terça-feira, 23 de maio de 2017

Unidade Escolar: "Francisco Matarazzo Sobrinho"

Agradeço ao Professor Eufrásio e aos alunos do sexto ano D pela oportunidade de compartilharmos alguns atividades de aritmética durante duas aulas e também por fazermos uso do SOROBAN adaptado para cegos.

Alguns objetivos e observações com relação ao dia 22/05/2017: os alunos tiveram grande facilidade em fazer representações de números neste instrumento de cálculo mecânico; participaram das propostas elaboradas pelos professores; com relação as atividade: "Tabela 36" foi possível observar alguma dificuldade relativa ao nosso SNP quando é preciso pensar na questão da estimativa do resultado e também na necessidade de distribuir o excedente da unidade na dezena (trocas). 

Adição da diagonal principal: 1 + 8 + 15 + 22 + 29 + 36 = 111

c
d
u


1


8

1
5

2
2

2
9

3
6

8
31

Observação: uma dificuldade observada nas salas de aula.  

Eles adicionam 1 + 8 + 5 + 2 + 9 + 6 = 31 e não observam que o 1 permanecerá na unidade e o 3 será somado com demais números na dezena e que 831 é um resultado incoerente com os números adicionados (estimativa). 

Na atividade "Seis Cartelas" os alunos tiverem um excelente envolvimento e se dedicaram ao cálculo mental. 

Na adição no SOROBAN o estímulo não foi suficiente para garantir a capacidade de seleção deste instrumento como único naquele presente momento (concentração).

Talvez seja interessante repetir o experimento em breve e levar o material dourado como auxiliar na compreensão de nosso Sistema de Numeração Posicional. É importante também pensar em atividades que trabalhem estimativa com nossos alunos. 

Muito obrigado a todos.

Parabéns a todos!         

Nenhum comentário:

Postar um comentário