quinta-feira, 21 de julho de 2016

Você conhece a plataforma que compara escolas e apresenta dados importantes da região metropolitana de São Paulo?

​​O Centro de Estudos da Metrópole (CEM), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), disponibilizou uma ferramenta totalmente on-line formulada especialmente para que o visitante possa conhecer muitos aspectos ligados às escolas da região metropolitana de São Paulo.
banner_cem.jpg
A plataforma, de livre acesso, permite localizar no mapa de qualquer escola, disponibilizando informações sobre notas obtidas nos exames nacionais, as instalações (laboratórios, quadras de esportes, biblioteca) e as condições socioeconômicas dos alunos.
O aplicativo também permite comparar essas informações com as de outra escola. Conta, ainda, com um glossário que explica as informações disponíveis no aplicativo e vídeos em que pesquisadores do CEM explicam questões importantes sobre a relação das escolas com os alunos e seu desempenho escolar.
Marta Arretche, diretora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM / USP - Fapesp), explica que a plataforma tem como principal missão tonar acessível ao público dados do desempenho da educação, com dados confiáveis.  Além disso, ela ressalta que a comparação de dados auxilia na adoção de melhores diretrizes nas políticas públicas.
A ferramenta foi construída pelo CEM com base em dados produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação e Cultura, utilizando um Sistema de Informação Geográfica (SIG) que permite a localização das escolas na região metropolitana de São Paulo. Todos os dados serão periodicamente atualizados.
Acesse a plataforma: centrodametropole.org.br/escolas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário