Páginas

BNCC

domingo, 21 de abril de 2019

Escolas da rede estadual intensificam preparação para Obmep 2019

A 15ª edição alcançou o recorde de 54.830 escolas inscritas, distribuídas em 99,71% dos municípios

A pouco mais de um mês da primeira etapa da 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), as escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) intensificam a preparação, com revisões aos sábados, para a prova que foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área.
"A Obmep é um projeto contínuo da Seduc que já faz parte da rotina das nossas escolas, não só pelo fato da importância da Olimpíada, mas como preparativo constate da formação matemática dos nossos alunos" ressalta o superintendente de Ensino da Seduc, professor Carlos Alberto Pereira.
O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2018, mais de 18 milhões de alunos participaram da olimpíada. No Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique Sousa, no bairro Morada Nova, zona sul de Teresina, os 357 alunos vão participar da primeira etapa da prova que será realizada no dia 21 de maio. A escola é reconhecida pelos bons frutos na olimpíada, ano passado foram 6 menções honrosas. Neste ano, os alunos querem conquistar medalhas, por isso os sábados não são mais de descanso e sim de dedicação aos números com as revisões da disciplina temida pela maioria dos alunos, mas que pode ser assimilada com diversas metodologias de ensino, que ajudam a desmistificar essa visão.
O professor de matemática do Ceti, Tadeu Melo de Sousa, está empenhado no processo de preparação, uma vez que as revisões podem relembrar conteúdos chave para o sucesso dos alunos nas provas. "Como metas do Ceti, queremos melhorar o resultado das provas externas. Vamos investir ao máximo, proporcionando aos alunos momentos importantes de revisar e estar em contato com questões de olimpíadas anteriores, fazendo com que eles estejam preparados para enfrentar essa olimpíada. Estamos nos esforçando ao máximo para que eles estejam bem preparados", ressalta a diretora da escola, professora Djanira Carvalho.
No último sábado, cerca de 200 alunos se concentraram na biblioteca do Ceti João Henrique das 08h às 10h. A próxima revisão está marcada para o dia 27. Até o dia 21 de maio, todos os sábados serão para rever conteúdos.

Inscrições

A 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) acaba de alcançar dois recordes: 54.830 escolas inscritas, distribuídas em 99,71% dos municípios. No ano passado, 54.498 instituições de ensino, de 99,44% dos municípios, inscreveram seus alunos.
Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBMEP terá em 2019 a participação de 18.158.665 estudantes de escolas públicas e privadas.
"É um excelente resultado de inscrições, e a equipe de logística de premiações e provas do IMPA está de parabéns pelo notável trabalho de divulgação realizado", declarou Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA.

Data da Prova: 21/05/2019 (Primeira Fase)


Nenhum comentário:

Postar um comentário