segunda-feira, 31 de março de 2014

Informações Sala de Leitura

URGENTE: CURSO PARA PROFESSORES DA SALA DE LEITURA

 



Aos Professores da Sala de Leitura





Já estão abertas inscrições para o curso  SuperAção Jovem na Sala de Leitura. O curso é destinado a todos os Professores da Sala de Leitura. Veja o cronograma abaixo:
 
Categoria: Professores
Curso
Período de Adesão
Professores Ingressantes
Básico
27/03/2014 a 09/04/2014

Professores participantes em 2013 ou em anos anteriores

Avançado

27/03/2014 a 09/04/2014


O CURSO É DESTINADO A TODOS OS PROFESSORES DA SALA DE LEITURA.
TODOS DEVERÃO FAZER A ADESÃO.

Procedimentos para a Adesão:
·         Preencher o formulário de adesão,
·         Tirar uma cópia,
·         Enviar à Equipe Responsável pela Sala de Leitura
Supervisor: Ellis
PCNP: Neuza

Materiais para Consulta

Atenção Professores!

Material dos Anos Iniciais e São Paulo Faz Escola agora na Intranet

Informamos que todo o material dos Programas Ler e Escrever, EMAI, São Paulo Faz Escola e Documentos Curriculares estão disponíveis na Intranet Espaço do Servidor.

Para acessar é só entrar no site www.intranet.educacao.sp.gov.br

    
Todos os servidores têm acesso. Utilize a mesma senha do GDAE.

Qualquer dúvida é só encaminhar e-mail para intranet.servidor@edunet.sp.gov.br

Unidade Escolar: "Irmã Gabriela"

SARAU POÉTICO

 

A inauguração da Sala de Leitura Carlos Drummond de Andrade foi o mote para o Sarau Poético elaborado por alunos e professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
 
 
Que será apresentado na presente data. Ter um olhar atento para o contexto escolar, os envolvidos no processo ensino aprendizagem e fazer de cada um deles  protagonista não só de sua aprendizagem, mas colaborador da aprendizagem do outro.
Foi gratificante e porque não dizer emocionante ter a oportunidade de valorizar as ações que promovem a aprendizagem significativa, acompanhar a apresentação dos alunos de poemas, de músicas, pequenas encenações. Todos os poemas e textos apresentados foram elaborados pelos alunos, mediados pelos professores.

O Sarau foi um momento onde a integração entre as disciplinas e de interação entre os alunos. A diversidade, a educação inclusiva.
Estava presente nas apresentações.  Talentos desconhecidos foram revelados. Foram excelentes momentos de alegrias, surpresas, revelações e muitas emoções.

Parabéns a todos os envolvidos: alunos, professores, gestores, familiares, enfim. TODOS...

PNCP que tiveram a oportunidade de vivenciar esse evento: Elenice (Arte); Neuza (LP) e Sônia (LEM).


 Abertura do evento - por alunos
 Plateia - Concentração e interação durante todo os evento.


 Palavras da professora Vânia - PCAGP da escola
 Apresentação dos alunos
 Receptividade a todo momento - durante as apresentações



 Apresentação dos alunos
 A plateia se entusiasmou... aplaudiu... riu... se emocionou....
 Revelação para todos - um grande cantor
 Mais aplausos...




E nós, elaborando nosso relatório... sob o olhar da professora Vânia.

 

IDESP - Informações

IDESP

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

O QUE É O IDESP


O IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) é um indicador de qualidade das séries iniciais (1ª a 4ª séries) e finais (5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Na avaliação de qualidade das escolas feita pelo IDESP consideram-se dois critérios complementares: o desempenho dos alunos nos exames do SARESP e o fluxo escolar. O IDESP tem o papel de dialogar com a escola, fornecendo um diagnóstico de sua qualidade, apontando os pontos em que precisa melhorar e sinalizando sua evolução ano a ano.

O QUE É A META POR ESCOLA


As metas por escola se constituem num instrumento de melhoria da qualidade do ensino nas séries iniciais (1ª a 4ª séries) e finais (5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. As metas por escola, estabelecidas a partir de critérios objetivos e transparentes, servem como um guia para que os professores, gestores escolares, pais de alunos e a comunidade acompanhem a evolução das escolas no aprimoramento da qualidade de ensino.



BOLETIM DA ESCOLA 2013


O Ideb de cada escola, cidade ou estado do país


Além de consultar o Ideb, você irá entender como foi gerado este valor e visualizar informações que lhe permitirão realizar sua própria análise. De maneira simples e prática.

Veja abaixo seis perguntas-chave para você entender o Idesp:


1 - Como o Idesp é usado para calcular o bônus?

O Idesp é o fator principal que compõe o bônus. Além do índice, a frequência do servidor também integra o cálculo, assim como o índice socioeconômico. No que se refere ao Idesp, a meta estipulada para a escola serve como base para o cálculo da bonificação. O valor que o servidor irá receber é equivalente ao cumprimento da meta de sua unidade. Dessa forma, considerando o índice de partida – aquele alcançado no ano anterior – a unidade que alcançar 100% da meta receberá 100% do bônus, aquela que alcançar o equivalente a 50% da meta, terá 50% do bônus, e assim por diante. O mesmo parâmetro vale para as escolas que superarem suas metas, até o limite de 120%.

2 - O Idesp estabelece metas gerais e a longo prazo por ciclo? Quais são elas e em quanto tempo o governo pretende atingi-las?

Sim, os níveis ideais a serem alcançados variam de acordo com o ciclo. Para o ciclo 1 – 1º ao 5º ano - as escolas terão de chegar ao índice sete. Para o ciclo 2 – 6º ao 9º ano – a meta é seis. Para o Ensino Médio, cinco. O objetivo é que essas metas sejam alcançadas até 2030.

3 - As metas estabelecidas para as escolas levam em consideração suas especificidades?

A meta de cada escola é individual e leva em consideração sua atual situação. Cada unidade só pode ser comparada ao seu desempenho anterior, ou seja, não é possível compará-la com outras unidades.

4 - O Idesp tem uma meta fixa para cada escola?

Os objetivos para o ano seguinte são sempre revistos, ano a ano. O desempenho da unidade é levado em conta, portanto, o Idesp não tem uma meta fixa. Dessa forma, as escolas têm desafios novos todos os anos, condizentes com a sua realidade, o que as estimula.

5 - O que é o índice de nível socioeconômico e como ele influi no Idesp?

Neste ano, o cálculo do bônus traz novidades e ganha mais um critério para seu pagamento, um índice feito com base nos questionários distribuídos no Saresp para pais e alunos levando em consideração a situação socioeconômica dos estudantes, e que varia de 0 a 10, sendo 10 a escola com o nível socioeconômico mais baixo.

Ao calcular este índice, são consideradas as condições sociais dos alunos e a renda das famílias, respeitando as diferenças entre alunos da mesma escolas e também as diferenças entre as escolas em si.
Este fator é acrescido aos atuais índices e multiplicado por aquele que tiver o maior número: o Idesp da escola em relação à rede estadual ou se a unidade alcançou ou não a meta estabelecida. O maior prevalece. É importante ressaltar que se a unidade escolar não atingir sua meta ou obteve uma nota inferior à rede estadual, seus funcionários não têm direito ao bônus por desempenho.

sexta-feira, 28 de março de 2014

BLOG Interessante

BLOG da Mobilização - Cartilhas

http://familiaeducadora.blogspot.com.br/

Materiais de Mobilização:

Cartilha: "Acompanhem a vida escolar dos seus filhos"

file:///C:/Users/LUCIO/Downloads/cartilha(Z)_VISUALIZA%C3%87%C3%83O%20(3).pdf

Cartilha: "Famílias, acompanhem a vida escolar dos seus filhos"

file:///C:/Users/LUCIO/Downloads/cartilha_FINALinternet%20(1).pdf

Blog da Mobilização - Divulgação

http://familiaeducadora.blogspot.com.br/2014/03/concurso-tempos-de-escola-abre-periodo.html

Concurso Tempos de Escola abre período de inscrições

http://www.blogeducacao.org.br/premiacoes/concurso-tempos-de-escola/
Com o tema geral “Nossa cidade também ensina. A educação está em todos os lugares”, a 6ª edição do Concurso Tempos de Escola iniciou, no dia 20 de março, o período de inscrições para alunos da rede pública dos ensinos fundamental e médio e da Educação de Jovens e Adultos – EJA.  A iniciativa é realizada pelo Instituto Votorantim, em parceria com o Ministério da Educação – MEC e o Canal Futura, e visa sensibilizar os estudantes dos municípios participantes do Parceria Votorantim pela Educaçãosobre a importância da dedicação aos estudos e sobre o valor da educação para o seu desenvolvimento.
“O Concurso Tempos de Escola é uma estratégia de mobilização voltada para os alunos. A cada ano, buscamos incentivar debates e atividades sobre a produção de conteúdo e a construção do texto em sala de aula. Mais do que uma competição, o concurso pretende engajar crianças, jovens e adultos para que compreendam a importância da Educação”, explica Wilian Lourenço, Coordenador de Comunicação do Instituto Votorantim.
O concurso tem como objetivo estimular a produção de textos sobre assuntos relacionados ao universo escolar e procura orientar os educadores para que eles trabalhem as propostas de redação com os alunos criando caminhos para aprendizagens significativas. “O Parceria Votorantim pela Educação oferecerá subsídios para que os professores possam desenvolver, de forma pedagógica, o trabalho de construção do texto com os alunos. Acreditamos que o discurso escrito possibilite a organização do pensamento, o aprofundamento de diversas questões, além da concretização do processo de comunicação com o outro e o registro de fatos relacionados à memória individual ou coletiva”, disse Wilian.
A mobilização por uma cidade educadora, que compartilha saberes e conhecimentos sobre diversas áreas, também estará, por conta do tema norteador das atividades doPVE este ano (leia mais aqui), em pauta nos municípios. Segundo o Coordenador de Comunicação do Instituto Votorantim, a intenção é promover uma reflexão sobre a existência de processos educativos em todos os lugares e sobre a cidade como território educador. “Não queremos ultrapassar o papel da educação formal, que é responsabilidade da escola. Mas, almejamos mostrar para a comunidade que a cidade tem um potencial de ensino e aprendizado no seu cotidiano. A ideia é que eles conheçam mais a sua região e entendam melhor como se dá essa relação”, afirma Wilian.
Categorias e premiações
Nesta edição, o Concurso Tempos de Escola se divide em quatro categorias e agrupa os estudantes de acordo com a proximidade dos seus conhecimentos sobre a escrita e a língua. Com o subtema “Venha conhecer a minha terra”, os alunos do 4º, 5º e 6º ano do ensino fundamental escreverão uma carta para um destinatário específico, apresentando atrações do município e diversas características locais.
Os estudantes do 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental, a partir do subtema “Pessoas da minha cidade”, produzirão a biografia de um personagem local, abordando a maneira como ele contribui com a comunidade. Já os alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio escreverão um relato com o subtema “Minhas aprendizagens na cidade e na escola”. Na categoria voltada à Educação de Jovens e Adultos, o tipo de redação pedido é a biografia de um personagem da localidade, também a partir do subtema “Venha conhecer a minha terra”.
Após um processo de triagem, as redações serão avaliadas por uma Comissão Julgadora, formada por representantes do Instituto Votorantim, do Ministério da Educação, do Canal Futura e da Comunidade Educativa CEDAC. Dessa forma, o concurso irá reconhecer alunos e professores de cada categoria, no âmbito nacional e municipal.
Os destaques nacionais, de todas as categorias, serão premiados com um notebook e o Canal Futura fará uma reportagem exclusiva com os ganhadores. Já os destaques municipais do 4º, 5º e 6º ano do ensino fundamental irão receber uma bicicleta; os do 7º, 8º e 9º e de todas as séries do ensino médio irão ganhar uma câmera fotográfica. Além disso, todos terão um diploma de participação e seus textos publicados no Blog Educação.
O Concurso Tempos de Escola também premiará os professores orientadores de cada destaque municipal com um troféu e de cada destaque nacional com um kit de livros. Os professores de cada município que tiverem o maior número de alunos inscritos sob sua orientação ganharão um troféu. Já o professor que orientar o maior número de alunos entre todos os orientadores de todas as cidades receberá umnotebook. As instituições de ensino com o maior número de participantes de cada município receberão uma placa como reconhecimento.
Inscrições – Concurso Tempos de Escola
Período: 20 de março a 10 de julho de 2014.
Link para inscrição: http://goo.gl/x9VjND
Regulamento: http://goo.gl/INq5Z5
Por Pamella Indaiá / Blog Educação

Olímpiada Internacional Matemática sem Fronteiras 2014 edição Brasil!

Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras 2014 - edição Brasil!
 
É a maior olimpíada de Matemática interclasses do mundo e podem participar estudantes do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio - regular e técnico.
 
Inscrições até 9 de abril pelo site:  www.matematicasemfronteiras.org
 
A Olimpíada é uma iniciativa da Academie de Strasbourg - França e é coordenada no Brasil pela Rede POC com apoio do Consulado Geral da França em São Paulo, da Universidade Metodista de São Paulo e do Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.
 

quinta-feira, 27 de março de 2014

Professor Ingressante - Informações

Professor ingressante: tire suas dúvidas sobre a atribuição de aulas

Categoria
Cerca de 15 mil novos docentes deverão assumir seus postos de trabalho até o dia 7 de abril
Até o próximo dia 7 de abril, cerca de 15 mil novos professores já terão assumido seus postos de trabalho nas escolas estaduais de São Paulo. Os educadores, nomeados no dia 7 de fevereiro, foram aprovados no maior concurso da Educação paulista, que permitirá, ao todo, o ingresso de 59 mil docentes.
Os ingressantes que foram considerados aptos pela perícia médica já podem comparecer às escolas definidas durante o período de escolha de vagas. Chegando à unidade, o professor terá suas aulas para esse ano letivo atribuídas. Confira abaixo as cinco dúvidas mais comuns sobre a atribuição de aulas e entenda como funcionará esse processo.

1)     Como será realizada a atribuição de aulas dos professores ingressantes?

Os educadores ingressantes definiram suas jornadas – que pode ser reduzida, com 9 aulas por semana, ou inicial, com 19 aulas por semana - no momento da escolha de vagas.

Ao chegarem às escolas onde trabalharão, os educadores assumirão as aulas livres daquela unidade. Caso o número de aulas livres não preencher integralmente a jornada escolhida pelo docente, serão oferecidas as aulas atribuídas aos professores temporários. Se ainda assim a jornada não for constituída, serão oferecidas as aulas dos docentes estáveis e, por fim, as aulas da carga suplementar de professores efetivos.

- Consulte aqui a resolução que dispõe sobre a atribuição de aulas para os ingressantes
2)     A escola onde escolhi trabalhar não tem aulas disponíveis para que eu componha integralmente minha jornada, como devo proceder?

Os educadores que não tiverem sua jornada preenchida na unidade escolar serão encaminhados para a diretoria de ensino, onde o mesmo sistema será aplicado novamente, começando com as aulas livres disponíveis.

A constituição de jornada ao docente é regida pela Resolução SE 75, de 2013. Conforme o Artigo 23 dessa Resolução, não havendo aulas livres disponíveis na escola, deverá ser aplicada, na unidade escolar e, se necessário, na diretoria de ensino, a ordem inversa à estabelecida para a atribuição de aulas, até a fase de carga suplementar do professor efetivo.
3)    Professores ingressantes que já atuam nas escolas estaduais como docentes efetivos, estáveis ou temporários poderão acumular os cargos? Como funcionará a composição da jornada nesses casos?

Sim, os professores que já atuam na rede estadual poderão acumular cargo, tanto os efetivos quanto os estáveis ou temporários. Nesses casos, os educadores poderão ter carga horária de, no máximo, 65 horas semanais.

Os professores efetivos que acumularão cargos deverão ter aulas atribuídas em turno diferente daquele em que já trabalha. Não sendo possível conciliar todas as aulas na unidade escolhida, o docente será encaminhado para a diretoria de ensino, a fim de completar a jornada com aulas em outra unidade.
Os educadores estáveis e temporários assumirão as aulas na unidade definida na escolha de vagas. Em caso de acúmulo de cargo, não sendo possível conciliar os horários, o professor deverá ficar somente com a jornada do novo cargo de efetivo.

Profissionais que atuam em outras redes de ensino também deverão assumir as aulas na escola na qual escolheu vaga.
 
4)      O prazo final para que os novos educadores assumam seus postos de trabalho será prorrogado?

O prazo para posse é de 30 dias, prorrogável apenas uma vez por igual período. Desse modo, considerando a publicação do dia 26 de fevereiro, que estipulou 7 de abril como a nova data limite para a posse, o prazo já foi prorrogado para todos os candidatos nomeados em 7 de fevereiro. Portanto, não há forma legal para nova prorrogação.

Os candidatos que ainda estão aguardando o resultado da perícia médica e mesmo aqueles que ainda não passaram pela avaliação médica, mas já solicitaram reagendamento em sua diretoria de ensino terão o prazo de posse suspenso mediante publicação do Departamento de Perícias Médicas do Estado (DPME).
Vale destacar que o prazo para solicitar o reagendamento da perícia médica nas diretorias de ensino se encerra no dia 4 de abril. Saiba mais.
5)      Todos os professores nomeados, que ingressarão até 7 de abril, começarão a lecionar já nesse ano?       
Sim, o ingresso no cargo é garantido. No entanto, vale destacar que as aulas serão atribuídas pelos gestores das unidades e das diretorias de ensino.       

Ler é importante!


Síndrome de DOWN/Blog da Educação Especial

Síndrome de DOWN/Blog da Educação Especial

Movimento Down


Vocês sabiam que no nosso portal existe uma seção com dicas de livros que falam sobre a síndrome de Down? São títulos sobre educação, inclusão, estimulação e terapias, histórias infantis, ficção depoimentos e muito mais...


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Confiram: http://bit.ly/1g0XbTM

Informações - Fatec

Para se inscrever é necessário acessar o site do Vestibular Fatec e preencher o formulário. Depois, deve enviar a documentação necessária.




Todos pela Educação

Todos Pela Educação - Página Oficial
Se para muita gente as fórmulas de física são indecifráveis, para estudantes como Giovani Ceotto, de 17 anos, as aulas ficaram fáceis. Ele é medalhista de várias olimpíadas de física e química e diz que a preparação para cada disputa é um incentivo para ir mais a fundo nas matérias. 

A reportagem é do UOL Educação:


Incentivo ao Estudo e Hábito de Leitura são essenciais!

Educar para Crescer
A OCDE, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, lançou um estudo inédito sobre a importância de habilidades como perseverança, amabilidade e curiosidade para o sucesso dos alunos brasileiros. 

E adivinhem? Atitudes simples como o incentivo ao estudo e o hábito de leitura importam mais do que a escolaridade e a renda dos pais.

Veja outros dados aqui: http://abr.ai/1dsLkDk