sexta-feira, 29 de maio de 2015

Orientação Técnica: "Princípios Fundamentais do Currículo" - Segundo Encontro

Avaliações/Comentários Gerais

  • Atividades interessantes e interativas; 
  • Troca de experiências entre coordenadores (unidades escolares); 
  • Reunião colaborativa com subsídios para ATPC; 
  • Dar continuidade a esse modelo de orientação; 
  • Aprender a aprender; 
  • Gratificante, informativa e com muitas possibilidades de compartilhamento dessas informações;  
  • Importante para prática; 
  • Reflexão e troca de ideias; 
  • Pauta construída de forma interessante e permitindo aprender a partir das atividades propostas; 
  • Aprendendo sempre, "leque de ideias"; 
  • Reunião construída com muito empenho; 
  • Oportunidade de expressar ideias e trocar experiências; 
  • Possibilidades de melhorar nosso trabalho; 
  • Reunião tranquila, harmônica e repleta de conhecimento;
  • Encontro produtivo, momentos de reflexão e aprendizagem.

Divulgação - Cursos de Graduação a Distância

UFOP - UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO OFERECIDOS A DISTÂNCIA


Brincadeiras

Como brincar de amarelinha - Educar para Crescer

Brincadeiras de diversas regiões

Aprenda as regras e divirta-se com as brincadeiras Boi de Mamão, Caiu na rede é peixe e Taco, praticadas pelas crianças da região Sul do Brasil. 


Aprenda as regras e divirta-se com as brincadeiras Corre Cutia, Cinco Marias, Galinha, pintinho e raposa e Chocolate Inglês, praticadas pelas crianças da região Centro-Oeste do Brasil. 



Aprenda as regras e divirta-se pulando corda e brincando de Sete Pecados, um jogo com bola praticado pelas crianças da região Nordeste do Brasil. 



Aprenda as regras e divirta-se com as brincadeiras Roubo da Melância, Caí no Poço, Tucuxi e Curupira, praticadas pelas crianças da região Norte do Brasil.



Aprenda as regras e divirta-se com as brincadeiras Dom Frederico, Laranjas Maduras, Barra-Manteiga, Briga de Galo e Amarelinha em Caracol, praticadas pelas crianças da região Sudeste do Brasil.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Jogos Educativos


31 jogos online de diversas disciplinas para você trabalhar com a turma ou se divertir. Entre no site:



Mais de 30 jogos online de diversas disciplinas para trabalhar com a turma ou aprimorar a sua formação. Divirta-se!

REVISTAESCOLA.ABRIL.COM.BR

Gestão Escolar



    Nova Escola compartilhou a foto de Gestão Escolar.

     
    Foto de Gestão Escolar.
    PARCERIA 
    Direção e coordenação devem trabalhar sempre em sintonia para garantir o bom funcionamento da escola. É preciso uma divisão clara de funções, mas tamb...


     

    Vamos aprender brincando!


    quarta-feira, 27 de maio de 2015

    Primeira Fase da OBMEP/2015 - 02/06/2015

    Amigos, vejam que simpático o que a profa. Christiana Chasles preparou para seus alunos que vão participar da primeira fase na "EM Máximo de Moura Santos", do Município de São Paulo.
    Ela disse: "Já ganhamos medalha de bronze e várias menções honrosas... Estamos prontos em 2015 para medalha de ouro! Nada melhor que um pirulito para adoçar a nossa olimpíada e deixar o aluno mais tranquilo. Que venha dia 02/06/215!"


    Foto de Obmep.

    Dia Nacional da Mata Atlântica

    - Blog Sustentabilidade na Escola (http://abr.ai/1FXmwxG...

    Ver mais

    Foto de Nova Escola.

    Dia do Desafio - Vamos nos mexer!

    Imagem inline 1

    OBMEP uma conquista!



      Postamos no site da OBMEP uma matéria sobre Jacundá, cidade do sudeste paraense que “abraçou a OBMEP”.

      Está em: 


      Na foto: irmãos medalhistas de ouro e de bronze Daniel e João Paulo Pinheiro Melo com a mãe, Dona Lourdes, em frente à casa onde moram.

      Foto de Obmep.
       

      terça-feira, 26 de maio de 2015

      Escola Aprendente

      "Toda concepção de educação coloca em prática uma teoria do conhecimento. Toda concepção de educação tem um fazer, que está no domínio da pedagogia. Toda pedagogia, no seu fazer, pratica um método com seus instrumentos para conhecer".  

      "O processo de conhecimento requer que os sujeitos interajam, socializem o que pensam, o que sabem, para juntos conhecerem o que antes não sabiam". 

      "Nesta concepção de educação, o processo de conhecer não tem nada a ver com transferência de conhecimentos. No seu ensinar o educador transmite informações e, ao mesmo tempo, transmite-se na sua paixão, na sua criação. Seu desafio está na escuta, na observação, nas intervenções provocativas para que o grupo assuma o seu pensar nas suas divergências e concordâncias, entre iguais. Pois para conhecer, temos que adentrar o terreno do conflito e do confronto, ou seja, há sempre um desafio, um problema a ser superado, iluminado pelo conhecimento". 

      "Assim como um pedreiro necessita de ferramenta para levantar uma casa, o educador necessita de instrumentos metodológicos para a construção permanente da disciplina intelectual, para o estudo permanente que alicerça sua autoria e autonomia". 

      Algumas ideias de Madalena Freire.       

      Escola Aprendente

      "A escola que se pensa e que se avalia como organização aprendente, dentro do seu projeto educativo, é uma instituição que se caracteriza como emancipatória e se estabelece como um local onde se vivencia a cidadania dos que ali trabalham e dos que ali estudam, contextualizando com a vida real".

      "A escola reflexiva, tem que se perceber como uma organização que aprende e se amplia pela interação mútua e continuada entre seus membros, só assim se sistematizará como um ambiente dinâmico, flexível e aberto."

      "Na sociedade planetária, nós nos reconhecemos como cidadãos do mundo, mas que impõe como racionalização através da tecnologia. O conhecimento deve ser visto na perspectiva de uma aventura para qual a educação deve fornecer apoio indispensável. A contextualização é a condição essencial da eficácia da aprendizagem". 

      "Educação,no sentido abrangente, é o procedimento real do cultivo histórico da essência humana".

      "Educação, no sentido exato, é um procedimento social que tem finalidade de contribuir, direta e intencionalmente, no procedimento de constituição histórica das pessoas". 

      "O professor em uma escola como organização aprendente, passou a ser um aprendiz em formação continuada, um construtor de conhecimentos, um colaborador, e, sobretudo, um parceiro na organização da aprendizagem".      

      "O professor reflexivo é aquele que pensa no que faz, que é comprometido com a profissão e se sente autônomo, capaz de tomar decisões e ter opiniões. Quando o professor faz isso corretamente, o aluno aprende a gerir seu estudo. Dificilmente ele será alguém que só decora, porque o mestre incute nele estratégias de interrogação e busca formá-lo como um indivíduo autônomo". 

      Ideias de Edgar Moran, Isabel Alarcão e M. H. Furllan. 

      Semana Mundial do Brincar



        APRENDER COMPARTILHA

        Na Semana Mundial do Brincar, que tal propor brincadeiras com as crianças?
        10 brincadeiras ideais para fazer em casa:
        ...
        Continuar lendo
         · 

        ENEM/2015



          Candidatos do ‪#‎Enem2016‬ com 18 anos completos poderão utilizar a prova para obter o certificado de ‪#‎EnsinoMédio‬. Confira:http://bit.ly/1PvtORj