quinta-feira, 18 de maio de 2017

Oficina de Braille e SOROBAN adaptado para cegos


Iniciando a apresentação deste instrumento de cálculo mecânico do Auditório 2 na Faculdade Anhanguera para diferentes públicos da Educação. O objetivo foi apresentar a todos os presentes o trabalho realizado de forma compartilhada com Professores de Matemática dos sextos e sétimos anos de nossas escolas.  


Apresentação do Sistema Braille Integrado, didaticamente iniciei pelas cinco primeiras séries observando sua sequência lógica de construção. Foi possível também apresentar outros símbolos/sinais do Sistema Braille, entre eles: letra maiúscula (4 e 6); caixa alta (4 e 6; 4 e 6); número (3; 4; 5 e 6). Observando que na quinta série o ponto final é representado pelo ponto 3 e não segue a regra de formação, portanto é uma exceção. O objetivo não foi ensinar Braille em 1 hora e sim sensibilizar a todos a respeito deste Sistema Integrado e sua importância na inclusão de pessoas cegas em toda a sociedade. 
   


Apresentei a todos os presentes o Site português que está disponível na rede, sendo este de fácil utilização e com assuntos/conteúdos diversos. Endereço eletrônico: www.thatquiz.org/pt/.


Para os que desejam ampliar seus conhecimentos em Braille é interessante entrar no endereço eletrônico acima e conhecer o Braille Virtual da USP.



Agradeço a todos pela acolhida e pela atenção. 

Agradeço a Professora Sônia pelo apoio e ajuda durante a oficina. 

Agradeço a Professora Geansberg da escola "Dr. Aureliano Leite" pelas fotos enviadas. 

"Foi uma oportunidade única e prazerosa, como é importante para nós professores que nossos pares participem/compartilhem de nossas ações em diferentes momentos. É importante sermos ouvidos, principalmente quando o assunto em pauta é a Educação Inclusiva na perspectiva da Educação Especial. Estava ansioso no início, porém acabei a oficina me sentido cumpridor de um dever, repassei uma parte mínima daquilo que aprendi advindo do Estado. Portanto o conhecimento deve ser compartilhado com todos aqueles que tenham oportunidade e interesse em recebê-lo."  (Lúcio Mauro Carnaúba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário