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Jornal JOCA número 171 - - - Muitas novidades amanhã na ESCOLA - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 Novo conflito entre Israel e Palestina

Região viveu dias de confronto até um cessar-fogo. Entenda os motivos da tensão de agora e a disputa de tanto tempo. 

As cheias no Amazonas - Enchentes ... 

Mais leitura na pandemia - Pesquisa indica que brasileiros compraram mais livros desde a chegada da covid-19

Campeões estaduais -  Os vencedores do futebol carioca, paulista ...


Vamos ler mais!

Temos projetos voltados para leitura e escrita.

E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora Zilda - - - Disciplina de História - - - MMR - Método de Melhoria de Resultados

 1° Anos: página 5

Atividade: 7

H100612F5

Página: 8

Atividade: 11

H100684I7


2°Anos: página 2

Atividade: 2

H110192I7

Atividade: 3

H110190I7


3°Anos: página 2

Atividade: 1

H121668I7

Página: 5

Atividade:7

H120477F5

E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora Josi - - - Sociologia - - - MMR - Método de Melhoria de Resultados

  •  AAP do 3º Ano do EM - Questão 12
  •  Habilidade - EM13CHS102
  • CMSP - Discurso racistas - aula do dia 11/03/2021 - 1º Ano
  • Jornal Joca - Artigo do dia 24/08/2018 - Luta por igualdade 
  • Trabalhando em sala de aula a Eugenia no Brasil, os discursos racistas, artigo do jornal Joca que é uma entrevista de um refugiado do Congo no qual ele relata que o Brasil é racista.
  • Uma pesquisa sobre o George Floyd e a Fabiana Anastácio, pessoas que sofreram atitudes racistas.

  • Questão 17 - Voto Cabresto - 3º ano EM.
  • Desenvolver noções claras sobre o funcionamento das eleições no Brasil, a formação dos partidos, a importância do voto e o papel do eleitor no sistema democrático.
  • Estabelecer uma reflexão crítica sobre a atuação do cidadão no controle da representação política na relação entre eleitores e representantes eleitos.
  • CMSP - 04/03/2021 - Formalização da Cidadania no Brasil - 3º ano EM.

E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Avaliação Diagnóstica de Entrada (ADE) - - - MMR - Método de Melhoria de Resultados

 Avaliação Diagnóstica de Entrada (ADE)


Questão 13 

Habilidade: P080554L7

Professora Edna 

Língua Portuguesa


Questão 24

Habilidade: P070166L7

Professora Edna 

Língua Portuguesa 

QUAL DELES NÃO PERTENCE? - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Quem se arrisca a responder?

Dicas: para verificar o 1º e 2º quadrado com as suas respectivas proposições, analise no primeiro caso as operações matemáticas envolvidas e no segundo caso desenvolva e observem uma possível regularidade.







Meu e-mail: lciomauro.carnaba@gmail.com ou WhatsApp: (11) 94786-0907.

QUAL DELES NÃO PERTENCE? - - - Site muito interessante!

Esse eu tenho certeza que sei, o professor Bryant Rosado da UFMG falou de três deles na última oficina que assisti sobre Fractais e a Torre de Hanói.

Temos os fractais: 

Triângulo Sierpinksi;

Floco de neve de Kock e 

Samambaia de Barnsley.

 


sábado, 29 de maio de 2021

Vocês conhecem este SITE? - - - Qual deles não pertence? - - - Muito Interessante!

 Fonte: https://wodb.ca/graphs.html


NÚMEROS

FORMAS

CONJUNTOS INCOMPLETOS

E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - ATPC de Ciências Humanas - - - Data: 01/06/2021

Das 07h00 às 08h30  - - -  ATPC da Escola  - - -  Tema: Levantamento de dados/informações da Plataforma SED sobre as AAP de Ciências Humanas;

Das 10h45 às 12h15        -  -  -  ATPC da Escola  - - - Tema:

Leitura do Texto: Prólogo - É possível uma escola educativa? 

Aprender e ensinar a se educar.

Parte I  -  Aprender a se educar na era digital

1 - A era digital: novos desafios educacionais

Fonte: "Educação na era digital - A escola educativa".  





Fonte: FACEBOOK

E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Informação Importante!


COMPARECER À ESCOLA NO PERÍODO DE 31.05 A 11.06  NO HORÁRIO DAS 8H ÀS 16H , PARA RETIRAR MATERIAL DIDÁTICO.  

               

                A DIREÇÃO.

quinta-feira, 27 de maio de 2021

E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Retomada da AAP de Ciências Humanas - - - Professora Zilda - - - Disciplina de História

 História 

Nonos Anos


Questão 01 

Habilidade: H080216F5


Questão 02

Habilidade: H080188L7

Texto: "Arte e cultura contra intolerância"


E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - MMR - - - AAP/2021 - - - Devolutiva na Sala de Aula - - - Professora Márcia - - - Primeira Série do EM

 Questão 03

Habilidade P100437H6

Texto: "Como fazer chantilly"

Fonte: http://receitasdeminuto.com/como-fazer-chantilly/ 


Questão 04 

Habilidade P100436H6

Texto: "Como fazer chantilly"

Fonte: http://receitasdeminuto.com/como-fazer-chantilly/ 


Questão 05 

P101087L7

Leitura do Subtexto 

Fonte: http://hupokhondria.com/category-opiniao/raissa-varandas


Questão 06 

P101097L7

Textos 1 e 2 

"Iguaçu" e "Rio São Francisco"

Fonte: https://www.letras.com.br/quinteto-violado e AAP/2021


AAP de Língua Portuguesa do Primeiro Bimestre

Muito obrigado!

E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Terceiras Séries do EM - - - Professor Isael - - - Educação Física

 2º BIMESTRE/2021

Data: 17/05 a 31/05/2021   

                                                           3º ANOS: A e B.

Unidade temática: CORPO, SAÚDE E BELEZA 

Objeto de conhecimento: EXERCÍCIOS FÍSICOS E PRÁTICAS ALIMENTARES 

Atividade 1

Acompanhar as aulas no aplicativo centro de mídias e TV Cultura canal 2.3;

No caderno, resolver os exercícios propostos e realizados nos canais.

Atividade 2 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é preciso praticar, no mínimo, 150 minutos de exercícios físicos semanais.

PESQUISAR SOBRE OS EXERCÍCIOS FÍSICOS RESPONDER NO CADERNO.




   

O que são exercícios físicos?

Quais são os tipos de exercícios físicos?

Quais os exercícios físicos para a saúde?

Quais são os principais exercícios físicos?

Quais exercícios podem ser feitos todos os dias?

Qual o melhor tipo de exercício físico?

7.   Porque o exercício físico é importante para a saúde?

8.   Faça um resumo sobre a importância do exercício físico:

Habilidades: Identificar e discutir as contribuições da prática de exercícios físicos à melhoria da qualidade de vida e as diferenças e semelhanças entre os exercícios físicos, saúde e alimentação e reconhecer e criticar o impacto dos estereótipos de beleza corporal na opção por exercícios físicos, produtos e práticas alimentares. 


PROFº ISAEL SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA


COPIAR OU COLAR NO CADERNO

2º BIMESTRE/2021

Data: 17/05 a 31/05/2021                                                             3ºs ANOS: A e B

Unidade temática: CORPO, SAÚDE E BELEZA 

Objeto de conhecimento: EXERCÍCIOS FÍSICOS E PRÁTICAS ALIMENTARES 

Atividade 1

Acompanhar as aulas no aplicativo centro de mídias e TV Cultura canal 2.3;

No caderno, resolver os exercícios propostos e realizados nos canais.

Atividade 2 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a alimentação é um dos fatores mais importantes para garantir bom desempenho em qualquer que seja a atividade física escolhida.

PESQUISAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAÚDÁVEL X EXERCÍCIOS FÍSICOS E RESPONDER NO CADERNO AS QUESTÕES ABAIXO.

   

Qual a importância da alimentação saudável e prática de exercícios físicos?

Qual alimentação ideal para a prática de atividade física?

Como o exercício físico e a alimentação saudável podem melhorar no funcionamento do corpo?

Qual a importância da atividade física e alimentação para os estudantes?

Qual a importância da alimentação na atividade física?

Qual é a relação entre alimentação e exercício físico?

Qual a relação da atividade física e alimentação na vida do ser humano?

O que devo comer antes de fazer exercícios físicos?

Quais os benefícios da prática de exercícios físicos aliados a uma alimentação saudável na promoção da saúde?

Qual a importância do exercício físico e alimentação nas diferentes fases da      vida?


Habilidades: Identificar e discutir as contribuições da prática de exercícios físicos à melhoria da qualidade de vida e as diferenças e semelhanças entre os exercícios físicos, saúde e alimentação e reconhecer e criticar o impacto dos estereótipos de beleza corporal na opção por exercícios físicos, produtos e práticas alimentares. 

PROFº ISAEL SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA

COPIAR OU COLAR NO CADERNO

E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Segundas Séries do EM - - - Professor Isael - - - Educação Física

2º BIMESTRE/2021


Data: 17/05 a 31/05/2021  -    2º ANOS: A, B e C.


Unidade temática:          CORPO, SAÚDE E BELEZA 


Objeto de conhecimento: 


“EXERCÍCIOS FÍSICOS X PRÁTICAS ESSENCIAIS”

Atividade 1

Acompanhar as aulas no aplicativo centro de mídias e TV Cultura canal 2.3;

No caderno, resolver os exercícios propostos e realizados nos canais.

Atividade 2 

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES NO CADERNO

A rápida e incontrolável disseminação do covid-19 pelo mundo, aliada à sua gravidade fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) caracterizasse a situação como pandemia. Diante da orientação para que as pessoas fiquem em casa, se tornou fundamental que sejam incentivadas e posteriormente ampliadas as ações para a adoção-manutenção de uma rotina de vida fisicamente ativa. O estilo de vida sedentário é prejudicial para o nosso sistema imune, fundamental para reduzir a possibilidade de infecção viral. Além disto, o fato de ficarmos “parados” e muitas vezes nos alimentando inadequadamente favorece o ganho de peso, o aumento da pressão arterial, da glicose (açúcar) e lipídeos (gorduras) no sangue, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares e metabólicas, como a hipertensão e o diabetes, os quais têm sido associados ao pior prognóstico em pacientes idosos acometidos pela COVID-19. As recomendações da OMS para indivíduos saudáveis e assintomáticos são de no mínimo 150 minutos de atividade física por semana para adultos e 300 minutos de atividade física por semana para crianças e adolescentes. Esse tempo de atividade física deve ser acumulado durante os dias da semana, podendo ser dividido de acordo com sua rotina.


Mantenha-se ativo, seja realizando atividades físicas ou exercícios físicos

Algumas dicas importantes


Neste momento em que estamos vivendo, opte por praticar atividades físicas em sua casa ao invés de sair para espaços compartilhados (como academias, clubes de ginástica coletiva, etc);


As atividades de vida diária são excelentes alternativas para manter uma rotina fisicamente ativa. Varrer a casa, passar pano no chão, arrumar o jardim, horta ou quintal, lavar louça, arrumar armários, pequenas reformas, mudar a posição dos móveis, subir e descer escadas, brincar com animais de estimação são algumas das inúmeras atividades físicas que deverão ser incentivadas e praticadas.


Dance! Esta é uma excelente atividade física! Explore o ambiente residencial para manter-se ativo (jardim, garagem, escadas e rampas, etc);


COPIAR OU COLAR NO CADERNO

Reserve momentos para alongamento e relaxamento. Isso poderá ajudar no combate ao estresse e ansiedade decorrente do isolamento domiciliar;


Evite permanecer por longos períodos sentando, deitado, ou utilizando dispositivos eletrônicos. Busque intercalar momento de inatividade física com momentos fisicamente ativos (por exemplo, a cada 15-30 minutos parado, realize 15 minutos de atividade física; movimente as pernas e braços enquanto estiver sentado ou deitado; assista TV em pé por alguns minutos);


Busque atividades físicas que você goste de fazer. Existem inúmeras opções, basta ser criativo! Não deixe a preguiça, a angústia, o estresse ou a depressão determinarem suas atitudes. Quem pratica regularmente atividade física fica mais disposto, menos estressado e deprimido.


Havendo a possibilidade, dê preferência para ambientes abertos e bem ventilados para a prática de exercícios físicos;


Faça sempre uma boa higienização, inclusive de acessórios e equipamentos

       utilizados durante e após a pratica de atividade física;


Manter-se fisicamente ativo é importante para o idoso, pois o avançar da idade está associado a presença de mais comorbidades, maior risco cardiovascular e maior suscetibilidade a infecção pelo COVID-19. 


Busque orientação profissional para prática de exercício físico a fim de garantir maior segurança;


Procure por orientação médica na presença de sinais de desconforto na realização de exercício físico (por exemplo, dor no peito falta de ar, etc);


Aproveite para melhorar a qualidade da sua alimentação (busque mais alimentos in natura e menos industrializados que contenham muitos ingredientes no rótulo que você não conhece), e preferencialmente realize as refeições sentado à mesa, com atenção plena a alimentação, evitando fazer refeições no sofá, em frente à TV, ou utilizando celulares e computadores;






Se exercitar é um excelente remédio não só para o corpo, mas também para a mente! 

Experimente!








COPIAR OU COLAR NO CADERNO


Atividade 3                  AGORA RESPONDA AS QUESTÕES:

 

1)  Explique a diferença entre atividades físicas e exercícios físicos:

2)  De acordo com o texto, qual a carga horária recomendada pela OMS para prática de atividade física? E de exercícios físicos? Explique detalhadamente:

3)  O que são atividades da vida diária? Explique e de exemplos:

4)  Segundo o texto, mencione pelo menos três cuidados que devemos durante a execução dos exercícios em casa:

5)  Por que a prática de atividades físicas neste momento em que vivemos se tornou essencial? Explique:

6)  Por que manter-se fisicamente ativo é particularmente importante para o idoso? Explique esta questão: 

7)  Qual a importância da ingestão de líquido na pandemia? Explique:

8)  Exercitar é um excelente remédio não só para o corpo, mas também para a mente. Faça uma resenha para esta afirmação.


Habilidades: Identificar e discutir as contribuições da prática de exercícios físicos à melhoria da qualidade de vida e as diferenças e semelhanças entre os exercícios físicos, saúde e alimentação e reconhecer e criticar o impacto dos estereótipos de beleza corporal na opção por exercícios físicos, produtos e práticas alimentares. 


PROFº ISAEL SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA


COPIAR OU COLAR NO CADERNO