quarta-feira, 31 de julho de 2013

OBMEP

Escola campeã em matemática vira exemplo entre cientistas


A matemática não assusta os alunos da Escola Cândido de Assis Queiroz, localizada no município de Paulista, na Paraíba. Com aulas lúdicas e treinamento diário, os estudantes conquistaram 22 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Treze deles foram expositores do Instituto Nacional de Matemática Aplicada, no encerramento nesta sexta-feira da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
"A matemática está em tudo. Este estande é matemática, com sua aparência de paralelepípedo formado por figuras retangulares", descreveu Wanderson Almeida, 12 anos. O aluno coleciona três medalhas, duas de ouro e uma de prata. Ele estuda todos os dias com seu grupo de oito colegas.
A professora Jonilda Ferreira conta que o segredo para trabalhar a disciplina é atrair os alunos usando as atividades do dia a dia. "Levo meus alunos à pizzaria e ensino fração, equivalência e outras operações. Com o refrigerante, trabalhamos medidas e volumes. O aluno não gosta de matemática porque não entende, não consegue perceber que a disciplina está em seu dia a dia. Dessa forma, procuro envolver o aluno para que ele não perca o essencial, que é o interesse", conta.
Para Laura Gomes, 12 anos, a matemática é sinônimo de paciência e persistência. A estudante demonstrou habilidade com a matéria ao explicar aos visitantes do estande quais as melhores maneiras de resolver um problema de equação e como seguir a lógica dos brinquedos pedagógicos expostos. "As pessoas ficam com medo, mas não têm essa dificuldade toda. Acho que o segredo é estudar, se dedicar e não desistir. A matemática me chama atenção por causa do desafio", diz Laura.
De acordo com o analista de suporte do instituto de matemática, Dion Visgueiro, a ideia de levar os estudantes como expositores teve o objetivo de estimular e reconhecer os alunos premiados na olimpíada. "São crianças com poucos recursos em sua cidade. Aqui foi uma oportunidade para eles terem contato multidisciplinar e conhecer outras realidades".
O encontro da SBPC reuniu cerca de 23 mil pessoas durante toda semana na Universidade Federal de Pernambuco para difundir os avanços da ciência e debater políticas públicas para a área.
A próxima reunião ocorrerá em Rio Branco, no Acre. A Universidade Federal do Acre deverá sediar o encontro entre os dias 20 e 27 de julho de 2014. O evento é promovido anualmente desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, para difundir os avanços da ciência e debater políticas públicas para área.
 
Agência Brasil

Curso 3 - MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA

MELHOR GESTÃO MELHOR ENSINO

• As atividades deste curso (MGME – Língua Portuguesa e Matemática), serão realizadas totalmente a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAP (AVA-EFAP) e terão início em 01 de agosto.

• Acesse o link http://media.rededosaber.sp.gov.br/see/MGME_30_07_13.wmv onde encontrará um vídeo com as orientações detalhadas sobre os procedimento para “Confirmação de Inscrição” ou mesmo sobre o curso – apresentação, conteúdo e ferramentas do AVA-EFAP.


• Para maiores detalhes, fiquem atentos ao site da ação: www.escoladeformacao.sp.gov.br/mgme.

Atenção: O Curso 3 contará com o Módulo de Apresentação, de realização obrigatória, para que os inscritos possam confirmar ou não sua participação neste curso. 

PARTICIPEM!

Colóquio Brasileiro de Matemática

29° Colóquio Brasileiro de Matemática tem sessão de olimpíadas



cartaz_coloquio

Durante a realização do 29° Colóquio Brasileiro de Matemática, evento organizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), será realizada a sessão de olimpíadas de matemática. A atividade, direcionada a estudantes dos ensinos médio e universitário, ocorre entre os dias 29 de julho e 2 de agosto. Leia mais

http://www.obm.org.br/opencms/releases/sessao-olimpiadas-de-matematica.html

Olimpíada Internacional de Matemática

Brasil conquista quatro medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática



equipe_brasil_imo2013


O Brasil conquistou quatro medalhas na 54ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês), em Santa Marta, na Colômbia. O evento, que reuniu 528 estudantes de nível médio de 97 países, encerrou no domingo, 28 de julho. Leia mais

http://www.obm.org.br/opencms/releases/Brasil-conquista-quatro-medalhas-na-olimpiada-internacional-de-matematica.html

OBM

Nota de corte para classificar para a segunda fase da OBM 2013



Cone Sul 2013



Estão classificados para participar da segunda fase da OBM todos os estudantes que tiverem atingido número de acertos IGUAL ou SUPERIOR à nota mínima de corte, segundo a tabela abaixo: 


Níveis de Participação Mínimo de acertos
Nível 1 (6º e 7º anos) 09 acertos
Nível 2 (8º e 9º anos) 11 acertos
Nível 3 (Ensino Médio) 12 acertos

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Matemática

"Existe um acordo tácito com relação ao fato de que os adultos necessitam da Matemática em suas ações como consumidores, como cidadãos, como pessoas conscientes e autônomas. Todos lidam com números, medidas, formas, operações; todos leem e interpretam textos e gráficos, vivenciam relações de ordem e de equivalência; todos argumentam e tiram conclusões válidas a partir de proposições verdadeiras, fazem inferências plausíveis a partir de informações parciais ou incertas. Em outras palavras, a ninguém é permitido dispensar o conhecimento da Matemática sem abdicar de seu bem mais precioso: a consciência nas ações." (Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, 2012, p.29)

Curiosidades Matemáticas !!!

Simetria Matemática 

1 x 8 + 1 = 9
12 x 8 + 2 = 98
123 x 8 + 3 = 987
1234 x 8 + 4 = 9876
12345 x 8 + 5 = 98765
123456 x 8 + 6 = 987654
1234567 x 8 + 7 = 9876543
12345678 x 8 + 8 = 98765432
123456789 x 8 + 9 = 987654321

9 x 9 + 7 = 88
98 x 9 + 6 = 888
987 x 9 + 5 = 8888
9876 x 9 + 4 = 88888
98765 x 9 + 3 = 888888
987654 x 9 + 2 = 8888888
9876543 x 9 + 1 = 88888888
98765432 x 9 + 0 = 888888888

1 x 9 + 2 = 11
12 x 9 + 3 = 111
123 x 9 + 4 = 1111
1234 x 9 + 5 = 11111
12345 x 9 + 6 = 111111
123456 x 9 + 7 = 1111111
1234567 x 9 + 8 = 11111111
12345678 x 9 + 9 = 111111111
123456789 x 9 + 10 = 1111111111

1 x 1 = 1
11 x 11 = 121
111 x 111 = 12321
1111 x 1111 = 1234321
11111 x 11111 = 123454321
111111 x 111111 = 12345654321
1111111 x 1111111 = 1234567654321
11111111 x 11111111 = 123456787654321
111111111 x 111111111 = 12345678987654321

1 = 12
1 + 3 = 22
1 + 3 + 5 = 32
1 + 3 + 5 + 7 = 42
1 + 3 + 5 + 7 + 9 = 52
1 + 3 + 5 + 7 + 9 + 11 = 62
1 + 3 + 5 + 7 + 9 + 11 + 13 = 72
1 + 3 + 5 + 7 + 9 + 11 + 13 + 15 = 82
1 + 3 + 5 + 7 + 9 + 11 + 13 + 15 + 17 = 92
1 + 3 + 5 + 7 + 9 + 11 + 13 + 15 + 17 + 19 = 102

1
1   1
1   2   1
1   3   3   1
1   4   6   4   1
1   5  10  10  5   1
1   6  15  20 15  6   1

1   7  21  35 35  21  7   1

Contribuições Vanderley

O nosso cérebro é doido !!!
De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.
Sohw de bloa.


35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O!
NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO?
POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O!
SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3!
P4R4BÉN5!

domingo, 28 de julho de 2013

Porcentagem/Números Inteiros


  • Libertadores
  • Pré-libertadores
  • Rebaixados
Times P J V E D GP GC SG %
1 Cruzeiro Cruzeiro >> Subiu3 18 9 5 3 1 22 8 14 66
2 Internacional Internacional >> 18 10 5 3 2 18 15 3 60
3 Botafogo Botafogo >> 17 9 5 2 2 13 8 5 62
4 Coritiba Coritiba >> 17 9 4 5 0 12 8 4 62
5 Bahia Bahia >> Subiu3 16 10 4 4 2 10 10 0 53
6 Vitória Vitória >> 15 9 4 3 2 14 9 5 55
7 Grêmio Grêmio >> Subiu2 15 9 4 3 2 11 8 3 55
8 Vasco Vasco >> Subiu3 13 9 4 1 4 14 17 -3 48
9 Santos Santos >> Desceu1 12 9 3 3 3 12 10 2 44
10 Goiás Goiás >> 12 9 3 3 3 8 12 -4 44
11 Corinthians Corinthians >> Subiu3 11 9 2 5 2 6 5 1 40
12 Ponte Preta Ponte Preta >> Subiu6 10 8 3 1 4 9 10 -1 41
13 Atlético-MG Atlético-MG >> Desceu2 10 8 3 1 4 8 11 -3 41
14 Criciúma Criciúma >> Desceu2 10 9 3 1 5 12 17 -5 37
15 Flamengo Flamengo >> Subiu2 10 9 2 4 3 9 9 0 37
16 Atlético-PR Atlético-PR >> Subiu2 10 9 2 4 3 16 17 -1 37
17 Fluminense Fluminense >> Desceu1 9 9 3 0 6 12 15 -3 33
18 São Paulo São Paulo >> 9 11 2 3 6 11 14 -3 27
19 Náutico Náutico >> Subiu1 7 9 2 1 6 7 16 -9 25
20 Portuguesa Portuguesa >> Desceu1 7 9 1 4 4 10 15 -5 25
  • Libertadores
  • Pré-libertadores
  • Rebaixados
P
Pontos
J
Jogos
V
Vitórias
E
Empates
D
Derrotas
GP
Gols Pró
GC
Gols Contra
SG
Saldo de Gols
%
Aproveitamento
Quanto ao aproveitamento podemos observar que o Time do Cruzeiro teve um aproveitamento de 66%, visto que foram disputados 9 jogos (9.3 = 27 pontos). Qual o cálculo que devemos fazer para obter esse percentual?

Quais Times apresentaram saldo de gols negativo? Justifique. 

GRÁFICOS





Fonte: Revista ÉPOCA

"Círculos e círculos"

"Abaixo, veem-se círculos grandes e pequenos. Os círculos grandes têm raio 2, e os círculos pequenos têm raio 1. Qual a área da região pintada de cinza"?



Observação: A área de um círculo de raio r é igual a _______ .

Fonte: Banco de Questões 2013/OBMEP

"Quantos quadrados?"

"O Professor Ciconete desenhou no quadro os seguintes pontos: 




Em seguida, ele perguntou aos seus alunos quantos quadrados com vértices em tais pontos é possível desenhar. Qual é a resposta correta para a pergunta do Professor Ciconete"? 

Fonte: Banco de Questões 2013/OBMEP

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Muito Interessante !!!


          Teorema de Pitágoras

            *Num triângulo retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.*


http://sorisomail.com/partilha/337239.html

Alunos Premiados com Menções Honrosas

Diretoria de Ensino Região Osasco

OBMEP/2012



Parabéns a todos os alunos!

Parabéns a todos os seus Professores!

Parabéns a todas as Unidades Escolares! 

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Divulgação/LP

gação/LP
A  você Professor de Língua Portuguesa
Trabalhar com gêneros textuais por meio de Sequência didáticas.... chegou  a hora... Aproveite a oportunidade.  Curso Caminhos da Escrita: inscrições abertas em 29/07.

Estamos divulgando o período de inscrições para o novo curso virtual da OLP – “Caminhos da Escrita”. Consulte o link abaixo para informações:
 
http://escrevendo.cenpec.org.br/index.php?view=article&catid=12%3Aolimpiada&id=1339%3Aolimpiada-abre-inscricoes-para-novo-curso-em-29-de-julho&option=com_content&Itemid=14

Veja mais informações no blog: 
 

Compartilhe... Divulgue

segunda-feira, 22 de julho de 2013

DESAFIOS !!!!

DISTRIBUIR OS NUMERAIS DA SUCESSÃO DE 1 A 12 VÉRTICES DE UM DUPLO-CUBO, DE TAL FORMA QUE AS SOMAS DOS VALORES DOS VÉRTICES EM CADA UM DOS 11 QUADRADOS SEJAM IGUAIS (10 EXTERNOS E 1 EM COMUM AOS DOIS CUBOS).



OBSERVE O DIAGRAMA ILUSTRATIVO ABAIXO E PROCURE COLOCAR NOS VÉRTICES DE ARESTAS OPOSTAS EM CADA CUBO COM SOMAS IGUAIS. 


DESCUBRA OUTRAS POSSIBILIDADES !!!!

DESAFIO !!!

DISTRIBUIR OS NUMERAIS 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 E 8 NO DIAGRAMA ALTERNATIVO PLANO, CORRESPONDENTE AO CUBO ABERTO POR UMA DAS FACES E DEFORMADO NUM PLANO. DE FORMA QUE A SOMA DAS EXTREMIDADES DE CADA UM DOS QUADRILÁTEROS SEJA IGUAL.

Curso Gratuito: Disseminadores de Educação Fiscal

http://www.educacao.sp.gov.br/noticias/curso-sobre-educao-fiscal-esta-com-inscricoes-abertas--

São 900 vagas para todos os Professores da Rede Estadual de Ensino de São Paulo, sendo que 200 destas vagas são destinadas aos Professores das Unidades Escolares que fazem parte do Projeto Mais Educação.

Somente estes novecentos Professores terão Certificação pela EFAP, portanto valendo para evolução funcional.

domingo, 21 de julho de 2013

Programa-se/CAEM/USP

CURSO DE ATUALIZAÇÃO Uma abordagem de aritmética para as séries iniciais
Neste segundo semestre o CAEM oferecerá, gratuitamente, o curso de atualização “Uma abordagem de aritmética para as séries iniciais”. Por meio de atividades investigativas serão trabalhados tópicos como operações matemáticas e seus significados, cálculo mental, estimativas, bases de contagem, enfatizando diversas estratégias de ensino e aprendizagem para a sala de aula. O curso acontecerá em 8 manhãs de sábados, com início em 14 de setembro.
Em breve disponibilizaremos a programação completa do curso, assim como o procedimento para inscrição.

Divulgação/Palestra/CAEM/USP

Data e Horário
Palestra
19/09 
(5ª feira) 

14h00
Resolução de Problemas no Ensino de Matemática: experiências brasileiras inspiradas no Rali Matemático

Profa. Ana Paula Jahn (IME - USP) 

Auditório Jacy Monteiro - Bloco B

Oficinas/CAEM/USP

http://www.ime.usp.br/caem/oficinas.php

Divulgação/Oficinas/USP/CAEM

Datas e Horários
Descrição
Oficina 1 

07 e 14/08
(4as feiras) 

14h - 17h
Seções cônicas 
Profa. Maria Elisa Esteves Lopes Galvão (UFMS e IME - USP)
Resumo: Caracterização das cônicas por meio de seções de cones circulares retos (sem usar coordenadas).
Duração: 6 horas 
Público alvo: professores de matemática do ensino médio. 
Número de vagas: 40 
Taxa: R$40,00 
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Oficina 2 

24/08
(sábado) 

09h - 12h
Atividades em Probabilidade 
Prof. Marcos Magalhães (IME - USP)
Resumo: Apresentar o conceito de probabilidade e suas propriedades. Discutir atividades de sala de aula que busquem melhorar a aprendizagem deste conceito.
Duração: 3 horas 
Público alvo: professores de matemática do ensino médio. 
Número de vagas: 60 
Taxa: atividade gratuita 
Oficina 3 

02/09
(2a feira) 

14h - 17h
Construindo calculadoras de papel: o fascinante mundo dos nomogramas 
Prof. José Luiz Pastore Mello (Colégio Santa Cruz)
Resumo: Nomogramas são gráficos feitos em papel destinados a calcular o valor de funções, ou a resolver equações por meio de retas. Embora o princípio de um nomograma esteja presente em dispositivos concebidos desde a antiguidade, seu estudo sistemático só surgiu em 1885, e seu uso foi largamente difundido até a massificação das calculadoras eletrônicas e dos computadores. Mesmo com o enorme aparato tecnológico que nos cerca, algumas áreas da ciência ainda hoje se valem do uso de nomogramas devido à sua praticidade em problemas específicos em que a visualização comparativa de resultados se mostra útil. A construção de nomogramas para a realização de contas pode parecer uma tarefa fora de propósito já que o uso das calculadoras eletrônicas está massificado, porém, argumentamos por meio desta oficina que o processo de construção desses dispositivos envolve muita discussão matemática. Conteúdos como teorema de Pitágoras, teorema de Tales, semelhança de triângulos, geometria analítica, função quadrática, dentre outros, constituem a base conceitual que justifica o funcionamento de alguns interessantes nomogramas, conforme exploraremos na oficina.
Duração: 3 horas 
Público alvo: professores de matemática ensino fundamental II e do ensino médio. 
Número de vagas: 40 
Taxa: R$20,00 
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
Oficina 4 

11 e 18/09
(4as feiras) 

14h - 17h
A Matemática e o desenvolvimento do raciocínio lógico
Profa. Aline dos Reis Matheus (CAEM - IME - USP)
Profa. Cláudia Cueva Candido (IME - USP)
Resumo: O desenvolvimento do raciocínio lógico é usualmente associado à disciplina escolar de matemática. Mas, na realidade, para desenvolver o raciocínio lógico é necessário que se tenha oportunidade de argumentar, de compreender e criticar argumentos, seja na matemática ou fora dela. Como criar essas oportunidades com os conteúdos usuais da matemática escolar? Em outras palavras, como fazer para que o ensino da matemática efetivamente contribua para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos? Essas e outras questões afins serão discutidas nesta oficina.
Duração: 6 horas 
Público alvo: professores de matemática em geral. 
Número de vagas: 40 
Taxa: R$40,00 
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Oficina 5 

13 e 20/09 
(6as feiras) 

14h - 17h
A arte de resolver problemas geométricos
Prof. Marcos Alves dos Santos (CAEM - IME - USP)
Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: Por muito tempo a Matemática japonesa viveu isolada da influência ocidental, o que lhe deu características próprias. Nos séculos XVII e XVIII, os japoneses desenvolveram em sua cultura a arte dos sangakus, que são tabletes de madeira contendo figuras geométricas e que eram expostos em templos cerimoniais. Um olhar minucioso a essas pinturas revela a presença de problemas geométricos desafiadores e de teoremas até então desconhecidos. Nesta oficina, abordaremos alguns desses problemas e teoremas geométricos e discutiremos diversas estratégias de resolução, partindo de conhecimentos básicos da geometria euclidiana.
Duração: 6 horas 
Público alvo: professores de matemática do ensino médio. 
Número de vagas: 40 
Taxa: R$40,00 
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Oficina 6 

14 e 21/09 
(sábados) 

09h - 12h
Resolução de problemas no primeiro ciclo do ensino fundamental: construção de uma metodologia
Profa. Ruth Ribas Itacarambi (Faculdade Oswaldo Cruz)
Resumo: Nesta oficina vamos apresentar procedimentos de Resolução de Problemas como uma ação de investigação, propor atividades com problemas abertos e analisar os conteúdos conceituais e procedimentais que podem ser abordados, analisar problemas propostos nas Olimpíadas de Matemática que estão relacionados com os conteúdos do primeiro ciclo do ensino fundamental e discutir as dificuldades apontadas pelos professores no trabalho com problemas na sala de aula.
Duração: 6 horas 
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental I. 
Número de vagas: 40 
Taxa: R$40,00 
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Oficina 7 

28/09 e 05/10
(sábados) 

09h - 12h
Atividades de investigação com o Geogebra
Profa. Ana Paula Jahn (IME - USP)
Resumo: Em ambientes de geometria dinâmica como o Geogebra, as propriedades e relações atribuídas às figuras no momento da construção (e aquelas que decorrem) são conservadas quando movimentados seus elementos de base. Esse dinamismo possibilita desenvolver um tipo de atividade de reconstrução de figuras que ficou conhecido como "caixa preta". O objetivo desta oficina é apresentar as características desse tipo de atividade, instrumentar os professores para a criação de tais atividades e discutir o potencial destas para um trabalho de investigação de propriedades geométricas pelos alunos.
Duração: 6 horas 
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio. 
Número de vagas: 40 
Taxa: R$40,00 
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Oficina 8 

04 e 11/10 
(6as feiras) 

14h - 17h
Fractais em sala de aula
Prof. Daniel Cérgoli (CAEM - IME - USP)
Resumo: Os fractais são formas geométricas abstratas de uma beleza incrível, com padrões complexos que se repetem infinitamente, mesmo limitados a uma área finita. São compostos por partes reduzidas que nunca perdem sua estrutura, qualquer que seja sua ampliação. Nesta oficina estudaremos alguns tipos de fractais que são gerados a partir de progressões geométricas e relações de recursividade, ampliando as possibilidades de ensino de sequências numéricas.
Duração: 6 horas 
Público alvo: professores de matemática do ensino médio. 
Número de vagas: 40 
Taxa: R$40,00 
Professores da rede pública de ensino: R$20,00
Oficina 9 

25/10
(6a feira) 

14h - 17h
Números positivos e negativos: introdução e estudo no 2º ciclo do ensino fundamental
Prof. Ernani Nagy de Moraes (Escola de Aplicação - USP)
Resumo: O uso de números negativos faz-se necessário, principalmente em nosso mundo contemporâneo. Especialmente na Matemática, sabemos que, sem os números negativos, muitos cálculos e interpretações de problemas envolvendo funções, matrizes, trigonometria e outros assuntos seriam inviabilizados. Trataremos da importância dos números negativos, desde seu significado e introdução no 2º ciclo do ensino fundamental, até o desenvolvimento de operações e a resolução de problemas.
Duração: 3 horas 
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio. 
Número de vagas: 40 
Taxa: R$20,00 
Professores da rede pública de ensino: R$10,00
Oficina 10 

01 e 08/11
(6as feiras) 

14h - 17h
O "x" da questão
Jéssica Zanquim (aluna do curso de Licenciatura do IME - USP)
Orinetação: Prof. Marcos Alves dos Santos (CAEM - IME - USP) 
Resumo: A álgebra é uma linguagem matemática que os alunos devem se apropriar ao longo dos anos escolares para a resolução de problemas matemáticos e para o desenvolvimento de uma compreensão mais aprofundada de situações do cotidiano. Por este motivo, o entendimento da manipulação algébrica na resolução de equações é essencial para o sucesso escolar do aluno. Nesta oficina discutiremos as dificuldades mais presentes na resolução de equações algébricas e proporemos atividades que facilitem a visualização de propriedades presentes em cada passagem.
Duração: 6 horas 
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio. 
Número de vagas: 40 
Taxa: atividade gratuita.
Oficina 11 

04 e 11/11
(2as feiras) 


14h - 17h
Desenho geométrico na escola atual
Priscila Sampaio Szauter (aluna do curso de Licenciatura do IME - USP)
Orientação: Profa. Aline dos Reis Matheus (CAEM - IME - USP)
Resumo: sendo o desenho geométrico uma disciplina não obrigatória na grade curricular, constata-se que ele vem sofrendo um abandono nas escolas brasileiras. Partindo desta problemática, vamos discutir a importância do desenho geométrico tanto no ensino de geometria como no currículo de matemática e também propor atividades relacionadas ao assunto que sejam adequadas ao ensino atual.
Duração: 6 horas 
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II. 
Número de vagas: 40 
Taxa: atividade gratuita
Oficina 12 

06 e 13/11 
(4as feiras)


19h - 22h

Oficina no período noturno

Soroban e ábacos: ferramentas de calcular
Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: Os ábacos são uma ferramenta muito útil na tarefa de calcular e uma de suas vantagens é desenvolver o cálculo mental. O soroban auxilia no trato das propriedades das operações aritméticas. Nesta oficina aprenderemos a manipular esses objetos, faremos uma investigação matemática dos algoritmos utilizados e mostraremos que ábacos e soroban são uma estratégia pedagógica muito interessante e eficaz para estruturar a aritmética básica.
Duração: 6 horas 
Público alvo: professores de matemática em geral. 
Número de vagas: 40 
Taxa: R$40,00 
Professores da rede pública de ensino: R$20,00

Desafio !!!


sábado, 20 de julho de 2013

Desafio !!!!

DESAFIO: DIAGRAMA ESPACIAL


DISTRIBUIR OS NUMERAIS 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 E 8 NOS VÉRTICES DE UM CUBO, DE TAL FORMA QUE AS SOMAS ASSOCIADAS PELOS VÉRTICES EM CADA FACE SEJAM IGUAIS, CRIANDO UM CUBO MÁGICO.


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: VÉRTICES DE ARESTAS OPOSTAS DEVEM TER SOMAS IGUAIS.

APRESENTEM PELO MENOS TRÊS OUTRAS SOLUÇÕES:

 


EXISTEM MAIS SOLUÇÕES ?!!!

Desafio/Facebook

Páginas: Matemática Carnaúba e Eu amo Educação Matemática



Observação: Será que existem outras possibilidades de compor novos triângulos?

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Informação Importante!


Essa é nossa missão: lutar para que todos os deficientes tenham os apoios necessários para que seus potenciais e talentos possam aflorar e brilhar!


Aluno com paralisia cerebral é finalista na Olimpíada de Matemática
Arthur Dantas, de 11 anos, é aluno de escola inclusiva em Itanhaém, SP. Garoto fez pedido inusitado para a disputa: um prato de panquecas.