sábado, 31 de maio de 2014

OBMEP 2014

Amigos,
Muitos estão nos perguntando como podem ter acesso às provas e ao gabarito da 1a Fase. De acordo com o nosso calendário, esperamos passar o período de correção nas escolas e, após o dia 10 de junho, postaremos os arquivos, ok? Então, todos poderão trabalhar em sala de aula e discutir as questões.

Diretores e professores - lembrem-se que o prazo de envio dos cartões-resposta dos alunos classificados termina em 10 de junho!
...Ver mais
 
 

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Prêmio Professores do Brasil

O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta semana a 8ª edição do Prêmio Professores do Brasil. A competição oferece R$ 6 mil às iniciativas que contribuem para a melhoria da Educação Básica no país.

Inscreva-se!


O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta semana a 8ª edição do Prêmio Professores do Brasil. A competição oferece R$ 6 mil às iniciativas que contribuem para a melhoria da Educação Básica no país.

Inscreva-se!

http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/

Divulgação

A página "Momentocidadao" no Facebook, criada por Guilherme Nathanli Ribeiro Beserra visa a promoção da educação fiscal e financeira para formação do cidadão participativo e consciente de seus direitos e deveres, no âmbito das redes sociais.

https://www.facebook.com/pages/Momentocidadao/631581766918405?fref=ts

Curso Gratuito profissionalizante de Administração

Abertas inscrições para curso gratuito profissionalizante de administração


Iniciativa busca preparar jovens da 3ª série do Ensino Médio para o mercado de trabalho
 
Já pensou em fazer um curso profissionalizante de administração? Os alunos da 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas, com idade entre 16 e 20 anos, interessados na formação, podem se inscrever até o dia 1º de julho. A formação faz parte de uma parceria da Secretaria da Educação com o Instituto ProA.
- Clique aqui para se inscrever 
O objetivo da iniciativa é preparar os jovens para o mercado de trabalho, por meio do acesso a uma educação profissionalizante de qualidade, além de oferecer orientação ao início de carreira e apoio à conquista do primeiro emprego.
Serão oferecidas 110 vagas que incluem bolsa de estudos para o curso, consultoria de recursos humanos para desenvolvimento comportamental dos alunos, vale transporte, uniforme e material didático. A formação, com duração de seis meses, acontecerá no Centro Universitário Anhanguera de São Paulo, unidade Brigadeiro, nos períodos manhã (8h30 às 12h30h) ou tarde (14h às 18h).

Atenção Professores e Escolas!

Escola devem confirmar presença por e-mail


 
Os educadores que se candidataram às vagas nos cursos gratuitos do encontro USP Escola devem ficar atentos aos próximos passos. Aqueles que se inscreveram receberão, até 30 de maio, um e-mail para a confirmação de sua presença.
As vagas serão distribuídas de acordo com a ordem de chegada das confirmações, por isso é indispensável que os candidatos respondam ao e-mail. Educadores formados e aqueles que lecionam na rede pública também terão preferência no momento da seleção das vagas.
 
Entre os dias 16 e 20 de junho, a Comissão de Cultura e Extensão da USP divulgará em seu site a lista de professores contemplados.  
Os cursos, que terão duração de 40 horas, acontecerão entre os dias 30 de junho e 5 de julho.
Foram oferecidas mais de dez opções de formações e palestras, voltadas para áreas como tecnologia da informação, comunicação em ambientes educacionais e práticas educomunicativas. Conheça aqui relação completa de cursos.
Além de contribuir com o aperfeiçoamento profissional, os cursos são admitidos como evolução funcional, pois são homologados pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP).
O evento é promovido pela Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) da Universidade de São Paulo (USP) e tem como público alvo professores da rede pública e particular atuantes na Educação Básica. As inscrições foram encerradas antecipadamente devido a grande procura.

Datas dos Vestibulares


Os alunos da rede estadual que irão prestar vestibular podem contar com um aliado para a preparação: o Cursinho Pré-Universitário. A plataforma online foi desenvolvida para ajudar nos estudos para as provas de fim de ano e também para os pr... Ver mais


Foto: Os alunos da rede estadual que irão prestar vestibular podem contar com um aliado para a preparação: o Cursinho Pré-Universitário. A plataforma online foi desenvolvida para ajudar nos estudos para as provas de fim de ano e também para os processos seletivos de universidades, e conta também com um simulado preparatório para o ENEM. Para acessar a plataforma não é necessário nem fazer matrícula. Basta apenas informar o número do RA. Quer ver como é simples? http://bit.ly/1it6jmo

UNESP - Gabarito da Prova

 Governo do Estado de São Paulo
 
Quem fez a prova no último domingo já pode conferir as respostas. Saiba como: http://saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=237173

Contribuições Professor Dirceu



terça-feira, 27 de maio de 2014

Alunos aprendem a economizar com aulas de Educação Financeira

OBMEP/2014

Mais de 3,5 milhões de alunos paulistas fazem prova da Olimpíada de Matemática

Categoria
Exame que acontece nessa terça-feira movimentará 18 milhões de estudantes em todo o Brasil.

 
Acontece nessa terça-feira (27) a primeira fase de provas da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O exame vai movimentar 3,5 milhões de alunos de 5,2 mil escolas estaduais paulistas. Em todo o Brasil, participam da competição 18 milhões de estudantes matriculados entre o 6º ano do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio.
 
Após o exame, as próprias escolas deverão enviar para a organização da competição, até 10 de junho, os cartões resposta dos alunos selecionados para a segunda fase. Em 13 de agosto, serão divulgados os nomes dos classificados para a segunda etapa e os locais de prova. A avaliação final acontece no dia 13 de setembro, às 14h30.
Os estudantes e professores premiados serão conhecidos no dia 1º de dezembro. Aqueles que tiverem os melhores desempenhos receberão medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas.
Outros prêmios serão distribuídos entre os melhores colocados, como kits esportivos para as escolas, tablets para os educadores e participação em um programa de iniciação científica para os alunos. Confira aqui o regulamento.
Estudos
Na região de Andradina, o projeto Clube de Matemática envolveu alunos de 23 escolas em uma preparação para a Olimpíada. O trabalho, realizado desde 2013, já mostrou resultado. A região de Andradina conquistou 11 medalhas e 105 menções honrosas na última edição da olimpíada.Saiba mais.
O objetivo da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área. A competição é promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Divulgação - Atenção alunos do Segundo Ano do EM!

SESI - Curso de Técnico em Telecomunicações



Professores de Física - Atenção!

O CERN, um dos maiores laboratórios de pesquisa em Física no mundo, junto com a Sociedade Brasileira de Física, realizará mais uma edição da Escola de Física CERN. O projeto consiste na realização de cursos sobre tópicos de Física de Partículas, sessões experimentais e visitas às instalações para professores de educação básica. As atividades desta edição acontecerão de 21 a 29 de agosto de 2014 em Lisboa (Portugal) e Genebra (Suíça), e as despesas com passagens, seguro e estadia dos candidatos de escolas públicas, que forem selecionados, serão pagas pelos órgãos financiadores do projeto.
Para fazer a inscrição, até 31 de maio de 2014, e obter mais informações clique aqui. Realize contato com a Sociedade Brasileira de Física (SBF) clicando aqui. Solicitamos a gentileza de divulgar a mensagem aos professores de Física das Unidades Escolares.

domingo, 25 de maio de 2014

OBMEP - Notícias

Tá chegando a hora! Prova da 1a fase da OBMEP 2014 nesta terça-feira, 27 de maio. Para estudar, utilize o Banco de Questões e as provas dos anos anteriores (ambos no site da OBMEP); converse com seus professores, amigos etc. Boa sorte!!!


 
24/05/2014 14h37 publicação Rio de Janeiro localização Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil Edição: Stênio RibeiroNesta...
 
AGENCIABRASIL.EBC.COM.BR

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Atenção Professores de Matemática - Curso EAD


OBMEP 2014

Data: 27/05/2014 (terça-feira)

Provas da Primeira Fase 

Orientações: 

Primeira Fase: Prova objetiva de 20 questões, aplicada em cada escola inscrita. A correção é feita pelos professores das escolas, a partir de instruções e gabaritos elaborados pela OBMEP.  

Observações: 

Caso alguma de nossas 51 Unidades Escolares participantes desta primeira fase não tenham recebido as suas respectivas provas, por favor entrem em contato com o PCNP Lúcio no Núcleo Pedagógico. 

Diretoria de Ensino Região Osasco 

Oficinas de Matemática

Oficinas Casa Brasileira dão dicas para tornar matemática divertida



Programação para esse final de semana conta com aula de confecção de pipas. Programe-se!

A dica cultural para este fim de semana são as oficinas no Museu da Casa Brasileira, na capital paulista. Todos os sábados do mês de maio, o espaço reserva atividades especiais como parte da programação “Uma Tarde no Museu”.

Neste sábado (24), às 10h30, os visitantes poderão aprender a confeccionar pipas. Varetas, cola e papéis coloridos estarão disponíveis aos participantes.

A oficina tem entrada gratuita e é aberta para todo o público. Professores de Arte e Matemática podem utilizar os conceitos da atividade para ensinar os conteúdos do Currículo Oficial do Estado de São Paulo de forma divertida. 

Os alunos aprenderão sobre perímetro, retas, ângulo, formas geométricas e desenvolverão sua criatividade. São oferecidas apenas 25 vagas. É preciso se inscrever com antecedência pelo telefone 3032.2499 ou pelo e-mail agendamento@mcb.org.br.

Entrada gratuita

Os professores da rede estadual contam com diversos tipos de benefícios. Entre eles, acesso livre aos museus da Secretaria de Estado da Cultura. Para os educadores, a experiência possibilita a elaboração de propostas pedagógicas diferenciadas que proporcionam aos alunos o aprendizado com prazer. Conheça aqui os museus do Estado que possuem visitação gratuita.


Serviço
Oficina de Pipas
Horário: 24 de maio, às 10h30
Local: Museu da Casa Brasileira (Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705, Itaim Bibi)

quinta-feira, 22 de maio de 2014

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Informações sobre Matemática


Atenção, professores!

Estão abertas até o dia 10 de junho as inscrições para o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM), promovido pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplica (IMPA). As aulas serão dadas entre os dias 15 a 18 de julho no auditório do Instituto, que fica na Estrada Dona Castorina, 110, no Jardim Botânico. As inscrições podem ser feitas no endereço http://migre.me/jf9Z1
O curso é gratuito e tem como objetivo pr...
Ver mais

Todos pela Educação

 Foi definida a lista dos seis estudantes que vão representar o Brasil na 55ª Olimpíada Internacional de Matemática. O evento ocorrerá na Cidade do Cabo, África do Sul, entre os dias 3 e 13 de julho e deve reunir cerca de 600 jovens de mais de 100 países.

 
- Índice - Educação na mídia -... Todos Pela Educação

Matemática é importante para todas as áreas

Reportagem do Jornal Hoje sobre a importância da Matemática em todas as áreas.
Assista aos vídeos. Vale a pena conferir!
Edição do dia 19/05/2014
19/05/2014 11h08 - Atualizado em 19/05/2014 14h57
Profissionais que dominam os números são mais valorizados
Matemática é importante para todas as áreas.
Veja algumas dicas da especialista em carreiras.


Quer aprender matemática de um jeito prático?
Khan Academy disponibiliza vídeos e exercícios de graça
A Khan Academy é uma organização educacional sem fins lucrativos criada em 2008 pelo norte-americano Salman Khan. Sua missão é oferecer educação de alto nível para qualquer pessoa em qualquer lugar, por meio de vídeo-aulas e plataforma de exercícios online. Todo conteúdo é aberto e gratuito. A Fundação Lemann – em parceria com o Instituto Natura, Instituto Península, o Ismart e a Fundação Telefônica – trouxe a Khan Academy para o Brasil, traduzindo para os vídeos e levando a ferramenta de exercícios para escolas públicas. Atualmente há mais de 1000 aulas em português – de Matemática, Biologia, Química e Física. A plataforma de exercícios de matemática da Khan Academy está disponível em português e pode ser acessada aqui. Adaptativa ela permite o aprendizado em qualquer ritmo.

KHAN NAS ESCOLAS
Desde 2012, escolas públicas brasileiras usam a plataforma de exercícios similar à disponível na Khan Academy em inglês. Hoje mais de 10 mil alunos de 3º, 4º e 5º anos dos estados de São Paulo, Paraná e Ceará participam do projeto Khan Academy nas Escolas. O objetivo é contribuir para a melhoria do desempenho dos alunos em matemática e experimentar a metodologia em sala de aula, com a formação e a contribuição dos professores. Na ferramenta, cada aluno avança no seu próprio ritmo, assistindo aos vídeos e fazendo os exercícios correspondentes. Já os professores monitoram a aprendizagem de cada estudante em tempo real. Isso permite um planejamento de aulas personalizado, considerando as dificuldades e as demandas individuais. Assim, os professores podem intervir com aqueles que apresentam mais dificuldade ou estimular quem já pode avançar para o próximo assunto. Em 2014, chegaremos a 50 mil alunos, que usarão a plataforma já disponível a todos online.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Parabéns a todos os Pedagogos


Educação

Todos Pela Educação  
 
Na manhã dessa quarta-feira, em São Paulo, acontece o seminário "E se as crianças gostassem de matemática?", que tem como objetivo discutir desafios estruturais e abordagens mais divertidas para o ensino da matemática. São palestrantes do evento Bob e Ellen Kaplan, criadores do "Math Circle" da Universidade de Harvard; Priscila Cruz, diretora-executiva do Todos Pela Educação; e Maria Rebeca Otero Gomes, coordenadora de Educação da Unesco do Brasil. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: ocirculodamatematica@gmail.com.

Participe!

Seminário discute ensino profissionalizante de cursos do Vence

Livros Emprestados

Título: O diabo dos números 


Autor: Hans Magnus Enzensberger 

Projeto: Caixa Itinerante de livros - PRODESC 

Peço por gentileza aos Coordenadores e Professores que estão com livros emprestados pelo PCNP de Matemática do EF II de Matemática, Lúcio,  e se possível façam a devolução para ao Núcleo Pedagógico o mais breve possível. Para que haja continuidade na proposta deste projeto de narrativas matemáticas. Salvo a Unidade Escolar: "Professor Jose Jorge" que está com alguns livros emprestados desenvolvendo este projeto com alunos. 

Muito obrigado!  

USP Escola - Informações

Encontro USP Escola tem mais de 10 cursos para professores com inscrições abertas

Categoria É a oitava edição do circuito de formações voltadas a educadores da rede pública e particular
Estão abertas as inscrições para os cursos do 8º Encontro USP Escola. A participação é gratuita. São mais de dez opções de cursos e palestras, entre eles as formações de: tecnologia da informação e comunicação em ambientes educacionais; curso instrumental de microscopia para professores da rede pública; e educação midiática e práticas educomunicativas.
- Conheça aqui relação completa de cursos.
As inscrições estarão disponíveis até 12 de junho no site da instituição. Os candidatos devem preencher um formulário informando dados pessoais e curso de interesse. Por e-mail, será enviada a confirmação da vaga. 
Segundo a Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), órgão da Secretaria da Educação, 70% dos educadores inscritos fazem parte da rede estadual. Além de contribuir com o aperfeiçoamento profissionais, os cursos são admitidos como evolução funcional, pois são homologados pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP).
O evento é promovido pela Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) da Universidade de São Paulo (USP) e tem como público alvo professores da rede pública e particular atuantes na Educação Básica.
 

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Invenção do Cubo de Rubik é tema de Doodle do Google


http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/05/invencao-do-cubo-de-rubik-e-tema-de-doodle-do-google-veja-como-jogar.html

Informações Importantes!

Inscrições para promoção salarial de professores da rede começa em junho
 
 
Projeto “Escola de Pais” leva família para a sala de aula e transforma a vida dos filhos
 
 
CURRÍCULO+
Chegamos ao Final da 1ª Edição do Curso Currículo+ em Ação
 
CURRÍCULO+
REDE CONVERSANDO COM A REDE
Vídeos produzidos por professores da Rede Estadual de São Paulo
Veja o depoimento de quem já está utilizando o Currículo+ na prática!
 
 
Chamada Pública de Tecnologias Educacionais - 2014 (MEC)
 
Apresentação
O Ministério da Educação, em consonância com sua política de melhoria da qualidade da educação no Brasil, lançou o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) com o objetivo principal de alcançar uma educação pública básica de qualidade.
Construir essa educação pública de qualidade tem sido o principal desafio dos gestores públicos nos últimos anos. O Ministério da Educação, reconhecendo que o país precisa avançar na construção dessa educação de qualidade, criou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) com o objetivo de dar maior clareza aos governantes, gestores públicos, educadores e à sociedade dos desafios que têm pela frente. O Ideb é um indicador de qualidade educacional que resulta da combinação dos indicadores das taxas de repetência e de evasão escolar apresentados pelo Censo Escolar, bem como do desempenho dos alunos na Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc) – Prova Brasil.
As escolas públicas brasileiras alcançaram, nas avaliações de 2011, um Ideb médio de 4,7 nos anos iniciais e 4,1 nos anos finais do ensino fundamental. Nos países desenvolvidos mais bem colocados nas avaliações internacionais da educação básica, segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a média do indicador de qualidade educacional é 6,0. Essa diferença entre o desempenho escolar brasileiro e a performance média observada nos países da OCDE identifica o tamanho do desafio que o Brasil tem pela frente para construção de uma educação pública de qualidade. Dessa forma, para alçar a qualidade da Educação Básica do Brasil a patamares mais elevados, é necessário não só um esforço conjunto dos órgãos mais diretamente vinculados à Educação, mas toda uma cooperação entre diferentes setores da sociedade civil para que, em 2022, o Ideb chegue a 6,0 – meta idealizada pelo MEC.
O Ministério da Educação, tendo em vista tal marca como referência, publicou o Decreto nº 6.094 de 25 de abril de 2007, dispondo sobre a implementação pelo Governo Federal do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, em regime de colaboração com Municípios, Distrito Federal, Estados, e com a participação da sociedade civil. O decreto trata das diretrizes traçadas pelo Governo Federal, conciliando ações de ordem pedagógica, administrativa e financeira. O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação estabeleceu que a atuação do Governo Federal na Educação Básica será realizada por meio de um Plano de Ações Articuladas (PAR), planejamento elaborado por cada Município, Estado e Distrito Federal. Atualmente o PAR contempla mais de 80 ações, cada uma delas desdobrando-se em outras iniciativas, de diferentes amplitudes, que convergem para a melhoria da Educação Básica.
É nesse conjunto de esforços que se insere o Guia de Tecnologias Educacionais. Com ele, o Ministério da Educação busca oferecer aos sistemas de ensino uma ferramenta a mais que os auxilie na decisão sobre a aquisição de materiais e tecnologias para uso nas escolas brasileiras de educação básica pública.
 
Objetivos
O Ministério da Educação, com o propósito de apoiar os sistemas públicos de ensino na busca por soluções que promovam a qualidade da educação, apresenta, no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, uma nova Chamada Pública do Guia de Tecnologias Educacionais, com vistas a identificar tecnologias nas mais diversas áreas da educação básica.
E ao lançar esta Chamada Pública de Pré-Qualificação de Tecnologias Educacionais, o Ministério da Educação tem como objetivo avaliar identificar tecnologias educacionais que apresentem condições de promover a qualidade da educação básica nas escolas públicas brasileiras.
O Governo Federal, por meio deste Edital de Pré-Qualificação, busca:
  • Auxiliar os gestores a conhecer e a identificar tecnologias educacionais articuladas e alinhadas com a perspectiva pedagógica da rede de ensino e da escola de modo que possam contribuir para a melhoria da educação;
  • Disseminar tecnologias educacionais em escolas e sistemas de ensino a fim de alterar o quadro educacional apresentado por boa parte dos municípios brasileiros;
  • Orientar a organização do trabalho dos profissionais da educação básica;
  • Estimular a criação de tecnologias educacionais por pessoas físicas (pesquisadores, professores, etc.), instituições de ensino e pesquisa, organizações sociais e demais pessoas jurídicas;
  • Fortalecer a produção teórica voltada à qualidade da educação básica, que se concretize por meio da criação de novas tecnologias educacionais.

Áreas Contempladas
  • Formação Continuada de Professores da Educação Básica
  • Formação Continuada dos Demais Profissionais da Educação Básica – exceto professores
  • Gestão de Redes Públicas de Ensino
  • Gestão Escolar
  • Avaliação
  • O Processo de Ensino-aprendizagem
  • Acompanhamento Pedagógico e Recuperação de Aprendizagem
  • Investigação no Campo das Disciplinas das Ciências da Natureza e Matemática na Educação Básica
  • Biblioteca Escolar
  • Educação, Cultura e Artes
  • Educação, Esporte e Lazer
  • Educação e Cultura Digital
  • Educação Econômica e Financeira
  • Educação, Comunicação e Uso de Mídias
  • Educação e Direitos Humanos
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA)
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA) com foco na juventude
  • Educação Ambiental
  • Educação e Promoção da Saúde
  • Educação e Promoção da Saúde na Educação Infantil
  • Educação e Acessibilidade
  • Educação para as Relações Étnico-Raciais
 

Inscrições

As inscrições para a Chamada Pública devem ser realizadas via Internet no período de 3 de fevereiro a 30 de maio de 2014 para serem avaliadas no Primeiro Lote de Avaliação – resultados publicados no segundo semestre de 2014. As inscrições realizadas entre os dias 1 de junho de 2014 e 30 de janeiro de 2015 serão avaliadas em um Segundo Lote de Avaliação.
Clique aqui para iniciar sua inscrição.
Clique aqui para obter mais informações.
 

Regulamento

Clique aqui e veja o regulamento da Chamada Pública MEC Guia de Tecnologias.
Se não possuir o programa de visualização de PDF, clique aqui para fazer o download.
 
Contatos
Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica a fazer? Então, entre em contato.
Sua opinião é fundamental para o nosso aperfeiçoamento.
 

Campanha

 
Imagem1

Contribuições: Professor Vanderley

domingo, 18 de maio de 2014

"Enxame de Problemas"

Revista Galileu 

"52% dos alimentos vendidos no mercado, como alface, banana e maça, desaparecerão das prateleiras caso o número de abelhas continuem a cair".

"Nos últimos seis anos, os EUA apresentaram uma redução de 30% na quantidade de abelhas criadas em cativeiro".

Muito Interessante!

Artigo da Revista Galileu

"Como se forma um Neymar"
 
"4.446 horas de treino são necessárias nas categorias de base para aperfeiçoar fundamentos e desenvolver a forma física". 

Quantos minutos são necessários?
 
Quantos segundos são necessários?
 
Por qual número eu devo multiplicar para descobrir a quantidade de minutos e segundos?
 
"5.796 quilômetros são percorridos dos 9 aos 18 anos nos treinos e nas partidas".
 
Quantos metros são percorridos dos 9 aos 18 anos nos treinos e nas partidas?