Páginas

BNCC

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

"Como melhorar o ensino aprendizagem? Confira 9 sugestões para evoluir sua instituição de ensino pública"

"Descubra como melhorar o ensino aprendizagem em sua escola pública por meio de 9 sugestões práticas e eficientes.

Saber como melhorar o ensino aprendizagem é um fator importante para proporcionar uma experiência educacional de alto nível para os alunos. 

Isso permite elaborar um modelo de ensino próprio capaz de oferecer diversidade de recursos. Um dos principais é o desenvolvimento de habilidades. 

A partir delas, os alunos terão uma base importante para que venham a se tornar profissionais mais capacitados e, consequentemente, seguros do próprio potencial. 

Nós sabemos que esta não é a realidade da maioria das escolas públicas brasileiras, portanto, preparamos este artigo com 9 sugestões de como melhorar o ensino aprendizagem na sua instituição de ensino. Acompanhe! 

Invista em novas abordagens

A primeira sugestão sobre como melhorar o ensino aprendizagem é o investimento em novas formas de abordar. As aulas expositivas não são a única maneira de transmitir conteúdo para os alunos. 

Transforme a abordagem por meio de estratégias capazes de tornar as aulas mais atraentes. Alguns exemplos: músicas, vídeos, filmes e discussões. 

Essas estratégias tornam o processo de ensino aprendizagem mais dinâmico. Também contribuem para que o aluno se conecte com o assunto de modo orgânico, facilitando o entendimento. 

A gamificação, por meio de jogos, brincadeiras e dinâmicas, torna a aula mais leve e aumenta o engajamento tanto de crianças quanto de adolescentes. 

Acompanhe o desempenho dos alunos e das turmas

Outra sugestão sobre como melhorar o ensino aprendizagem é o acompanhamento do desempenho dos alunos e das turmas. Esse passo é fundamental para se certificar de que os métodos utilizados atingem ou não os objetivos da instituição. 

Algumas métricas são essenciais nesse tipo de acompanhamento. São elas: 

  • Autoavaliação dos professores; 
  • Índice de aprovação escolar; 
  • Índice de evasão na instituição de ensino; 
  • Média das notas dos alunos; 
  • Satisfação dos pais e alunos com o ensino prestado. 

Ao observar as métricas acima, a gestão escolar encontrará meios para traçar estratégias capazes de estimular inovações. Os professores, por exemplo, podem encontrar novas formas de trabalhar cada conteúdo com as turmas. 

Estimule feedbacks entre professores e alunos

É muito importante, para melhorar o ensino aprendizagem, que os professores deem feedbacks aos alunos sobre o desempenho escolar. Isso estimula tanto a confiança quanto o protagonismo sobre o próprio aprendizado. 

Esses feedbacks também devem ocorrer de modo inverso, ou seja, dos alunos para os professores. Os educadores, por meio desses retornos, têm como analisar o próprio trabalho de forma aprofundada, melhorando o desempenho. 

Uma pesquisa de satisfação, adaptada para diferentes faixas etárias, é capaz de verificar pontos determinantes para melhorar o ensino aprendizagem. Um deles é se o conteúdo é transmitido de maneira eficiente. 

Aposte em metodologias de ensino inovadoras

A tecnologia, quando bem utilizada, faz diferença na rotina da escola. Metodologias ativas, que colocam o aluno como protagonista da própria aprendizagem, estimulam a constante busca por conhecimento. 

É interessante, nesse sentido, aplicar estudos, trabalhos em equipe, leituras e debates para que todos se expressem. 

Metodologias de ensino ativas reposicionam o educador no processo de ensino aprendizagem. Ele deixa de ser transmissor de conteúdo e se torna orientador e facilitador. Desse modo, estimula o desenvolvimento individual e coletivo. 

Métodos assim requerem investimento em tecnologia, além de organização nos horários dos professores. Este último é fundamental para que os educadores tenham tempo para planejar e executar projetos assim. 

Invista na formação dos professores

Não se esqueça que manter os professores preparados e atualizados é imprescindível quando se busca como melhorar o ensino aprendizagem dos alunos. 

O corpo docente deve prover o suporte necessário para que o aluno tenha todas as carências e necessidades supridas. No entanto, isso demanda um atendimento especializado — alcançável por meio da formação de professores. 

Invista, portanto, em: 

  • Cursos de reciclagem e aprimoramento; 
  • Liberdade para atuar no desenvolvimento curricular; 
  • Plano de carreira; 
  • Salário coerente com as atribuições e qualificações. 

Desenvolva uma boa parceria com os pais

Outra sugestão importante sobre como melhorar o ensino aprendizagem é o desenvolvimento de uma boa parceria entre escola e pais. 

As famílias devem se envolver com o ensino aprendizagem de suas crianças e adolescentes. Evitar o mau desempenho escolar é um dever de todos. 

Quando a instituição de ensino cria um bom relacionamento com os pais e responsáveis, eles tendem a participar mais ativamente em: 

  • Atividades extracurriculares; 
  • Comemorações; 
  • Feiras; 
  • Reuniões; 
  • Rodas de conversa e leitura. 

Estimule o protagonismo dos alunos

Você notou que, nos tópicos anteriores, mencionamos a importância do protagonismo dos alunos. Afinal, o que é isso? 

Estimular o protagonismo dos alunos significa atualizar a maneira como se dá o processo de ensino aprendizagem. Por causa da tecnologia, eles já chegam às salas de aula com conhecimento prévio sobre diversos assuntos. 

Esse conhecimento deve ser considerado no planejamento de aula, permitindo que a aprendizagem seja uma troca em diferentes direções. 

Os professores devem incentivar os alunos que queiram compartilhar o que sabem sobre os assuntos durante a explanação dos temas, pois muitos vivenciam realidades distantes para outros. 

O incentivo ao protagonismo faz com que essa troca de conhecimento estimule a busca por informação, melhorando a aprendizagem de todos. 

Use tecnologias educacionais inovadoras

Quando se fala no uso de tecnologia em sala de aula, você não deve se limitar a mídias como vídeos, imagens e sons. Metodologias educacionais inovadoras precisam de tecnologia de ponta. 

Dispositivos como celulares, tablets e computadores ensinam de forma lúdica e divertida por meio de jogos pedagógicos. Estes trabalham português, matemática, geografia, raciocínio lógico e outras áreas de conhecimento. 

Jogos pedagógicos são plataformas que auxiliam as instituições a melhorar a forma de ensinar e aprender. Por meio deles, crianças e adolescentes exploram o que foi aprendido durante as aulas. 

Utilize uma boa plataforma de ensino

Uma outra excelente sugestão para melhorar o ensino aprendizagem é a utilização de uma boa plataforma de ensino. Ela viabiliza o uso de ferramentas e equipamentos de diversas maneiras. 

Esse recurso funciona como uma extensão virtual do ambiente escolar e fornece exercícios, avaliações, livros, áudios, vídeos e jogos. 

Boas plataformas de ensino vão além e têm ambientes para alunos e professores, como testes de nivelamento, coleções didáticas e plataformas de treinamento. 

Quer saber como acompanhar o progresso dos alunos e ver o motivo disso ser importante? Listamos aqui técnicas aplicáveis às atividades no dia a dia e com o uso de tecnologia. 

Tudo isso você encontra nos materiais Pearson, com toda a experiência em educação, apoio às instituições e materiais inovadores. Entre em contato com nossos consultores para saber a melhor solução que temos para sua escola pública.  

Fonte: https://www.fluentize.com.br/blog/para-escolas/como-melhorar-o-ensino-aprendizagem-confira-9-sugestoes-para-evoluir-sua-instituicao-de-ensino-publi

Nenhum comentário:

Postar um comentário