Eletiva Matemática

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Eletiva Matemática

 

Eletiva de Matemática - - - 08/08/2025 - - - Parabéns Alunos! - - - E.E. "Professor Josué Benedicto Mendes" P.E.I.

"Hoje foi muito gratificante a nova proposta de ELETIVA de MATEMÁTICA, vários alunos demonstraram estarem felizes com o modelo de aula proposto, em formato de OFICINA, sendo que alguns deles elogiaram e agradeceram por aprender a aprender com seus pares." (Professores: Lúcio e José)   





Fonte: WhatsApp. 


Primeira Atividade da ELETIVA de MATEMÁTICA - - - Recuperação 2025

 


Objetivos: 

😛Inicialmente mostrar aos alunos que a Matemática pode ser divertida e surpreendente; 

😊Propondo a participação dos alunos e engajando o máximo possível deles na atividade; 

😀No desenvolvimento nesta atividade, fazer perguntas sobre os números que estão sendo encontrados; 

😉 Dar dicas sobre as cartelas onde aparecem esses números e também sobre qual operação matemática está sendo realizada mentalmente, cálculo mental; 

😏Levar os alunos a descobrirem que trata-se de uma adição do primeiro número de cada cartela; 

😀Exemplos: o aluno João escolhe o número 27, as cartelas que possuem esse número iniciam pelos números: 1 + 2 + 8 + 16 = 27; 

😁😁😁 Muito interessante observar a felicidade dos alunos em descobrir que entenderam! 😁😁😁

  
Parabéns pela participação do Professor José! 

Primeiro Registro 

08/08/2025



Segunda Atividade

Representação de números no SOROBAN adaptado para cegos

Número: 107 




Fonte das Imagens: Blog de Matemática







Ideias para Segunda ELETIVA de MATEMÁTICA - - - 15/08/2025

 Quadrado Mágico

3 x 3 


Objetivos: 


💛 Inicialmente descubra quanto é o resultado da soma de 03 (três) números na sequência e que podem estar na diagonal, na vertical ou na horizontal; 

💙 Na sequência complete todos os Quadrados Mágicos sobre os cascos das Tartarugas com os algarismos de 1 a 9, de maneira que o resultado seja esse número mágico já encontrado anteriormente; 

💜 A Soma Mágica é igual para todos os Quadrados Mágicos. 





Tabela 36

Objetivos: 

👉 Entregar 1/8 de papel almaço quadriculado para cada aluno;

👉 Solicitar que eles numerem em ordem crescente de 1 a 36;

👉 Atividade: Escolher 06 (seis) números que não sejam da mesma linha (horizontal) e da mesma coluna (vertical) e circular; 

👉 Adicionar esses números e apresentar o resultado para o Professor; 

👉 O Professor dirá se está certo ou errado, todos terão o mesmo resultado para essa adição de 06 (seis) números; 

👊 Vamos tentar galerinha!







Fonte: Blog de Matemática




Material Concreto Pensado

Material Dourado



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