Unidade Escolar: "Professor Gastão Ramos"
A priori estivemos na aula do Professor de Educação Física Claudinei, onde foi possível observar uma excelente aula de conteúdos matemáticos. Eu, PCNP de Matemática dos AF, a PCNP Neuza de Língua Portuguesa e a PCNP Elenice de Arte, compartilhamos de momentos prazerosos de matemática aplicada ao contexto do esporte. De maneira clara e objetiva, o Professor dialogou com seus alunos e extraiu conceitos importantes, entre eles: marcação de ângulos, características de formas geométricas, conteúdos da Geometria Plana e Espacial. A simplicidade da sala de aula não foi obstáculo, porque o Professor foi além, preparou uma aula expositiva e embasada em conceitos.
Parabéns!


Depois subimos para ver as apresentações do Professor convidado de uma Universidade Federal e dos alunos da escola. Os alunos se envolveram e ouviram atentos o Professor, foi muito importante suas explicações sobre a OBMEP/2016 exaltando a sua importância na formação acadêmica.
Os alunos gostaram muito do problema referente a bibliografia de Malba Tahan, "O homem que calculava". Ele propôs a resolução do problema: "Os quatro quartos".
4 4 4 4
Resultado 1 - 44/44 = 1
Resultado 2 - 4/4 + 4/4 = 2
Resultado 3 - 4 + 4 + 4 = 12/4 = 3
Resultado 4 - podemos pensar na raiz quadrada de 16 (4+4+4+4) que é igual a 4.
...
Vamos pensar!

Nas apresentações dos alunos alguns problemas dos clássicos de Malba Tahan foram encenados com qualidade e dedicação. O problema da divisão dos 35 camelos entre 3 irmãos, foi um deles.
A Professora Elisângela, com seu grupo de alunos, demais Professores e a Coordenação fizeram um trabalho primoroso e eficaz.
Parabéns a todos!

Esse grupo com seus elásticos, foi surpreendente, eles criaram formas de figuras geométricas planas, usando seus pés e suas mãos. Foi possível observar diferentes polígonos: triângulos, retângulos, pentágonos, ...
E não polígonos também, afinal foi possível ver reentrâncias surgindo.
Parabéns Professora Elisângela!
Parabéns ao Grupo!
Para finalizar descemos para sala de jogos e fomos recebidos pela Professora Cristiane Alves, lá estavam expostos e prontos para serem jogados, objetos de produção dos alunos dos terceiros anos. Jogos como a Torre de Hanói e jogos clássicos, fruto da pesquisa e da dedicação de quem faz Matemática no dia definido para ser o seu dia.
Não há palavras que exprimam nossa alegria e respeito pelo excelente trabalho desenvolvido pela escola neste dia. A Matemática é uma ciência que deve ser aplicada em diferentes contextos e foi isso que nós testemunhamos.
Sem modéstia, foi um excelente Dia da Matemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário