Páginas

BNCC

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Orientação de Estudos - - - Vamos adaptar as questões abaixo para traçarmos um perfil da escola!

A ideia é ter questões abertas e de múltipla escolha, tabular os dados e construir gráficos de barras ou setor.  


1º) Você estuda habitualmente?

Sim (   ) ou

Não (   )


2º) Você gosta de ler? 

Sim (   ) ou 

Não (   )


3º) Quais são seus tipos de leitura preferidos? 

_____________________________________________________

4º) Você estabelece um tempo para os estudos durante a semana?

Sim (   ) ou 

Não (   )


5º) Há um local em sua casa, onde, você pode estudar com mais tranquilidade? 

Sim (   ) ou  

Não (   )


6º) Marque um X na alternativa abaixo que mais se encaixa em seu perfil de estudante: 

A) Sou pouco dedicado aos estudos. (   )

B) Me dedico o suficiente aos estudos. (   )

C) Sempre procuro me dedicar o máximo aos estudos. (   )


7º) Você se considera organizado?

Sim (   ) ou 

Não (   )


8º) O que você espera dessa nova disciplina?

A) Aprender a aprender mais sobre novos assuntos. (   )

B) Aprender a aprender mais como organizar-se nos estudos. (   )


9º) O que você espera do seu Professor de Orientação de Estudos?

A) Aprender a aprender como estudar com organização. (   ) 

B) Aprender a aprender a estudar com autonomia. (   )


10º) O que você espera encontrar na P.E.I.?

A) Uma escola com uma nova proposta. (    )

B) Uma escola que te permita ser protagonista. (   )

C) Uma escola que possa transformar seus projetos em realizações. (    )


Observação: as questões 8, 9 e 10 podem ter mais de uma resposta.



P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Quarto dia de Planejamento - - - Parabéns a todos os Professores!

Um dia de muito aprendizado e troca de experiências. 

Tenho certeza que teremos um ano de muito respeito e harmonia.

Meus agradecimentos aos depoimentos formativos e pertinentes. 

"Nossa escola, nosso orgulho."





PCG 

Lúcio Mauro Carnaúba

Material interessante para apoiar a Sondagem de Língua Portuguesa nos Sextos Anos - - - P.E.I. "Professor Orlando Geríbola"

Em relação à análise das escritas, podemos justificar os níveis de acordo com a tabela a seguir, que considera os estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky. 






sábado, 29 de janeiro de 2022

P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Novo Ensino Médio - - - Parabéns a todos!

 



Oficina: O papel do desenvolvimento sustentável.





Oficina: Cultura em movimento.




Oficina: Start A Hora do desafio.


PCG 

Sandra Jardim

Alfabetização Cartográfica - - - P.E.I. "Professor Orlando Geribola"

 

"A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA ELEVA O NÍVEL DE LEITURA DE MAPAS E GRÁFICOS", DIZ ESPECIALISTA

A linguagem cartográfica fica mais complexa sob a perspectiva da BNCC, porém, mais real e próxima da sociedade

Autor: RITA TREVISAN


fONTE: https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/82/a-alfabetizacao-cartografica-eleva-o-nivel-de-leitura-de-mapas-e-graficos-diz-especialista?gclid=Cj0KCQiA6NOPBhCPARIsAHAy2zANKB54llePqb7YI4iCzP4osR-9eTnHkWywqcg-sxHtxCX-zYE-lW8aAuArEALw_wcB

Letramento científico - - - P.E.I. "Professor Orlando Geríbola"

Conhecimento para intervir na realidade

Saber científico colabora para resolver problemas identificados no entorno

POR:

Patrick Cassimiro, Bruno Mazzoco e Fernanda Salla
Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/8510/conhecimento-para-intervir-na-realidade

P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Proposta de Sondagem Matemática - - - Sugestão para os Sextos Anos

 


Ditado de números

Objetivo: observar as hipóteses dos nossos alunos com relação a escrita dos números. 

Encaminhamentos futuros

Se houver necessidade poderemos utilizar cartelas sobrepostas dependendo do observado ou mesmo teremos que pensar naqueles alunos que não conhecem os números.  

Estruturas aditivas e multiplicativas

O professor deve propor aos seus alunos que resolvam os problemas caprichando nos registros. 

Encaminhamentos futuros 

Verificar quais problemas os alunos conseguiram resolver, se utilizaram diferentes formas de registros (tracinhos, bolinhas) e se a resposta foi escrita numericamente. Valorizar sempre o raciocínio dos alunos. 
Verificar se fizeram uso de desenhos e números para representar a resolução de problemas, se utilizaram algoritmos não-convencionais ou convencionais.


PCG

Lúcio Mauro Carnaúba

Resolução SEDUC Nº 9, de 28-01-2022


Dispõe sobre a realização das aulas e atividades presenciais nas instituições de educação básica no ano letivo de 2022, no contexto da pandemia de COVID-19, e dá providências correlatas.


O Secretário da Educação do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições, e considerando:


- os termos do Decreto Estadual nº 65.597, de 26 de março de 2021, que reconheceu como essenciais as atividades desenvolvidas no âmbito da rede pública e das instituições privadas de ensino;


- o Decreto Estadual nº 64.982, de 15 de maio de 2020, que institui o Centro de Mídias da Educação de São Paulo;


- a Deliberação CEE 204/2021, homologada pela Resolução SEDUC de 14-10-2021, que fixa normas para a retomada das aulas e atividades presenciais no Sistema de Ensino do Estado de São Paulo;


- a Deliberação CEE 194/2021, homologada pela Resolução SEDUC de 14-01-2021, que fixa normas para a instituição e uso do Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para COVID-19 – SIMED;


- que a medida de quarentena, disciplinada no Decreto Estadual nº 64.881, de 22 de março de 2020, não está em vigor;


- a necessidade de atendimento dos objetivos de aprendizagem previstos para o ano letivo de 2022 nos planos da escola e de cada docente para as séries, anos, módulos, etapas ou ciclos;


- a necessidade de se assegurar as condições que favoreçam a realização de atividades escolares presenciais de forma segura para estudantes e profissionais da educação;


- a importância das interações presenciais nas escolas com professores e colegas para a saúde emocional e aprendizagem dos estudantes, comprovada por evidências científicas sobre os efeitos negativos de longos períodos de suspensão das aulas presenciais;


- a oferta do ensino híbrido como possibilidade para a garantia da aprendizagem para os estudantes pertencentes ao grupo de risco, entre outras condições de saúde que impossibilite a atividade presencial;


- a responsabilidade das instituições em comunicar à comunidade escolar as decisões e informações relativas à prevenção do contágio pela COVID-19,


Resolve:


CAPÍTULO I


DAS DISPOSIÇÕES APLICÁVEIS A TODAS AS ESCOLAS DO ESTADO DE SÃO PAULO


Artigo 1º - As unidades escolares de educação básica da rede estadual de ensino, das redes municipais e das instituições privadas oferecerão atividades presenciais aos estudantes, observados, no que couber, os termos do Decreto Estadual nº 65.384, de 17 de dezembro de 2020, alterado Decreto Estadual nº 65.849, de 06 de julho de 2021, e as disposições desta Resolução.


§ 1º - Os estudantes devem obrigatoriamente frequentar a escola em regime presencial, em conformidade com a Deliberação CEE 204/2021 do Conselho Estadual da Educação.


§ 2º - Somente poderão se manter exclusivamente em atividades remotas os estudantes que pertencerem ao grupo de risco para a COVID-19 que não tenham completado o esquema vacinal, mediante apresentação de atestado médico que indique o impedimento de comparecer às aulas presenciais, devendo seus responsáveis legais apresentar declaração comprometendo-se com a participação destes alunos em atividades remotas.


§ 3º - As instituições de ensino deverão manter atividades remotas para os estudantes descritos no § 2º deste artigo.


Artigo 2º - Todas as instituições de ensino que funcionam no território estadual deverão adotar as diretrizes sanitárias dos Protocolos Específicos para o Setor da Educação.


Parágrafo único - Os Protocolos Setoriais da Educação estão disponíveis no sítio eletrônico da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.


Artigo 3º - As atividades presenciais realizadas na escola e por meio remoto, para os estudantes aos quais se refere o § 2 do artigo 1º, serão consideradas no cômputo das horas letivas mínimas para o ensino fundamental e ensino médio, considerando o previsto nos termos do artigo 24, inciso VI, da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e Deliberação CEE 204, de 111-100-2021.


Artigo 4º - As unidades escolares registrarão as ocorrências de casos suspeitos e confirmados de COVID-19 no Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para COVID-19 – SIMED, disponível na Secretaria Escolar Digital – SED, mantendo--o constantemente atualizado, conforme o disposto no artigo 2º Decreto Estadual nº 65.384, de 17 de dezembro de 2020.


§ 1º - Todas as unidades de ensino da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio submetidas à jurisdição do Conselho Estadual de Educação são obrigadas a registrar as ocorrências de casos suspeitos e confirmados de COVID-19 no Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para COVID-19 – SIMED.


§ 2º - É recomendado às instituições de ensino localizadas no território estadual que não estão sob jurisdição do Conselho Estadual de Educação inserir as ocorrências de casos suspeitos e confirmados de COVID-19 no Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para COVID-19 – SIMED.


§ 3º - Os dados lançados no SIMED serão utilizados para controle, monitoramento e implementação dos protocolos sanitários, vedada a divulgação de dados pessoais e sensíveis, observadas as disposições da Lei Federal nº 13.709, de 14 de agosto de 2018.


CAPÍTULO II


AS DISPOSIÇÕES APLICÁVEIS A REDE ESTADUAL DE ENSINO Artigo 5º - A direção da unidade escolar, das Diretorias de Ensino e Órgão Central devem planejar as atividades presenciais de forma a respeitar as diretrizes sanitárias dos Protocolos Específicos para o Setor da Educação, no que couber, os termos do Decreto Estadual nº 65.384, de 17 de dezembro de 2020, alterado Decreto Estadual nº 65.849, de 06 de julho de 2021.


Artigo 6º - As unidades escolares deverão se organizar para receber todos os estudantes para atendimento presencial, conforme etapa de ensino, classe e turno.


§ 1º - O estudante a que se refere o § 2º do artigo 1º desta resolução deverá interagir com os professores da respectiva unidade escolar por meio do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP).


§ 2º - Os professores e gestores das unidades escolares deverão monitorar o acesso e realização das atividades por meio do Centro de Mídias da Educação de São Paulo por meio dos relatórios disponíveis na Secretaria Escolar Digital-SED.


Artigo 7º - Os docentes são obrigados a registrarem no Diário de Classe informatizado a frequência e as atividades desenvolvidas em sala de aula junto aos discentes, conforme, conforme Resolução SEDUC nº 118, de 8-11-2021.


Artigo 8º - Os estudantes que estiverem frequentando as aulas presencialmente deverão participar de atividades no Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP) de forma complementar, conforme organização da unidade escolar.


Artigo 9º - A alimentação escolar deverá ser ofertada, observando o cumprimento dos protocolos sanitários específicos.


Artigo 10 - Os profissionais da educação da rede estadual deverão cumprir suas jornadas e cargas horárias de trabalho completas presencialmente nos seus respectivos locais de trabalho, ou seja, nas unidades escolares, nas Diretorias de Ensino e no Órgão Central.


§ 1º - O teletrabalho, para os profissionais da educação da rede pública estadual, poderá ser autorizado apenas em determinadas condições de impossibilidade de trabalho presencial no contexto da pandemia, conforme orientação a ser emitida pela Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - CGRH.


§ 2º - Aos servidores da Secretaria de Educação que se enquadrarem no artigo 3º da Resolução SEDUC nº 01, de 7-1-2022, não será autorizado o teletrabalho.


Artigo 11 - Os profissionais das equipes escolares que estiverem em regime de teletrabalho deverão, obrigatoriamente, exercer as seguintes atividades, quando couber:


I - Acompanhamento remoto de estudantes;


II - Ações de busca ativa;


III - Orientações para famílias dos estudantes;


IV - Demais atividades compatíveis com o teletrabalho.


V - Transmissão de aulas a partir do aplicativo do Centro de Mídias da Educação de São Paulo;


VI - Produção e correção de atividades a serem enviadas para os estudantes;


VII - Interação por meio da ferramenta de chat do Centro de Mídias da Educação de São Paulo.


§ 1º - A frequência diária dos profissionais da educação da rede estadual que estiverem em teletrabalho será apurada na seguinte conformidade:


1 - pela conferência de relatório de acessos ao Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP) para realização das atividades elencadas no “caput” deste artigo, quando o profissional for docente e estiver em regime de teletrabalho.


2 - por plano de atividades, quando o profissional não for docente e estiver em teletrabalho.


§ 2º - Cabe ao Diretor da unidade escolar realizar o acompanhamento e monitoramento das atividades exercidas pelos profissionais da equipe de sua unidade submetidos ao regime de teletrabalho, sob pena de responsabilização funcional de acordo com a legislação pertinente.


§ 3º - Na hipótese de não entrega das atividades, na conformidade com o disposto neste artigo, do não acompanhamento dos estudantes e da não participação nas Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC), será registrada ausência legal, conforme determina o Decreto 52.054, de 14 de agosto de 2007.


§ 4º - Os professores que estiverem lecionando para os estudantes em aulas não presenciais deverão manter as câmeras abertas durante a transmissão das aulas, quando tecnicamente viável.


Artigo 12 - Nas classes hospitalares que não permitirem a realização de atividades presenciais, os estudantes deverão realizar atividades remotas.


Artigo 13 - Os estudantes de ensino domiciliar, conforme Resolução SE 25/2016, portadores de comorbidades, poderão realizar atividades presenciais em suas residências, desde que admitido o ingresso do professor pela família.


Artigo 14 - As unidades de educação escolar indígena deverão realizar atividades escolares presenciais, observados os protocolos sanitários.


Parágrafo único - As Diretorias de Ensino que ofertam educação básica para as comunidades indígenas deverão consultar as unidades escolares e liderança indígenas sobre o retorno dos professores não indígenas às atividades presenciais, observado os protocolos sanitários.


Artigo 15 - Compete ao superior imediato dos profissionais que atuam nas Diretorias de Ensino e Órgão Central realizar o acompanhamento e monitoramento das atividades exercidas pelas suas equipes submetidas ao regime de teletrabalho, sob pena de responsabilização funcional de acordo com a legislação pertinente.


Artigo 16 - Durante o Segundo Bimestre de 2022, o responsável legal dos estudantes matriculados na rede pública estadual de ensino deverá apresentar o documento comprobatório de vacinação completa contra a COVID-19 ou atestado médico que evidencie contraindicação para a vacinação contra a COVID-19.


Parágrafo único - A falta de apresentação de um dos documentos exigidos no ‘’caput’’ deste artigo não impossibilitará que o estudante frequente a escola ou realize matrícula ou rematrícula, porém a situação deverá ser regularizada em um prazo máximo de 60 (sessenta) dias, pelo responsável, sob a pena de comunicação imediata ao Conselho Tutelar, ao Ministério Público e às autoridades sanitárias, para providências que couber.


Artigo 17 - A Coordenadoria Pedagógica – COPED, a Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos – CGRH, a Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços Escolares – CISE, a Coordenadoria de Orçamento e Finanças – COFI e a Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidência e Matrícula – CITEM poderão expedir instruções complementares para o cumprimento do disposto nesta Resolução, no âmbito de suas respectivas competências.


Artigo 18 - Os casos omissos serão resolvidos pelas Diretorias Regionais de Ensino e pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.


Artigo 19 - Ficam revogadas as disposições em contrário. Artigo 20 - As disposições desta Resolução entrarão em vigor a partir do dia 2 de fevereiro de 2022, podendo ser alteradas por novo normativo a qualquer momento, em observância à evolução da situação epidemiológica do Estado de São Paulo e das recomendações da área de saúde. 


Fonte: SEE/SP

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Terceiro dia de Planejamento/2022 - - - - P.E.I. "Professor Orlando Geríbola"

 






Debates, discussões e dinâmicas. 


Alinhamento, agendas, tutoria, orientação de estudos, eletivas e projeto de vida.


Parabéns a todos!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Informações Importantes!

 IRPF 2020 (Ano Calendário 2019) Site, Programa e Consulta

 

Entrega de 02 de março até 30 de abril de 2020

 

IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física – Declaração 2020

Ano Calendário 2019

https://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/cidadao/irpf/2020/download

 

Windows

https://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/cidadao/irpf/2020/download/windows

 

1. Para elaborar a declaração

Baixe aqui o programa do IRPF 2020 para o preenchimento da declaração.

http://downloadirpf.receita.fazenda.gov.br/irpf/2020/irpf/arquivos/IRPF2020Win32v1.1.exe

 

2. Para transmitir a declaração

Baixe aqui o Receitanet para transmitir pela internet a declaração elaborada no programa do IRPF 2020.

https://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/cidadao/irpf/2020/declaracao/transmissao

 

Consultar Restituições IRPF

http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atrjo/consrest/atual.app/paginas/index.asp




Fonte das Informações: Professor Vanderley



Blog: www.vanderleyac.blogspot.com

Facebook: www.facebook.com/vanderley.ac


"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Pauta Formativa - - - P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Ensino Médio

 

ENSINO MÉDIO


26/01/2022

12H15h às 13h - Acolhimento;

13H às 14H –   Abertura e introdução ao Planejamento;

 14h às 15h – Modelo pedagógico e seus princípios;

15h às 16h:30min – Desdobramentos da escola

Dar início as reflexões sobre os resultados da Escola nas avaliações externas: Saeb e SARESP, assim nos resultados das AAP do primeiro, segundo e terceiro bimestre disponíveis em Resultados na Plataforma Caed.

Intervalo – das 16h30min às 17h

17h00 às 18h15 – Construção do Plano de Recuperação e Aprofundamento.

18h15 às 19h15 – Vacinação e CMSP;

19h15 às 20h - jantar

20h às 21h15min – Gestão de Aprendizagem – Análises de resultados e ferramentas de apoio e desdobramento.

 

27/01/2022

12h15 às 13h - Currículo em ação EFAPE;

13h às 14h – Convivência;

14h às 15h – Modelo pedagógico e seus princípios;

15h às 16h – Resultados: Desdobramentos.

Café – 16h às 16h15

16h15 às 16h45 - Inclusão

16h45 às 17h45 – Aprofundamento Curricular

17h45 às 19h – Desdobramento

Jantar - 19h às 19h45

19h45 às 20h15 – Aprofundamento Curricular.

 

28/01/2022

12h15 às 14h – Plano de recuperação, reforço e aprofundamento 2022: apoio SEDUC e ferramentas para implementação do currículo;

14h às 15h – Agendas e alinhamentos;

15h às 16h – Desdobramentos da escola:

 – Resultados;

16h às 16h15 - intervalo

16h15 às 19h – desdobramentos do Plano de Recuperação – reforço e aprofundamento.

19h às 19h45 - Jantar

19h45 às 20h15 – encerramento das atividades – avaliação de entrada ADE.

 

 

31/01/2022

 

12h15h às 14h – Plano de recuperação, reforço e aprofundamento, com foco no 1º bimestre;

14h às 15h – PDCA + CHECKLIST;

15h às 16h – Desdobramentos da escola: Construção do plano de ação- fundamentação pedagógica;

16h às 16h15 – Intervalo.

16h15 às 19h – Desdobramento

19h às 19h45 – Jantar

19h45 às 20h15 – Encerramento das atividades deste dia.

 

01/02/2022

12h15 às 12h45 – Encerramento: Fala do Secretário

12h45 às 16h00- Gestão escolar e pedagógica.  

Falas dos PCA- Rubileide: Práticas experimentais;

- Fábio: Protagonismo Juvenil;

- Ana Roberta: Orientação de estudos

16h às 16h15 – Pausa

16h15 às 19h – Elaboração da Reunião de Pais (04/02) e Agenda 07/02  a 11/02

19h às 19h45 – Jantar

19h45 às 20h15 – Encerramento. 


PCG Professora Sandra Jardim 

P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Pauta Formativa - - - Anos Finais

 

Pauta Formativa



P.E.I. “Professor Orlando Geríbola”

Planejamento 2022 – De 26/01/2022 a 01/02/2022

 

26/01/2022

7h às 8h - Acolhimento;

Momento 1: Responsável: Jovens acolhedores e Vice-Direção (7h10min -7h40min);

Momento 2: Apresentação da Equipe Escolar;

8h às 9h – Abertura e introdução ao Planejamento;

9h às 10h – Vacinação e CMSP;

Intervalo – das 10h00 às 10h15;

10h15min às 11h05min – Gestão de Aprendizagem – Análises de resultados e ferramentas de apoio;

11h05min às 12h:35min – Desdobramentos da escola;

Dar início as reflexões sobre os resultados da Escola nas avaliações externas: Saeb e SARESP, assim nos resultados das AAP do primeiro, segundo e terceiro bimestre disponíveis em Resultados na Plataforma Caed; PCG Lúcio Mauro Carnaúba





IDEB






SARESP 

Plataforma Caed/Resultados 





14h às 15h – Modelo pedagógico e seus princípios;

15h às 16h – PCG Sandra - Desdobramentos da escola.

 

27/01/2022

8h às 8h45min – Currículo em ação EFAPE e Inova EFAF/EM;

8h45min às 9h15min – Inclusão;

9h15min às 9h45min – Convivência;

Intervalo – das 9h45min às 10h;

10h às 12h – Desdobramentos da escola;

14h às 15h – Modelo de gestão e suas Premissas;

15h às 16h – PCG Sandra - Desdobramentos da escola.

 

28/01/2022

8h às 9h30min – Plano de recuperação, reforço e aprofundamento 2022: apoio SEDUC e ferramentas para implementação do currículo;

Intervalo – das 09h00 às 9h45min;

9h45min às 12h – Desdobramentos da escola;

14h às 15h – Agendas e alinhamentos;

15h às 16h – PCG Sandra - Desdobramentos da escola.

 

31/01/2022

 

8h às 9h30min – Plano de recuperação, reforço e aprofundamento, com foco no 1º bimestre;

Intervalo – das 9h30min às 9h45min;

9h45min às 12h – Desdobramentos da escola - Gestão Escolar;

14h às 15h – PDCA + CHECKLIST;

15h às 16h – Desdobramentos da escola – Gestão Escolar.

 

01/02/2022

 

8h às 8h30min – Encerramento: Fala do Secretário;

8h30min às 12h – Pauta específica da escola;

Gestão Escolar;

Fala dos PCA:

- Kamila: Tutoria;

- Ana Lúcia: Orientação de estudos;

- Wellington: Práticas experimentais;

 

14h às 16h- Pauta específica da escola –  Troca de Experiências entre Professores e organização dos primeiros dias letivos.