segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Nossa Primeira Reunião de 2017 - Acolhimento na Diretoria de Ensino Região Osasco







Professora Elenice 

Sensibilização e Acolhimento



Professor Erick 

Informações e Orientações referentes ao Grêmio Estudantil



Dirigente de Ensino Região Osasco

Acolhendo nossos Professores Coordenadores Pedagógicos

Nobel de Educação

O nome do vencedor será anunciado em março deste ano, em Dubai. Vamos torcer! 

Dicas para primeira Reunião Pedagógica - Gestão Escolar

#COORDENADORAS EM AÇÃO
Antes de a semana pedagógica acontecer, os gestores precisam definir quais serão os focos da escola durante o ano. A coordenadora pedagógica Eduarda Mayrink já pensou em algumas propostas para a unidade em que trabalha. Confira as dicas que ela preparou sobre o tema!

Concurso: Diretor de Escola

PROVA PREVISTA PARA 11/06/17... 
A Secretaria da Educação encaminhou à Udemo, hoje, dia 24 de janeiro, o fluxograma do concurso para Diretor de Escola. Este documento deverá ser enviado a todos os órgãos da estrutura da SE.


quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Determinação em se organizar para o Campeonato de Matemática

Depois de conquistar medalhas na OBM e na OBMEP, estudantes brasileiros vão aos Estados Unidos participar de campeonato de Matemática organizado por Harvard e MIT


Eles vão participar de campeonato organizado por Harvard e MIT. Garotos precisavam de R$ 40 mil para a viagem e conseguiram R$ 45 mil.

G1.GLOBO.COM

Dados da Prova Brasil 2015 - Informações Importantes!

Prova Brasil avalia a cada dois anos, desde 2005, as proficiências em Português e Matemática dos estudantes de 5º e 9º ano nas redes públicas de ensino de todo o país. Os resultados são apresentados em pontos em uma escala – a Escala SAEB. Para apresentar esses dados ao público, nós do QEdu trabalhamos com as pontuações que o Todos Pela Educação e muitos especialistas a consideram apropriadas para definir qual o percentual de alunos com aprendizado adequado.
Segundo o nosso CEO, César Wedemann, “a plataforma tem como objetivo usar tecnologia e dados para melhorar a educação brasileira. Com a divulgação dos dados de aprendizado adequado mais atualizados, esperamos equipar melhor professores e gestores da educação pública a tomarem melhores decisões com base em evidências, apoiando o trabalho que eles realizam e o projeto pedagógico das redes brasileiras”. Ao acessar o portal do QEdu na internet é possível acessar outras análises como evoluções dos dados ao longo do tempo, filtros, comparações com vizinhos, etc. Também pode-se encontrar outras fontes de dados como o Censo Escolar e ENEM.
Levando em conta os dados de todo o Brasil, 50% dos alunos demonstraram estar com um aprendizado adequado em Português no 5º ano, um aumento em relação aos 40% em 2013. Já no 9º ano o percentual é de 30%, 7 pontos percentuais a mais em relação à ultima avaliação.
Em Matemática o cenário é mais preocupante: no 5º ano o percentual com aprendizado adequado é de 39%, uma mudança tímida em relação aos 35% de 2013. Já no 9º ano apenas 14% atingiram o aprendizado adequado. Em 2013 o índice era de 11%.
Nos municípios brasileiros, alguns tiveram saltos expressivos. Em São Paulo, na cidade de Novo Horizonte, os alunos com aprendizado adequado em Português no 5º ano eram 64% do total em 2011, saltando para 81% em 2015. Evolução similar ocorreu em Matemática no 9º ano, saindo de 34% em 2011 para 47% em 2015.
Um outro caso impressionante é o de Sobral, no Ceará. O aprendizado adequado em Matemática, no 5º ano, era de 82% em 2011. Em 2015 alcançou 95%. Já no 9º ano, encontrava-se em 15% e subiu em 2015 para 55%. Em Português no 5º ano o índice de 2011 era de 75%. Em 2015 subiu para 96%. Já no 9º ano o percentual de 25% encontrado em 2011 subiu para 61% em 2015.
Segundo o Gerente de Projetos da Fundação Lemann, Economista e Mestre em Gestão e Políticas Públicas, Ernesto Martins Faria, “os resultados confirmam um avanço nos anos iniciais, mas que ainda não são suficientes para garantir uma parcela razoável de alunos com um bom nível de aprendizado.” Precisa-se ainda, segundo ele, “investir em políticas que promovam maior equidade e que garantam melhores condições de ensino para os alunos que mais precisam”.

Como a tecnologia aproxima o professor do aluno

https://rdstation-static.s3.amazonaws.com/cms%2Ffiles%2F5651%2F1441128228Como+a+tecnologia+aproxima+o+professor+do+aluno.pdf?utm_source=email&utm_medium=email&utm_term=tech_aprox&utm_content=CA&utm_campaign=agradecimento

Fonte: Plataforma App

Primeira Reunião com Professores Coordenadores Pedagógicos















Subsídios para os Professores Coordenadores - Primeira Reunião























segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

SISU/MEC - Informações

 
Serão ofertadas 238.397 vagas em 131 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e também instituições estaduais. Consulte as vagas:


Saiba mais: https://goo.gl/dUTh1V
Ouça aqui: https://goo.gl/L8xI13
Nenhum texto alternativo automático disponível.

Aos Coordenadores Pedagógicos

Escola é... Com o olhar em 2017



Esta página colaborativa, será alimentada ao longo de 2017 e começa com os temas  "Planejamento e Acolhimento".

Planejamento 

O término do ano letivo é o momento propício para analisar as ações realizadas e projetar novas ações para o próximo ano. Veja as orientações da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica – CGEB, e inicie esse importante trabalho que dará origem aos Planos de Ação da Diretoria de Ensino e das Escolas.

Acolhimento

No âmbito escolar, o Acolhimento é uma ação pedagógica, que favorece a integração de estudantes por meio do grêmio estudantil, de professores, gestores, pais e funcionários. As ações de acolhimento podem ser realizadas no início do ano letivo ou sempre que houver ingresso de novos estudantes e professores, e vem sendo recomendado para todas as escolas da rede estadual pela Coordenadoria de Gestão da Educação Básica, da Secretaria do Estado da Educação de São Paulo – SEE, desde 2012, como forma de recepção.


Aos Coordenadores Pedagógicos



Entrar na INTRANET e digitar em pesquisar: Acolhimento 2017.

Irá aparecer na tela: CGEB - Acolhimento 2017.

Problemas de Contagem - Experiências Matemáticas


Objetivos: 

Desenvolver o raciocínio combinatório através de situações-problema que envolvam contagens. 

Aplicar o princípio multiplicativo em problemas de contagem. 

Parte 2: Organizando para Contar.

Desenvolvimento: 

Solicite que, em grupos, discutam os dois problemas seguintes que envolvem contagens. O primeiro deles é de mesma natureza que os outros desta atividade, isto é para saber o total de casos possíveis podemos aplicar o princípio multiplicativo, enquanto que o princípio não determina o número de casos possíveis do segundo problema. 

Ariel, Bruno, Ciro e David são estudantes do sétimo ano e vão treinar para a cobrança de pênaltis. Vão ser inicialmente sorteados dois deles: um para o gol e outro para a cobrança dos pênaltis. Quantas maneiras diferentes pode ter o resultado do sorteio da primeira dupla? 

2. Depois do treino, esses quatro amigos vão ao parque de diversões andar de "montanha russa". Eles pretendem ir no mesmo carrinho, porém no banco da frente, que provoca maior emoção, só cabem 2 (duas) pessoas. De quantas maneiras diferentes eles podem escolher a dupla que irá no banco da frente? 

Fonte: Experiências Matemáticas para os sétimos anos. 

Problemas de Contagem - Experiências Matemáticas

Objetivos: 

Desenvolver o raciocínio combinatório através de situações-problema que envolvam contagens. 

Aplicar o princípio multiplicativo em problemas de contagem. 

Parte 2: Organizando para Contar.

Desenvolvimento: 

Peça aos alunos que, em grupos resolvam os problemas abaixo, que serão propostos um a um. Após a análise e discussão das resoluções encontradas de um problema você proporá o seguinte e assim sucessivamente. 

1. Quantos números de dois algarismos podemos formar com 4, 7 e 9 sem repetição de algarismos? 

2. Quantos números de dois algarismos podemos formar com 4, 7 e 9 podendo repetir algarismos? 

3. Quantos números de três algarismos podemos formar com 4, 7 e 9 sem repetição de algarismos? 

4. Quantos números de três algarismos podemos formar com 4, 7 e 9 podendo repetir algarismos? 

Fonte: Experiências Matemáticas para os sétimos anos.  

domingo, 22 de janeiro de 2017

Contratação de Professores Substitutos na Prefeitura de Osasco

Atenção, inscrições terminam nesta quinta-feira (26).



A prefeitura de Osasco publicou nesta sexta-feira (20), através da Imprensa Oficial, a abertura de processo seletivo para contratação de 160 professores substitutos para trabalhar na rede municipal de ensino. As inscrições estão abertas somente até esta quinta-feira (26) e as provas serão realizadas...

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