Páginas
▼
BNCC
▼
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017
Concurso Internacional de Redação de Cartas - Vamos Divulgar!
Se você fosse o novo assessor do secretário-geral da ONU, qual problema mundial você o ajudaria a resolver e de que forma?
Essa pergunta faz parte do tema do 46º Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido anualmente pela UPU – União Postal Universal, da Suíça, que tem como proposta incentivar estudantes de até 15 anos a expressar sua criatividade e aprimorar o conhecimento linguístico.
Convide seus alunos a participar! As inscrições devem ser feitas pela escola. Serão aceitas apenas duas cartas de alunos por unidade escolar, escolhidas por meio de seleção interna. As redações devem ser redigidas de próprio punho, com caneta esferográfica preta ou azul, com limite máximo de 900 palavras.
A comissão julgadora avaliará a coerência no desenvolvimento e com o tema proposto; relevância internacional, levando em conta a particularidade de cada local; criatividade; desenvolvimento das ideias expressas de forma inteligente e clara; domínio da língua portuguesa; e domínio da utilização de vocabulário diversificado e rico.
O concurso será desenvolvido em três fases: escolar, estadual e nacional – no Brasil, a realização fica a cargo dos Correios. E a fase internacional, que acontecerá em Berna, na Suíça, por meio da UPU. Serão premiados os três primeiros colocados na etapa internacional, o primeiro colocado na fase nacional e os três primeiros colocados de cada estado, na fase estadual.
Público-alvo: alunos de até 15 anos
Período de inscrição: 01/02 a 17/03
Inscrição: site
Fonte da Informação: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=3008&EntryId=4066
Planejamento 2017
https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6Y3BQckFJTko5ZXc/view?usp=sharing
PLANEJAR É PRECISO,
ACONTECER TAMBÉM É PRECISO
COM OS PÉS EM 2017!
PLANEJAR É PRECISO,
ACONTECER TAMBÉM É PRECISO
COM OS PÉS EM 2017!
Pensando no ENEM/2017!
3 práticas gerenciais que podem ajudar a escola após o ENEM
Muitas vezes, a gestão escolar permanece somente na esfera conceitual, isto é, na teoria, e tem pouco espaço na prática. Os resultados de práticas gerenciais bem elaboradas são extremante positivos no ambiente educacional. Entretanto, para que isso aconteça, é preciso que diretores, junto aos coordenadores e professores, tenham em mãos ferramentas de gestão que abranjam todo o ano letivo e não somente ter como data limite a realização do Exame Nacional do Ensino Médio. Abaixo, listaremos algumas dessas práticas que podem ajudar a escola após o ENEM:
Foque em um planejamento consistente
A elaboração de um Projeto Político-Pedagógico, o famoso PPP, consistente, facilita a vida não só dos gestores, mas também dos demais profissionais da escola. Se todas as estratégias estão bem definidas, isto levará a escola a uma atuação mais alinhada do corpo docente e dentro dos propósitos educacionais que a instituição visa. O período mais propício para iniciar essas atividades é justamente após o ENEM, visto que, dos grandes desafios do aluno restam somente as avaliações finais e o foco no último exame já foi deixado de lado. Ainda sobre o ENEM, não é preciso excluí-lo da pauta, muito pelo contrário, é preciso alinhar estratégias para melhorar os resultados no próximo ano.
Identifique novas possibilidades
A busca por qualidade educacional requer, sem sombra de dúvidas, investimentos certeiros. O período após o ENEM é um ótimo momento para verificar a viabilidade de novos investimentos e a manutenção e, se for o caso, ampliação daqueles já existentes e que são benéficos para a escola.
Essa é uma pauta coletiva e deve envolver gestores, coordenadores, professores, além, é claro, de os alunos e seus familiares. Uma boa forma de verificar a necessidade de investimentos é por meio da coleta de dados, verificando, em cada uma das esferas citadas, quais são as prioridades de manutenção, melhoria e aquisição para o próximo ano. Um bom exemplo a ser citado são os laboratórios de informática. É sempre bom avaliar a funcionalidade deles em relação à evolução da qualidade de ensino e como novas alternativas, como a compra de softwares educacionais, podem ajudar nessa tarefa.
Veja como melhorar o desempenho dos seus alunos no ENEM! Clique aqui e baixe nosso ebook gratuito!
Prepare-se para o ENEM com antecedência
As escolas que se destacam no ENEM sempre trabalham com práticas pedagógicas que focam no exame e criam um grande leque de estratégias para sistematizar esse processo, garantindo não só bons resultados, mas também a melhoria contínua destes. Muitas têm pontos em comum, como aulas em turno integral, aplicação de simulados mensais e trimestrais, a fim de ter subsídios para trabalhar em cima de erros e acertos dos estudantes. Isso proporciona a flexibilidade de criar forças-tarefas para suprir as lacunas de conhecimento apresentadas e garantir assim desempenho e resultados melhores.
Conforme mencionado acima, muitas vezes o período após a realização do ENEM não é tão aproveitado, o que deve ser mudado, de acordo com as inúmeras possibilidades de utilizar esse tempo para criar um planejamento administrativo-pedagógico qualificado e extremamente benéfico para todo o quadro escolar.
Imposto de Renda 2017 - Contribuições de Professor Vanderley
IRPF 2017 (Ano Calendário 2016) Site, Programa e Consulta
Entrega de 02 de março até 28 de abril de 2017
IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física – Declaração 2017
Ano Calendário 2016
Windows
1. Para elaborar a declaração
Baixe aqui o programa do IRPF 2017 para o preenchimento da declaração.
2. Para transmitir a declaração
Baixe aqui o Receitanet para transmitir pela internet a declaração elaborada no programa do IRPF 2017.
Consultar Restituições IRPF
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017
** INCENTIVE SEUS ALUNOS A PARTICIPAREM ** - OBMEP/2017
É com grande satisfação que informamos que as inscrições para 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP, já estão abertas.
O período de inscrição será de 20 DE FEVEREIRO DE 2017 (segunda-feira) e vai até o dia 31 DE MARÇO DE 2017 (sexta-feira), através do endereço eletrônico: WWW.OBMEP.ORG.BR
A partir deste ano, as escolas particulares também poderão participar da OBMEP, pois houve a integração das duas olimpíadas (OBMEP + OBM), com o objetivo de estender a todas as escolas do Brasil, o acesso a material didático de qualidade para ajudar a despertar nos alunos o gosto pela Matemática.
Para as escolas públicas, garantimos que nada mudou, pois, o número de medalhas reservadas a essas escolas permanece inalterado, ou seja, a OBMEP continua a premiar com medalhas, 6.500 alunos de escolas públicas e as provas continuam a ser elaboradas pela comissão atual, com qualidade reconhecida por todos. As inscrições para as escolas públicas serão gratuitas e feitas como sempre foram.
Para as escolas particulares, a partir de agora, ganham o direito de inscrever seus alunos na OBMEP, mediante o pagamento de uma taxa, destinada a cobrir os custos de logística. As regras, a inscrição e a participação nas duas fases serão as mesmas da OBMEP. Estas escolas concorrerão separadamente das escolas públicas e terão um total de 975 medalhas destinadas especificamente aos seus alunos.
Lembramos que as escolas inscritas na OBMEP 2017, poderão imprimir o certificado de participação dos alunos presentes na 2ª fase da OBMEP 2016. Para tal devem acessar o site da OBMEP com login e senha cadastrados na inscrição deste ano. No site também podem ser visualizados os alunos premiados da OBMEP 2016.
Segue em anexo folder com informações importantes.
Fonte: OBMEP
Revista Educação
É preciso uma aplicação pedagógica para que a atividade seja considerada educativa
É preciso uma aplicação pedagógica para que a atividade seja considerada educativa
REVISTAEDUCACAO.COM.BR
terça-feira, 21 de fevereiro de 2017
Concurso premia projeto para crise hídrica mundial - INTRANET
Premiação chega a US1,75 milhão; interessados devem se inscrever até 28 de abril
O governo australiano, em parceria com o consórcio indiano Tata Group, realiza o concurso "Water Abundance XPRIZE" ('Abundância de Água' da XPrize). O concurso vai premiar em até US$ 1,75 milhão os projetos que revolucionarem formas de acesso à água fresca. Os interessados devem criar um projeto de equipamento que extraia, no mínimo, dois mil litros de água por dia da atmosfera por meio de energia renovável ao custo de até dois centavos por litro.
Educadores ou equipes da Secretaria da Educação do estado de São Paulo, interessadas em participar do desafio devem se inscrever até 28 de abril de 2017 no site da organização. A equipe vencedora receberá o grande prêmio de U$ 1,5 milhão. Outras cinco equipes também serão premiadas.
Ao acessar o site da organização, o interessado deverá criar um perfil de usuário. Após criar o perfil, deverá ler e revisar com atenção as informações sobre o prêmio e os documentos exigidos para participar, antes de fazer seu registro. O prêmio está previsto para ser anunciado e concedido em agosto de 2018.
Acesse aqui para conferir a programação completa, com todas as etapas do concurso.
Escassez de água
Embora 71% da superfície do planeta seja coberta por água, 780 milhões de pessoas em 43 países enfrentam a escassez hídrica por indisponibilidade, má distribuição ou contaminação do recurso. Estima-se que, em 2025, 1,8 bilhão de pessoas vão viver em áreas com absoluta escassez de água, ou seja, 2/3 da população mundial.
Sobre a XPrize
A XPrize é uma fundação sem fins lucrativos que promove prêmios com projetos de tecnologia que visem a solução de problemas do mundo.
São Paulo e Austrália
São Paulo e Austrália
O primeiro protocolo de intenções entre São Paulo e Austrália foi assinado em maio do ano passado, por meio da articulação da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais (AEAI) do governo paulista. O documento prevê iniciativas para desenvolver projetos nas áreas de educação, gestão hídrica, cooperação ambiental, comércio, investimentos e intercâmbios culturais.
Em 2015, a chanceler australiana Julie Bishop reuniu-se em São Paulo com o secretário estadual de Saneamento e Recursos Hídricos Benedito Braga e, a partir deste encontro, ações conjuntas focadas na gestão hídrica foram desenvolvidas no estado. O Workshop São Paulo & Austrália – Estudos, Políticas Públicas e Gestão dos Recursos Hídricos contou com a participação de especialistas dos mais diversos ramos do setor hídrico que apontaram os maiores desafios e conquistas da área. A Austrália atravessou um período de 14 anos de seca.
Por Franciela Fernandes
Reunião de Planejamento 2017
O que é planejar?
Sistematizar;
Organizar Ideias;
Revisar;
Avaliar;
Diagnosticar;
Recursos ...;
Previsibilidade - Antecipação;
Orientar;
Reorientar;
Refletir;
Resultados;
....
Ação - Reflexão - Ação