quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

CAEM/USP- INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • Próxima palestra: Vislumbres da Análise Real: as funções exponenciais e logarítmicas
    Prof. Odilon Otavio Luciano (IME - USP)
    Data: 22/04/2015 (quarta-feira)
    Horário: 14h00
    Local: Auditório Jacy Monteiro - Bloco B
  • Os educadores do CAEM estão à disposição dos professores da Educação Básica a fim de orientá-los na elaboração de aulas, para sugerir materiais de estudo e sanar possíveis dúvidas de tópicos relacionados à Matemática do Ensino Básico. Ligue para (11) 3091-6160 e agende um horário com um de nossos educadores.

  • Professores de Matemática, acessem as informações sobre o Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do IME-USP.
  • Adicionem o CAEM no facebook e acompanhem nossas novidades.


Rua do Matão, 1010 sala 167 - bloco B
05508-090 - São Paulo - SP
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Telefone e Fax: (11) 3091-6160

Curso de ATUALIZAÇÃO - USP/CAEM

CURSO DE ATUALIZAÇÃO Os significados das frações e os números racionais



Período de inscrições: de 19/02/2015 até 06/03/2015


No primeiro semestre de 2015 o CAEM oferecerá, gratuitamente, o curso de atualização “Os significados das frações e os números racionais”.
Ementa: Inicialmente será apresentada a evolução histórica do conceito de frações e os números racionais, com destaque para os egípcios, babilônios e como abordar tais perspectivas na sala de aula. Discutiremos conceitos preliminares como unidade, equivalência, número como medida. Apresentaremos as concepções de frações e as suas abordagens em sala de aula. Vamos propor atividades investigativas para que os alunos descubram propriedades e relações importantes para o desenvolvimento dos conceitos de fração e número racional. Utilizaremos também a metodologia da resolução de problemas como motivação, como aplicação em situações reais, do cotidiano e como desenvolvimento do raciocínio.
Objetivos específicos do curso:
  • Proporcionar aos professores atividades para sala de aula que explorem os significados das frações e os números racionais.
  • Apresentar e discutir atividades lúdicas com a intenção de melhorar a compreensão dos conceitos.
  • Propor situações problemas para a aplicação das ideias pertinentes às frações e os números racionais.
  • Propor atividades investigativas (heurística ) para a descoberta de propriedades e para o desenvolvimento do pensamento matemático.
  • Discutir e propor estratégias com o objetivo de superar os obstáculos epistemológicos e didáticos no processo de ensino e aprendizagem.
  • Apresentar as ideias das frações e os números racionais fazendo um percurso histórico desde os egípcios até os dia de hoje.

Ministrante:
Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME-USP)
Taxa: Atividade gratuita
Público Alvo: Professores do 1º ao 5º do ensino fundamental e professores de Matemática do ensino fundamental II.
Carga horária: 30 horas
Número de vagas: 50 vagas.
Número mínimo para realização do curso: 10
Avaliação: serão propostas atividades que comporão a nota do participante.
Critério de aprovação: será aprovado o participante que obtiver média final maior ou igual a 7,0 e frequência nas aulas maior ou igual a 85%.
Datas previstas para os encontros: 14/03; 28/03; 11/04; 25/04; 16/05; 30/05; 13/06 e 27/06. , sábados no período das 8h30 às 12h15.

Observações importantes
  • O curso de atualização Os significados das frações e os números racionais terá a duração de 30 horas e é destinado preferencialmente a professores de escola pública atuando no ensino fundamental.
  • De acordo com o regimento da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, na inscrição, o candidato deverá apresentar cópia de seu diploma de nível superior.
  • O participante aprovado (média maior ou igual a sete e com frequência mínima de 85%) receberá certificado expedido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.




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Curso de ATUALIZAÇÃO - USP/CAEM - 2015

CURSO DE ATUALIZAÇÃO A matemática escolar e o desenvolvimento do raciocínio lógico


Período de inscrições: de 19/02/2015 até 12/03/2015

No primeiro semestre de 2015 o CAEM oferecerá, gratuitamente, o curso de atualização “A matemática escolar e o desenvolvimento do raciocínio lógico”.
Ementa: A motivação para este curso nasceu da constatação de que, ao contrário do que prega o senso comum, nem sempre a matemática escolar efetivamente contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico. Assim, pretendemos refletir sobre tema, debatendo questões tais como: o que é raciocínio lógico? Qual é a importância de argumentar dentro e fora da matemática? Qual é o papel das provas e demonstrações no desenvolvimento da capacidade de argumentação? Em que medida aprender matemática é aprender a argumentar em matemática? Que situações e atividades demandam argumentação? Qual é a exigência possível na escola com relação a provas e demonstrações? Qual é o lugar do rigor? Etc.

Ministrantes:
Profa. Aline dos Reis Matheus (CAEM - IME - USP)
Profa. Cláudia Cueva Candido (IME - USP)
Taxa: Atividade gratuita
Público Alvo: Professores de matemática de Ensino Fundamental II e Ensino Médio da rede pública.
Carga horária: 30h, sendo 24h presenciais e 06h para realização de atividades.
Número de vagas: 30
Número mínimo para realização do curso: 10 Avaliação: serão propostas atividades que comporão a nota do participante.
Critério de aprovação: será aprovado o participante que obtiver média final maior ou igual a 7,0 e frequência nas aulas maior ou igual a 85%.
Datas previstas para os encontros: 18/03; 01/04; 15/04; 29/04; 13/05; 27/05; 10/06; 24/06, quartas-feiras, das 14h30 às 17h30.

Observações importantes
  • O curso de atualização A matemática escolar e o desenvolvimento do raciocínio lógico terá a duração de 30 horas e é destinado preferencialmente a professores atuando na escola pública.
  • De acordo com o regimento da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, na inscrição, o candidato deverá apresentar cópia de seu diploma de nível superior.
    O participante aprovado (média maior ou igual a sete e com frequência mínima de 85%) receberá certificado expedido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.



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Oficinas CAEM/USP - 2015

Oficinas programadas para o primeiro semestre de 2015


Inscrições a partir do dia 26/01/2015. As inscrições serão confirmadas pela ordem de envio da documentação necessária e do comprovante de pagamento (no caso das oficinas pagas).
 
Datas e Horários
Descrição
Oficina 1

20 e 27/03
(6as feiras)

14h - 17h
O Estudo do Meio e a Estatística: uma proposta interdisciplinar
Prof. Ernani Nagy de Moraes(Escola de Aplicação - FEUSP)
Profa. Maíra Batistoni e Silva (Escola de Aplicação - FEUSP)
Resumo: O Estudo do Meio é uma metodologia de ensino rica e é desejável que seja utilizada como um projeto interdisciplinar nas escolas. A Estatística, presente claramente em nosso cotidiano, pode ser vivenciada em projetos como este. Em um primeiro momento, estudaremos o que é o Estudo do Meio e verificaremos como a Estatística pode estar presente desde o 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Em seguida, estudaremos uma proposta de trabalho interdisciplinar, envolvendo Estudo do Meio, Biologia e Estatística.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Oficina 2

24 e 31/03
(3as feiras)

14h - 17h
Uma abordagem do raciocínio lógico no ensino de matemática
Erick Gonçalves Pereira (licenciando do IME-USP)
Orientação: Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: Sabemos que o raciocínio lógico está presente em diversas áreas do conhecimento, quando queremos levantar hipóteses, argumentar e tirar conclusões. O raciocínio lógico é uma parte importante do conhecimento construído nas aulas de Matemática. Mas de que maneira ele está presente nos conteúdos ensinados? Como podemos evidenciá-lo? Discutiremos essas e outras questões, realizando atividades que envolvam raciocínio lógico e que contribuam para o aprendizado dos conteúdos de matemática estudados.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: atividade gratuita
Oficina 3

25/04
(Sábado)

09h - 12h
Atividades em Estatística
Prof. Marcos Nascimento Magalhães (IME - USP)
Resumo: Nesta oficina serão abordados os seguintes tópicos: Estatística na escola e na sociedade; participação ativa e aprendizagem. Atividades de sala de aula: recursos de internet; uso de planilhas e mini-aplicativos; vídeos e trabalhos interdisciplinares com projetos de Estatística.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino médio com algum conhecimento de conceitos básicos de Estatística.
Número de vagas: 50
Taxa: atividade gratuita
Oficina 4

04 e 11/05
(2as feiras)

14h - 17h
Belas ideias da geometria em fórmulas trigonométricas
Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: Pretendemos apresentar fórmulas trigonométricas importantes, entendendo suas deduções, apreciando as ideias geométricas envolvidas e resolver problemas geométricos interessantes.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Oficina 5

06/05
(4a feira)

14h - 17h
A arte de contar: atividades com história da matemática
Prof. Antonio Carlos Brolezzi (IME - USP)
Resumo: O conhecimento de história da matemática pode permitir ao professor colocar-se mais próximo do aluno, facilitando eventualmente o processo de compreender suas lógicas, dificuldades e formas de aprender matemática. Esta oficina irá propor atividades de sala de aula que permitam refletir sobre o valor didático da história da matemática no processo de tomada de perspectiva em relação ao aluno.
Duração: 3 horas
Público alvo: professores de matemática em geral.
Número de vagas: 40
Taxa: R$20,00
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
Oficina 6

09 e 16/05
(Sábados)

09h - 12h
Construções geométricas: dobras, régua e compasso e Geogebra
Profa. Ruth Ribas Itacarambi (CGIEM - Grupo Colaborativo de Investigação em Educação Matemática)
Resumo: Pretende-se retomar as ideias de retas paralelas, concorrentes e perpendiculares, segmento de reta, ângulo, mediatriz, bissetriz e triângulos, utilizando-se dobraduras. Construir retas perpendiculares, paralelas, mediatriz de um segmento, segmentos proporcionais, ângulos, bissetriz de um ângulo, triângulos e pontos notáveis de um triângulo, usando a régua e o compasso como instrumentos. Rever as construções citadas utilizando o software Geogebra. Analisar, sob o ponto de vista pedagógico, o papel de cada recurso utilizado.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de matemática em geral.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Oficina 7

23/05, 30/05 e 13/06
(Sábados)

09h - 12h
Cônicas e Geogebra 3D
Prof. Marcos Alves do Santos (CAEM - IME - USP)
Resumo: Nesta oficina, pretendemos mostrar como o software de geometria dinâmica Geogebra 3D pode ser útil no estudo das cônicas. Em geral, os alunos que concluem o ensino médio sabem identificar uma cônica analisando sua equação, entretanto, apresentam dificuldades quando os problemas exigem o reconhecimento de propriedades geométricas dessas curvas. Pensando nisso, elaboramos atividades que exploram a geometria das cônicas, tornando o ensino mais significativo.
Duração: 9 horas
Público alvo: professores do ensino médio.
Número de vagas: 30
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Oficina 8

25/05 e 01/06
(2as feiras)

14h - 17h
O processo de reconhecimento de padrões matemáticos: exemplos para sala de aula
Prof. Daniel Cérgoli (CAEM - IME - USP)
Resumo: Um dos desafios dos professores de Matemática é estimular o raciocínio do aluno. A observação de padrões é de extrema importância para o aprendizado e o desenvolvimento do raciocínio em Matemática, pois permite estabelecer relações entre elementos de um determinado conjunto ou observar propriedades de objetos estudados. Nosso objetivo é dar subsídios aos professores que ajudem seus alunos a reconhecer e estabelecer padrões relacionados a sequências numéricas, formas geométricas, operações aritméticas e expressões algébricas.
Duração: 6 horas
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Número de vagas: 40
Taxa: R$40,00
Professores da rede pública de ensino: R$20,00


Rua do Matão, 1010 sala 167 - bloco B
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Fonte: Internet

Divulgação - Cursos USP/CAEM

Verão no CAEM 2015
De 20 a 23 de janeiro de 2015

Início
Programação
Inscrições
Localização



PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES

Datas e Horários
3ª feira
20/01
4ª feira
21/01
5ª feira
22/01
6ª feira
23/01
Manhã

Das 08h30 às 12h30
Oficina 1

Áreas sem fórmulas

Rogério Chaparin
Oficina 2

Resolução de problemas sem álgebra

Aline dos Reis Matheus
Oficina 4

Fatoração e produtos notáveis em sala de aula

Daniel Cérgoli
Oficina 5

Operações com frações

Martha Salerno Monteiro
Tarde

Das 13h30 às 17h30
Palestra

Prof. Luís Carlos de Menezes
Oficina 3

Um estudo de quadriláteros via Geogebra

Marcos Alves dos Santos
Oficina 4

Fatoração e produtos notáveis em sala de aula

Daniel Cérgoli
Oficina 3

Um estudo de quadriláteros via Geogebra

Marcos Alves dos Santos

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Oficina 1: Áreas sem fórmulas
Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: O conceito de área abrange três aspectos: geométrico, numérico e como grandeza. Alguns livros didáticos, normalmente, salientam o aspecto numérico, por meio de fórmulas. Nosso objetivo é trabalhar com os outros dois tratamentos (geométrico e medida de grandeza) por meio de problemas presentes em olimpíadas de matemática como OBM, OBMEP e Canguru, e resgatar o aspecto histórico apresentando ideias desenvolvidas pelos gregos.
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Duração: 4 horas


Oficina 2: Resolução de problemas sem álgebra
Profa. Aline dos Reis Matheus (CAEM - IME - USP)
Resumo: Uma vez que se consiga traduzir um enunciado para a linguagem algébrica, o processo de resolução do problema se restringirá a um procedimento de resolução de equações. Esse é um dos grandes méritos da linguagem algébrica: a partir de certo ponto, nos dispensa de pensar no problema em si, mudando o foco para manipulações principalmente mecânicas. Em diversos contextos é exatamente isso que nos interessa. Mas será que, na escola, não é necessário preservar o espaço da criatividade na resolução de problemas? Nesta oficina, convidaremos os professores a se aventurarem na resolução de problemas interessantes sem usar a linguagem algébrica e, a partir daí, refletirem sobre a pluralidade de conceitos e procedimentos que podem ser explorados em sala de aula.
Público alvo: professores de matemática em geral.
Duração: 4 horas


Oficina 3: Um estudo de quadriláteros via Geogebra
Prof. Marcos Alves dos Santos (CAEM - IME - USP)
Resumo: No ensino fundamental os alunos aprendem a classificar os quadriláteros. No ensino médio, entretanto, é frequente alunos ficarem confusos diante de questões do tipo: todo retângulo é um trapézio? Todo losango é paralelogramo ou todo paralelogramo é losango? Ou, losango é losango e paralelogramo é paralelogramo? A classificação dos quadriláteros decorre das propriedades relativas aos seus lados e aos seus ângulos. Sem identificar esses elementos só podemos esperar que um aluno realmente tenha dificuldade em afirmar, por exemplo, se um dado quadrilátero é um paralelogramo ou um trapézio. Nesta oficina, estudaremos propriedades dos quadriláteros e tópicos afins utilizando o software de geometria dinâmica Geogebra, que nos permitirá visualizar regularidades, elaborar conjecturas, testar hipóteses e validar os resultados, por meio da manipulação dos objetos geométricos.
Público alvo: professores de matemática em geral.
Duração: 8 horas


Oficina 4: Fatoração e produtos notáveis em sala de aula
Prof. Daniel Cérgoli (CAEM - IME - USP)
Resumo: Muitos alunos, após estudarem fatoração e produtos notáveis no ensino básico, cometem erros algébricos que dificultam a resolução de problemas e a aprendizagem de outros assuntos relacionados à Matemática. Por que isso ocorre? Nesta oficina, buscaremos entender alguns equívocos cometidos pelos estudantes e trabalharemos fatoração e produtos notáveis com um viés geométrico, abordando o assunto de forma diferenciada.
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Duração: 8 horas


Oficina 5: Operações com frações
Profa. Martha Salerno Monteiro (IME - USP)
Resumo: É muito comum encontrarmos adultos que não sabem, por exemplo, somar duas frações, outros que sabem fazer a conta, mas não entendem o que estão fazendo, muitos passando por obstáculos desnecessários. Nosso objetivo é mostrar as operações com frações de modo mais natural, compreendendo os procedimentos, de modo que eles tenham significado. Serão apresentadas também algumas atividades interessantes que possam ajudar o professor em sua tarefa de ensinar as operações com frações.
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental.
Duração: 4 horas


Palestra: Matemática como linguagem falada, não mera gramática
Prof. Luís Carlos de Menezes (IF-USP)
Data: 20/01/2015
Horário: das 13h30 às 15h30


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Fonte:Internet

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Divulgação de 2014!

Nove alunos irão representar a rede estadual paulista na final da‪#‎OlimpíadaDeLínguaPortuguesa‬! Conheça os projetos vencedores: 


Nove alunos irão representar a rede estadual paulista na final da #OlimpíadaDeLínguaPortuguesa! Conheça os projetos vencedores: http://bit.ly/1uWlgmb

 

Divulgação de 2014!

O estudante do Ensino Médio, Henrique Ferreira Vaz, da E.E Dr. Ernesto Fonseca, em ‪#‎Chavantes‬, foi convidado pela embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, para um almoço! Veja como foi o encontro:


O estudante do Ensino Médio, Henrique Ferreira Vaz, da E.E Dr. Ernesto Fonseca, em #Chavantes, foi convidado pela embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, para um almoço! Veja como foi o encontro:  http://bit.ly/1w2ftMc