quarta-feira, 26 de junho de 2013

Narrativa

Uma narrativa muito simples e que costumava trabalhar com os alunos: "O pato Dino e o pato Xato ganharam um terço do pirulito cada um. O pato Lino dividiu sua parte com o pato Zinho. Para descobrir que parte coube ao pato Zinho e ao pato Lino".
 
(Nílson José Machado) 
 
Eu colocava na lousa a representação em forma de um círculo ou de um retângulo e pedia aos alunos para pensar numa solução.
 
ou
 
Mesmo deixava livre para eles pensarem. 
 
 
Fonte: "O pirulito do pato" 
 
Histórias de Contar 
 
Editora Scipione   

Progressão Continuada

Constitui um modo de organização escolar que rompe com a estrutura da seriação e garante o progresso ininterrupto do aluno. Essa proposta é sustentada pela avaliação contínua do processo de ensino e aprendizagem, devendo incorporar mecanismos de recuperação contínua e paralela, mediante os resultados obtidos pelos alunos. Aqui não se fundamenta uma avaliação que visa meramente verificar se o aluno aprendeu ou não, mas ganha destaque a avaliação formativa cuja função é garantir que o aluno aprenda (André, 2002, p.191).      
 
Fonte: Avaliação de Denice Barbara Catani e Rita de Cassia Gallego.  
Coleção: Paradidáticos
Editora: UNESP

Avaliação Formativa

Essa modalidade de avaliação visa favorecer o desenvolvimento dos alunos, com base na realização de avaliações sistemáticas de modo a identificar as formas em que está ocorrendo a apreensão do conhecimento. Os alunos devem participar e estar conscientes dos seus processos de aprendizagem. Valoriza o processo de aprendizagem.
 
Fonte: Avaliação de Denice Barbara Catani e Rita de Cassia Gallego.  
Coleção: Paradidáticos
Editora: UNESP

Avaliação Diagnóstica

Segundo os estudiosos da área, tem o objetivo de identificar a presença ou não de conhecimentos prévios, interesses, necessidades, dificuldades de aprendizagem e suas possíveis causas, de modo que se possam redirecionar as intervenções.

Fonte: Avaliação de Denice Barbara Catani e Rita de Cassia Gallego.  
Coleção: Paradidáticos
Editora: UNESP

O que é o IDEB?

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica IDEB é uma combinação de dois indicadores importantes na escola:
a)     as taxas de aprovação, reprovação e abandono dos alunos; 
b)     o desempenho dos estudantes medido pela Prova Brasil.
        Assim, ele é uma nota da escola que mostra se os alunos estão aprendendo o que têm de aprender na idade certa (aluno de 10 anos deve estar no quinto ano e sabendo as matérias que devem ser dadas naquele ano).
         Toda escola tem uma nota no IDEB, que vai de 0 a 10. Essa nota muda de 2 em 2 anos. E, ATENÇÃO, toda escola tem uma meta a alcançar até o ano de 2022.

Divulgação

O professor e engenheiro Marco Fisbhen, 33 anos, deu aulas de física durante uma década em cursos pré-vestibular no Rio de Janeiro, mas em 2011 começou a colocar em prática um projeto mais ambicioso, o de ajudar milhares de estudantes a se prepararem para o ensino superior, a maioria deles da classe C e D. Embora também faça isso através de aulas preparatórias ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), usa a internet e outras tecnologias para atingir um número muito maior de pessoas, com um custo bastante acessível.
Divulgação Marco Fisbhen, 33 anos, é fundador e CEO do site de videoaulas Descomplica
“Nunca paguei um centavo por educação e sentia a necessidade de alavancar modelo de ensino para pessoas que não podem pagar também”, relembra Fisbhen, fundador e CEO doDescomplica , site que reúne 5.500 vídeos de aulas com a mesma dinâmica que ele costumava usar no cursinho.
O Descomplica é primeira startup educacional retratada em série de reportagens que começou a ser publicada hoje pelo iG sobre o mercado em crescimento de EdTech (integração entre educação e tecnologia) no Brasil.
Um pouco mais de dois anos depois, a empresa que começou publicando algumas dezenas de videoaulas produzidas por uma equipe quase caseira – eram quatro colaboradores em 2011: Fisbhen, uma estagiária, um cinegrafista e um editor de vídeos – recebe mais de 500 mil visitas por mês e oferece conteúdos em várias plataformas para quem está estudando para o Enem. São monitorias online, fóruns de discussão para mais de 10 mil questões, correção de redação, planos de estudo extensivo (para quem começa a se preparar em março) e intensivo (inicia em agosto) e aulas ao vivo que são acompanhadas por 1000 pessoas todos os dias.
““Eu sou professor e acredito que a chave é o professor, não a tecnologia. Ela tem que estar presente para distribuir e alavancar o modelo, mas não é o coração. Nós fazemos educação, não algoritmo. ”Parte desse conteúdo é gratuita e os planos que dão acesso a tudo custam de R$ 15,73 por mês a R$ 25,90. “A ideia sempre foi ser extremamente acessível. Nossa conta era descobrir qual era o mínimo que poderíamos cobrar para poder rodar o Descomplica. Era claro que não queríamos usar um modelo de doação, mas fazer um negócio para a classe D. Não é chegar à classe C, mas em quem realmente precisa”, diz.
Antes de ser lançado, o projeto foi apresentado no Desafio Intel, promovido pela FGV, para patrocinar novas empresas. Mesmo sem vencer a competição, Fisbhen foi chamado pelo presidente do fundo de investimento Gavea Angels, que gostou da apresentação e decidiu apostar no projeto.
“Eu sou professor e acredito que a chave é o professor, não a tecnologia. Ela tem que estar presente para distribuir e alavancar o modelo, mas não é o coração. Nós fazemos educação, não algoritmo. O que faz as pessoas gostarem do Descomplica é a capacidade que um bom professor tem de motivar, engajar, inspirar, e óbvio, entregar conteúdo”, defende.O fundador do Descomplica conta que nos primeiros meses o site oferecia pouco conteúdo, o sistema de pagamento era ruim e pouca gente comprava o produto, mas a percepção de qualidade era alta, diferencial que Fisbhen considera especial até hoje no Descomplica.
Escala
Embora a ideia nunca tenha sido oferecer todas as aulas de graça, foi desta maneira que o Descomplica conseguiu ganhar escala pela primeira vez, tanto em quantidade de conteúdo publicado como em número de usuários. No fim do primeiro semestre de 2011 até o Enem daquele ano, a partir de uma parceria com o Instituto Natura, que patrocinou o projeto naquele ano até a realização do Enem; a Microsoft, que ofereceu infraestrutura de computação em nuvem para suportar o aumento do fluxo no site; e a Vivo, que desenvolveu um serviço de aulas para tecnologia móvel; mais de 500 mil pessoas foram atendidas, novamente com uma taxa de engajamento altíssima. Segundo pesquisa realizada pela Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS), 90% dos alunos consideravam o conteúdo excelente ou muito bom, 78% obtiveram nota acima da média nacional no Enem e 30% conquistaram uma vaga.
Com esse resultado na manga e cobrando pelo serviço novamente, Fisbhen foi buscar no início de 2012 novos investimentos nos Estados Unidos. O segundo ano da empresa terminou com um novo aporte recebido de cinco fundos e um saldo de 1 milhão de pessoas beneficiadas pelo site.
Novos projetos
Reprodução Site Descomplica recebeu 535 mil visitas em maio.
Atualmente, com 59 funcionários fixos e cerca de 30 professores freelancers, o escopo de atuação do Descomplica está sendo ampliado. Além de conteúdo para o Enem e vestibulares, o portal já oferece aulas para ajudar alunos desde o primeiro ano do ensino médio. O banco de dados de 15 mil questões de provas foi aberto gratuitamente para qualquer professor interessado e um projeto piloto de conteúdo para ensino superior também está sendo montado.
“Nós crescemos 100% no primeiro trimestre de 2013 em cima do último trimestre de 2012, o que não é pouco, porque já não éramos pequenos. Isso faz com que tenhamos certeza que estamos no caminho certo. Nós sabemos entender o aluno e temos uma equipe especial de professores. Não é a toa que temos 500 mil fãs no Facebook que damos aulas para aulas ao vivo para até 100 mil alunos”, comemora Fisbhen.

Processo de Promoção do Magistério

Tire suas dúvidas sobre o processo de promoção do magistério​!

A coordenadora de Gestão de Recursos Humanos, Cleide Bauab Eid Bochixio, explica quem poderá de cadastrar no novo período de inscrições.


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=XfGswAwVXfA#at=90

terça-feira, 25 de junho de 2013

Divulgação/"Cup Song"

 Alunos da rede estadual aprendem matemática com "Cup Song"

YouTube - Vídeos desse e-mail

RESULTADOS/MATEMÁTICA


67% das crianças não sabem fazer contas básicas, aponta pesquisa.
http://folha.com/no1301192 (Foto: Apu Gomes/Folhapress)

Desafios Matemáticos



Fonte: Aprendendo com Padrões Mágicos/SBEM/SP

Boletins SARESP/2012

http://saresp.fde.sp.gov.br/2012/ConsultaRedeEstadual.aspx?opc=1

http://saresp.fde.sp.gov.br/2012

A Escola

A ESCOLA
(Paulo Freire)

Escola é...
o lugar onde se faz amigos
não se trata só de prédios, salas, quadros,
programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente,
gente que trabalha, que estuda,
que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente, o professor é gente,
o aluno é gente,
cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor
na medida em que cada um
se comporte como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir
que não tem amizade a ninguém,
nada de ser como o tijolo que forma a parede,
indiferente, frio, só.
Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
é também criar laços de amizade,
é criar ambiente de camaradagem,
é conviver, é se “amarrar nela”!
Ora, é lógico...
numa escola assim vai ser fácil
estudar, trabalhar, crescer,
fazer amigos, educar-se,
ser feliz.

Contribuições/Professor Vanderley

Música em aulas de matemática faz estudantes melhorarem desempenho na disciplina.


A ideia partiu da professora Cibele Ferreira, de Olímpia, que leciona Matemática há 23 anos Os números e as regras de matemática não assustam mais os alunos da E.E. Dalva Vieira Itavo, da cidade de Olímpia. Com copos nas mãos e a letra da música na ponta da língua, os estudantes do 8º ano utilizaram o “Cup Song”, técnica que alia palmas e batuques de copos plásticos, para criar uma versão que inclui conceitos matemáticos na letra. A ideia de inovar na hora de repassar o conhecimento veio de Cibele Cristina Carrara Ferreira, professora de Matemática da escola. Depois de assistir a um vídeo de um grupo musical que usava o ritmo nas suas apresentações, a educadora propôs o desafio para os alunos, que aceitaram a sugestão e apresentaram o resultado para a comunidade escolar no programa Escola da Família. “A atividade ajudou a desenvolver o raciocínio lógico, a coordenação motora e o equilíbrio. Consegui atingir alunos que não tinham interesse na matéria e que não faziam todas as atividades”, conta Cibele, professora que leciona Matemática há 23 anos.


sexta-feira, 21 de junho de 2013

Notícias da Educação

Entrei no site da Educação agora pouco, li uma notícia sobre o aumento para todos os setores.
 
Achei estranho por que não tinha nada falando sobre o aumento da nossa gratificação que foi falado a um tempo atrás.
 

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Divulgação/Mestrado

Venha realizar o seu sonho de tornar-se Mestre!

Inscreva-se no PROFMAT 2014, programa gratuito de Mestrado reconhecido pelo MEC e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática, com bolsas de estudo da CAPES para professores de Matemática da rede pública do ensino básico.

São 1500 vagas em todos os estados e no Distrito Federal. Vinte por cento das vagas são abertas para toda a sociedade, estando as demais reservadas para professores da rede pública.

As inscrições estão abertas até 05 de julho de 2013 no site:

http://www.profmat-sbm.org.br/inscritos.aspx?modo=ok

Equipe PROFMAT

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Seis Cartelas



JOGO DAS SEIS CARTELAS

Recortar cada uma das seis cartelas;
Organizar essas cartelas de acordo com o primeiro número que aparece em cada uma das cartelas;
Propor a decomposição dos números: 2; 4; 8; 16 e 32;
Escreva esses números utilizando potências;
Como podemos escrever o número 2 utilizando potência?;
27 escrito como potência é igual a: 2.2.2.2.2.2.2, ou seja, o número dois multiplicado por ele mesmo sete vezes;
Qual deve ser o resultado de 27?  
É possível então termos uma cartela que começa com o número 128.

Como jogar com o colega: 

Escolha um número de uma das seis cartelas; 
Mostre ao seu colega onde aparece este mesmo número nas demais cartelas; 
Diga o número que ele escolheu somando mentalmente o(s) número(s) que aparecem no primeiro quadradinho de cada cartela; 
Exemplo: escolhi o número 30, ele está nas cartelas que começam pelos números, 2 + 8 + 16 + 4 = 30.
 

Aprender é essencial!

Sem desculpas para não aprender

Cursos online, museus, aulas, vídeos, aplicativos, dicas e muito mais. Tudo gratuito http://migre.me/eZp6h

XADREZ

Hoje também é comemorado o Dia do Enxadrista no estado São Paulo! :) 

Confira por que o Xadrez é uma ótima opção para atividade extracurricular: http://abr.io/aprender-xadrez

segunda-feira, 10 de junho de 2013

ENEM 2013

Mafalda também é questão de ENEM. Saiba tudo que cai na prova com ajuda de material da USP, UNESP e muito mais.  http://migre.me/eXrm0
Mafalda também é questão de ENEM. Saiba tudo que cai na prova com ajuda de material da USP, UNESP e muito mais.

Dia da Língua Portuguesa


FUVEST 2013

A Fuvest (Fundação Universitária Para o Vestibular) abriu nesta segunda-feira, 10, as inscrições para isenção da taxa do exame de ingresso nos cursos de graduação da USP (Universidade de São Paulo). Os interessados deverão se inscrever no site da Fuvest até 2 de agosto.
Os beneficiados com a isenção total devem ser de família com renda per capita menor que R$ 998,00. Caso a renda varie de R$ 998,01 a R$ 1.920,00, o candidato terá direito à redução de 50% do valor da taxa.
O candidato deve se cadastrar e depois enviar a ficha de inscrição impressa juntamente com documentos que comprovem que cursou ou cursa o ensino médio em escola pública, comprovantes da renda familiar e comprovante de residência no Brasil.
O endereço para envio e a lista de documentos aceitos, estão no link. A lista de beneficiados com a isenção será divulgada em 21 de agosto também pela internet. Mais informações nosite.

domingo, 9 de junho de 2013

Meio Ambiente e Matemática



Fonte: Revista ÉPOCA


Proposta de Atividades: 

Qual foi o investimento de cada um dos três países em destaque como líderes mundiais em tecnologias limpas?

A) 65.100.000.000; 33.500.000 e 22.800.000.000;
B) 65.100.000; 33.500.000.000 e 22.800.000;
C) 65.100.000.000; 33.500.000.000 e 22.800.000.000;
D) 65.100.000; 33.500 e 22.800.000.

O Brasil aparece como décimo país que investe em energias renováveis, quanto vezes menos ele investe em relação a China, líder mundial?

A) 13 vezes menos;
B) 12 vezes menos;
C) 11 vezes menos;
D) 14 vezes menos.

A relação entre o que a China investe em energias renováveis comparativamente ao EUA, corresponde a:

A) quase a metade;
B) quase o triplo;
C) quase a metade;
D) a metade.

Se a China consome 47% do carvão do mundo, quanto consome os demais países do planeta terra em porcentagem?

A) 50%;
B) 51%;
C) 52%;
D) 53%.

Porque 13 quadradinhos não aparecem pintados no quadrado representado por 100 quadradinhos no assunto referente ao produto carvão? 

Que país é o maior produtor mundial de placas solares?

Que país é o maior produtor mundial de cata-ventos?

O significa a frase: "O país vive um paradoxo. Virou o líder global de tecnologias verdes e energia renovável. Mas ainda é o maior poluidor do planeta".   


     

sábado, 8 de junho de 2013

Parabéns aos Vencedores e seus Professores!

 Brasil vence Olimpíada de Matemática do Cone Sul

País levou duas medalhas de ouro e duas de prata e ficou em primeiro lugar na classificação geral

iG São Paulo | 07/06/2013 13:57:25

Estudantes brasileiros conquistaram duas medalhas de ouro e duas de prata na 24ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul, que começou no dia 2 e terminou nesta sexta, 7 de junho, na cidade de Assunção no Paraguai. Com este resultado o Brasil classificou-se em ­­­primeiro lugar entre os países participantes.
Divulgação
Equipe vencedora tem quatro estudantes, acompanhados por dois professores
As medalhas de ouro foram para os estudantes Murilo Corato Zanarella, 15, de Amparo (SP) e Victor Oliveira Reis, 16, de Recife (PE), enquanto Daniel Santana Rocha, 16, do Rio de Janeiro (RJ) e Pedro Henrique Sacramento de Oliveira, 13, de Vinhedo (SP) receberam as medalhas de prata. A equipe foi liderada pelos professores Fabio Brochero Martínez de Belo Horizente (MG) e José Armando Barbosa de Fortaleza (CE).
A competição teve a participação de 28 estudantes das delegações da Argentina, Bolívia, Brasil, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. Os estudantes se classificaram por meio de olimpíadas nacionais de matemática de seus respectivos países. A seleção do Chile não compareceu ao evento.
A olimpíada se destina a estudantes cujas idades variam entre os 13 e 16 anos. Cada país é representado por uma equipe composta por até quatro estudantes e dois professores.