sexta-feira, 24 de março de 2017

Contribuições do Professor Vanderley

Fundação Lemann e Google – 22/03/2017

Google.org e Fundação Lemann anunciam plataforma digital criada por professores e para professores


Conteúdo estará alinhado à Base Nacional Comum Curricular e deve apoiar mais de 1 milhão de professores, chegando em áreas com baixa conectividade

Hoje, 22 de março de 2017, a Fundação Lemann e o Google.org lançam uma parceria especial para professores do Brasil inteiro. O projeto é uma plataforma digital, liderada pela Associação Nova Escola, que oferecerá milhares de planos de aulas digitais, vídeos e outros materiais, para ajudar professores de todo o país a criar experiências de aprendizado mais ricas para seus estudantes. Este será o primeiro conjunto de recursos pedagógicos alinhados à Base Nacional Comum Curricular, política pública que busca organizar mais claramente quais são as habilidades e os conhecimentos essenciais que todos os alunos têm direito de aprender em sua vida escolar.

O projeto, que será viabilizado por uma doação de 15,8 milhões de reais do Google.org, braço filantrópico do Google, foi anunciado hoje durante o “Google for Brasil”, evento realizado em São Paulo. A doação integra um compromisso de dois anos e 50 milhões de dólares anunciado pelo Google ontem, para apoiar organizações sem fins lucrativos que estão desenvolvendo soluções tecnológicas para preencher as lacunas na educação e aprendizado no mundo todo. Nove instituições no mundo, incluindo a Nova Escola, foram selecionadas para esta primeira etapa.


Jorge Paulo Lemann comunica a parceria com o Google.org durante o evento Google For Brasil, em São Paulo

Para executar esta iniciativa, a Nova Escola reunirá os melhores professores de todo o Brasil. Cada plano de aula desenvolvido incluirá dicas e orientações desse time de professores, diminuindo os desafios de preparar boas aulas e incorporando altas expectativas sobre o que deve ser ensinado - tudo isso alinhado à experiência de quem conhece profundamente os desafios da sala de aula. Os materiais estarão disponíveis por meio de uma plataforma digital com aplicativo móvel gratuito projetado para funcionar mesmo onde a conectividade ainda é lenta. O impacto estimado é de que o projeto atinja um milhão de professores de todo o Brasil nos próximos cinco anos.



“O objetivo é reduzir os desafios dos educadores na tarefa de ensinar, buscando assegurar que todos os estudantes brasileiros tenham oportunidades iguais de aprender, o que realmente pode contribuir para o avanço do Brasil”, comentou Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann.

Os resultados educacionais dos jovens brasileiros continuam abaixo da performance observada em estudantes de faixa etária semelhante em outros países. Na última avaliação global, liderada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil ocupou a 63ª posição em ciências, a 59ª em leitura e a 66ª colocação em matemática entre os 70 países analisados. Outro relatório revelou ainda que 67% dos alunos de 15 anos não dominavam conceitos básicos de matemática. Infelizmente e embora trabalhem buscando garantir a aprendizagem, os professores brasileiros muitas vezes não têm os recursos e o apoio de que precisam para mudar essas estatísticas.

Ao fazer o anúncio, Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, enfatizou a necessidade de reduzir a lacuna existente entre os estudantes que têm acesso à tecnologia dentro de sala de aula e os que não tem. “Nós esperamos que este projeto ajude a empoderar professores com conteúdo tecnológico de qualidade que irá apoiá-los na entrega de uma boa instrução para estudantes em todo o Brasil”, afirmou o executivo.


Fabio Coelho (presidente do Google Brasil) e Jorge Lemann, durante Google For Brasil

ACOMPANHE A FUNDAÇÃO LEMANN NAS REDES SOCIAISE SAIBA DE TODAS AS NOVIDADES
·         FACEBOOK
·         YOUTUBE
·         TWITTER
·         INSTAGRAM
·         NEWSLETTER



Nenhum comentário:

Postar um comentário