Muito interessante. Pensar que nossa condição humana tem toda uma complexidade, uma multidimensionalidade, pois somos seres naturais, políticos, físicos, culturais, ...A ideia do enraizamento, cosmos, o físico e a ideia do desenraizamento, onde a cultura nos permite criar mecanismos de superação, exemplo a tecnologia. A ideia da unodualidade, somos biológicos e culturais.
As disciplinas escolares são fragmentadas e a desfragmentação tem que partir da escola. Identidades terrena, a terra nossa pátria e o planeta um turbilhão em desenvolvimento. Pensamento policêntrico, universal. A ideia de mundo, uno - globalização, físico e dividido - solidariedade. O objeto global é o diálogo.
Ensinar a compreensão, meio fim da comunicação humana. Incompreensões - sistemas, exemplo: as disciplinas que não se conversam, as ideologias políticas, ...As barreiras para compreensão são: o egocentrismo, etnocentrismo e o sociocentrismo que valorizam o eu, o meu e desvalorizam o outro.
O bem pensar é a ética universal e a introspecção - autoexame é a ética individual. Precisamos ter bom senso e a intenção de compreender. Nós humanos precisamos também criar uma ética universal, valorizando a solidariedade, a compreensão e o diálogo. A escola é o local para que isso aconteça de fato.
Muito interessante. Pensar que nossa condição humana tem toda uma complexidade, uma multidimensionalidade, pois somos seres naturais, políticos, físicos, culturais, ...A ideia do enraizamento, cosmos, o físico e a ideia do desenraizamento, onde a cultura nos permite criar mecanismos de superação, exemplo a tecnologia. A ideia da unodualidade, somos biológicos e culturais.
ResponderExcluirAs disciplinas escolares são fragmentadas e a desfragmentação tem que partir da escola. Identidades terrena, a terra nossa pátria e o planeta um turbilhão em desenvolvimento. Pensamento policêntrico, universal. A ideia de mundo, uno - globalização, físico e dividido - solidariedade. O objeto global é o diálogo.
ResponderExcluirEnsinar a compreensão, meio fim da comunicação humana. Incompreensões - sistemas, exemplo: as disciplinas que não se conversam, as ideologias políticas, ...As barreiras para compreensão são: o egocentrismo, etnocentrismo e o sociocentrismo que valorizam o eu, o meu e desvalorizam o outro.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO bem pensar é a ética universal e a introspecção - autoexame é a ética individual. Precisamos ter bom senso e a intenção de compreender. Nós humanos precisamos também criar uma ética universal, valorizando a solidariedade, a compreensão e o diálogo. A escola é o local para que isso aconteça de fato.
ResponderExcluir