sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Unidade Escolar: "Irmã Gabriela"

PLANO DE AULA SOBRE SEQUÊNCIA NUMÉRICA
PÚBLICO ALVO:
1º ANO ENSINO MÉDIO
OBJETIVO:
Aproximar-se do conceito de sequências e progressão e desenvolver a capacidade de analisar numericamente uma situação.
CONTEÚDO:
Sequência multiplicação e progressão geométrica.
INTRODUÇÃO: FILME A CORRENTE DO BEM;
Neste filme, a lógica da multiplicação mostra um lado surpreendente.
ü  Instigado por uma atividade sugerida por um professor de “estudos Sociais”, cuja intenção era somente fazer as crianças pensarem.
ü  Trevor, um garoto de 12 anos, dispara uma corrente do bem;
ü  Para participar bastaria ajudar uma pessoa a fazer algo que ela dificilmente conseguiria sozinha;
ü  Com uma única condição;
ü  O favorecido replicasse essa boa ação para três pessoas à frente;
“Ao viés sensual e filosófico da obra é possível associar um olhar matemático e propor uma analise numérica da situação.
O trecho selecionado do filme é a atenção em que Trevor expõe em sala a sua ideia sobre a corrente do bem aos seus colegas.
ATIVIDADES:
·         Após a exibição do filme, fiz um “FEEDBACK” com os alunos sobre a história, para entrar no conteúdo sequências e progressões;
·         Perguntei se a situação retratada no filme em que centenas de pessoas se envolvem em tão pouco tempo é matematicamente viável.
·         Eles me trouxeram que tudo é possível quando se há um interesse em comum, pois quando eles querem fazer um movimento na escola que depende de todos os alunos é muito fácil distribuir a informação, pois um aluno é capaz de passar para mais de três pessoas e estas repassarem para escola inteira em menos de uma aula.
·         Acharam o filme interessante e a atitude de Trevor foi espetacular e digna apesar dele morrer no final ele deixou “A CORRENTE DO BEM PLANTADA”.
 
 
BIBLIOGRAFIA
Site revista nova escola com a palavra a consultora Pedagógica Priscila Monteiro da Fundação Victor Civita (F V C)
 
 






 

 Parabéns a todos os alunos!

 

Um dia na escola do meu filho

Unidade Escolar: Irmã Gabriela"

https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6aDVpNXdYUjJWQUU/edit?usp=sharing

Última Atualização OBMEP/2014

Diretoria de Ensino Região OSASCO



ALCYR OLIVEIRA PORCIUNCULA PROF
ALICE VELHO TEIXEIRA PROFA
ANTONIO DE ALMEIDA JUNIOR
ANTONIO PAIVA DE SAMPAIO CORONEL
ANTONIO RAPOSO TAVARES
AURELIANO LEITE DR
BENEDICTO CALDEIRA PROF
EE PROF VICENTE PEIXOTO
ELOI LACERDA PROF
FRANCISCO MATARAZZO SOBRINHO
GABRIELA MARIA ELISABETH WIENKEM IRMA
GUILHERME DE OLIVEIRA GOMES DEPUTADO
HELOISA DE ASSUMPCAO PROFA
HORACIO QUAGLIO PROF
JOAO BAPTISTA DE BRITO PROF
JOSE MARIA RODRIGUES LEITE PROF
JOSE RIBEIRO DE SOUZA PROF.
LUCY ANNA CARROZO LATORRE PROFA
MARIA AUGUSTA SIQUEIRA PROFA
OSASCO ETE DE
OSASCO II ETEC
PAULO FREIRE EDUCADOR



Muito obrigado.

Como pensam alguns de nossos alunos.

 








Unidade Escolar: "Professor Josué Benedito Mendes"

IDESP

Idesp - Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo

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O Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) é um indicador de qualidade das séries iniciais (1ª a 4ª séries) e finais (5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
- Clique aqui para acessar o resultado do Idesp por escola
Na avaliação de qualidade das escolas feita pelo Idesp consideram-se dois critérios complementares: o desempenho dos alunos nos exames do Saresp e o fluxo escolar.
O Idesp tem o papel de dialogar com a escola, fornecendo um diagnóstico de sua qualidade, apontando os pontos em que precisa melhorar e sinalizando sua evolução ano a ano. 

Informações Importantes!

27/02/14

Resultados de perícias médicas de professores ingressantes começam a ser divulgados

O prazo para a posse dos novos docentes foi prorrogado até dia 7 de abril. Veja as orientações
Os novos professores da rede estadual paulista, que participaram do concurso e foram nomeados no dia 7 de fevereiro, devem ficar atentos às publicações do Diário Oficial do Estado, que trouxe novidades sobre o prazo para a posse e perícias médicas.
Os educadores que já passaram pela avaliação de saúde devem consultar as publicações sobre os resultados, que começaram a ser divulgados a partir do dia 25 de fevereiro. Para conferir o resultado, o docente deverá acessar, no Diário Oficial do Estado, a área “Executivo – Caderno 2”, buscar a seção “Gestão Pública”, em seguida procurar os tópicos “Unidade Central de Recursos Humanos” e “Departamento de Perícias Médicas”.
Vale destacar que os profissionais que não constarem nas listas já divulgadas devem acompanhar diariamente as publicações do Departamento de Perícias Médicas (DPME) no Diário Oficial do Estado, visto que os resultados das perícias serão divulgados gradativamente.
Próximos passos
Aqueles que obtiverem o resultado “apto” na avaliação de saúde já poderão tomar posse de seus cargos. Para isso, o educador deverá comparecer à escola definida durante o período de escolha de vagas, que aconteceu em janeiro desse ano, portando originais e cópia de documentos como RG e título de eleito. Confira aqui a relação completa de documentos solicitados.
Vale destacar que o candidato deve aguardar a publicação do resultado de sua perícia médica para depois dirigir-se ao seu novo local de trabalho.
O prazo para a posse, que terminava no dia 7 de março, foi prorrogado por mais 30 dias. Com isso, os professores ingressantes devem assumir seus postos até o dia 7 de abril. Confira aqui a publicação sobre a posse.
Perícias médicas
As perícias médicas dos candidatos continuam sendo realizadas. No dia agendado, confirmeconvocações publicadas no Diário Oficial do Estado, os novos professores da rede deverão levar duas fotos 3x4 e o RG original com fotografia recente. Os ingressantes também deverão apresentar os exames médicos solicitados previamente, que são diferentes para homens e mulheres e, também, variam de acordo com a faixa etária. 

- Confira aqui o comunicado que traz a relação de exames necessários
Vale destacar que os candidatos que não apresentarem todos os exames exigidos não serão periciados. Nesse caso, o servidor ingressante deverá aguardar nova convocação, que acontecerá após o atendimento de todos os candidatos.
Além disso, no dia da perícia, ainda é preciso levar a Guia de Perícia Médica (GPM) preenchida. A guia está disponível para impressão no site do Departamento Estadual de Perícias Medicas (DPME), por meio do link “GPM e Formulários”. O documento também pode ser obtido no sistema GDAE.

Unidade Escolar: "Fanny Monzoni dos Santos"

 

No dia 27/02/2014, visitamos a unidade escolar com o objetivo de subsidiar as ações do PC e dos professores de Línguas e matemática. Os conteúdos abordados sobre a AAP/Material de apoio para alunos que não escrevem convencionalmente, divulgação da nova proposta para o Centro de Línguas, ampliação e divulgação. Em matemática, sondagem solicitada pela SEE/SP e material de apoio para o Planejamento 2014.


Contato com Professores - PCNPs Neuza/Sônia
Visita ao CEL
Momentos sala de aula
Aula de Espanhol
Análise da AAP - MAT
Análise da AAP - PORT

Um dia na escola do meu filho

 

Unidade Escolar: "Professora Heloisa de Assunpção"

https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6blZxNGdaLXBaN1k/edit?usp=sharing

Livro: O diabo dos números


PRODESC
 
 
Livros emprestados para leitura dos Professores de Matemática.
 
 
  • Glória (10);
  • Brito (08);
  • Liberatti (09);
  • Santa Maria (07);
  • Newton (11);
  • Alcyr (02);
  • Ernesto (18);
  • Latorre (01);
  • Claudinei (17);
  • Josué (12). 

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Unidade Escolar: "Professor Gastão Ramos"

Sondagem Matemática dos Sextos Anos

https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6NVFfVkJ2VGg4anc/edit?usp=sharing

Informações IR

Informações IR

IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física – Declaração 2014
Ano Calendário 2013
Faça a sua Declaração de Imposto de Renda 2014 de 1º de março até 30 de abril/2014.

1 - Para elaborar a declaração
Baixe aqui o programa do IRPF 2014 para o preenchimento da declaração.

2 - Para transmitir a declaração
Baixe aqui o Receitanet para transmitir pela internet a declaração elaborada no programa do IRPF 2014. A transmissão via Receitanet só estará disponível a partir do dia 06/03/2014.
 
Contribuições: Vanderley

Dia Nacional da Matemática

https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6aTNnVzg1ZnVlRUU/edit?usp=sharing


Mês de Maio

Contribuições: Vanderley

Interessante!

Catraca Livre
O mundo é uma escola: conheça diferentes salas de aula ao redor do globo http://catr.ac/p548856

Foto: Sala de aula do Japão

Cursos e Palestras

Catraca Livre
[Oportunidade Catraca Livre]

Que tal concorrer a duas bolsas de estudo para cursos na 
FIAP?http://catr.ac/s2c17

Essa e muitas outras chances de Cursos e Palestras estão no Catraca Livre

Dicas de como educar seu filho

Educar para Crescer
A maneira como você fala sobre sua vida profissional afeta a imagem que seu filho vai construir sobre o que significa trabalhar. 

Veja dicas de como educar seu filho para o futuro profissional:
http://abr.ai/1ns2GPL
 

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Informações Importantes!

Orientações CGEB SEE/SP

https://drive.google.com/file/d/0B65xmAIB-Kr6ZkVyUTdrWmxUblU/edit?usp=sharing

Educação Fiscal - Divulgação

Lembramos que estão abertas as inscrições para o curso Disseminadores da Educação Fiscal, segue link para as inscrições goo.gl/kI5EFf 

1º Semestre de 2014

O cronograma do curso de Disseminadores de Educação Fiscal para o primeiro semestre de 2014 será o seguinte:
 
Inscrições dos alunos: 12/03 (quarta feira) a 25/03 (terça feira).
Ambientação: 26/03 (quarta feira) a 02/04 (quarta feira) - o aluno contemplado com uma vaga e que não acessar o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem durante esse período será substituído. Também nesse prazo, depois de visitar o AVA, se o aluno perceber que o curso não lhe é adequado poderá manifestar sua desistência, fazendo um pedido formal, por e-mail. Caso não entre em contato informando a desistência, será considerado reprovado e impedido de se inscrever novamente por um ano.
Curso (período de estudos): 03/04 (quinta feira) a 01/06 (domingo).

2º Semestre de 2014

Matrícula: Julho de 2014
 
Período de estudos: Agosto a novembro de 2014
 
Mais informações e materiais pedagógicos podem ser consultados no Portal da Educação Fiscal da Secretaria Estado da Fazenda, http://www.fazenda.sp.gov.br/educacao_fiscal/default.htm 

Orientações para PC e PCAGP

   

 


Reunião Pedagógica com Coordenadores Pedagógicos e PCAGP

Qual geometria ensinar?

“A resposta a esta pergunta é tão ou mais essencial que a outra (Por que ensinar geometria?) porque deve ser buscada pelo professor de modo a garantir o desenvolvimento de todas as habilidades que estão potenciadas neste tema”.
“De certa forma o problema mais central não está na seleção dos tópicos, pois diferentes propostas curriculares têm apresentado boas indicações sobre o que ensinar em geometria. Parece que uma questão mais ampla é a de como e quando ensinar geometria na escola básica”.
“Sabendo que as atividades de caráter geométrico mudam as atitudes matemáticas dos alunos e que a geometria é um componente importante inclusive no desenvolvimento da aritmética e da álgebra, certamente devemos concluir que ela não pode ficar relegada ao final do livro didático, ou mesmo do ano letivo, devendo, isto sim, ser trabalhada ao longo de todo o ano”.
“Quanto à forma, certamente não pretendemos que ela seja iniciada através de definições e fórmulas”.
“Analisando a proposta curricular de matemática para as escolas da rede estadual de São Paulo, podemos observar que ela toma como ponto de partida as atividades perceptivas de manipulação e observação para chegar à sistematização na forma de classificar as figuras através de suas propriedades e da representação e construção pelo desenho geométrico”.
“Consideramos que as indicações desta proposta curricular são boas à medida que as primeiras experiências em geometria devem incluir um trabalho com ênfase em atividades intuitivas acrescidas da finalidade de desenvolver conceitos geométricos”.

Fonte: O uso de quadriculados no ensino de geometria.
Fusako H.Ochi. Rosa M. Paulo. Joana H. Iokoya e João K. Ikegami, 1992.


Composição e Decomposição de figuras

Comentários e Recomendações Pedagógicas: 6º. Ano do Ensino Fundamental – Questão 01 – Teste;


Simetria

“A simetria está presente no cotidiano e na natureza. Seja nas asas de uma borboleta ou numa simples folha de árvore, observamos a beleza e a perfeição”.
“Rotação, na simetria de rotação a figura toda gira em torno de um ponto que pode estar na figura ou fora dela, e cada ponto da figura percorre um ângulo com vértice neste ponto”.  
Podemos observar a simetria segundo três movimentos: translação, reflexão e rotação.
Comentários e Recomendações Pedagógicas: 7º. Ano do Ensino Fundamental – Questão 07 – Teste;
Comentários e Recomendações Pedagógicas: 8º. Ano do Ensino Fundamental – Questão 05 – Teste;
 Comentários e Recomendações Pedagógicas: 8º. Ano do Ensino Fundamental – Questão 10 – Teste;

Ângulos

Comentários e Recomendações Pedagógicas: 8º. Ano do Ensino Fundamental – Questão 03 – Teste;

Área e Perímetro

Comentários e Recomendações Pedagógicas: 6º. Ano do Ensino Fundamental – Questão 07 – Teste;
Comentários e Recomendações Pedagógicas: 7º. Ano do Ensino Fundamental – Questão 01 – Teste;
Comentários e Recomendações Pedagógicas: 9º. Ano do Ensino Fundamental – Questão 13 – Teste;


Composição de Polígonos


Comentários e Recomendações Pedagógicas: 7º. Ano do Ensino Fundamental – Questão 04 – Teste;

Sugestões do Núcleo Pedagógico:

Observar o acervo do CAEM/USP: Materiais Didáticos para as quatro operações de Vírginia Cardia Cardoso;

O uso de quadriculados no ensino de geometria, Fusako Hori Ochi, Rosa Monteiro Paulo, Joana Hissae Yokoya e João Kazuwo Ikegami;

Como eu Ensino - Números naturais e operações, Célia Maria Carolino Pires.   

Oficinas propostas:

Geometria Plana: mosaicos, ângulos, redução e proporcionalidade.

Narrativas matemáticas.

Questões do PISA – EM.

Soroban adaptado para cegos – Aritmética.                                                                                                                                                                                                                                                                          
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   Alunos da Unidade Escolar: "Irmã Gabriela"                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     


Orientações de Matemática para a Organização dos Trabalhos para o Ano Letivo de 2014

“Proposta de Sondagem Inicial para detecção do estágio de aprendizagem referente aos saberes estruturantes do campo aditivo e multiplicativo apoiado nos registros obtidos nos protocolos de resolução de problemas aplicados aos alunos do 6º. Ano do Ciclo Intermediário do Ensino Fundamental”.
A metodologia quantitativa é totalmente válida, porém não se deve entender como um “produto final” de um processo, dessa forma se faz necessário alguns indicadores que possibilitem identificar a causa do sucesso ou insucesso obtido em determinada atividade diagnóstica, ou seja, indicadores que possibilitem uma reflexão de percursos de aprendizagem que o educando formalizou em toda sua trajetória de aprendizagem”.   
“Ao aliarmos as duas metodologias apresentadas, qualitativa e quantitativa, resultará em um aspecto mais amplo que implica na realização de uma prática reflexiva do professor”.  

Observação: campo de estudo do pesquisador Donald Schon.  



DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO OSASCO

Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos nas questões de geometria abordadas nas questões dos 6º., 7º., 8º. e 9º. Anos?  _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .

Quais estratégias são utilizadas para trabalhar conceitos geométricos nas séries finais do Ensino Fundamental II?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

Quais as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos nas questões de álgebra abordadas nas questões dos 6º., 7º., 8º. e 9º. Anos?  
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

Quais estratégias são utilizadas para trabalhar conceitos algébricos nas séries finais do Ensino Fundamental II?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

De maneira geral quais as dificuldades encontradas pelos alunos nas quatro operações matemáticas (aritmética)?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .

“Proposta de Sondagem Inicial para detecção do estágio de aprendizagem referente aos saberes estruturantes do campo aditivo e multiplicativo apoiado nos registros obtidos nos protocolos de resolução de problemas aplicados aos alunos do 6º. Ano do Ciclo Intermediário do Ensino Fundamental”.
Quais as observações dos Professores dos sextos anos no desenvolvimento desta metodologia de trabalho?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.






OBMEP – 2014
Encerramento das inscrições – 21/03/2014
Agradecimento as Unidades Escolares já inscritas, são elas:

·                     ALCYR OLIVEIRA PORCIUNCULA PROF
·                     ANTONIO DE ALMEIDA JUNIOR
·                     ANTONIO RAPOSO TAVARES
·                     AURELIANO LEITE DR
·                     EE PROF VICENTE PEIXOTO
·                     ELOI LACERDA PROF
·                     GUILHERME DE OLIVEIRA GOMES DEPUTADO
·                     JOAO BAPTISTA DE BRITO PROF
·                     JOSE MARIA RODRIGUES LEITE PROF
·                     MARIA AUGUSTA SIQUEIRA PROFA
·                     OSASCO ETE DE
·                     OSASCO II ETEC
·                     PAULO FREIRE EDUCADOR





Projetos PRODESC/Diretoria de Ensino

Livro: O diabo dos números

Livros emprestados para as Unidades Escolares:

·        São Paulo da Cruz;
·        Aureliano Leite;
·        Irmã Gabriela;
·        Benedito Caldeira;
·        Gastão Ramos;
·        Walter Negrelli;
·        Fernando Buonaduce;
·        Coronel;



Total de livros: 55