Páginas

BNCC

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Concurso China e Eu visa reforçar laços entre brasileiros e chineses

Os estudantes da rede estadual devem produzir vídeo de um minuto sobre o tema e postar no Youtube
Atenção, estudantes do FundamentalMédio e EJA – Educação para Jovens e Adultos, o Consulado da China e o Instituto Confúcio, com o objetivo de estimular o conhecimento sobre a cultura Chinesa entre os estudantes da rede estadual de São Paulo, promovem o concurso de vídeos “China e Eu”. As inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de dezembro.
A premiação pretende valorizar os trabalhos dos estudantes que abordem a cultura, culinária, economia e outros aspectos do estilo de vida chinês sob a ótica do jovem brasileiro. A iniciativa reforça os laços de amizade entre os povos brasileiro e chinês, além de promover a cultura estrangeira, essencial para o desenvolvimento dos jovens no mundo.
Critérios de participação
Podem participar estudantes do Ensino Fundamental e Médio: Regular, da Educação de Jovens e Adultos e de outras modalidades, desde que estejam matriculados e frequentes na rede estadual de ensino. Os vídeos devem ser publicados no Youtube e o link do vídeo deverá ser informado no formulário de inscrição.
Os vídeos devem ser curtos, com, no máximo, 1 minuto de duração. Qualquer material com duração superior será automaticamente desclassificado. Além disso, as produções audiovisuais devem respeitar o tema proposto: “China e Eu”. Os concorrentes poderão formar grupos de até três participantes. No entanto, a formação de grupo não é obrigatória.
Como criar e o que será avaliado
O tema do concurso é “China e Eu”, simples assim. Os concorrentes, então, deverão abordar de forma criativa e visual o assunto. A abordagem pode transmitir a experiência pessoal do concorrente com a cultura e população chinesa, por exemplo. Poderá também transmitir a interação, semelhanças e diferenças entre os países (Brasil e China). Cultura, culinária, arte, estilo de vida, economia e política do país poderão ser abordados, sempre adequando o assunto escolhido à temática.
A avaliação será feita em duas etapas:
A primeira é o júri técnico, composto por membros da Secretaria da Educação, do Instituto Confúcio e do Consulado da China. Esse júri definirá os cinco finalistas e a ordem de classificação.
A segunda é o júri popular, quando os cinco finalistas serão submetidos também à votação do público. Apenas o vídeo mais votado será premiado.
Cronograma
São quatro etapas, sendo que a primeira se refere ao período de inscrições, que podem ser feitas até o dia 22 de dezembro de 2017. A segunda fase acontecerá de 26 de dezembro do presente ano a 10 de janeiro de 2018, quando o júri técnico assistirá todos os vídeos e dará as notas para cada um.
Durante a terceira etapa os concorrentes precisarão juntar suas torcidas, pois de 11 a 22 de janeiro do ano que vem acontece a votação online. As orientações para a votação poderão ser conferidas também no site do Instituto Confúcio, clique aqui, além do Portal da Educação, a partir do dia 11 de janeiro.
Para finalizar, a quarta etapa acontece dia 24 de janeiro, e se refere à premiação. O local do evento ainda será definido e divulgado aqui no Portal da Educação.
A premiação
É claro que você leu o texto inteiro pensando em qual será o prêmio do vencedor! Pois bem, o vídeo vencedor da votação realizada pelo júri técnico receberá um tablet HUAWEI M3. Caso o grupo tenha 3 membros, cada um receberá o seu individualmente. O primeiro colocado na votação popular também receberá um HUAWEI M3, nos mesmos moldes.
A escola do primeiro colocado definido pelo júri técnico ainda leva um computador HUAWEI Matebook. Os segundo e terceiro colocados (grupo ou indivíduo), definidos pelo júri técnico receberão um smartphone HUAWEI Honor V8. Caso o grupo tenha 3 membros, cada um receberá um celular.
Os quarto e quinto colocados (grupo ou indivíduo), definidos pelo júri técnico receberão um relógio inteligente HUAWEI Honor S1 Bluetooth. Caso o grupo tenha 3 membros, cada um receberá um relógio.
Disposições finais sobre o concurso China e Eu
A participação de alunas e alunos implica na concordância das regras do Concurso;
No ato da inscrição, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo fica autorizada a divulgar, sem qualquer ônus, os vídeos recebidos, nome e imagens dos participantes;
Os vídeos participantes deverão respeitar as definições de tema, conteúdo, linguagem e objetivos descritos nos itens anteriores deste regulamento;
Não serão aceitos vídeos com linguagem ofensiva, insultos, xingamentos e palavras de baixo calão;
As comissões constituídas terão plena autonomia de julgamento;
Caberá à Equipe Gestora do Concurso, nos casos omissos, plena autonomia de julgamento e decisões;
O regulamento e subsídios para esse concurso também estão disponíveis no site do Consulado Chinês e do Instituto Confúcio.
O andamento das etapas e os resultados finais serão divulgados nos canais de comunicação da Educação, Consulado da China e Instituto Confúcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário