sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Letramento Matemático - BNCC

"Letramento Matemático. A BNCC traz como sendo um compromisso do Ensino Fundamental o desenvolvimento do Letramento Matemático que segundo a definição da Matriz de Avaliação de Matemática do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - PISA (2012):

Letramento matemático é a capacidade individual de formular, empregar e interpretar a matemática em uma variedade de contextos. Isso inclui raciocinar matematicamente e utilizar conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas para descrever, explicar e predizer fenômenos. Isso auxilia os indivíduos a reconhecer o papel que a matemática exerce no mundo e para que cidadãos construtivos, engajados e reflexivos possam fazer julgamentos bem fundamentados e tomar as decisões necessárias. (p.1)

O desenvolvimento do nível de Letramento Matemático atingido pelo estudante se dá ao longo do período de escolaridade ao desenvolver suas capacidades cognitivas utilizando a matemática para resolver problemas. Esta abordagem envolve a comunicação, ao propor um desafio, o estudante se sente estimulado a reconhecer e compreender uma situação-problema formando um modelo mental da situação, o que levará a compreensão, esclarecimento e formulação de um problema. Ao encontrar uma solução o estudante precisará apresentar, explicar ou justificar, ou seja, “matematizar”: transcrever um problema do mundo real para a linguagem matemática. Interpretar ou avaliar um resultado matemático em relação ao problema original. Envolve a representação de objetos matemáticos, como tabelas, gráficos, diagramas, fluxogramas, figuras, equações, materiais concretos, na proposição ou resolução de problemas. Envolve o raciocínio e a argumentação, habilidades matemáticas, favorecendo a capacidade de compreender os processos do pensamento lógico levando o estudante a justificar e fazer inferência sobre uma informação ou solução de problemas. Por último, rever estratégias para a resolução de problemas, como um conjunto de processos críticos que norteiam o estudante para desenvolver as habilidades de reconhecer, formular e resolver problemas. O Letramento Matemático requer o uso de linguagem simbólica, formal e técnica, e operações envolvendo a compreensão, interpretação e resolução de expressões simbólicas dentro de um contexto matemático, bem como saber fazer uso de instrumentos de medida, de calcular e das tecnologias digitais." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário