12/03 (4a feira) 14h - 17h | Acertos e erros na elaboração de provas de matemática Prof. Antonio Carlos Brolezzi (IME - USP)
Resumo: O espaço tradicional da prova escrita é um ritual importante que deve ser invadido pela mentalidade da resolução de problemas. Refletiremos nesta oficina sobre coisas certas e erradas que são comuns na elaboração de questões de provas de matemática. Consideramos que as provas são oportunidades únicas de aprendizagem, mas é preciso fugir da rotina e estimular a criatividade e o poder de pensamento matemático dos alunos.
Duração: 3 horas Público alvo: professores de matemática em geral. Número de vagas: 40 Taxa: R$20,00 Professores da rede pública de ensino: R$10,00 |
22/03 (sábado) 09h - 12h | A sequência e a espiral de Fibonacci, a razão e a espiral áureas e suas ocorrências na natureza Prof. Valdemar W. Setzer (IME - USP)
Resumo: Nesta oficina mostraremos como podem ser ensinados conceitos matemáticos por meio de atividades artísticas, e como relações matemáticas ocorrem aproximadamente na natureza, a fim de que o ensino não seja puramente intelectual e abstrato. Em particular, o assunto envolve uma aplicação da equação do 2º grau e introduz conceitos de convergência de sequências.
Duração: 3 horas Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio. Número de vagas: 40 Taxa: R$20,00 Professores da rede pública de ensino: R$10,00 |
28/03 (6a feira) 14h - 17h | Logaritmos: pra quê? Prof. Ernani Nagy de Moraes (Escola de Aplicação da FE-USP)
Resumo: Estudar logaritmos no Ensino médio tem motivo! Sabemos, por exemplo, que há diversas situações em que apenas equações exponenciais não são suficientes. É muito importante mostrar aos alunos algumas das razões da existência de logaritmos, bem como aplicações diretas. Trataremos dessa e de outras questões, refletindo sobre atividades para a sala de aula, envolvendo a resolução de exercícios, situações-problema e jogos, com e sem o uso de calculadoras científicas. Além disso, estudaremos o software iGraf para a análise de curvas logarítmicas.
Duração: 3 horas Público alvo: professores de matemática ensino fundamental II e do ensino médio. Número de vagas: 40 Taxa: R$20,00 Professores da rede pública de ensino: R$10,00 |
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