sexta-feira, 25 de abril de 2014

Educação em Destaque!

 Mundial da Educação já entrou em campo! As formações dos ativadores dessa rede já estão acontecendo nas cidades-sede da Copa do Mundo, ontem foi em Salvador e hoje em Recife. Saiba mais sobre esse movimento e as formações dos ativadores: http://bit.ly/1fu7OiY . Agenda das próximas formações: Manaus (05/05), São Paulo (06/05), Fortaleza (12/05), Porto Alegre (12/05), Curitiba (13/05), Natal (13/05), Brasília (19/05), Rio de Janeiro (19/05), Cuiabá (20/05) e Belo Horizonte (20/05).

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Muito Interessante!

Divulgação de hotsite

www.editorapositivo.com.br/emwebcursos

Para descontrair!


Informações Importantes

Dropbox é um serviço gratuito que permite que você traga suas fotos, documentos e vídeos em qualquer lugar e possa compartilhá-los facilmente.

Informações Importantes

Dilma sanciona Marco Civil da Internet

Por Redação Olhar Digital - em 23/04/2014 às 11h04


A presidente Dilma Roussef aprovou hoje pela manhã o texto do Marco Civil da Internet, que cria uma espécie de Constituição para o uso da internet no país, com direitos, deveres e garantias para usuários e empresas.

O aval que transforma o documento em lei foi dado na abertura do NETMundial, encontro em São Paulo que reúne representantes da governança digital de 90 países, entre eles os "pais" da internet, Vint Cerf, e da web, Tim Berners-Lee, respectivamente. Este último considerou exemplar a iniciativa brasileira.

"Direitos que são garantidos offline têm de ser garantidos online", justificou a presidente com ênfase para a neutralidade da rede, ponto mais polêmico, que proíbe as operadoras de vender pacotes de internet pelo tipo de uso. Segundo Dilma, o Marco Civil é uma "experiência inovadora que ecoou das vozes das ruas, das redes e de diferentes instituições".

O texto do projeto já havia sido aprovado ontem à noite por unanimidade no Senado, 28 dias depois de ter passado pela Câmara. A decisão de Dilma põe fim a uma espera de anos entre idas e vindas até que o projeto fosse enfim ajustado à versão final.

Goste você ou não, agora o Marco Civil da Internet é lei e precisá ser seguido por todos que fazem parte do mundo digital. Então, explicamos abaixo, em cinco pontos objetivos, as principais bandeiras do documento. Confira:

DIREITOS

O Marco Civil considera a internet uma ferramenta fundamental para a liberdade de expressão e diz que ela deve ajudar o brasileiro a se comunicar e se manifestar como bem entender, nos termos da Constituição.

O texto chega a apontar que "o acesso à internet é essencial ao exercício da cidadania". O internauta tem garantia de que sua vida privada não será violada, a qualidade da conexão estará em linha com o contratado e que seus dados só serão repassados a terceiros se ele aceitar - ou em casos judiciais, chegaremos a este tópico.

NEUTRALIDADE

Um dos pontos essenciais do Marco Civil é o estabelecimento da neutralidade da rede. Preparamos um texto só para explicar o que significa o termo e você pode conferi-lo aqui. Em linhas gerais, quer dizer que as operadoras estão proibidas de vender pacotes de internet pelo tipo de uso.

O governo até pode fazer essa discriminação, mas só em duas situações: se ela for indispensável para a prestação dos serviços; ou se serviços de emergência precisarem ser priorizados. Mesmo assim, o presidente que estiver no comando não tem como simplesmente mandar tirar internet de um lugar e botar no outro. Ele precisará consultar o Comitê Gestor da Internet e a Agência Nacional de Telecomunicações.

GUARDA DE INFORMAÇÕES

Os provedores de internet e de serviços só serão obrigados a fornecer informações dos usuários se receberem ordem judicial. No caso dos registros de conexão, os dados precisam ser mantidos pelo menos por um ano, já os registros de acesso a aplicações têm um prazo menor: seis meses.

Qualquer empresa que opere no Brasil, mesmo sendo estrangeira, precisa respeitar a legislação do país e entregar informações requeridas pela Justiça. Caso contrário, enfrentará sanções entre advertência, multa de até 10% de seu faturamento, suspensão das atividades ou proibição de atuação.

Foi derrubada a obrigatoriedade de empresas operarem com data centers no Brasil ainda na Câmara.

RESPONSABILIZAÇÃO PELO CONTEÚDO

A empresa que fornece conexão nunca poderá ser responsabilizada pelo conteúdo postado por seus clientes. Já quem oferece serviços como redes sociais, blogs, vídeos etc. corre o risco de ser culpado, caso não tire o material do ar depois de avisado judicialmente. Por exemplo: se a Justiça mandar o Google tirar um vídeo racista do YouTube e isso não for feito, o Google se torna responsável por aquele material.

Haverá um prazo para que o conteúdo considerado ofensivo saia de circulação, mas o juiz que cuidar do caso pode antecipar isso se houver “prova inequívoca”, levando em conta a repercussão e os danos que o material estiver causando à pessoa prejudicada.

OBRIGAÇÕES DO GOVERNO

Administrações federal, estaduais e municipais terão uma série de determinações a cumprir, caso o Marco Civil se torne realidade. Entre eles estabelecer “mecanismos de governança multiparticipativa, transparente, colaborativa e democrática, com a participação do governo, do setor empresarial, da sociedade civil e da comunidade acadêmica”.

Os governos serão obrigados a estimular a expansão e o uso da rede, ensinando as pessoas a mexer com a tecnologia para “reduzir as desigualdades” e “fomentar a produção e circulação de conteúdo nacional”.

Os serviços de governo eletrônico precisarão ser integrados para agilizar processos, inclusive com setores da sociedade, e a internet ainda será usada para “publicidade e disseminação de dados e informações públicos, de forma aberta e estruturada”.

Por fim, há ainda a preferência por tecnologias, padrões e formatos abertos e livres, e a de se estimular a implantação de centros de armazenamento, gerenciamento e disseminação de dados no Brasil, “promovendo a qualidade técnica, a inovação e a difusão das aplicações de internet, sem prejuízo à abertura, à neutralidade e à natureza participativa”.

Divulgação


quarta-feira, 23 de abril de 2014

Oficina de Matemática







Unidade Escolar: "Lucy Anna C. Latorre"

Professor: Albert

Composição de polígonos:

Triângulos equiláteros (9), trapézios isósceles (3) e Losangos (3);

Mosaico hexagonal e 

Dobradura do ângulo de sessenta graus.


Simetria

Simetria

“Podemos observar a simetria segundo três movimentos:
Translação: Na simetria de translação a figura desliza sobre uma reta, mantendo-se inalterada.
Rotação: Na simetria de rotação a figura toda gira em torno de um ponto que pode estar na figura ou fora dela, e cada ponto da figura percorre um ângulo com vértice nesse ponto.
Reflexão: Na simetria de reflexão observamos um eixo, que poderá estar na figura ou fora dela, e que servirá como um espelho refletindo a imagem da figura desenhada.
As simetrias de translação e a de rotação são mais simples de serem trabalhadas, pois visualmente as duas figuras são muito “parecidas”, no entanto, na reflexão há uma modificação da “aparência” da figura, o que a torna mais complexa para ser reconhecida. Por isso é preciso especial cuidado no trabalho com a reflexão de figuras empregando, na medida do possível, a arte e o desenho como apoio”.  



Fonte: O uso de quadriculados no ensino de geometria.
Fusako H.Ochi, Rosa M. Paulo, Joana H. Iokoya e João K. Ikegami, 1992.

Comentários gerais: é possível observar as dificuldades de nossos alunos na questão de simetria de reflexão na última avaliação diagnóstica.   

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Documentário sobre Educação

Ontem o programa Fantástico, da TV Globo, exibiu a última matéria feita a partir do documentário Educação.doc trazendo uma discussão sobre os caminhos para uma Educação de qualidade. Você pode conferir a matéria aqui: http://glo.bo/1nCCtji . E para você, quais são os caminhos? Como será, ou deveria ser, o futuro da Educação?
Como deveria ser a escola do futuro? Escolas públicas exemplares, com ensino de primeira,...

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Informações de Matemática

Portal da Matemática
OBMEP


Vídeo-Aulas
Vídeo-aulas que abordam o conteúdo em diversos níveis, cada um em pequenos vídeos.

Soluções de Exercícios
Vídeos de exercícios resolvidos passo a passo, com exercícios de dificuldades variadas.

Conteúdo Interativo
Conteúdo explicativo com interação, mostrando na prática o que foi aprendido.

Materiais
Apostilas e listas de exercícios sobre o material da vídeo aula.

Mapas Conceituais
Mapas para guiar seu aprendizado até o assunto de interesse.

Busca
Busque entre os diversos materiais, vídeos e conteúdos interativos.


Curso de GeoGebra online e gratuito


Educação Matemática - Divulgação


Educação na Mídia

O segundo episódio da série Educação.doc, exibido nesse domingo (13/4) na íntegra no canal Globo News, mostra escolas públicas brasileiras que são exemplos de educação de qualidade. Confira aqui:http://glo.bo/1n8PyDo

Várias escolas públicas e redes inteiras são exemplos de como atuar com extrema...

Habilidades

 
Uma dica: não é inteligência, capacidade de resolver problemas ou raciocínio lógico de que estamos falando.
 

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Primeira Parte - Pensamento Algébrico


Matemática – Álgebra

O que é pensamento algébrico? 

“O pensamento ou raciocínio algébrico envolve a formação de generalizações a partir de experimentos com números e cálculos, a formalização dessas ideias usando um sistema de símbolos significativos e explorando conceitos e regularidade e função.
(Van de Walle, Karp, ET Bay-Williams, 2011, p.262)

O Raciocínio algébrico está presente em todas as áreas da matemática. É para descrever padrões que caracterizam as relações entre quantidades – ao contrário de aritmética que compreende para realizar cálculos em quantidades conhecidas. Basicamente, o raciocínio algébrico relaciona a generalização de ideias matemáticas e identificação de estruturas matemáticas.

Segundo Kaput, (1998, 1999) o pensamento algébrico é algo que se manifesta quando, através de conjecturas e argumentos, se estabelecem generalizações sobre dados e relações matemáticas, expressas através de linguagens cada vez mais formais.

NCTM salienta que o pensamento algébrico diz respeito ao estudo das estruturas, à simbolização, à modelação e ao estudo da variação:

1)      Compreender padrões, relações e funções;
2)      Representar e analisar situações e estruturas matemáticas usando símbolos matemáticos;
3)      Usar modelos matemáticos para representar e compreender relações quantitativas;
4)      Analisar a variação em diversos contextos.

Na busca de uma definição de pensamento algébrico, vários autores priorizam uma perspectiva que todo mundo acredita que é essencial em álgebra. Aqui estão três exemplos que refletem três perspectivas diferentes:
a)      Álgebra é por vezes definida como a generalização da aritmética ou como linguagem para generalizar a aritmética. Mas a álgebra é mais do que um conjunto de regras para manipular símbolos, é uma forma de pensar (Vance, 1998 p.282).
b)      A álgebra é uma linguagem. Esta linguagem inclui: relacionamentos, termos desconhecidos e variáveis, e os padrões generalizantes. Sempre que uma dessas ideias é discutida, seja no jardim de infância ou a outro nível, está é uma oportunidade para trabalhar a linguagem da álgebra (Usiskin, 1997, p. 346).
c)      Álgebra pode ser uma poderosa ferramenta para resolver problemas. Ela fornece acesso a soluções muito mais fácil. [...] Ela pode se tornar uma ferramenta indispensável para representar e resolver situações complexas do mundo que nos rodeia (Baroody e Coslick, 1998, p. 16-3).

Por que o raciocínio algébrico é importante?
O Raciocínio algébrico subjacente a todo pensamento matemático, incluindo aritmética, nos permite explorar a estrutura da matemática. Vamos agora reconhecer a importância incluindo o raciocínio algébrico em educação matemática a partir de uma idade muito jovem, para disponibilizar a todos os alunos essas ideias matemáticas muito eficazes. Em nossas vidas diárias, nós percebemos padrões e nós prestamos a atenção para aspectos importantes desses padrões. Raciocínio algébrico está presente em muitos aspectos de nossas vidas, por exemplo, fazer comparações para encontrar a operadora de telefonia celular que oferece o melhor negócio ou para determinar o tempo e a distância quando nós dirigimos”.

Fonte: CAEM/USP 

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Educação Brasileira 152 - Antônio José Lopes: Matemática no PISA

OBMEP - Informações

IMPA cria Programa OBMEP NA ESCOLA

Com o intuito de melhorar o desempenho de alunos de todo o país nas provas da OBMEP, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) acaba de criar o Programa OBMEP na Escola, que apoiará e esti
mulará o uso dos materiais da Olimpíada em atividades extraclasse por professores que atuarão como “preparadores”.

A prova de seleção será realizada no dia 13 de setembro (mesma data da prova da 2ª fase da OBMEP 2014), e dentre os participantes habilitados, serão convocados 1.000 professores das redes estadual e municipal. 

As inscrições devem ser feitas entre os dias 16 de abril e 16 de maio no site: www.obmep.org.br. Podem se inscrever portadores de diploma ou estudantes de curso superior de Matemática ou Física. 

O resultado será divulgado no dia 1º de dezembro, mesmo dia em que também serão anunciados os premiados da OBMEP 2014. Os professores selecionados terão de submeter um projeto no prazo estipulado, sendo que o projeto deverá apresentar propostas de atividades extraclasse com os alunos das escolas públicas onde lecionam ou de escolas públicas vizinhas.

A partir de março de 2015, os preparadores do Programa OBMEP na Escola receberão por um ano uma bolsa da CAPES no valor mensal de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) para realizarem suas atividades.

O regulamento completo pode ser acessado em: http://server22.obmep.org.br:8080/media/servicos/recursos/301758.o

Em breve, no site da OBMEP haverá um espaço dedicado ao novo programa.

Calendário:
 
. 16 de abril a 16 de maio: inscrições dos professores interessados no endereço: www.obmep.org.br;
 
. A partir de 13 de agosto: informação do local de provas (no site da OBMEP);
 
. 13 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília): prova de habilitação;
 
. 1º de dezembro: divulgação dos resultados – habilitação;
 
. 1º de março de 2015: início das atividades;
 
. Março a julho de 2015: oficinas.

Foto: IMPA cria Programa OBMEP NA ESCOLA

Com o intuito de melhorar o desempenho de alunos de todo o país nas provas da OBMEP, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) acaba de criar o Programa OBMEP na Escola, que apoiará e estimulará o uso dos materiais da Olimpíada em atividades extraclasse por professores que atuarão como “preparadores”.

A prova de seleção será realizada no dia 13 de setembro (mesma data da prova da 2ª fase da OBMEP 2014), e dentre os participantes habilitados, serão convocados 1.000 professores das redes estadual e municipal. 

As inscrições devem ser feitas entre os dias 16 de abril e 16 de maio no sitewww.obmep.org.br. Podem se inscrever portadores de diploma ou estudantes de curso superior de Matemática ou Física. 

O resultado será divulgado no dia 1º de dezembro, mesmo dia em que também serão anunciados os premiados da OBMEP 2014. Os professores selecionados terão de submeter um projeto no prazo estipulado, sendo que o projeto deverá apresentar propostas de atividades extraclasse com os alunos das escolas públicas onde lecionam ou de escolas públicas vizinhas.

A partir de março de 2015, os preparadores do Programa OBMEP na Escola receberão por um ano uma bolsa da CAPES no valor mensal de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) para realizarem suas atividades.

O regulamento completo pode ser acessado em http://server22.obmep.org.br:8080/media/servicos/recursos/301758.o

Em breve, no site da OBMEP haverá um espaço dedicado ao novo programa.

Calendário
. 16 de abril a 16 de maio: inscrições dos professores interessados no endereço www.obmep.org.br
. A partir de 13 de agosto: informação do local de provas (no site da OBMEP)
. 13 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília): prova de habilitação
. 1º de dezembro: divulgação dos resultados – habilitação
. 1º de março de 2015: início das atividades
. Março a julho de 2015: oficinas


segunda-feira, 7 de abril de 2014

Oficina de Aritmética

Unidade Escolar: "Irmã Gabriela"

Uso do SOROBAN adaptado para pessoas com deficiência visual. Muito obrigado pelo convite da Professora Lilian e muito obrigado pela atenção e dedicação dos alunos dos sextos anos: B e C. 

Nestas oficinas na sala de aula é possível observar como pensam os nossos alunos, suas dificuldades e suas potencialidades. 

Descobrimos que nossos alunos sabem muitos conceitos, tais como: diferenças entre polígonos, diagonal e estratégias diferentes para resolução de problemas. 

Algumas observações importantes que temos que compartilhar: 

"Eu escolhi os números que estavam na diagonal, pois a regra dizia que eu não poderia escolher números que estavam na mesma linha (horizontal) e na mesma coluna (vertical)". Refere-se a uma das atividades que foi aplicada pelos Professores: Lúcio e Lilian. 

"O retângulo têm um lado maior, então o quadro apresentado apresenta a forma de um quadrado". Atividade referente a uma tabela de 36 números. 
  










Parabéns a todos.