Páginas

BNCC

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Amanhã estarei fazendo essa Oficina no CAEM/USP...


Educação matemática e neurociência no apoio à criança com discalculia - processos de aprendizagem e propostas de intervenção



Resumo: A Discalculia do Desenvolvimento (DD) é classificada como uma desordem estrutural na maturação das capacidades matemáticas. Dada a importância de uma formação interdisciplinar para o melhor aproveitamento, tanto do professor como do aluno, esta oficina sugere que a interlocução entre neurocientistas e educadores pode contribuir para um diagnóstico mais abrangente e confiável do perfil de habilidades e dificuldades dos educandos, facilitando o desenvolvimento de intervenções educacionais importantes. Uma adequada intervenção poderá auxiliar na aprendizagem de crianças com diagnóstico positivo para a DD, possibilitando a elas tanto uma melhora no rendimento escolar quanto uma melhor inserção social. Durante a oficina será apresentado um panorama geral sobre a DD, propondo-se intervenções que auxiliem no desenvolvimento cognitivo das crianças, por meio de jogos.



...Tenho certeza que será muito interessante.

Professor, convide seus alunos para participar!


“Todo dia é dia de cidadania” é o tema da 9ª edição do Concurso de Desenho e Redação realizado pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), direcionado aos estudantes regularmente matriculados em escolas públicas e privadas do país.

A ação tem como proposta despertar nos alunos o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos nos ambientes escolares. Assim, os educadores deverão desenvolver estratégias de mobilização e práticas pedagógicas para trabalhar o tema e produzir os trabalhos em sala de aula.
O concurso será dividido em 14 categorias, sendo que: alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental poderão concorrer com produção de desenhos; e alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, 1º ao 3º do Ensino Médio e EJA, com redações.
Os autores dos três melhores trabalhos, em cada categoria, receberão um tablet e um certificado de reconhecimento da CGU. Os professores orientadores dos alunos premiados também receberão tablets; e as escolas, um computador e um certificado.
Para participar é necessário que as escolas interessadas realizem as inscrições pelo site, até o dia 30/09. No Portalzinho da Criança Cidadã estão disponíveis outras orientações, como o edital e o Regulamento.

Público-alvo: alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, 1º ao 3º ano do Ensino Médio e EJA. 

Período de inscrição: até 30/09 

Mais informações sobre o tema: Autismo

PRINCIPAIS TRANSTORNOS NEUROLÓGICOS RELACIONADOS AO AUTISMO


O autismo não pode ser colocado dentro de uma caixinha e, a partir daí, ser classificado de forma generalizada. Estudos já comprovaram que pessoas incluídas no TEA (Transtorno do Espectro Autista) podem manifestar diversas características que se diferem entre si. Porém, há um consenso entre os profissionais, sobretudo quando o assunto são as limitações que o transtorno pode causar.
No entanto, é preciso que se saiba desde muito cedo se a criança apresenta alguns traços que determinem ou demonstrem a existência do autismo. É comum que os especialistas responsáveis pelas intervenções identifiquem os transtornos neurológicos que acometem as pessoas autistas.

Atenção aos transtornos neurológicos


É importante reiterar uma informação já muito difundida em nossos conteúdos: as dificuldades de aprendizagem, originadas do autismo, não podem ser confundidas com a dificuldade que um aluno regular apresenta em determinada matéria.
Os transtornos neurológicos a serem apresentados a seguir implicam em um sofrimento da pessoa para se firmar o conhecimento. Aos nos referirmos a esses distúrbios, tentamos mostrar aos familiares e aos profissionais como cada passo pode ser importante para a superação da criança, do jovem ou do adulto autista.

Quais são os transtornos neurológicos mais comuns no autismo?


– Discalculia: ela é caracterizada pela má formação neurológica que incide sobre a percepção das pessoas com os números (operações matemáticas, linguagens próprias ou tudo aquilo que esteja relacionado a quantidades).
Importante ressaltar que crianças com discalculia não conseguem identificar os sinais matemáticos, assim como sentem uma grande dificuldade em estabelecer o valor de moedas, manter determinadas sequências, lidar com princípios de medidas e compreender os conceitos matemáticos.
– Dislalia: muito presente em pessoas com Transtorno de Asperger, a dislalia se constitui como um distúrbio da fala, que é caracterizado pela dificuldade para a articulação das palavras. É importante ressaltar, no entanto, que alguns aspectos da dislalia encontram origem em malformações presentes na boca, como lábios leporinos. No entanto, como o foco são os transtornos neurológicos, foquemos então no autismo como a causa que deve ser analisada.
A dislalia se divide em quatro tipos:
  • Funcional: quando há a substituição de uma ou mais letras em uma palavra;
  • Evolutiva: até os quatro anos de idade, as crianças costumam falar errado, o que dá a essa dislalia um peso menor em relação às demais. Mas é importante ressaltar que a partir dos cinco anos é aconselhável induzi-la a falar de forma correta;
  • Orgânica: causada principalmente por alterações físicas ou cerebrais. Neste caso, a criança pode encontrar dificuldade de se comunicar por problemas de origem orgânica. Sendo assim, ela não consegue articular determinados fonemas;
  • Audiógena: presente em pessoas que apresentam algum tipo de deficiência auditiva. A má pronúncia das palavras se dá pela própria dificuldade de ouvir bem. 

Importância do tratamento


As intervenções propostas pelos profissionais tendem a trabalhar a dificuldade da criança, do jovem ou adulto com os conteúdos, além de oferecer uma melhor qualidade de vida. Por isso é extremamente importante que, na iminência de um diagnóstico, os pais procurem ajuda especializada.

Plantamos sementes e ...

Colhemos frutos. 


A multiplicação das sementes e a sua disseminação na terra fértil; 

Proporciona ao homem alimento e energia para vida; 


Na educação os ensinamentos que proporcionamos; 

Dignifica nossos jovens e adultos; 


Somos essenciais para que as sementes ainda em formação; 

Se tornem adultos responsáveis e conscientes de seu papel na sociedade;


Funcionários da Educação são a base da pirâmide e são espelhos na vida do homem que se torna cidadão quando vê o seu reflexo pelos olhos daquele que ensina enquanto aprende. 


(Lúcio Mauro Carnaúba) 




VC Ponto a Ponto em comemoração ao "Dia Nacional da Matemática"

A Sra. Dirigente de Ensino, no uso de suas atribuições legais, informa que na próxima Terça- Feira, 02/05/2017, das 11h00 às 12h30, será realizada uma videoconferência: Ponto a Ponto em comemoração ao “Dia Nacional da Matemática”, com o PCNP Lúcio Carnaúba, coordenador responsável pela área de Matemática Anos Finais, pela PCNP de Arte Elenice Silva e a Professora convidada, Andressa de Lima Pereira, da Unidade Escolar “Professor José Jorge”.

 O objetivo inicial desta ação é sensibilizar, estimular e promover o ensino da Matemática em suas diversas possibilidades.


Ressalta que as Unidades Escolares terão acesso, neste dia e horário, pelo link: http://media.rededosaber.sp.gov.br/nmat

quinta-feira, 27 de abril de 2017

VIRADA MALBA TAHAN no IME - Divulgação

O CAEM - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática do IME promoverá dias 5 e 6 de maio, 6a feira e sábado, a 2a edição da Virada Malba Tahan. 

Serão dois dias de muitas atividades: oficinas, palestras, exposições, atividades culturais e muito mais. As atividades serão inspiradas na vida e obra de Julio Cesar de Mello e Souza - o criador do Malba Tahan - e abertas a todo o público.

Convidamos você para participar das várias atividades e visitar as exposições. Traga seus alunos, amigos e familiares!

Além da exposição da "Matemateca", teremos a sala dos "Problemas das 1001 noites", fruto do trabalho de alunos do curso de Licenciatura. Também teremos a participação de um grupo de teatro de alunos do IME.

As palestras serão abertas a todo público interessado:
-"A Pedagogia de Malba Tahan: a genialidade e a arte de ensinar Matemática",  Profa. Juraci Conceição de Faria (PROCAMPO – UNITAU)
-"A herança árabe na Matemática" Prof. Francisco Cesar Polcino Milies (IME – USP)
-"Matemática Recreativa também é Matemática" Prof. Antonio José Lopes Bigode (CEM – Centro de Educação Matemática)

A programação completa está em https://www.ime.usp.br/caem/malba_index.php.
Visite também a página no Facebook: Caem Ime Usp.

A Virada Malba Tahan do IME é um dos eventos do Bienio da Matemática (https://www.bieniodamatematica.org.br/)

Contamos com sua participação e com ajuda na divulgação!

Atenciosamente,

Cristina Cerri
Diretora do CAEM

-- 
Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática
IME-USP

Unidade Escolar: "Francisco Matarazzo Sobrinho"

Estive na Unidade Escolar para conversar com os Professores de Matemática: Eufrasio, João Manoel e Alexandre  com relação ao Dia Nacional da Matemática que irá acontecer em 06/05/2017 e informar sobre a VC Ponto a Ponto que acontecerá em 02/05/2017 no período das 11:00 às 12:30.

Trocamos algumas ideias e possibilidades para Semana/Mês da Matemática e agendei com o Professor de Matemática Eufrasio uma Oficina de Matemática nos sextos anos para 11/05/2017.

Irei manter contato por e-mail com os Professores de Matemática, enviando atividades de Matemática que possam subsidiar o trabalho em sala de aula.

Agradeço a atenção do Professor Coordenador Adriano e da Vice-Diretora Patrícia.

Unidade Escolar: "José Edson Martins Gomes"

Estivemos na Unidade Escolar para acompanharmos as ações pedagógicas. Eu e a Professora Sônia Peres/PCNP de LEM aproveitamos a oportunidade para conversarmos com professores de nossas disciplinas. 

Conversei com a Professora Simone e com a Professora Silvana com relação ao Dia Nacional da Matemática que irá acontecer em 06/05/2017 e informei sobre a VC Ponto a Ponto que acontecerá em 02/05/2017 no período das 11:00 às 12:30.

Trocamos algumas ideias e possibilidades para Semana/Mês da Matemática, a Professora Simone e a Professora Mayara de Educação Física ficaram entusiasmadas em realizar um Circuito de Matemática na escola. 

Irei retornar a escola para fazer uma Oficina de Matemática nos sextos anos com as Professoras Simone e Silvana. 

A Professora Sônia conversou a Professora de Inglês Luciana abordando vários assuntos relativos a disciplina de LEM. 

Contamos também com a presença da Supervisora Leia responsável pela Unidade Escolar.

Agradecemos a oportunidade de conversar com os demais Professores sobre diversos assuntos, entre estes: os cursos oferecidos pela SEE/SP; alunos com dificuldades de aprendizagem; alunos com deficiência; ...entre outros. 

Contribuições do Professor Vanderley

DIA DO TRABALHO (1º de maio) e a MATEMÁTICA - A história das 8 horas de trabalho

Fonte: EJA – Educação de Jovens e Adultos “Mundo do Trabalho”

Caderno do Estudante / Matemática / 7º ano / Unidade 1 / Pág. 116


cid:d577fa26-cb5d-4ff8-9ccd-2f2532a99520

A história das 8 horas de trabalho

No final do século XIX, e mesmo durante boa parte do século XX, a maioria dos trabalhadores – principalmente aqueles que se ocupavam de ofícios “pesados”, como os mineiros e os operários – chegava a trabalhar 14 horas ou mais por dia, em condições bastante precárias. Muitos só paravam para dormir, alimentar-se e repor as energias do corpo cansado.

Para transformar essa situação, eles se organizaram em associações de apoio mútuo e sindicatos, para reivindicar melhores condições. Uma das discussões tratava de como o dia de trabalho deveria ser dividido.

No dia 1º de maio de 1886, na cidade de Chicago, nos EUA, uma grande manifes­tação exigiu que a jornada de trabalho fosse de 8 horas por dia, para que as pessoas pudessem fazer outras coisas além de só trabalhar e dormir. Por reivindicarem 8 horas por dia, alguns operários foram presos e condenados à morte. A luta não foi em vão.

O número de 8 horas reivindicado não é um número qualquer; seu cálculo foi deter­minado com base na fração de um dia de 24 horas.
Como o dia tem 24 horas, dividiram o dia em três partes iguais 1/3, reservando duas partes para que os trabalhadores pudessem dormir e desenvolver outras atividades para ter uma vida saudável.

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Curso: Recuperação da Aprendizagem - EFAP - SEE/SP

Com o objetivo de auxiliar os educadores para o desenvolvimento de estratégias para serem trabalhadas com alunos em defasagem escolar, a EFAP abrirá inscrições para a ação formativa Mecanismos de Apoio ao Processo de Recuperação da Aprendizagem, que está dividida em três cursos:

Mecanismos de Apoio ao Processo de Recuperação da Aprendizagem: Articulação pedagógica e práticas de intervenção – 1ª Edição/2017; 
 Mecanismos de Apoio ao Processo de Recuperação da Aprendizagem: Recursos metodológicos e superação de defasagens – 1ª Edição/2017;
 Mecanismos de Apoio ao Processo de Recuperação da Aprendizagem: Avaliação e recuperação de estudos – 1ª Edição/2017.

A formação é voltada aos professores PEB II, PC do Ensino Fundamental dos Anos Finais (do 6º ao 9º ano) e/ou do Ensino Médio e PCNP do Ensino Fundamental dos Anos Finais (do 6º ao 9º ano) e/ou Ensino Médio; com a proposta de contribuir para que, ao final do curso, os profissionais sejam capazes de planejar e executar intervenções pedagógicas de reforço, recuperação e aprofundamento curricular no percurso escolar do aluno, como mecanismos de superação de dificuldades e de estímulo a novas aprendizagens.
O conteúdo de cada curso está dividido em três módulos, com carga horária total de 30 horas, a serem realizadas no formato autoinstrucional.
Ao todo, serão oferecidas 2 mil vagas por curso, a serem preenchidas por adesão e ordem de inscrição até o dia 08/05 ou até o término das vagas, o que ocorrer primeiro.
Para mais informações, consulte o Regulamento ou acesse o site.
Público-alvo: PEB II, PC do Ensino Fundamental dos Anos Finais (do 6º ao 9º ano) e/ou do Ensino Médio e PCNP do Ensino Fundamental dos Anos Finais (do 6º ao 9º ano) e/ou Ensino Médio. 
Modalidade: a distância 
Período de inscrição: 26/04 a 08/05 
Período de realização: 23/05 a 30/06 

Portal da Matemática - OBMEP

http://matematica.obmep.org.br/

Exemplo:

Clicar em Sexto Ano:

Clicar em Iniciar este Módulo;

Observem as várias possibilidades de ter acesso aos diferentes conteúdos;

Entre eles: videoaula, aplicativos, ...

Dia Nacional da Matemática

Lei decreta o Dia Nacional da Matemática em 06 de Maio

Institui o Dia Nacional da Matemática
A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Fica instituído o Dia Nacional da Matemática, a ser comemorado anualmente em todo o território nacional no dia 6 de maio, data de nascimento do matemático, educador e escritor MALBA TAHAN.
Art. 2º O Poder Executivo incentivará a promoção de atividades educativas e culturais alusivas à referida data.
Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 26 de junho de 2013; 192º da Independência e 125º da República.
DILMA ROUSSEFF
Aloizio Mercadante
Link da publicação no Diário Oficial: http://www.sbm.org.br/docs/Dia_Nacional_Matematica.pdf

Içami Tiba sobre educação


Criar uma criança é fácil, basta satisfazer-lhe as vontades. Educar é trabalhoso.

terça-feira, 25 de abril de 2017

Hoje, dia 25 de abril, Dia Internacional de Conscientização sobre a Alienação Parental.

"Segundo estimativas, a Síndrome de Alienação Parental (SAP) afeta 80% dos filhos de pais divorciados. A SAP acontece quando a mãe ou o pai que detém a guarda do menor, faz com que a criança rompa os laços afetivos com o outro genitor. Os efeitos são extremamente graves para a formação da criança, devido ao contínuo denegrimento da imagem de um dos pais pelo outro."


Dia Internacional do Cão Guia


Em 25 de abril comemora-se o Dia Internacional do Cão-Guia, uma homenagem a esses cães extremamente inteligentes, que prestam um grande serviço a sociedade.
O cão-guia é um animal adestrado para conduzir pessoas com deficiência visual. Estes animais auxiliam seu dono na realização da locomoção diária e evitam que possíveis obstáculos possam causar acidente.

A companhia do Cão-Guia traz autonomia ao deficiente visual para sair de casa com segurança.