terça-feira, 26 de novembro de 2013

SARESP/2013


Saresp 2013 tem número recorde de 2,5 milhões de participantes! Em ação inédita da Educação, alunos do 2º ano do Ensino Fundamental também realizam a prova. Veja na matéria do Terra:http://bit.ly/1a0oafh

SARESP/2013

Secretário ressalta importância do Saresp para educação paulista

Categoria
Mais de 2,5 milhões de alunos da rede estadual de ensino farão a prova dias 26 e 27 de novembro
Secretário ressalta importância do Saresp para a educação paulista
Nessa terça (26) e quarta-feira (27), cerca de 2,5 milhões de estudantes realizam as provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), que serão aplicadas nas mais de cinco mil escolas estaduais paulistas. 

“O Saresp é uma avaliação anual cujo objetivo é diagnosticar, para a administração, todos os resultados que estão sendo trazidos por conta das ações da gestão pedagógica”, explica o secretário da Educação, professor Herman Voorwald. “É muito importante a avaliação do sistema para que os programas possam ser avaliados, possam ser redirecionados, e para que outros programas possam ser criados, ou seja, para que efetivamente se avance na busca de uma educação de qualidade”, afirma.

O exame será aplicado para os alunos do 2º, 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. A prova, que tem questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e conta ainda com uma redação, será realizada no horário regular das aulas e terá duração de três horas. Confira aqui o cronograma.
Dicas para alunos e professores
Para que os alunos tenham um bom desempenho na prova, é importante tirar dúvidas com os gestores e professores da unidade antes dos dias de avaliação e respeitar os horários estabelecidos pela escola. “É importante que os estudantes se concentrem e se dediquem a essa avaliação, que para a Secretaria da Educação é fundamental no sentido de uma gestão pedagógica eficiente”, comenta o secretário Herman Voorwald.

A Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) elaborou algumas orientações para que alunos, professores e gestores realizem os exames com tranquilidade. Confira aqui as dicas para a preparação dos estudantes que realizarão a prova e acesse aqui para ver as sugestões de organização para as unidades escolares.

Número recorde
Neste ano, 2.468.742 alunos das escolas estaduais, municipais e particulares de todo o Estado de São Paulo devem passar pelas provas, um recorde histórico de público desde a primeira edição em 2008.
Isso porque o Estado de São Paulo adotou uma nova meta etária de alfabetização. A partir de agora, o objetivo é alfabetizar os alunos aos 7 anos de idade – mais cedo do que o estipulado no País, que define a idade certa de 8 anos. Por isso, o Saresp será aplicado de maneira inédita também aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Até então, a avaliação era voltada para os 3º, 5º, 7º, 9º anos, além da 3ª série do Ensino Médio.

O Saresp teve a adesão de 534 prefeituras do Estado e 374 unidades das redes particular, do SESI e do Centro Paula Souza em 2013. Por meio da parceria, as provas a serem aplicadas nas unidades administradas pelos municípios também são custeadas pelo Governo do Estado, já as instituições privadas arcam com os custos. As avaliações serão aplicadas por fiscais contratados, que não atuam na rede estadual de ensino e que recebem treinamento para o acompanhamento das provas.
Participam das avaliações um total de 1,6 milhão de estudantes da rede estadual de ensino, 733,1 mil alunos das redes municipais, 53,1 mil das redes particulares e do SESI e outros 18,5 mil estudantes do Centro Paula Souza.

Secretário ressalta importância do Saresp para a educação paulista


"Oficinas do VERÃO no CAEM"

Divulgação



segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Nova Página do Núcleo Pedagógico

SARESP/2013 - Boa Avaliação a todos!

Exame do Saresp será aplicado em mais de cinco mil escolas do Estado nos próximos dias 26 e 27 de novembro. Confira as dicas e orientações para os mais de 2,5 milhões de alunos que participarão do exame: http://bit.ly/I69jtE


NÚCLEO PEDAGÓGICO 
DIRETORIA DE ENSINO - REGIÃO OSASCO


A DIRETORIA DE OSASCO PARABENIZA A TODOS, ALUNOS, PROFESSORES, COORDENADORES DO CEL E DO NÚCLEO PEDAGÓGICO NO PROGRAMA “MOBILIDADE INTERNACIONAL”.
O PRÊMIO É UMA BOLSA DE ESTUDOS OFERECIDA PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO COM DESTINO À ARGENTINA, FRANÇA E INGLATERRA, NUM PERÍODO DE 20 DIAS NO MÊS DE DEZEMBRO/2013 E JANEIRO/2014.
TODO EMPENHO E DEDICAÇÃO SÓ PODERIA RESULTAR NESTA ETAPA ALCANÇADA COM ÊXITO.
 




O Núcleo Pedagógico é um espaço onde as ideais de transformação e diálogo na escola pública estão em permanente construção e, portanto, sua participação é importante. Contamos com sua participação e colaboração. Fale Conosco através do e-mail do Núcleo Pedagógico: deoscnpe@see.sp.gov.br ou no e-mail dos Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico.




Sejam todos Bem-Vindos!





 
Rosmeire Frare Muller  
     Diretora do Núcleo Pedagógico     
                 Diretoria de Ensino -Região Osasco 

                                          

 


Feliz Natal a todos!
                                                                                         


 
 

 
Sequência Didática desenvolvida pela Professora Tatiana na Unidade Escolar: "Prof. Dr. Luiz Lustosa da Silva". Reescrita de um conto.


O projeto Circuito Cultural  em seu quarto ano consecutivo esteve a todo vapor na Diretoria de Ensino Região Osasco.


 

O projeto foi trabalhado com o objetivo de promover a inclusão cultural, através de apresentações teatrais, oficinas de contação de história, produção audiovisual e exibição de cinema de longa e curta-metragem.

Nas oficinas, após lições variadas os alunos criaram suas próprias histórias, que foram selecionadas por uma comissão julgadora, utilizando critérios como: adequação ao tema proposto, enredo, criatividade e adaptação cinematográfica. Ao final, a história vencedora, da Escola Jardim Cipava II foi transformada em roteiro para a produção de curta-metragem, estimulando os participantes a serem os protagonistas na produção dos filmes.O evento final ocorrido em 22/11/13 foi um Sucesso!
                               


Teatro na Unidade Escolar: "Prof. Dr. Luiz Lustosa da Silva" 



 
 
O Projeto "Revisitando as Narrativas de Aventura" desenvolvido pela Professora Patrícia Bueno do Carmo, junto aos alunos da Unidade Escolar: "Newton Espírito Santo Ayres".  
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
"Como PCNP de Biologia, o trabalho no Núcleo Pedagógico é incentivar a criatividade do professor para reconhecer um espaço em potencial e a contribuição científica deste para a formação dos estudantes. Cabe também ao professor motivar seus estudantes a uma postura investigativa, conduzindo as observações dos mesmos aos conteúdos escolares trabalhados na escola."

 




Unidade Escolar: "Professor Benedicto Caldeira"

PRODESC

Primeira Oficina 







Fuvest

Folha de S.Paulo
Veja a prova e o gabarito da Fuvest deste ano: http://folha.com/no1375987

O vestibular da USP teve abstenção recorde pelo terceiro ano consecutivo: http://folha.com/no1375989

domingo, 24 de novembro de 2013

Divulgação SEE/SP

Professora da rede usa música para trabalhar conceitos matemáticos

Categoria
Melodias são usadas para complementar o conteúdo pedagógico das aulas

Nas aulas de matemática da professora Mara Andréa Alves Pereira a música complementa o conteúdo pedagógico e estima seus alunos. Tudo começou nos anos 2000, quando a educadora percebeu que alguns alunos tinham dificuldades para gravar a sequência de números primos. 

“Como sou formada em piano, sei que a música facilita a memorização, e foi assim que comecei a criar melodias para complementar as aulas”, conta a educadora, que leva violão para a E.E. Dr. Waldemiro Naffah, localizada em São José do Rio Preto, a fim de estimular seus alunos. 

“No começo eu criava letras inéditas, mas neste ano de 2013 passei a fazer paródias de músicas bem populares”, explica. Dentre as canções estão o Teorema de Pitágoras, a Fórmula de Bháskara e os Números Primos.


Mara conta que percebeu uma evolução nas notas dos alunos, que se mostraram mais interessados na matéria. “Não é sempre que eu trago o violão. Mas todos os alunos da escola já sabem desse meu método e ficam ansiosos para assistir as aulas”.
A professora esclarece que as músicas e paródias são usadas apenas como complemento e não substituem a explicação formal. “Leciono o conteúdo normalmente e passo exercícios para meus alunos conseguirem resolver, no sentido de estimulá-los a superar as dificuldades que encontram na matéria. Faço poucas aulas com o violão e só utilizo esse recurso depois que todo o conteúdo foi passado. É um complemento”.
YouTube - Vídeos desse e-mail

Decoração de Natal 2013

Diretoria de Ensino Região Osasco

Parabéns ao Professor PMEC Valdemar pelas suas excelentes ideias e capacidade de reaproveitar e reciclar materiais. 

Parabéns a todos que contribuíram para que pelo terceiro ano consecutivo possamos apreciar uma decoração diferenciada e criativa.