sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Estudante da FGV afirma que o Saresp contribuiu para a sua formação

Victor Holanda, que estuda Administração Pública, explica que saber o básico é a chave do sucesso

Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) é aplicado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional. O ex-aluno da rede, Victor Holanda, atualmente estudante de Administração Pública na FGV, aprendeu com a experiência e aplica o método de autoavaliação para obter resultados favoráveis na faculdade.
“Bom, eu uso sim esse formato do Saresp como uma autoavaliação na faculdade, porque querendo ou não o Saresp cobra o básico. Então, é muito importante você saber se está sabendo o básico. Com essa noção é mais fácil conseguir aprender o avançado”, afirma Holanda.
No Saresp, os alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio têm seus conhecimentos avaliados por meio de provas com questões de Língua Portuguesa e Matemática.
Em 2017, as provas do Saresp serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro. Neste ano, é esperada a participação de, aproximadamente, 1 milhão de alunos matriculados. O aluno que faz a prova garante um ensino de maior qualidade, conforme relata Victor Holanda. Para ele, “outro ponto muito importante é que quando você [aluno] faz o Saresp, consequentemente ajuda alunos no futuro, que vão estudar na sua escola. Então, sem dúvida, é muito importante ir bem na avaliação, se dedicar ao exame, para que os alunos do futuro possam ter um melhor ensino dentro da sua escola”, relata.
O Saresp é a principal ferramenta de avaliação externa adotada pela Secretaria. Os dados extraídos subsidiam o planejamento dos professores e as metas das escolas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), além do cálculo do bônus por mérito dos servidores.
A última edição, em 2016, revelou que a rede estadual continua avançando. No Ensino Médio, ciclo mais desafiador, a média foi 2,30, contra os 2,25 registrados em 2015. Houve também avanço nos Anos Iniciais: 5,40 (uma diferença de 0,15 ponto em relação aos 5,25 do ano anterior).
Provas em três turnos
Nos dois dias do Saresp, alunos dos anos/séries indicados fazem as provas na própria escola, nas classes e nos turnos (manhã, tarde e noite) em que estão regularmente matriculados. Os itens são elaborados com base no documento “Matrizes de Referência para a Avaliação”, e de acordo com o nível (3º ano EF resposta construída – 5º, 7º e 9º anos EF e 3ª série do EM – múltipla escolha).
Os exames são sempre acompanhados pelo professor aplicador, além dos representantes de pais de alunos ou responsáveis e fiscais externos, cedidos pela instituição prestadora de serviço contratada. Eles têm a responsabilidade de zelar pela licitude e transparência do processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário