04 e 11/05 (2as feiras) 14h - 17h | Belas ideias da geometria em fórmulas trigonométricas Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: Pretendemos apresentar fórmulas trigonométricas importantes, entendendo suas deduções, apreciando as ideias geométricas envolvidas e resolver problemas geométricos interessantes.
Duração: 6 horasPúblico alvo: professores de matemática do ensino médio. Número de vagas: 40 Taxa: R$40,00 Professores da rede pública de ensino: R$20,00 |
06/05 (4a feira) 14h - 17h | A arte de contar: atividades com história da matemática Prof. Antonio Carlos Brolezzi (IME - USP)
Resumo: O conhecimento de história da matemática pode permitir ao professor colocar-se mais próximo do aluno, facilitando eventualmente o processo de compreender suas lógicas, dificuldades e formas de aprender matemática. Esta oficina irá propor atividades de sala de aula que permitam refletir sobre o valor didático da história da matemática no processo de tomada de perspectiva em relação ao aluno.
Duração: 3 horasPúblico alvo: professores de matemática em geral. Número de vagas: 40 Taxa: R$20,00 Professores da rede pública de ensino: R$10,00 |
09 e 16/05 (Sábados) 09h - 12h | Construções geométricas: dobras, régua e compasso e Geogebra Profa. Ruth Ribas Itacarambi (CGIEM - Grupo Colaborativo de Investigação em Educação Matemática)
Resumo: Pretende-se retomar as ideias de retas paralelas, concorrentes e perpendiculares, segmento de reta, ângulo, mediatriz, bissetriz e triângulos, utilizando-se dobraduras. Construir retas perpendiculares, paralelas, mediatriz de um segmento, segmentos proporcionais, ângulos, bissetriz de um ângulo, triângulos e pontos notáveis de um triângulo, usando a régua e o compasso como instrumentos. Rever as construções citadas utilizando o software Geogebra. Analisar, sob o ponto de vista pedagógico, o papel de cada recurso utilizado.
Duração: 6 horasPúblico alvo: professores de matemática em geral. Número de vagas: 40 Taxa: R$40,00 Professores da rede pública de ensino: R$20,00 |
23/05, 30/05 e 13/06 (Sábados) 09h - 12h | Cônicas e Geogebra 3D Prof. Marcos Alves do Santos (CAEM - IME - USP)
Resumo: Nesta oficina, pretendemos mostrar como o software de geometria dinâmica Geogebra 3D pode ser útil no estudo das cônicas. Em geral, os alunos que concluem o ensino médio sabem identificar uma cônica analisando sua equação, entretanto, apresentam dificuldades quando os problemas exigem o reconhecimento de propriedades geométricas dessas curvas. Pensando nisso, elaboramos atividades que exploram a geometria das cônicas, tornando o ensino mais significativo.
Duração: 9 horasPúblico alvo: professores do ensino médio. Número de vagas: 30 Taxa: R$40,00 Professores da rede pública de ensino: R$20,00 |
25/05 e 01/06 (2as feiras) 14h - 17h | O processo de reconhecimento de padrões matemáticos: exemplos para sala de aula Prof. Daniel Cérgoli (CAEM - IME - USP)
Resumo: Um dos desafios dos professores de Matemática é estimular o raciocínio do aluno. A observação de padrões é de extrema importância para o aprendizado e o desenvolvimento do raciocínio em Matemática, pois permite estabelecer relações entre elementos de um determinado conjunto ou observar propriedades de objetos estudados. Nosso objetivo é dar subsídios aos professores que ajudem seus alunos a reconhecer e estabelecer padrões relacionados a sequências numéricas, formas geométricas, operações aritméticas e expressões algébricas.
Duração: 6 horasPúblico alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio. Número de vagas: 40 Taxa: R$40,00 Professores da rede pública de ensino: R$20,00 |
Páginas
▼
BNCC
▼
Nenhum comentário:
Postar um comentário