Páginas

BNCC

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Vamos construir cartões ...matemáticos!

As festas de fim de ano são ótimas oportunidades para fazer cartões...matemáticos! A pesquisadora da Universidade Oxford, Vicky Neale, dá sugestões de alguns modelos para impressionar amigos e familiares com desenhos geométricos. Aproveite as últimas horas para a noite de Natal, separe o papel-cartão, linha, agulha e prepare-se para os últimos cálculos matemáticos de 2019.
Basta desenhar duas linhas retas que se cruzam. Em seguida, faça pontos ao longo de cada uma delas em distâncias iguais. Ao juntar os pontos de uma linha à outra, você chegará à imagem de uma parábola. A ideia da matemática é costurar os pontos, formando imagens coloridas. Antes que você pense que não tem habilidades manuais, saiba que o procedimento é bastante simples.
O modelo favorito de cartão da matemática é baseado em círculos. No primeiro modelo, ela divide a figura em 72 pontos e propõe que cada ponto numerado seja “costurado” ao equivalente ao seu dobro: 1 a 2, 2 a 4, 3 a 6, 4 a 8 e assim por diante. Fazer algo semelhante, unindo pontos aos equivalentes ao seu triplo (1 a 3, 2 a 6, 3 a 9, 4 a 12, por exemplo) vai originar curvas nefróides.
Outra possibilidade é o formato cardióide, que lembra um coração. Um cardióide surge quando a curva é traçada por um ponto em um círculo que gira em torno de outro círculo do mesmo tamanho - originando uma figura final semelhante ao coração. Com o auxílio de duas moedas, deixe a primeira parada e marque um ponto na borda. Com a segunda moeda, mova-a ao redor, fazendo um raio do círculo rolante. Marque os pontos e faça a ligação entre eles.
A matemática garante: “só digo que vale a pena desenhar!” Independente do modelo escolhido, algumas dicas são: fazer o traçado em um pedaço de papel do mesmo tamanho do papel-cartão. Isso vai economizar tempo se for necessário replicar o layout. Outra informação que pode ser preciosa é colocar uma toalha embaixo do cartão que será costurado e fazer o acabamento na parte de trás do papel. Fazer furos com uma agulha antes de passar a linha de algodão com aproximadamente 50 cm pode proporcionar um acabamento mais preciso.
Confira algumas sugestões para se inspirar.
Fonte: The Guardian

Nenhum comentário:

Postar um comentário