circunferência pelo diâmetro da mesma.
Π = 3,141592653589793238462...

O número de Ouro (divina proporção) também é considerado um número irracional.
Surge da relação existente na seqüência de Fibonacci: (1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55...). Notemos que a seqüência é construída somando o termo atual com o anterior para descobrir o próximo.

Observe: 
1 
1+1=2 
2+1=3 
3+2=5 
5+3=8 
8+5=13 
13+8=21 
21+13=34 
34+21=55 
E assim por diante. 


Calculando o valor aproximado do número de Ouro 
1:1=1 
2:1=2 
3:2=1,5 
5:3=1,66666.... 
8:5=1,6 
13:8=1,625 
21:13=1,615... 
34:21=1,619... 
55:34=1,617... 



Notamos que a partir da divisão de 5 : 3, o resultado começou a ficar próximo de 1,6. O número de Ouro está presente nas artes, música e nas obras arquitetônicas gregas. 


O número de Neper, descoberto por John Napier, matemático que aprofundou os estudos sobre logaritmos, também é considerado um número irracional. 


Número de Neper:  


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