domingo, 15 de abril de 2018

Leitura final na Reunião com Professores Ingressantes - "Conhecimento e interesse"

"Se um aluno não conhece como se calcula a área do quadrado, é mais fácil ensiná-lo como fazer tal cálculo do que reclamar de sua ignorância. O desconhecimento de conteúdos disciplinares básicos não constitui um problema para o professor. A dificuldade fundamental no ensino não está associada aos alunos que não sabem algo, mas sim aos que não estão interessados em coisa alguma. O interesse dos alunos é o valor maior a ser cultivado na escola, em cada ação docente.

Se o aluno desconhece um tema, mas deseja sinceramente conhecer, o professor encontra-se diante de terreno pronto para ser fecundado. Pode fazê-lo diretamente, ou pode encaminhá-lo para livros, filmes, sites ou outros meios de saciar o interesse do aluno. A função do professor é não apenas "dar a matéria", mas principalmente lançar faíscas que possam incendiá-la com o fogo do interesse. 

Não depende apenas do professor despertar e alimentar o entusiasmo dos alunos pelos temas que ensina, mas seu papel é absolutamente primordial."

Fonte: Educação microensaios em mil toques, Nilson José Machado.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário