Páginas

BNCC

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

MENÇÕES HONROSAS - OBMEP 2016 - DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO OSASCO

ALINE OLIVEIRA SOUZA - AMÉRICO MARCO ANTÔNIO DR.

AMIRA MUSTAFA AYUB - JOSÉ JORGE PROF

BRENO HENRIQUE DE SENA - NEUZA DE OLIVEIRA PRÉVIDE PROFA

DANIEL OROZIMBO MARQUES DA SILVA - JULIA LOPES DE ALMEIDA 

ERICK MARQUES DA SILVA - TELMO COELHO FILHO MAJOR

FABRICIO DA SILVA MENDES - PAULO FREIRE EDUCADOR

GABRIEL ROSA BARROS - ALICE VELHO TEIXEIRA PROFA

JOAO PAULO ROCHA NUNES - GASTÃO RAMOS PROF

JONAS ENDERSON URSULINO DOS SANTOS - ERNESTO THENN DE BARROS PROF

KRISTOPHER RIBEIRO ROSA - JOSUÉ BENEDTICTO MENDES PROF

LARA GIOVANNA FLORIANO MUNIZ - JOSÉ JORGE PROF 

LUCAS VILLA CASMILO BATISTA - BENEDITO CALDEIRA PROF

TADEU DA CUNHA FERREIRA - JOSÉ LIBERATTI PROF

TAINA SIMONINI PIMENTEL - JOSÉ MARIA RODRIGUES LEITE PROF

THAIS REIS DOS SANTOS - JOSÉ JORGE PROF

VINICIUS FERREIRA LEMOS - JOSÉ MARIA RODRIGUES LEITE PROF

VITOR DE OLIVEIRA - JOSÉ LIBERATTI PROF

WEVERTTON ALVES CASSIANO - JOSÉ JORGE PROF


PARABÉNS A TODOS!




MEDALHAS DE BRONZE - OBMEP 2016 - DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO OSASCO

FLAVIO AUGUSTO DIAS MAIA DE LIMA – OGUIOMAR RUGGERI PROF

NICOLE OKUMURA CHARALE – JULIA LOPES DE ALMEIDA

PEDRO AUGUSTO DE MELO D SOARES – ANTÔNIO RAPOSO TAVARES

RUI DE MELO NEVES NETO – TELMO COELHO FILHO MAJOR

LUIZ HENRIQUE AMARAL COSTA – ANTÔNIO RAPOSO TAVARES  


PARABÉNS A TODOS!

Contribuições do Professor Raimundo - Plataforma GoConqr

Mudando a forma de Aprender - Proposta desta Plataforma




Unidade Escolar: Educador Paulo Freire 

Fundação Telefônica Vivo lança publicação que traz práticas inovadoras de educação no mundo

http://fundacaotelefonica.org.br/wp-content/uploads/pdfs/04-11-16-viagem-a-escola-do-seculo-xxi2.pdf

Disponível para download gratuito, livro traz 80 experiências que buscam inspirar os educadores. Uma jornada inspiradora pela educação no mundo. Esta é a proposta do livro Viagem à escola do século XXI – Assim trabalham os colégios mais inovadores do mundo, escrito pelo psicólogo e pesquisador espanhol Alfredo Hernando Calvo.
Como um guia de viagens, o leitor pode “viajar” ao longo da obra conhecendo exemplos de escolas em diferentes países que conseguem inovar em suas metodologias de ensino. São 80 casos que buscam também incentivar os leitores a descobrirem seus próprios caminhos de inovação.
Resultado de uma pesquisa de dois anos, a publicação sugere que o ensino tradicional, baseado apenas na transmissão de conhecimento do professor para os alunos, não contempla o conceito atual de educação, impactado, principalmente, pelo universo digital. Em suas viagens, Alfredo Calvo percebeu que o caminho está em proporcionar às novas gerações o aprendizado de forma colaborativa e o apoio ao desenvolvimento de suas competências e habilidades.
O lançamento do livro acontece no Seminário Sobre Inovação na Educação, promovido pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com a Folha de São Paulo. O evento traz especialistas da área, que apresentam formas de inovar a educação brasileira, abordando também a reforma no ensino médio, a dinâmica na sala de aula, a formação de professores e a inserção da tecnologia no cotidiano dos alunos.

Para baixar, clique aqui.
Fonte: Fundação Telefônica

Publicado em: 25/11/2016

Avião com equipe da Chapecoense cai na Colômbia e deixa mortos...

"Há momentos na vida que apenas devemos parar e refletir. Muitas das palavras ditas e repetidas não irão trazer aqueles que se foram e nem acalmar aqueles que são próximos e precisam de paz para fazer o que a eles é devido.


Que todos descansem e façam sua passagem com muitas orações e respeito". 


(Lúcio Mauro Carnaúba) 




segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Informações e Oportunidades - Fundação Telefônica Vivo

Boletim Promenino
Ano 5 | Edição 194 | 28 de novembro de 2016
Qualidade educacional
Ao se repensar os processos de ensino-aprendizagem no país, entenda como a inovação educativa pode contribuir para melhorar o desempenho dos alunos nas escolas do Brasil.
Notícias da Fundação Telefônica Vivo
Educação no século XXI
Em seminário sobre inovações na educação, Fundação Telefônica Vivo lança livro Viagem à Escola do Século XXI, que traz exemplos de escolas em diferentes países que inovam em suas metodologias de ensino. Baixe gratuitamente.
Protagonismo juvenil
Jovens empreendedores do Vale do Jequitinhonha (MG) apresentam seus projetos para banca de organizações e consultores durante o Programa Pense Grande, da Fundação Telefônica Vivo.
Oportunidades
Entidade abre vaga para médico especializado em ginecologia em GuarulhosSão Paulo. Para concorrer ao cargo é necessário ter CMR ativo e de preferência morar na região. Horário e salário: a combinar. Enviar currículos até dia 1/12.
Empresa busca jovem aprendiz no Rio de Janeiro (RJ). O interessado deve ter Ensino Médio completo, inglês intermediário. Carga horária: 6h/dia. O selecionado irá apoiar a área administrativa e executar serviços de escritório.
Associação contrata orientador socioeducativo para ministrar aulas de informática para crianças e adolescentes no Morumbi (SP). Requisitos: experiência comprovada em planejamento e execução de aulas. Salário: R$ 1,9 mil. Carga horária: 8h/dia.
Clínica recruta fonoaudiólogo para atuar em Santo Amaro (SP). Para se candidatar é necessário ter formação em fonoaudiologia. O profissional irá realizar audiometria nos colaboradores. Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30.

Atenção Coordenadores Pedagógicos!

Vocês conhecem App Prova?

Basta entrar na INTRANET e se cadastrar. 


O último e-book que baixei foi: "A Avaliação Contínua como Diferencial da sua Escola".

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo


Poupatempo recruta pessoas com deficiência auditiva para testar aplicativo de tradução para libras:


Descrição da imagem: o aplicativo Hand Talk com o tradutor virtual Hugo. Texto: Acessível em Libras: Poupatempo
A imagem pode conter: texto

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Verão no CAEM 2017 - Dias 23, 24, 26 e 27 de janeiro

Convidamos você, professor que ensina Matemática no Ensino Básico, a participar do Verão no CAEM 2017. Nos dias 23, 24, 26 e 27 de janeiro, ofereceremos 5 oficinas voltadas a professores de Matemática dos Ensinos Fundamental I, II e Médio. Nesta edição temática, abordaremos os temas álgebra básica e aritméticana escola básica. Todas as atividades são gratuitas e serão realizadas no Instituto de Matemática e Estatística da USP.
Haverá 60 vagas por oficina, sendo 45 para professores, 10 vagas para alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IME-USP e 5 para alunos do Programa de Mestrado Profissional do IME-USP. Professores de escola pública têm prioridade de matrícula.

Secretaria prorroga prazo do questionário para ouvir estudantes e professores sobre gestão democrática

Opinião será importante para ampliar o debate na rede estadual e atualizar a legislação de grêmios, associações de pais e mestres e conselhos escolares; formulário ficará disponível até 18 de dezembro

A Secretaria da Educação de São Paulo acaba de prorrogar o prazo do questionário online para ouvir estudantes, professores, funcionários e pais ou responsáveis das 5 mil escolas da rede estadual. A enquete faz parte de uma série de iniciativas para atualizar a legislação e ampliar as ações de grêmios, associações de pais e mestres e conselhos escolares. As questões são selecionadas de acordo com cada público. Clique aqui para acessar o sistema, que ficará no ar até 18 de dezembro no Portal da Educação. 
A ideia é que a partir das respostas seja possível traçar um diagnóstico mais preciso sobre a situação atual dessas três instâncias e quais as expectativas para os próximos anos. Por isso, as perguntas foram elaboradas após grupos de escutas com 2.700 representantes das comunidades escolar em 15 polos do Estado no mês de agosto. As discussões serviram para pautar o vocabulário da enquete e os temas abordados.
A próxima fase terá início em 2017 com a realização de encontros regionais e estadual, incluindo a participação da União Brasileira dos Estudantes, sindicato dos professores, universidades públicas e outros atores importantes para a construção das diretrizes. Nesse momento também serão divulgados os resultados do questionário, que servirão de subsídios para os debates.
É, portanto, a partir dessas contribuições e de uma consulta pública aberta em todos os municípios paulistas que o projeto de lei será elaborado e encaminhado à Assembleia Legislativa. Aprovado, professores, supervisores de ensino e equipes passarão por curso de formação com o intuito de garantir a implantação no currículo das escolas. 

Debate Online: "Boas práticas e desafios para 2017"

Nessa última semana de Novembro separei as seguintes notícias e novidades para você:
  • Na próxima terça-feira, 29/11, às 20 horas, realizaremos o Debate Online: "Boas práticas e desafios para 2017". Inscreva-se e participe gratuitamente aquiCompartilhe esse e-mail com seus colegas para que eles participem também!

Planejamento das Ações de 2017



Passo I -Coleta de Dados

Categorização - Defina as informações que você deseja explorar!


Desempenho de cada aluno:

Disciplina;
Habilidade e
Conteúdo.

Acompanhamento do currículo, observação das habilidades e competências inerentes aos conteúdos propostos. 

Nível de envolvimento dos alunos:

Frequência;
Participação e
Tempo de execução das atividades.

A importância de acompanhar a frequência do aluno informando a todos os membros da gestão escolar, acompanhar a participação através do Diário de Classe com registros consistentes e objetivos e administrar o tempo das atividades que acontecem no interior da sala de aula, planejamento da aula e dos conteúdos a serem desenvolvidos.   

Desempenho das turma:

Disciplina;
Habilidade;
Conteúdo e
Questões mais erradas.


O uso efetivo do currículo, do livro didático como apoio e a construção de portfólios pessoais que possam subsidiar seu trabalho em sala de aula. A observação de plataformas que possam fomentar o seu trabalho de análise por aluno e o seu desempenho por questão nas avaliações oficiais e seus registros pessoais feitos no Diário de Classe.   













Análise das questões disponíveis nas plataformas que são alimentadas com dados obtidos pelos alunos nas avaliações diagnósticas e demais avaliações oficiais que aconteceram durante o período de aulas de 2016.   Acompanhar a avaliação diagnóstica por período de aplicação, seja bimestral ou semestral, durante o período de 2017. Acompanhar os boletins do SARESP e demais plataformas.   





O plano de ação deve contemplar informações que possam integrar as diversas disciplinas do currículo e também atividades que possam contemplar os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e alunos com deficiência. É essencial a compreensão da adaptação curricular para que ela faça parte dos registros a serem feitos no Diário de Classe. 


Fonte: http://appprova.com.br/wp-content/uploads/2016/03/como-usar-dados-na-escola.html

Série "Diálogos"

Oitava VC 

24/11/2016

Quinta-feira

10h30 às 12h

Tema: resolução de casos práticos no que diz respeito ao combate à corrupção 

Facebook - Vídeo Muito Interessante!

Aos Mestres da Educação

SÓ PARA TIRAR BOAS NOTAS? 

QUE PENA!

Comentário: Professores DE OSASCO - Informações

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Acompanhamento Simulado SARESP/2016

Diretoria de Ensino Região Osasco 

Balanço de participações no Simulado SARESP/2016:

25 Escolas participaram do Simulado e 26 Escolas ainda estão aptas a participar.

Dúvidas sobre a emissão de Relatórios ou acesso ao sistema: 

Entrem em contato conosco no Núcleo Pedagógico.