sábado, 14 de dezembro de 2013
quinta-feira, 12 de dezembro de 2013
Calendário 2014
Resolução SE-78, de 11-12-2013
Dispõe sobre a elaboração do calendário escolarpara o ano letivo de 2014
O Chefe de Gabinete, Respondendo pelo Expediente da Secretaria da Educação, à vista do que lhe representaram as Coordenadorias de Gestão da Educação Básica e de Gestão de Recursos Humanos e considerando:
- a obrigatoriedade de se assegurar em todas as unidades escolares o cumprimento dos mínimos de dias de efetivo trabalho escolar e de carga horária anual exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
- a necessidade de instrumento que preveja e contemple as atividades necessárias à eficácia e à eficiência da gestão escolar;
- a oportunidade de se adotar um calendário mais compatível com os dos demais sistemas de ensino;
- o disposto no Decreto nº 56.052, de 28.7.2010, que dispõe sobre o funcionamento das escolas públicas estaduais nos períodos de recesso escolar;
- o disposto no artigo 11, do Decreto nº 39.931, de 30.1.1995, que trata de convocação dos docentes para participação de reuniões pedagógicas; e
- as atribuições dos docentes previstas no artigo 13, da Lei nº 9.394, de 20.12.1996,
Resolve:
Artigo 1º - Na elaboração do calendário para o ano letivo de 2014, as escolas estaduais paulistas observarão que:
I - as aulas iniciar-se-ão em 27 de janeiro de 2014, à exceção das escolas participantes do Programa Ensino Integral, que atenderão à regulamentação específica;
II - as aulas regulares do 1º semestre encerrar-se-ão no dia 24 de julho;
III – as aulas regulares do 2º semestre iniciar-se-ão em 29 de julho e encerrar-se-ão quando completados, com dias de efetivo trabalho escolar, os 200 (duzentos) dias estabelecidos no inciso I, do artigo 24 da Lei nº 9.394/96 – LDB.
§ 1º - A unidade escolar não deverá, na organização de suas atividades escolares, prever a participação dos alunos nos períodos destinados a férias ou recessos escolares.
Artigo 2º - As escolas estaduais deverão organizar seu calendário de forma a garantir, na implementação da proposta pedagógica, os mínimos de 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar e a carga horária anual prevista para os diferentes níveis e modalidades de ensino, respeitadas a proporcionalidade e a respectiva correspondência,
quando adotada a organização semestral.
Artigo 3º - Considera-se como dia de efetivo trabalho escolar toda a atividade incluída na proposta pedagógica, programada com frequência de alunos, com orientação e participação dos professores, e desenvolvida como atividades regulares de aula e ou como outras programações didático-pedagógicas que assegurem a aprendizagem dos alunos.
§ 1º - É vedada a realização de eventos ou de atividades não previstas na programação do calendário escolar homologado.
§ 1º - É vedada a realização de eventos ou de atividades não previstas na programação do calendário escolar homologado.
§ 2º - Os dias de efetivo trabalho escolar programados que deixarem de ocorrer por qualquer motivo deverão ser repostos, conforme a legislação pertinente, podendo essa reposição ocorrer inclusive aos sábados.
Artigo 4º - As atividades de cunho pedagógico, inerentes ao exercício da função docente, realizadas em dias fora da jornada escolar dos alunos, integram o campo de trabalho do professor, conforme inciso V do artigo 13, da Lei nº 9.394/96, ainda que não sejam consideradas como dias de efetivo trabalho escolar.
Artigo 5º - O calendário escolar deverá ser elaborado pelo Conselho de Escola, observadas as normas do Conselho Estadual de Educação e a legislação pertinente, de modo a assegurar compatibilização com o projeto pedagógico da escola.
Parágrafo único - Qualquer alteração no calendário escolar homologado, independentemente do motivo que a determinou, deverá, após ouvido o Conselho de Escola, ser submetida à apreciação do Supervisor de Ensino da escola e à nova homologação pelo Dirigente Regional de Ensino.
Artigo 6º - Na elaboração do calendário, a escola deverá observar:
I – as férias docentes nos períodos de 1º a 15 de janeiro e de 12 a 26 de junho;
II – as atividades de planejamento/replanejamento, avaliação, revisão e consolidação da proposta pedagógica, que ocorrerão, no 1º semestre em 5, 6, e 7 de março e em 25 e 28 de julho;
III – período para o processo inicial de atribuição de aulas, de até 5 (cinco) dias úteis, de 20 a 24 de janeiro;
IV - o dia 9 de abril para realização das atividades do dia “D” da Autoavaliação Institucional;
V – 1 (um) dia entre 18 e 22 de agosto para o desenvolvimento das atividades de reflexão e discussão dos resultados do SARESP;
VI – os dias 22 de fevereiro e 23 de agosto para realização das atividades do evento “Um dia na escola do meu filho”
VII – as reuniões do Conselho de Escola e da Associação de Pais e Mestres;
VIII – as reuniões bimestrais e participativas de Conselho de Classe/Série e reuniões de pais de alunos;
IX – os períodos de recesso escolar:
a) de 16 a 26 de janeiro de 2014;
b) de 27 de junho a 13 de julho;
c) de 13 a 19 de outubro e em dezembro, após o encerramento do ano letivo.
§ 1º - Os dias destinados às atividades relacionadas nos incisos IV, V, VI e VIII deverão contar com a participação dos alunos em sua realização, sendo considerados como de efetivo trabalho escolar.
§ 2º - Os dias destinados a Planejamento e Replanejamento que contarem com a participação efetiva dos alunos, comprovada mediante Plano de Atividades Programadas, devidamente homologado pela Supervisão de Ensino, serão computados como de efetivo trabalho escolar,
§ 3º - Para os dias previstos nos incisos II, III, IV, V e VI serão fornecidas orientações específicas.
§ 4º - Os docentes que completarem 1 (um) ano de exercício após o mês de janeiro, usufruirão férias no período de 12 de junho a 11 de julho de 2014, observada a legislação pertinente.
Artigo 7º - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário, em especial a Resolução SE nº 44, de 7.7.2011.
sexta-feira, 22 de novembro de 2013
Feliz Natal e Próspero Ano Novo!
OBMEP/2013
Resultados
Parabéns a todos!
Alunos Premiados OBMEP 2013 - Diretoria de Ensino de Osasco | |||||
Nome | Escola | Tipo | Município | Medalha/Premiação | Nível |
LUCAS SOUZA MEZENCIO | ALCYR OLIVEIRA PORCIUNCULA PROF | E | OSASCO | Ouro | Nível 2 |
LUIZ HENRIQUE AMARAL COSTA | ANTONIO RAPOSO TAVARES | E | OSASCO | Prata | Nível 1 |
MARYANNE LADEIA DE OLIVEIRA | JOSUE BENEDICTO MENDES PROF | E | OSASCO | Prata | Nível 1 |
AUGUSTO HENRIQUE RODRIGUES RAGA | HELOISA DE ASSUMPCAO PROFA | E | OSASCO | Bronze | Nível 1 |
GUSTAVO LUZ ROMANO | JOSE LIBERATTI PROF | E | OSASCO | Bronze | Nível 3 |
GABRIEL CARLOS OLIVEIRA MORAIS | GABRIELA MARIA ELISABETH WIENKEM IRMA | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 1 |
LAURA DE PAULA PADUA | FANNY MONZONI SANTOS PROFA | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 1 |
JHENNYFF TWANNY ROCHA | FERNANDO BUONADUCE PROF | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 1 |
EMILY DA SILVA REZENDE | GRACILIANO RAMOS | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 1 |
JULIANE FAUSTINO MACEDO PRILIP | GABRIELA MARIA ELISABETH WIENKEM IRMA | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 1 |
SAMANTA SANTOS DE SOUZA | OGUIOMAR RUGGERI PROF | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 1 |
MELISSA MALENGO ANDRADE | NEUZA DE OLIVEIRA PREVIDE PROFA | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 1 |
BIANCA LOURENCO OLIVEIRA | JOAO BAPTISTA DE BRITO PROF | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 1 |
HABACUQUE GONCALVES DA SILVA | ALCYR OLIVEIRA PORCIUNCULA PROF | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 1 |
CAMILLA SIQUEIRA ANDRE | ROSA BONFIGLIOLI | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 1 |
GABRIELA RODRIGUES | LUIZ LUSTOSA DA SILVA PROF DR | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 1 |
ANDREY LOPES DE JESUS | FERNANDO BUONADUCE PROF | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 1 |
JUAN GUSTAVO FELIPE DE OLIVEIRA | TELMO COELHO FILHO MAJOR | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 1 |
EDUARDO ALVES DE SOUSA | JARDIM SANTA MARIA III | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 1 |
CAMILA DE AQUINO | WALTER NEGRELLI | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 1 |
ERIC FRANKLIN MEDEIROS | ANTONIO RAPOSO TAVARES | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 2 |
FELIPE DE MELO AIRES | ORLANDO GERIBOLA PROF | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 2 |
AMANDA RIBEIRO SOARES BELARMINO | NEWTON ESPIRITO SANTO AYRES PROF | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 2 |
VICTOR DE SOUZA ALMEIDA | ANTONIO BRAZ GAMBARINI DR | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 2 |
LUAN CARLOS DOS SANTOS | JULIA LOPES DE ALMEIDA | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 2 |
JULIANA DE OLIVEIRA MARQUES SILVA | OGUIOMAR RUGGERI PROF | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 2 |
MATHEUS VINICIUS MARTIN | JOAO BAPTISTA DE BRITO PROF | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 2 |
ATHUR KANEKO KAYANO | BENEDICTO CALDEIRA PROF | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 2 |
AMANDA BARBOSA DA SILVA | FANNY MONZONI SANTOS PROFA | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 2 |
NATANAEL MOREIRA DE SOUSA BENETELO | FRANCISCO MATARAZZO SOBRINHO | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 2 |
SAMIRA NATALY SANTOS | NEWTON ESPIRITO SANTO AYRES PROF | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 2 |
THAIS KELLY DA SILVA CUNHA | FRANCISCO MATARAZZO SOBRINHO | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 2 |
PAULA CALDAS DA SILVA | JARDIM CIPAVA II A | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 2 |
CAIO DA SILVA SANTOS | JARDIM SANTA MARIA III | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 2 |
LUCAS AMARAL ZENERATO | NEWTON ESPIRITO SANTO AYRES PROF | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 2 |
NICHOLAS FERNANDO DE LIMA | ANTONIO RAPOSO TAVARES | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 2 |
RAISSA YASMINN SANT ANA | WALTER NEGRELLI | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 2 |
ELIAS SOARES DA SILVA | HORACIO QUAGLIO PROF | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 2 |
JULIO CESAR BENICIO COELHO | JOSUE BENEDICTO MENDES PROF | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 2 |
LORENA AMBROSIO BOLCANTE | GABRIELA MARIA ELISABETH WIENKEM IRMA | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 2 |
DOUGLAS MARTINS DE MATOS | AURELIANO LEITE DR | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 2 |
FERNANDO RODRIGUES CAZOLA | ANTONIO DE ALMEIDA JUNIOR | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 2 |
GEOVANNA MENDES SILVA | OGUIOMAR RUGGERI PROF | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 2 |
BRUMMEL MARIGLIANO DI FLORIO ALVES | OSASCO ETE DE | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 3 |
CLEITON ALEXANDRE SANTANA OLIVEIRA | EE PROF VICENTE PEIXOTO | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 3 |
FREDERICO LOIOLA PRADA | OSASCO ETE DE | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 3 |
GABRIEL LUZ ROMANO | JOSE LIBERATTI PROF | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 3 |
JONAS RODRIGUES COSTA | NEUZA DE OLIVEIRA PREVIDE PROFA | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 3 |
PERICLES GALILEU DE SOUZA SILVA | OSASCO II ETEC | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 3 |
BARBARA COCA LOPES | OSASCO II ETEC | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 3 |
MOISES HENRIQUE DE LIMA GUNDIN | OSASCO II ETEC | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 3 |
RODOLFO MINORU MIYADA ALVES | ERNESTO THENN DE BARROS PROF | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 3 |
VICTOR HUGO DA SILVA GOMES | OSASCO ETE DE | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 3 |
CAIO HENRIQUE MONTEIRO CRUZ | OSASCO ETE DE | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 3 |
EVERTON AUGUSTO DA SILVA COSTA | ANTONIO RAPOSO TAVARES | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 3 |
GUSTAVO HENRIQUE CORREIA DA SILVA | ANTONIO RAPOSO TAVARES | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 3 |
RAFAEL GIVANILDO DA SILVA | ANTONIO RAPOSO TAVARES | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 3 |
SAMANTA DE NORONHA | LUCY ANNA CARROZO LATORRE PROFA | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 3 |
GABRIEL TSUYOSHI SHIBUYA | JOSE LIBERATTI PROF | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 3 |
GIOVANA SANTOS OLIVEIRA | OSASCO ETE DE | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 3 |
LEONARDO DAS NEVES SOUZA | OSASCO ETE DE | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 3 |
TONY WONG | JOSE LIBERATTI PROF | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 3 |
ARTHUR PUGLIESI OLIVEIRA | ANTONIO RAPOSO TAVARES | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 3 |
FELIPE AUGUSTO FERREIRA DE CASTRO | JOSE LIBERATTI PROF | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 3 |
VITOR DO NASCIMENTO M CORREA | OSASCO II ETEC | E | OSASCO | Menção Honrosa | Nível 3 |
Apresentação da Unidade Escolar: "Dr. Aureliano Leite"
Parabéns a todos os alunos!
Parabéns a Professora Léa e Rosana!
Parabéns ao Professor Marcio!
Geometria Espacial
Unidade Escolar: "Dr. Aureliano Leite"
Parabéns aos alunos do Sexto Ano D!
Parabéns a todos os alunos!
Parabéns a Professora Rosana.
Quadro Colorido e Criativo
Unidade Escolar: "Professor Newton Espírito Santo Ayres"
Anjos do LUSTOSA
O Natal e o TANGRAM
Unidade Escolar: "Dr. Aureliano Leite"
Parabéns a Professora Geansberg!
Natal Criativo
"Fernando Buonaduce"
Professora Rosana
Fonte: Internet
Fonte: Internet
"Fórum 2013: Ensino Básico de Química"
“Fórum 2013: Ensino Básico de Química”
Conselho Regional de Química IV Região
Programa de Divulgação da Química
Química Viva
Programa de Qualidade
Recursos digitais para o ensino de química:
Observação: privativo
Observação: privativo
Observação: buscador científico
Observação: Google acadêmico
Observação: pesquisas em ciências
Observação: pesquisas acadêmicas
Som/aplicativos
Observação:
Outros endereços interessantes devem ser pesquisados no site do Conselho Regional de Química.
Ícone da busca pela igualdade racial, Nelson Mandela faleceu nesta quinta-feira (05/12) aos 95 anos deixando um enorme legado na defesa dos Direitos Humanos. Como reconhecimento por sua luta contra o apartheid, o ex-presidente da África do Sul recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Sua história de vida inspiradora e sua alegria, mesmo nos momentos mais difíceis, ficarão marcadas na memória de todos que defendem a Justiça e a Democracia e acreditam em uma sociedade mais igualitária e livre de preconceitos. “O bravo não é quem não sente medo, mas quem vence esse medo.” Nelson Mandela
Mestrado em Educação na UNIFESP - Campus Guarulhos
Estarão abertas, no período de 03 de Março de 2014 a 04 de Abril de 2014, as inscrições para o processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). As inscrições serão realizadas conforme orientações constantes no Edital 01/2014, disponível no endereço eletrônico www.humanas.unifesp.br/ educacao. O Programa de Pós-Graduação em Educação, nível mestrado, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/UNIFESP), recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), conta com duas Linhas de Pesquisa: 1. Políticas Educacionais e Formação de Educadores; 2. Sujeitos, Saberes e Processos Educativos. O programa tem por objetivos formar um profissional apto a realizar pesquisas em Educação, com rigor e originalidade, sobre as diferentes temáticas que marcam o campo, e de se inserir no debate interdisciplinar que envolve questões relativas à educação, em diferentes campos do saber.
Como preparar as crianças para o futuro que o senhor prevê?
As habilidades tradicionais continuarão sendo relevantes, especialmente ler e escrever muito bem e dominar operações matemáticas. A diferença é que competências como ler e escrever bem e fazer cálculos corretamente assumem agora um sentido diferente. Quando muitos empregos exigiam apenas que seguíssemos instruções, tudo o que precisávamos fazer era seguir as regras. Hoje, o desafio é ler bastante para continuar a aprender de forma eficiente. Na velocidade em que a tecnologia avança, pouquíssimas pessoas terão uma vida segura fazendo pelos próximos trinta anos a atividade que realizam hoje. Daí a importância de aprender a aprender. Pensemos num problema corriqueiro atual. Quando você usa a internet para fazer uma busca, parte do desafio é estar apto a discernir o pequeno grupo de respostas que de fato é útil para solucionar o problema que você tem. Portanto, o sentido do que é ser uma pessoa letrada mudou. O mesmo serve para a Matemática. Realizar cálculos não é mais um problema. A maneira como você formula o novo problema, como o expressa matematicamente, é o que importa.
Fonte: Revista VEJA
Entrevista com o economista americano Richard Murnane, professor de pós-graduação em educação da Universidade Harvard, um dos grandes nomes da “educação baseada em evidências”, que formula suas recomendações a partir de pesquisas e resultados comprovados. (recorte)
Em 2014, a atribuição de aulas será simplificada para professores efetivos e estáveis. Saiba tudo sobre o processo: http://bit.ly/ 1hoJgg0
Docente, participou do Concurso de Remoção? Confira o resultado! Acesse: http://bit.ly/1dSgmEv
Unidade Escolar: "Jardim Santa Maria III"
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Aprenda um novo idioma em 2014! Esta é a última semana para alunos da rede estadual se inscreverem nos cursos oferecidos pelos Centros de Estudo de Línguas. Compartilhe essa dica! http://bit.ly/1bdUjEW
Se você é servidor da Educação e está matriculado no Inglês Online, fique atento às datas de finalização do curso e evite acumular atividades! http://bit.ly/ 17woDex
Educação prepara calendário especial para o ano da Copa do Mundo no Brasil. Início das aulas e as férias escolares serão antecipadas. Informe-se e compartilhe! http://bit.ly/ 1gyvGHr
Informações Importantes!
http://www.intranet.educacao.sp.gov.br/portal/site/Intranet/
rg ..................sp
Senha do GDAE
Entrar em Biblioteca
Enviar para o endereço: intranet.servidor@edunet.sp.gov.br seu BLOG ou Prática de Sala de Aula.
Professor 2.0
http://www.professor20.educacao.sp.gov.br/home
rg ................... sp
Senha do GDAE
Práticas Pedagógicas - Memorial
Virada INCLUSIVA
Informações Importantes!
http://www.intranet.educacao.sp.gov.br/portal/site/Intranet/
rg ..................sp
Senha do GDAE
Entrar em Biblioteca
Enviar para o endereço: intranet.servidor@edunet.sp.gov.br seu BLOG ou Prática de Sala de Aula.
Professor 2.0
http://www.professor20.educacao.sp.gov.br/home
rg ................... sp
Senha do GDAE
Práticas Pedagógicas - Memorial
Virada INCLUSIVA
"Programa: "Mobilidade Internacional"
Diretoria de Ensino Região Osasco
Embarque para Inglaterra e França !
Bons estudos e muitas felicidades.
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Diretoria de Ensino Região Osasco
Embarque para Inglaterra e França !
Bons estudos e muitas felicidades.
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Saresp 2013 tem número recorde de 2,5 milhões de participantes! Em ação inédita da Educação, alunos do 2º ano do Ensino Fundamental também realizam a prova. Veja na matéria do Terra:http://bit.ly/1a0oafh
Aspectos da seleção lexical na reescrita escolar de
Artigo de opinião
EE Rosa Bonfiglioli
Prof.ª Cristiane de Carvalho
Coautoras: Edna Aparecida Cabral e Maria das Graças R. Fernandes. (Sala de Leitura)
NÚCLEO PEDAGÓGICO
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO OSASCO
A DIRETORIA DE OSASCO PARABENIZA A TODOS, ALUNOS, PROFESSORES, COORDENADORES DO CEL E DO NÚCLEO PEDAGÓGICO NO PROGRAMA “MOBILIDADE INTERNACIONAL”.
O PRÊMIO É UMA BOLSA DE ESTUDOS OFERECIDA PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO COM DESTINO À ARGENTINA, FRANÇA E INGLATERRA, NUM PERÍODO DE 20 DIAS NO MÊS DE DEZEMBRO/2013 E JANEIRO/2014.
TODO EMPENHO E DEDICAÇÃO SÓ PODERIA RESULTAR NESTA ETAPA ALCANÇADA COM ÊXITO.
O Núcleo Pedagógico é um espaço onde as ideais de transformação e diálogo na escola pública estão em permanente construção e, portanto, sua participação é importante. Contamos com sua participação e colaboração. Fale Conosco através do e-mail do Núcleo Pedagógico: deoscnpe@see.sp.gov.br ou no e-mail dos Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico.
Sejam todos Bem-Vindos!
Rosmeire Frare Muller
Diretora do Núcleo Pedagógico
Diretoria de Ensino -Região Osasco
O projeto Circuito Cultural em seu quarto ano consecutivo esteve a todo vapor na Diretoria de Ensino Região Osasco.
O projeto foi trabalhado com o objetivo de promover a inclusão cultural, através de apresentações teatrais, oficinas de contação de história, produção audiovisual e exibição de cinema de longa e curta-metragem.
Nas oficinas, após lições variadas os alunos criaram suas próprias histórias, que foram selecionadas por uma comissão julgadora, utilizando critérios como: adequação ao tema proposto, enredo, criatividade e adaptação cinematográfica. Ao final, a história vencedora, da Escola Jardim Cipava II foi transformada em roteiro para a produção de curta-metragem, estimulando os participantes a serem os protagonistas na produção dos filmes.O evento final ocorrido em 22/11/13 foi um Sucesso!
Teatro na Unidade Escolar: "Prof. Dr. Luiz Lustosa da Silva"
O Projeto "Revisitando as Narrativas de Aventura" desenvolvido pela Professora Patrícia Bueno do Carmo, junto aos alunos da Unidade Escolar: "Newton Espírito Santo Ayres".
"Como PCNP de Biologia, o trabalho no Núcleo Pedagógico é incentivar a criatividade do professor para reconhecer um espaço em potencial e a contribuição científica deste para a formação dos estudantes. Cabe também ao professor motivar seus estudantes a uma postura investigativa, conduzindo as observações dos mesmos aos conteúdos escolares trabalhados na escola."
Geometria
Dobradura dos Ângulos Notáveis
Mosaico
Oficina de Aritmética
Professora Graça e Professor Lúcio
SOROBAN adaptado para cegos
Atribuição 2014
O processo de atribuição de aulas foi simplificado! Entenda as mudanças do procedimento que acontecerá entre os dias 20 e 24 de janeiro: http://bit.ly/1hoJgfZ
USP/Verão 2014
Verão no CAEM 2014
De 20 a 24 de janeiro de 2014
Convidamos você, professor, para participar do Verão no CAEM 2014. De 20 a 24 de janeiro, ofereceremos 6 oficinas para professores de Matemática do Ensinos Fundamental I, II e Médio. Todas as atividades serão realizadas no Instituto de Matemática e Estatística da USP. O evento é gratuito e integra o 7º Encontro USP-ESCOLA.
Os professores que participarem de, ao menos, 30 horas, terão direito a certificados de Curso de Atualização (30 horas) homologados pela EFAP e pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.
São 60 vagas por oficina, sendo 45 para professores, 10 vagas para alunos do curso de Licenciatura em Matemática e 5 para alunos do Programa de Mestrado Profissional do IME-USP. Professores de escola pública terão prioridade.
PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÕES
Período de inscrições: de 09 a 20 de dezembro de 2013 e de 02 a 15 de janeiro de 2014.
Período de inscrições: de 09 a 20 de dezembro de 2013 e de 02 a 15 de janeiro de 2014.
As inscrições serão pelo site do CAEM
PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES
20 e 22/01 Das 08h30 às 12h00 |
A matemática e o desenvolvimento do raciocínio lógico
Profa. Aline dos Reis Matheus (CAEM - IME - USP) Profa. Cláudia Cueva Candido (IME - USP)
Resumo: O desenvolvimento do raciocínio lógico é usualmente associado à disciplina escolar de matemática. Mas, na realidade, para desenvolver o raciocínio lógico é necessário que se tenha oportunidade de argumentar, de compreender e criticar argumentos, seja na matemática ou fora dela. Como criar essas oportunidades com os conteúdos usuais da matemática escolar? Em outras palavras, como fazer para que o ensino da matemática efetivamente contribua para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos? Essas e outras questões afins serão discutidas nesta oficina.
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Duração: 7 horas
|
Oficina 2
20 e 23/01 Das 13h30 às 17h00 |
O pensamento algébrico nas séries iniciais
Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: O pensamento algébrico vai muito além da capacidade de manipular símbolos. Podemos dizer sinteticamente que consiste em três vertentes: representar - capacidade de utilizar diferentes sistemas de representação; raciocinar - capacidade de relacionar (analisar propriedades), generalizar e deduzir; resolver problemas e modelar situações. Os PCN sugerem que, por meio de situações de aprendizagem que envolvem representações algébricas, o aluno pode compreender propriedades das operações aritméticas, traduzir situações-problema e favorecer as possíveis soluções; traduzir informações contidas em tabelas e gráficos em linguagem algébrica e vice-versa, generalizando regularidades e identificar os significados das letras; utilizar os conhecimentos sobre as operações numéricas e suas propriedades para construir estratégias de cálculo algébrico. Nesta oficina proporemos atividades que contemplem tais características do pensamento algébrico.
Público alvo:professores de matemática do ensino fundamental I e II.
Duração: 7 horas
|
Oficina 3
21 e 24/01 Das 08h30 às 12h00 |
Entendendo e estendendo o Teorema de Pitágoras
Prof. Marcos Alves dos Santos (CAEM - IME - USP)
Resumo: Nesta oficina pretendemos apresentar diversas provas geométricas, antigas e modernas, do teorema de Pitágoras e elaborar quebra-cabeças com base nas mesmas. Pretendemos também estudar possíveis generalizações do teorema, destacando aplicações na geometria plana e espacial.
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Duração: 7 horas
|
Oficina 4
21/01 Das 13h30 às 17h00 |
Probabilidade em Jogos de Loteria
Prof. Daniel Cérgoli (CAEM - IME - USP)
Resumo: Pretendemos analisar e explorar situações que têm por objetivo calcular probabilidades envolvidas nos principais jogos de loteria existentes no Brasil. O êxito na resolução desses problemas deriva de um bom entendimento acerca das técnicas de contagem, para que possamos determinar com exatidão o número de casos possíveis e o de casos que são favoráveis para que um determinado evento ocorra.
Público alvo:professores de matemática do ensino médio.
Duração: 3,5 horas
|
22 e 24/01 Das 13h30 às 17h00 |
Número real e representação decimal: um assunto que não tem fim!
Profa. Aline dos Reis Matheus (CAEM - IME - USP) Profa. Cristina Cerri (IME - USP)
Resumo: A compreensão dos números reais passa pelo estudo de suas possíveis representações. Em particular, as representações decimais constituem um foco de grande interesse, tanto por sua importância prática e teórica, quanto pelos interessantes recursos que podem ser utilizados em sala de aula para abordar o tema. Nesta oficina, pretendemos fazer um estudo das representações decimais e compartilhar recursos para o ensino e aprendizagem do assunto.
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Duração: 7 horas
|
23/01 Das 08h30 às 12h00 |
A Matemática dos códigos de barras
Profa. Martha Salerno Monteiro (IME - USP) Prof. Raul Antonio Ferraz (IME - USP)
Resumo: Hoje em dia, os produtos comercializados, as malas em aeroportos, os exames médicos feito em laboratórios de análise clínicas são, entre outros, identificados por códigos de barras. Nesta oficina, pretendemos explicar, de modo simples, como essa identificação é feita e quais idéias matemáticas estão por trás da concepção desses códigos.
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Duração: 3,5 horas
|
Ideias para 2014
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Aprenda um novo idioma em 2014! Esta é a última semana para alunos da rede estadual se inscreverem nos cursos oferecidos pelos Centros de Estudo de Línguas. Compartilhe essa dica! http://bit.ly/1bdUjEW
Nenhum comentário:
Postar um comentário