01 e 08/11 (6as feiras) 14h - 17h | O "x" da questão Jéssica Zanquim (aluna do curso de Licenciatura do IME - USP) Orientação: Prof. Marcos Alves dos Santos (CAEM - IME - USP)
Resumo: A álgebra é uma linguagem matemática que os alunos devem se apropriar ao longo dos anos escolares para a resolução de problemas matemáticos e para o desenvolvimento de uma compreensão mais aprofundada de situações do cotidiano. Por este motivo, o entendimento da manipulação algébrica na resolução de equações é essencial para o sucesso escolar do aluno. Nesta oficina discutiremos as dificuldades mais presentes na resolução de equações algébricas e proporemos atividades que facilitem a visualização de propriedades presentes em cada passagem.
Duração: 6 horasPúblico alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio. Número de vagas: 40 Taxa: atividade gratuita. |
04 e 11/11 (2as feiras) 14h - 17h | Desenho geométrico na escola atual Priscila Sampaio Szauter (aluna do curso de Licenciatura do IME - USP) Orientação: Profa. Aline dos Reis Matheus (CAEM - IME - USP)
Resumo: sendo o desenho geométrico uma disciplina não obrigatória na grade curricular, constata-se que ele vem sofrendo um abandono nas escolas brasileiras. Partindo desta problemática, vamos discutir a importância do desenho geométrico tanto no ensino de geometria como no currículo de matemática e também propor atividades relacionadas ao assunto que sejam adequadas ao ensino atual.
Duração: 6 horasPúblico alvo: professores de matemática do ensino fundamental II. Número de vagas: 40 Taxa: atividade gratuita |
05 e 12/11 (3as feiras) 19h - 22h | Oficina no período noturnoSoroban e ábacos: ferramentas de calcularProf. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: Os ábacos são uma ferramenta muito útil na tarefa de calcular e uma de suas vantagens é desenvolver o cálculo mental. O soroban auxilia no trato das propriedades das operações aritméticas. Nesta oficina aprenderemos a manipular esses objetos, faremos uma investigação matemática dos algoritmos utilizados e mostraremos que ábacos e soroban são uma estratégia pedagógica muito interessante e eficaz para estruturar a aritmética básica.
Duração: 6 horasPúblico alvo: professores de matemática em geral. Número de vagas: 40 Taxa: R$40,00 Professores da rede pública de ensino: R$20,00 |
Páginas
▼
BNCC
▼
Nenhum comentário:
Postar um comentário